domingo, 2 de outubro de 2022

Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” … “O Galo de Vera Cruz” by Ivan Figueiredo, Formador/Consultor de Bar, no Restaurante Clube Vela Bar, no Barreiro.

Caros colegas e amigos esta rubrica não fazia a ideia da recetividade que ia ter, mas estou de coração cheio pela forma como foi recebida nos quatros cantos de Portugal. Muito obrigado!

A Rubrica  tem por missão, apoiar a realização do Concurso Nacional Rabo de Galo – Portugal, 2023, tendo por base a Cachaça, a famosa aguardente de cana do açúcar oriunda  do Brasil, bem como divulgar os profissionais de bar, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, dar a conhecer os Twists do Cocktail Rabo de Galo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O meu convidado de hoje na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” é:

Ivan Figueiredo, Formador/Consultor de Bar, no Restaurante Clube Vela Bar, no Barreiro.

 Ivan Figueiredo, natural de Sines, residente na Moita, vive a Hotelaria, a restauração e o bar como uma paixão, desde sempre ligado a esta área por influência familiar já conta com 20 anos de experiência profissional na área da Hotelaria e Restauração, nomeadamente na vertente de Restauração e Bebidas, tendo tido um percurso profissional que o fez passar por vários hotéis, restaurantes e bares, até tento por algum tempo um espaço comercial próprio.

Actualmente e nos últimos anos tem prestado serviços enquanto Formador, lecionando em Escolas Profissionais e Centros de Formação, actualmente desempenha as funções de formador no Ministério da Educação, nomeadamente na Escola Secundária da Baixa da Banheira, Moita, Setúbal.

Não deixando, contudo, de manter a ligação ao mercado de trabalho da hotelaria, desempenha simultaneamente a função de consultor de bar no Restaurante Clube Vela Bar, no Barreiro, e, é Gerente na empresa de Catering de Bar, a “On-the-rocks”.

Ivan Figueiredo qual o teu local de trabalho?

Atualmente desempenho as funções de Consultor de Bar, no Restaurante Clube Vela Bar, no Barreiro, e, formador no Ministério da Educação, na Escola Secundária da Baixa da Banheira, Moita, Setúbal.

Também sou Gerente na empresa de Catering de Bar, a “On-the-rocks”.

Descreve o bar onde trabalhas?

O Clube Vela Bar é um projeto recente com 1 ano e meio, onde se serve refeições tendo como base a gastronomia portuguesa com um toque de elegância e modernidade, num local com uma vista privilegiada sobre Lisboa, tendo também um bar onde serve cocktails que podem ser degustados num rooftop a apreciar um fantástico por do sol com uma música ambiente, tendo por vezes DJs a colocar música no final de tarde.

Ivan Figueiredo qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal…”?

O Twist do Cocktail Rabo de Galo que vou partilhar é o “O Galo de Vera Cruz”


“O Galo de Vera Cruz” by Ivan Figueiredo.

Breve historia…

Pegando na receita original da década de 50 onde se servia a mistura de 7cl se Cachaça e 3cl de vermute, tentei dar um toque mais cítrico que lembrasse a frescura e a leveza dos naturais do Brasil, no que diz respeito ao trato, e a canela pela imagem afrodisíaca que transparece desde a música a todos as áreas da arte e cultura brasileira, por fim o toque a fumo porque não podemos falar de Brasil sem falar de churrasco.

A escolha da marca Janeiro da cachaça, foi porque identifico também uns certos toques cítricos e doces na mesma, e como é incolor também não iria alterar a imagem final planeada.

Os produtos que foram criados por mim, o Licor e o Bitter, tiveram com objetivo, para além das razões acima descritas para ambos os casos, foi dar também um toque mais português ao cocktail no caso do Licor e no caso do Bitter as especiarias são uma alusão às naus que as transportaram por esses mares e deram a conhecer ao mundo produtos vários e caminhos marítimos.

Janeiro é uma cachaça 100% brasileira, produzida na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, que capta a essência do verdadeiro espírito carioca. Preparada com os mais nobres ingredientes.

“O Galo de Vera Cruz” by Ivan Figueiredo

Ingredientes:

7cl de Cachaça Janeiro

3cl de Vermute Rosso

2cl de Licor de laranja de Setúbal (Caseiro)

3 gotas Bitter de Laranja e Canela (Caseiro)

Flor de Sal Fumada

Método de preparação:

Será preparado no Mixing Glass, em seguida a bebida é defumada num decanter e em seguida servida no copo “On the rocks”

Decoração:  Zeste de Laranja e Fumo de flor de Laranjeira.

Ivan Figueiredo na tua opinião qual a importância da realização do Concurso Rabo de Galo, em Portugal?

A realização do Concurso Rabo de Galo, em Portugal, é uma iniciativa bastante importante, não só na divulgação do Mundo do Bar, mas também como ferramenta de expansão da qualidade dos bares e Barmen em Portugal, utilizando a porta da lusofonia como ponte para a partilha de conhecimentos entre países irmãos.

Todos os concursos de bar em geral e o Concurso Rabo de Galo não é excepção funcionam também para puxar pela criatividade dos participantes, com a criação de receitas e por vezes junção de produtos improváveis, decorações e melhoramento de técnicas utilizadas, que acabam por ser partilhadas por todos.

#cachaça

#concursointernacionalderabodegalo

#coquetelariabrasileira

#rabodegaloportugal

#rabodegaloaustria

#bebacomresponsabilidade

#cachaçajaneiro

#sebebernãodirija🚫🚗🚔

Sem comentários: