quarta-feira, 3 de outubro de 2018

NELSON DE MATOS, representa Portugal, na “World Class Competition Global Finals”, 2018, em Berlim, na Alemanha.


Nelson De Matos, o Head Bartender, do bar Gusto by Heinz Beck, do hotel Conrad Algarve, em Almancil, representa Portugal, numa das mais conceituadas competições, da industria do bar, onde participam os mais considerados Bartenders do mundo, a ter lugar, em Berlim, na Alemanha, entre 5 a 8 de Outubro.


A World Class Competition Global Finals”, 2018, é uma organização, da empresa Diageo, uma das mais prestigiadas, do mundo das bebidas.

Participam nesta competição, 57 Bartenders, de 57 países, os quais deram o seu melhor, para chegar a Berlim, no entanto apenas um pode ser coroado como o melhor Bartender do mundo.


Tenho tido a felicidade, de me cruzar com excelentes profissionais, que pelas suas capacidades, têm dignificado os Barmen, no nosso país, e nos quatros cantos do mundo...Nelson De Matos é um deles… é com enorme orgulho, que o tenho mais uma vez, no Cocktails & Mistura Fina, em mais uma entrevista, antes da partida para uma grande aventura a sua participação na “World Class Competition Global Finals”, 2018.

Nelson De Matos, muito obrigado pela tua disponibilidade em concederes esta entrevista, ao Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.


Qual foi a sensação ao te sagrares, vencedor da competição World Class Competition Portugal, 2018?

Como é alcançar um dos meus maiores objetivos pessoais?

É sem dúvida um momento indescritível, uma sensação de objetivo cumprido, ganhar a competição dos nossos sonhos e poder representar Portugal na prova mais prestigiada do universo do Bar é inacreditável.


Foi com certeza um trabalho muito árduo, o que realizaste, para atingires os teus objectivos nesta competição, de renome mundial. Como planeaste a tua participação?

Este é o ano da celebração do 10º Aniversario da World Class Competition e sem dúvida vai ser algo grandioso.

Foram entregues alguns Challenges, em que tive que preparar alguns cocktails, baseados em diversos conceitos, a parte técnica não foi a que me foquei mais, pois já são 16 anos a aprimora la, um dia sentei-me a pensar no que iria preparar e surgiu na minha cabeça a questão “Será que na realidade alguém estará realmente preparado para este tipo de competição onde todos os anos é de diferente conceito”. Então decidi focar me mais na parte psicológica para poder estar tranquilo e focado durante os Challenge.


Na tua opinião, qual a importância da tua participação na competição, World Class, em termos pessoais e profissionais?

A World Class é a prova mais prestigiada do universo do Bar.

Sou extremamente apaixonado pela minha profissão, e, esta prova é a ideal para sermos nós próprios, expormos as nossas ideias, e a inovação para o mundo. Sempre carregando a minha bandeira que é Portugal e os Portugueses nas minhas inspirações. 

Quais os teus objectivos, ao participares na “World Class Competition Global Finals”, 2018, em representação de Portugal, a realizar em Berlim, na Alemanha?

Na minha maior humildade, para mim poder representar um País, melhor uma comunidade de bartenders, já é para mim um grande orgulho.
Para Berlim o é desfrutar esta grande final, criar novos contactos, partilhar conhecimento e claro fazer novos amigos.


Quais os “cocktails” que criaste para a competição nacional, que te levaram ao primeiro lugar do pódio nacional? Podes partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Na final Ibérica consistiu em vários desafios incluindo uma Speed Round, mas o cocktail que me levou a esta final é sem dúvida o que merece mais destaque e o seu nome é “Evolve”.
O Evolve é provavelmente o cocktail mais pessoal que já criei.
Todo o seu processo de desenvolvimento girou em torno das minhas memorias sensoriais de criança até aos dias de hoje, em fusão com técnicas inovadoras de bar e de cozinha, que tenho vindo a desenvolver e aperfeiçoar ao longo da minha carreira.

“Evolve” by Nelson de Matos

Ingredientes:
45ml Cardhu Gold Reserve Avelã
10ml Amarguinha
20ml Geleia de Milho Orgânico
20ml Porto Croft Pink
35ml Sumo de Limão
5ml Tintura de Hibisco
50ml Soda Pipocas com Manteiga de Côco.


Para preparar a tua presença na World Class Competition Global Finals, 2018, tens vindo a realizar varias participações e eventos nos mais diversos espaços. Queres destacar alguns?

Todos foram relevantes na minha opinião.

Cocktails & Mistura Fina, sabe que no dia do teu aniversário, tiveste o privilégio de juntar os anteriores vencedores e participantes, nas finais da World Class Competition Portugal. Fala-nos desse momento?

Foi no fundo a celebração do meu aniversario a fazer aquilo que mais gosto, aliado a partilhar o balcão com grandes amigos, que partilharam comigo as minhas participações na World Class em 2017 e 2018. Mais destes estão para acontecer no Gusto Bar, fiquem ligados.


Quais os cocktails que os teus convidados apresentaram?

Nelson De Matos
Zacapa 23|Ketel One|Kaffir|Figo da Índia|Limão|Açúcar|Tónica

Carlos Santiago
Cardhu12|PortoRuby|GrandMarnier|SaccharumLimão|Chocolate|
Chipotle

João Rodrigues
Ciroc|Gastrique de Frutos Vermelhos|Hortelã|Morangos|
Framboesas

José Maria Robertson
Don Julio Blanco|Cointreau|Beterraba|Gengibre|Agave

Marco Monteiro
Don Julio Reposado|Abobora|Agavero|Mezcal|Lima|Bitters

Hugo Bernardo
Tanqueray Ten|Laranja|Lima|Tangerina|Açúcar|Hortelã|Clara De Ovo

Fábio Alves
Don Julio Blanco|Toranja|Rosas|Lima|Açúcar|Soda


Para a participação na World Class Competition Global Finals, 2018, pela sua exigência, tiveste que elaborar vários cocktails, para os mais diversos desafios. Em que te baseaste?

Eu ligo-me emocionalmente a todas as minhas criações, especialmente nesta pois retrata a minha história.

Sou um grande apaixonado pela história e identidade portuguesa.
É isso que inspira.

É também importante dizer que o meu grande pilar é a minha esposa e claro a minha Mãe.

E é isto que tem o poder de criar um cocktail único, inovador e memorável.


Podes partilhar um dos teus Cocktails, para a competição?

Gostava, mas só o posso fazer depois da competição.

Como vê a tua entidade patronal e qual o apoio que tem te facultado, para que a tua participação na “World Class Competition Global Finals, 2018, seja coroada de sucesso?

Tenho muito a agradecer aos meus diretores, pois têm me dado um apoio incondicional.

Nelson de Matos, aproveito para desejar as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional.
Um forte abraço

Sem comentários: