quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Beatriz Pires, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, 2ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.


O Cocktails & Mistura Fina, continua a realizar breves entrevistas, com os 3 primeiros classificados, do Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, que foi uma iniciativa da Escola de Hotelaria do Algarve, Faro, realizada, no dia 20 de fevereiro, de 2018.


Conforme referi no ultimo post, participaram no evento, 12 alunos, em representação do curso Bar / Restaurante, das escolas de Hotelaria do Algarve, Faro, Portimão, Vila Real de Santo António e das escolas convidadas, Tomás Cabreira, Dr. Joaquim Magalhães e Pinheiro e Rosa, de Faro.


Do programa destacou-se para além do Cocktails Challlenge, breves palestras proferidas por convidados, acerca de temáticas relacionadas com o mundo do bar e das bebidas, as quais foram seguidas por uma vasta plateia, constituída por alunos das diversas escolas presentes.


Foi sem duvida para mim, um enorme privilegio participar, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, como palestrante, bem como, jurado, fiquei encantado. com o trabalho realizado pelas diversas escolas, em prol dos seus alunos, e, em particular pela prestação dos participantes no concurso.


Em boa hora, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, elegeu como sua representante, a aluna Beatriz Pires, do curso Técnico de Restaurante / Bar, a qual realizou uma excelente prova, tendo cativado os jurados do concurso.


Beatriz Pires, jovem aluna de 18 anos, do curso Técnico de Restaurante/Bar, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, 2ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

Beatriz, muito obrigado por concederes esta breve entrevista ao Cocktails & Mistura Fina.


Beatriz Pires qual o cocktail que apresentaste a concurso?

O cocktail que apresentei foi o “Art Fredoom”, simples, onde procurei utilizar produtos regionais como os citrinos, tendo por base o Rum.

Art Fredoom by Beatriz Pires

Ingredientes:

3cl de Rum

3cl de sumo de limão natural

0,50cl de xarope de maracujá

0,50cl de groselha

Complemento: sumo de laranja natural


Método de preparação:

1° gelar shaker

2° adicionar o rum ao shaker

3° adicionar o sumo de limão natural ao shaker

4° adicionar o xarope de maracujá ao shaker

5° adicionar a groselha ao shaker

6° adicionar gelo ao shaker

7° misturar

8° colocar no copo

9° adicionar gelo ao copo

10° preencher o resto do copo com o complemento " sumo de laranja natural.


Decoração:

Metade de um maracujá tira-se a popa depois coloquei dentro da base do maracujá a framboesa, os physalis, os mirtilos e um olho de hortelã.

Onde coloquei com uma mola no bordo do copo.


Como servir:

Servir o cocktail acompanhado com um pote com doce de mirtilo e três fatias de queijo Brie Prisident, tudo em cima de uma base de tronco com uma colher ao lado do pote e depois colocar um pau de alecrim e 2 physalis, 1 framboesa e 1 mirtilo em cima da base.


Beatriz Pires qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

Esta profissão requer muito cuidado e conhecimentos. Pois é uma área que necessita de atualizações nas novas versões das bebidas.

 O profissional nesta área deve de ter muita criatividade, preparação, segurança e motivação para desenvolver o seu trabalho, para ser bem-sucedido o profissional deve ter muitos conhecimentos tais como, ter conhecimento de bebidas em geral, a sua elaboração e o seu país de origem, saber conjugar o cocktail com acompanhamentos, se possível saber mais um idioma universal para poder comunicar com clientes estrangeiros, ter conhecimento sobre cultura em geral para deslumbrar os clientes.


Lidar com os clientes é o mais essencial porque quando o cliente se dirige ao bar está à procura de relaxamento e entretenimento, o nosso trabalho é conseguir que o cliente fique satisfeito e que o mesmo regresse ao estabelecimento para mais momentos e que recomende aos amigos.

Para mim estes são os pontos altos da profissão, não é simplesmente estar atrás de bar e misturar bebidas como muitos pensam.


 Beatriz Pires qual a tua formação a nível de bar?

Estou a estudar na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, num currículo profissional. Encontro-me atualmente no 3° ano do curso.


Beatriz Pires qual a tua opinião sobre a tua participação no Concurso Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

O concurso foi uma experiência muito boa, faz com que se adquire mais conhecimentos e que possam-mos partilhar as nossas experiências com os outros concorrentes.


Quero desde já agradecer ao Francisco Guerreiro por divulgar a minha experiência.

Não esquecendo de todos professores que diariamente lutam connosco para conseguirmos atingir os nossos objetivos.

Agradeço aos professores David Filipe e Renato Pires pela a orientação e formação.

E à minha turma pelo apoio.


O Cocktails & Mistura Fina continua a sua missão, divulgar o que vai acontecendo no mundo do bar…muito obrigado pelo vosso apoio!

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Joana Medeiros, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, 3ª classificada, no Cocktail Challenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.


O Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, foi uma iniciativa da Escola de Hotelaria do Algarve, Faro, o mesmo teve lugar, no dia 20 de fevereiro, de 2018.


O tempo passa, mas nunca é tarde para dar a conhecer uma brilhante iniciativa, dos alunos, da Hotelaria do Algarve, Faro, sob a orientação de excelência, da equipa formativa, desta escola e das escolas convidadas.



Participaram no evento 12 alunos, em representação do curso Bar / Restaurante, das escolas de Hotelaria do Algarve, Faro, Portimão, Vila Real de Santo António e das escolas convidadas, Tomás Cabreira, Dr. Joaquim Magalhães e Pinheiro e Rosa, de Faro.



Do programa destacou-se para além do Cocktails Challlenge, breves palestras proferidas por convidados, acerca de temáticas relacionadas com o mundo do bar e das bebidas, as quais foram seguidas por uma vasta plateia, constituída por alunos das diversas escolas presentes.


Joana Santos Medeiros, jovem aluna de 18 anos, do curso de Técnicas de Serviço e Restauração e Bebidas, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, 3ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.


Tive o privilegio de participar no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, como palestrante, bem como, jurado, fiquei sem duvida maravilhado com o trabalho realizado pelas diversas escolas, em prol dos seus alunos e em particular pela prestação dos participantes no concurso.


Assim, com o intuído de divulgar este momento marcante para todos os jovens alunos, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, o Cocktails & Mistura Fina, apresenta uma breve entrevista à 3ª classificada, Joana Medeiros, aluna do 3ª ano, do curso de Técnicas de Serviço e Restauração e Bebidas, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão,

Joana Santos Medeiros, qual o cocktail que apresentaste a concurso?

O cocktail que apresentei foi o Douro Temptation.


Queres partilhar uma breve historia acerca do Cocktail Douro Temptation?

Tudo começou por uma simples brincadeira que tive com a minha formadora Rita Raimundo no qual debatemos as duas, as nossas ideias.

Queríamos um cocktail que marcasse uma experiência única ao cliente, daí a escolha dos tubos de ensaio, a representar essa mesma experiência. Ao colocar o gelo seco por baixo desses tubinhos, ficaria a envolvência perfeita!


A primeira escolha a nível de bebidas foi logo o vinho do Porto, por ser um produto nacional e que acho que tem que ser mais promovido, sendo que é único no mundo! Como gosto muito de baunilha, quis decididamente utilizar, ao que a professora sugeriu juntar a canela, que liga bem com o Porto branco e também o manjericão e a Ginger Ale, para dar um toque fresco e ao mesmo tempo spicy ao drink. Com isto faltava ainda uma parte na bebida para criar uma textura diferente, ao que surgiu a ideia de fazer uma espuma, proporcionando uma finalização harmoniosa do cocktail. 

Como era objetivo um food pairing, escolhemos uma trufa de chocolate branco e gengibre, que fez o happy ending desta experiência!


Joana Medeiros gostava que partilhasses a receita, e, o método de preparação do Douro Temptation, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Claro que sim, muito obrigado pelo incentivo e motivação, bem como pela divulgação do meu breve percurso, no mundo do bar.

Aqui fica passo a passo a forma como criei e prepararei o meu cocktail Douro Temptation.

 (Preparado: no Shaker e servido no próprio copo e sifão)

Copo: tubos de ensaio

Douro Temptation by Joana Medeiros

Ingredientes:

Manjericão qb.

2 cls de Xarope de Baunilha e Canela

8 cls de Vinho do Porto Branco

Preencher: com Ginger ale

Espuma de vinho do Porto e baunilha

Decoração obrigatória: gelo seco dentro do recipiente onde leva os tubinhos de ensaio, acompanhado por uma espuma de vinho do porto e baunilha e uma trufa de chocolate branco e gengibre.

Método de Preparação:

Começa-se por colocar o gelo seco no recipiente onde leva os tubos de ensaio, de seguida colocar um molho de manjericão para dentro do shaker juntamente com os 2cls de Xarope de baunilha e canela, macerar bem. Depois colocar os 8cls de vinho do porto branco no fim colocar o gelo dentro do shaker e bater bem.

Depois de ter batido bem, verter a bebida do shaker, utilizando o strainer, para um jarro pequeno, com o jarro coloque a bebida nos respetivos copos, neste caso os tubos de ensaio dividindo bem a quantidade por fim preencher com Ginger ale.

Colocar a espuma de vinho do porto nos seus respetivos copos e servir o cliente.

Como servir:

Este cocktail serve-se frio, acompanhado com uma espuma de vinho do porto e uma trufa de chocolate branco e gengibre.

Técnicas Utilizadas: Shake and Strain


Espuma de vinho do porto.

Material utilizado:

O material utilizado para fazer a espuma de vinho do porto é uma placa de indução, uma panela, uma colher de bar, um sifão.

Ingredientes:

20 cls Vinho do Porto Branco

10 cls Clara de ovo

10 cls xarope de baunilha e canela

2 Colheres de xantana

Modo de preparação:

Colocar os 20cls de vinho do porto branco e os 10cls de xarope de baunilha e canela numa panela e aquecer um pouco na placa de indução, sempre a mexer.

Depois de ter aquecido um pouco, colocar dentro do sifão e acrescentar os 10cls de clara de ovo, as 2 colheres de xantana e duas cargas de gás. Por fim levar ao frigorífico e deixar arrefecer durante pelo menos 2 horas.


Xarope de Baunilha,

Material Utilizado:

O material utilizado para fazer o xarope de baunilha e canela é uma placa de indução, uma panela e uma colher de bar.

Ingredientes:

2 copos de Açúcar Branco

1 copo de Água

3 paus de canela

1 vagem de baunilha

Modo de Preparação:

Desfazer a vagem de baunilha e colocar tudo o que é sementes para dentro da panela juntamente com os 3 paus de canela. De seguida colocar os dois copos de açúcar na panela e o copo de água, mexer bem ate o açúcar todo desaparecer.

Por fim coar para um recipiente onde possa arrefecer.


Joana Medeiros, qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

Quando escolhi tirar este curso, não tinha noção nem interesse no Bar.

Não tinha qualquer tipo de experiencia nem ligava muito a bebidas alcoólicas, a partir do momento que entrei na escola de hotelaria e turismo de Portimão e comecei a ter a disciplina Bar dada pela minha formadora Rita Raimundo comecei a apreciar mais a profissão e os bares em geral.


Até agora estou a gostar bastante de aprender a fazer cocktails e pratica-los.
No meu futuro gostaria de poder trabalhar num bar, pois estou bastante contente com este curso e o que estou a aprender em geral.


Qual a tua formação a nível de bar?

Neste momento ainda estou a aprender, mas sinto que aos poucos vou progredindo em relação à minha formação. Já aprendi muitas coisas sobre o Bar e também muitos cocktails e tenciono aprender mais.


Joana Medeiros, qual a tua opinião sobre a tua participação no Concurso Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

Gostei bastante de participar no concurso Cocktail Challenge, em Faro, foi uma experiência espetacular, gostei de tudo em geral, da escola, das pessoas, eram todas muito simpáticas.



Nunca tinha participado em nenhum concurso então decidi voluntariar-me para este concurso e gostei bastante desta nova experiencia e tenciono voltar a tê-la.

Quero aprender mais sobre o bar, mais cocktails para poder voltar a participar noutro concurso e talvez ganhar um dia, não tenciono desistir de nada e seguir em frente mesmo que falhe volto a levantar-me e a tentar pois sei que um dia irei alcançar os meus objetivos.


O Cocktails & Mistura Fina, agradece-te a tua disponibilidade para partilhares momentos da tua vida e deseja-te o maior sucesso!

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Tiago Bastos, Barman na Vila Vita Parc, Porches, Algarve, vence “Chairman’s Mai Tai Competition - 2018”.


Tiago Bastos, Barman, na Vila Vita Parc, foi o brilhante vencedor do “Chairman’s Mai Tai Competition - 2018”, e, irá representar Portugal, na final mundial, a realizar em, Santa Lúcia.


A “Chairman’s Mai Tai Competition” é uma organização, da Renaissance Spirits, tendo por objetivo a promoção da marca e de possibilitar que, os Barmen possam demonstrar as suas capacidades profissionais, técnicas, e, a sua arte, na preparação das composições de bar, bem como, a troca de conhecimentos e saberes, sobre o mundo das bebidas e do bar.


De salientar que, em Portugal, Bruno Pereira, é o Área Manager da Renaissance Spirits.

Tiago Bastos, tem vindo a firmar-se no panorama do bartending em Portugal, colocando o seu profissionalismo, criatividade, em prol de um serviço de excelência, provocando assim, a satisfação dos clientes.

Na diversidade, na informação, na partilha, do que se vai fazendo no mundo do bar e da hospitalidade, o Cocktails & Mistura Fina, continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.

Breve entrevista a Tiago Bastos…


Tiago Bastos, qual foi a sensação em participar, na final do Chairman’s Mai Tai Competition - 2018, e obter o primeiro lugar?

É uma sensação muito boa como deve calcular. Sendo que uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar, ir a Santa Lúcia vai ser com certeza uma experiência que não vou esquecer.

Quais os teus objectivos, ao participares na “do Chairman’s Mai Tai Competition 2018 - Finals”, em representação de Portugal, a realizar em Santa Lúcia?

Os meus objectivos são essencialmente divertir-me, conhecer outros colegas de outras partes do mundo e dar a conhecer Portugal “lá fora”.

Quais os “cocktails” ou cocktail, que criaste para a competição nacional, que te levaram ao primeiro lugar do pódio nacional, do Chairman’s Mai Tai Competition - 2018? Podes partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O objectivo era criar um twist do famoso “Mai-Tai” utilizando produtos locais com pelo menos duas referências do Rum Chairmans reserve.

Por isso juntei ingredientes Portugueses como o sumo da casta touriga Nacional ainda verde para contribuir com uma acidez frutada, a famosa laranja do Algarve com a sua doçura, brandy português com notas de caramelo, juntamente com ingredientes de Santa Lúcia como a banana, as especiarias, o coco e o excelente Rum que lá se produz.


Dei o nome de ‘Lucian Break’ inspirado no pequeno almoço que vou ter em Santa Lúcia. 😊

‘Lucian Break’ by Tiago Bastos

Ingredientes:

35ml Chairmans Forgotten Cask

10ml Homemade Dry curaçau (usando Chairmans Spiced, aguardente vínica/brandy Português e laranja do Algarve como base)

15ml Touriga Nacional Verjuice (da Quinta dos Sentidos, Silves)

15ml sumo de Lima

15ml Xarope de banana e fava tonka

10ml Orgeat de côco e granôla

15ml de Chairmans reserve

Shaker/Servido on-the-ROCK

Garnish: Chips de banana e côco tostado


O Cocktails & Mistura Fina convida-te a dares a conhecer…

Qual o teu local de trabalho e função que desempenhas?

Trabalho no Vila Vita Parc, como barman 1ª.


Faz uma breve discrição do bar onde trabalhas?

O bar em que trabalho se baseia na vertente de “before e after dinner” e fornece bebidas compostas para 4 restaurantes fine dining, sendo um deles galardoado com 2 estrelas michelin e outro de cozinha japonesa, o que nos leva também a trabalhar bebidas e ingredientes dessa origem. É basicamente o nosso laboratório de treino e também para preparação de mise-en-places de outros bares. Trabalhamos com fermentações, sous-vide, ice carving, fat-wash, etc...

Tentamos acompanhar as tendências da industria do bar.


Qual o “tipo de serviço” que oferecem aos vossos clientes?

Providenciamos aos nossos hóspedes um serviço de excelência, personalizado e com atenção ao detalhe, juntamente com os melhores produtos do mercado.  

Cumprindo os standards Vila Vita Parc e Leading Hotels of the World.

Qual a tua formação a nível do Bar?

Ao longo do tempo fui tirando várias formações e sempre que posso invisto na minha formação. Tenho nível 4 de Mesa/bar, formação em gestão de Bar com o mestre Fernando Brito, com quem fiz também outras formações relacionadas com espirituosos e cocktails. Mas todos os dias faço pesquisas e perco horas a ler.


Como começou o gosto pela profissão?

Considero-me uma pessoa criativa, gosto de comer e beber e tenho um gosto especial pela cozinha e pela hospitalidade.  Percebi que nesta vertente do bar conseguia trabalhar ingredientes de uma forma criativa enquanto me divirto. É muito gratificante receber o feedback de quem consome o meu trabalho.

Como avalias o momento dos profissionais de bar em Portugal?

Penso que estamos em ascensão. Os bartenders estão cada vez mais curiosos e isso de uma forma equilibrada pode ser bom para a nossa industria nacional.

Infelizmente ainda temos muitas empresas em Portugal que não providenciam as melhores condições de trabalho e menosprezam o bar em relação ao restaurante e à cozinha, esquecendo que são coisas que se complementam e devem trabalhar em conjunto.


Qual o Bartender em Portugal que destacas e admiras?

Seria injusto se falasse apenas numa pessoa. Tenho muitos profissionais por quem tenho muito respeito e admiração. Vêm-me vários nomes à cabeça como Francisco Guerreiro, José Negrão, Joaquim Veras, Fernando Brito, etc... Certamente há muitos outros que ainda não tive o prazer de conhecer. Mas tenho especial admiração porque têm sido vocês os pilares desta indústria em Portugal e que nos estão a passar as bases e os valores da hotelaria, do bar e da hospitalidade. Sem perder a paixão por esta bonita, mas árdua profissão. Porque cocktails toda a gente consegue fazer.


Tiago Bastos, muito obrigado pela entrevista e por partilhares momentos da tua vida.

O Cocktails & Mistura Fina, deseja-te o maior êxito na tua participação na Final mundial da Chairman’s Mai Tai Competition – 2018 e na tua vida pessoal e profissional.