quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” … “Segredo” by Nuno Carreira, Formador / Sócio gerente, da Quinta da Freira Eventos, na Moita, em Setúbal.

Caros colegas e amigos estou muito agradecido pela aceitação que a Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal”, está a ter, quando lancei a ideia não fazia a ideia da recetividade que ia ter, mas estou de coração cheio pela forma que continua a ser recebida nos quatros cantos de Portugal. Muito obrigado!

A Rubrica  tem por missão, apoiar a realização do Concurso Nacional Rabo de Galo – Portugal, 2023, tendo por base a Cachaça, a famosa aguardente de cana do açúcar oriunda  do Brasil, bem como divulgar os profissionais de bar, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, dar a conhecer os Twists do Cocktail Rabo de Galo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O meu convidado de hoje na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” é:

Nuno Carreira, Formador / Sócio gerente, da Quinta da Freira Eventos, na Moita, em Setúbal.

O Nuno Carreira, é um amigo de longa data, sempre evidenciou elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes com todos aqueles que desejam evoluir na profissão, pelo Associativismo, pela inovação e decoração dos “cocktails”.

Participa activamente em concursos de cocktails, onde tem vindo a obter honrosas classificações e dignificando os Barmen Portugueses.

Nuno Carreira tem uma longa carreira, dedicada ao ensino, á gastronomia, ao mundo do Bar e á hospitalidade.

Nuno Carreira, qual a função que desempenhas?

Sou Técnico especializado (Formador de restaurante e bar) exerço a profissão de Formador de Restauração, na Escola Secundaria da Baixa da Banheira, Ministério da Educação, nos cursos, Curso Profissional de Restauração, Serviço de Restauração e Bar e Tecnologia Alimentar - Restauração.

Sou um profissional da hospitalidade, também exerço a função de sócio gerente, na Quinta da Freira Eventos/Catering, (Restaurante /Bar).

Faz-nos uma breve descrição da Quinta da Freira?

A Quinta da Freira, fica situada no concelho da Moita / Setúbal, junto a uma aldeia de pescadores e de marítimos, que trabalhavam em barcos de madeira à vela que transportavam mercadorias entre as duas margens do rio Tejo.

É um espaço vocacionado para Eventos, com capacidade para cerca de 300 pessoas, somos especializados na organização de casamentos, batizados, aniversários e “corporate events”.

Considero fundamental mostrar a cultura e as potencialidades da nossa região, utilizo muitos ingredientes provenientes, da Quinta da Freira, hortícolas, frutícolas e ervas aromáticas, na sua maioria biológicos.

Nuno Carreira, qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal…”?

Francisco, o meu segredo é surpreender o cliente, antecipar o seu desejo, percecionar os seus gostos, com o objetivo de no final ver os seus olhos brilharem de felicidade.  Procuro utilizar produtos biológicos, sustentáveis, homemade e preferencialmente da época. Inovar é o meu lema. Coloco em cada cocktail a minha paixão pela área de bar e o meu foco está no cliente – nos seus gostos.

A partir do que referi nasceu a imaginação para o meu twist do Rabo de Galo, cujo o nome é...  “SEGREDO”. 

No meu cocktail o “Segredo” decidi utilizar a Cachaça Santo Grau Pedro Ximenes, com 39% álcool e envelhecida em sistema solera, em toneis de 500 litros de carvalho americano por onde passou o vinho de Jerez. Tornando a cachaça mais adocicada. Esta Cachaça é produzida, em Itirapuã – São Paulo.

Comecei por fazer uma infusão da Cachaça Santo Grau Pedro Ximenes, com cogumelos, durante 3 dias, para lhe dar um toque especial e ir ao encontro do gosto que pretendia, bem como, conjugar com os restantes ingredientes.

“Segredo” by Nuno Carreira

Ingredientes:

6 cl de Cachaça Santo Grau Pedro Ximenes, (infusionada com cogumelos),

1 cl de Xarope de Abóbora e Castanhas, (utilizando os frutos da época).

2 cl de Moscatel Roxo, (um produto local e único).

2 cl de Licor de Cerveja (caseiro), sendo utilizado como Aguardente a Cachaça.

2 cl de Sumo de Lima, (fruta da Quinta da Freira – biológica).

Flôr de sal do Rio Tejo, para abrir os seus sentidos.

E por fim, pinha fumada.

Método de preparação:

Preparado com muita paixão e dedicação

Verter os ingredientes para o Boston, adicionar gelo.

Utilizar a técnica throwing, com seu objetivo de dar oxigénio e realçar os sabores.

Servir num copo de loiça com formato de pedra.

Decorar com folhas de açúcar, castanhas, mini abobora biológica, pinha que é queimada na hora e raspas de trufa, conferindo um toque de outono.

Fica aqui o meu twist o segredo.

Fumado, adocicado e intenso.

Nuno Carreira na tua opinião qual a importância da realização do Concurso Rabo de Galo, em Portugal?

Um concurso é um desafio, uma oportunidade para criar, estimular a nossa criatividade, mas também fortalecer laços de amizade, a reciprocidade, conviver, aprender e partilhar experiências. É de louvar a iniciativa!

#cachaça

#concursointernacionalderabodegalo

#coquetelariabrasileira

#rabodegaloportugal

#rabodegaloaustria

#bebacomresponsabilidade

#CachaçaSantoGrauPedroXimenes

#sebebernãodirija🚫🚗🚔

domingo, 23 de outubro de 2022

Joana Santos, Bartender, no Restaurante Mikado, em Vila Nova de Famalicão, foi a brilhante vencedora da final Portuguesa da Monin Cup 22.

Joana Santos, representará Portugal, na Final Mundial, a ter lugar no próximo dia 6 de dezembro, em França.

A Monin Cup teve lugar, no passado dia 11 de outubro, na Garrafeira Soares Mixology & Education Studio, em Albufeira.

Participaram na iniciativa da Monin, 10 finalistas, oriundos dos mais diversos pontos de Portugal, previamente selecionados pela organização, os quais evoluíram perante os jurados com elevado grau de profissionalismo.

O evento é considerado uma montra de talentos, um lugar de momentos, de partilha de saberes, uma oportunidade única para os participantes demonstrarem os seus conhecimentos sobre o mundo do bar, bem como as suas capacidades técnicas, na preparação e decoração dos seus cocktails, assim como progredirem pessoal e profissionalmente.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.

Joana Santos em primeiro lugar muito obrigado por concederes esta entrevista ao Cocktails & Mistura Fina e mais uma vez muitos parabéns pela excelente prestação, na Final da Monin Cup 22, Portugal.

Votos de sucesso na Final, em França!

Joana Santos qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Restaurante Mikado, Sushi - Wok, em Vila Nova de Famalicão.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.

Como despertou o gosto pela profissão?

Comecei a trabalhar na copa dos bares, entretanto o bichinho surgiu ao ver toda a magia que acontecia no bar e assim despertou o gosto pelo bartending.

Joana Santos qual a formação a nível de bar?

A minha formação começou no 9º ano onde comecei a frequentar o curso de Restaurante / Bar, com a finalidade de implementar os meus conhecimentos segui com os meus estudos tendo finalizado o curso de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas.

A minha formação base foi adquirida na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Qual a opinião sobre a tua participação na Final da Monin Cup 22?

Foi um incentivo, pessoal e profissional. Fiquei muito feliz por ficar nos 10 finalistas e por chegar onde cheguei. O meu cocktail tem uma importância sentimental muito grande.

Achas que com a tua participação na Final da Monin Cup contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

Claramente. Profissionalmente trouxe-me conhecimento e confiança. Conheci mais 9 Bartenders cheios de talento, na qual partilhamos muito e evoluímos a todos os níveis. Pessoalmente foi uma missão concluída da qual me orgulho.

Joana Santos qual a tua opinião acerca da organização da Monin Cup 22?

Quanto á organização nada a apontar, sempre muito profissionais, atenciosos e proporcionaram-nos momentos que vamos recordar para sempre. Parabéns!

Joana Santos apresenta-nos os 2 “Cocktails” que apresentaste na Final da Monin Cup 2022, afim de partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Obrigado pela oportunidade.

A final da Monin Cup teve dois momentos:

Na prova da manhã tivemos a “Mistiry Box”, onde foram sorteadas caixas surpresa contendo vários produtos, sendo que tínhamos que utilizar o Cordial Paragon e mais 2 ingredientes da caixa.

De seguida mediante os produtos existentes no bar tínhamos 5 minutos para criar o nosso cocktail.

“Mistiry Box”

Ao verificar a existência do Monin Cordial Paragon Timur Berry, de imediato pensei em algo muito aromático e assim criei o Mistiry Cup 22.

Mistiry Cup 22 by Joana Santos

Ingredientes:

20 ml de Cordial Paragon Timur Berry,  Monin,

25 ml Xarope de Pepino Monin,

15 ml Sumo de Lima,

50 ml de Vodka Vestal,

Folhas de Manjericão Q.B.,

Top Up de Soda Schweppes,

Método de preparação:

No Boston Shaker macerei um pouco o manjericão, adicionei os restantes ingredientes, excepto a Soda Schweppes, juntei gelo consistente.

Agitei vigorosamente.

Verti para o tumbler.

Preenchi com a Soda Schweppes.

Decorei com manjericão.

Na parte da tarde chegou a hora de apresentar o meu “cocktail de autor” o cocktail The Sun Came Up.

Breve historia…

O cocktail “The Sun Came Up” é a minha alma “despida” representa os meus dias difíceis, mas que com as pessoas certas e força de vontade é possível voltar a ver o sol.

The Sun Came Up by Joana Santos

Ingredientes:

60 ml de Rum Bacardi Spiced,

30 ml de Licor de Pêssego Monin,

15 ml de Xarope Baunilha Monin,

60 ml de Sumo de Pêssego,

Malagueta,

Canela,

60 ml de Espuma de Pêssego

Método de preparação:

No Boston Shaker adicionar os ingredientes, excepto a Espuma de Pêssego, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo.

Juntar a Espuma de Pêssego.

Decorar com uma folha de ouro.

Servir dentro de uma caixa rodeada de algodão a imitar as nuvens.

Joana Santos que importância teve para ti o facto de te sagrares vencedora deste prestigiado concurso?

Fomos todos para vencer, no entanto eu divertiu-me tanto quanto bartender que eu estava feliz só por ter aproveitado o meu momento. Obviamente que ser vencedora foi bom profissionalmente e entendi que ás vezes a partilha vale a pena, porque sim, o cocktail “The Sun Came Up” é parte de mim.

Que conselho dás aos futuros participantes na Monin Cup Portugal?

Acima de tudo divirtam-se. Sejam vocês próprios. O resto virá certamente. Acreditem em vocês.

Qual o momento que mais te marcou durante tua participação no Concurso?

A minha vitoria, por toda a carga emocional que levei naquele cocktail, e por ser a primeira mulher a vencer esta competição.

Joana Santos qual o Bartender que tens por referência e que mais admiras?

Sigo muito o trabalho das Bartenders, Pippa Guy, admiro-a por ser mulher e por deixar a sua marca na industria, para além de que passou num dos grandes bares, o American Bar, em Londres. Também destaque a Inês Moreira, atualmente a realizar um excelente trabalho na Vermutaria Gastrobar, no Porto. Dou muita importância ao facto de serem duas mulheres que marcam o mundo do bar.

Quais os teus objectivos para a Final Mundial da Monin Cup 2022?

Honestamente, continuar a ser eu própria, divertir-me, aprender e partilhar com todos os Bartenders presentes na Final Mundial da Monin Cup 2022.

Isto é o meu trabalho, é o que realmente gosto de fazer, é só mostrar isso.  

O que pensas sobre o momento que se vive no mundo bar em Portugal?

Acho que estamos a evoluir, cada vez temos mais procura por parte do cliente e os profissionais que temos são carregados de conhecimento.

Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Vou puxar a brasa á minha sardinha, o cocktail que recomendo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o Tiki.

Breve história…

O Tiki é um cocktail que faz parte da carta do Mikado e que acompanha muito bem uma refeição.

Permiti-nos dar largas á nossa criatividade de conhecimento e criamos o nosso cordial que é um ingrediente fundamental deste cocktail.

“O Tiki é um cocktail icónico! 🍍

A sua apresentação excêntrica distingue-o de todos os outros e o sabor é inconfundível.

Se gostas de sabores tropicais o Tiki será uma excelente sugestão.

*Exclusivo Mikado Famalicão”

O Tiki é um cocktail vistoso e arisco – me a dizer que é o nosso “bestseller”.

Tiki by Joana Santos / Restaurante Mikado

Ingredientes:

50 ml de Rum,

50 ml Cordial com base de Ananás, Gengibre, Coco (Home Made)

Top Up de Ginger Beer,

Método de preparação:

No Boston Shaker adicionar os ingredientes, excepto a Ginger Beer, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para o copo tiki.

Adicionar a Ginger Beer, Q.B.

Finalizar com gelo moído.

Decoração: Hortelã, Limão e ananás desidratado.

Qual a bebida preferida?

A minha bebida preferida é um Rum de preferência Spiced, simples, com uma pedra de gelo.

Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Negroni, quando é bem feito eu quase faço uma vénia ao Bartender.

Negroni

Ingredientes:

30 ml de Campari,

30 ml de Gin,

30 ml de Vermute Rosso,

Zest de laranja

Método de preparação:

No Mixing Glass, adicionar os ingredientes, gelo consistente.

Mexer bem para diluir e arrefecer.

Servir no copo On-the-Rocks, sobre gelo.

Decoração: Rodela de laranja.

Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Do vasto leque de composições (cocktails) que gosto de preparar provavelmente é o Ramos Gin Fizz.

Aqui fica aa minha receita.

Ramos Gin Fizz by Joana Santos

Ingredientes:

45 ml de Gin,

15 ml de Sumo de limão,

15 ml de Sumo de lima,

30 ml de Xarope de açúcar,

60 ml de Natas,

30 ml Clara de ovo,

3 Dashes de Extrato de Baunilha,

3 Dashes de Orange Flower Water,

Top Up de Soda.

No Boston Shaker adicionar os ingredientes, excepto a Soda, juntar gelo consistente.

Agitar vigorosamente durante algum tempo.

Verter para o tumbler.

Adicionar a Soda, Q.B.

Considero um cocktail muito elegante.

Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Acho que estamos em ascensão, apesar de achar que somos pouco reconhecidos. Contudo está a melhorar, daí o reconhecimento do Red Frog nos 50BestBares.

Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Eu diria que somos arte!

Joana Santos o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional, e em particular de muita saúde.

sábado, 15 de outubro de 2022

Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” … “Espírito do Galo” by Beatriz Amaral, Bartender, na Vila Vita Parc Resort, em Porches, Algarve.

Caros colegas e amigos estou muito agradecido pela aceitação que a Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal”, está a ter, quando lancei a ideia não fazia a ideia da recetividade que ia ter, mas estou de coração cheio pela forma que continua a ser recebida nos quatros cantos de Portugal. Muito obrigado!

A Rubrica  tem por missão, apoiar a realização do Concurso Nacional Rabo de Galo – Portugal, 2023, tendo por base a Cachaça, a famosa aguardente de cana do açúcar oriunda  do Brasil, bem como divulgar os profissionais de bar, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, dar a conhecer os Twists do Cocktail Rabo de Galo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

A minha convidada de hoje na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” é:

Beatriz Amaral, Bartender, na Vila Vita Parc Resort, em Porches, Algarve.

A Beatriz Amaral, considera-se uma autodidata, no entanto sempre evidenciou elevado grau de profissionalismo, uma vontade enorme de evoluir na profissão, apostando no estudo, procurando o conhecimento sobre o vasto mundo das bebidas, a criatividade e inovação, em particular na arte de elaborar os “cocktails”.

                                     https://www.instagram.com/beatrizcamaral/

Beatriz Amaral tendo a finalidade de adquirir mais conhecimentos, e, as ferramentas necessárias para um cabal desempenho profissional, encontra-se sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, participa activamente nas mais variadas formações, workshops, palestras, masters classes, bem como nos mais diversos concursos, sempre com o objetivo de contribuir para a qualidade, e, o melhor serviço aos seus clientes.

Beatriz Amaral qual o teu local de trabalho?

Francisco antes demais agradeço o convite para participar na divulgação do concurso Rabo de Galo -Portugal.

O meu local de trabalho é na Vila Vita Parc Resort.

                                      https://www.instagram.com/vilavitaparcresort/

Descreve o bar onde trabalhas?

O Vila Vita Parc é um resort de luxo membro da Leading Hotels of the World.

Com comodidades ultra luxuosas e uma localização idílica.

Tem 8 bares disponíveis todos com temáticas diferentes. capazes de surpreender, de proporcionar experiências inesquecíveis, e momentos de elevada satisfação. Enfim temos um serviço de excelência.

Primamos por oferecer produtos de grande qualidade, muitos dos quais locais e nacionais, aos que se juntam os melhores a nível mundial.

O bar onde me encontro é o Manzar Terrace um rooftop com uma vista fantástica sobre a praia.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.

Sou uma apaixonada pelo bar e pela hospitalidade. Sou curiosa e tenho a infinita ambição de aprender sempre mais.

Adoro o contacto com o cliente o poder proporcionar um momento agradável, uma experiência memorável, poder proporcionar memórias de umas férias fantásticas ou simplesmente receber o cliente habitual de forma a que este se sinta em casa.

Beatriz Amaral qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal…”?

O Twist do Cocktail Rabo de Galo que vou partilhar no “Cocktails & Mistura Fina” é o “Boteco 5”

Breve historia…

Neste encontro no Boteco ás 5 quis juntar Portugal e Brasil.

No cocktail Boteco 5 Juntei os ingredientes originais do “Rabo de Galo” á cerveja tão apreciada pelas duas nações que tanto apreciam desfrutar de uma boa bebida num bom boteco á mesa com os amigos.

A base é a amizade e a partilha, produtos “home made”, produtos locais, um twist português a um bom clássico do Brasil.

No caso do Vermute utilizei o *Manzar Vermute nr 1” que é um vermute home made envelhecido em barrica de Carvalho, uma criação minha e do Paulo Botelho, uma primeira experiência de colocar o vermute Rosso feito por nós numa barrica onde estagiou whisky bourbon, o resultado foi fantástico e está disponível para prova apenas no VILA VITA Parc o “Manzar Vermute nr 1”.

Adicionei a **Cerveja Porches, uma cerveja artesanal, Porches Pilsner, criação VILA VITA Parc.

Porches Pilsner, é uma cerveja com notas cítricas que realçam o saaz e com um toque final amargo.

O nome é uma homenagem á região de Porches onde se situa o Biergarten.

Na decoração preparei o *** Dust “Brasil” como “selo” neste cocktail, temos as cores da bandeira o verde e o amarelo com estas frutas tão conhecidas da cocktelaria.

No que se refere á cachaça a minha escolha é a Capucana.

“A Cachaça Capucana resulta de uma fusão harmoniosa de aromas e sabores únicos do caldo de cana recém-espremido utilizada no processo de criação. Cada passo e cada pequeno detalhe é controlado, como nunca foi feito antes.”

“Boteco 5” by Beatriz Amaral

Ingredientes:

4cl de Cachaça Capucana

• 2 cl de Vermute “Manzar nr 1” *

•Top Up de Cerveja Porches**

• 3 Drops de Chocolate bitters

• 2 cl de Cordial de cardamomo, pimenta preta e canela

• Dust “Brasil” Banana, lima, limão e pedaços de ouro***

Método de preparação:

No Shaker juntar todos os ingredientes no shaker, excepto a cerveja.

Agitar vigorosamente de forma a realçar o máximo de frescura e adicionar alguma diluição.

Verter com double strain para o copo a Vinho licoroso previamente arrefecido, e, decorado com o dust e finalizar com um top up da cerveja Porches.

Decoração: Dust Brasil - Um pó comestível de banana, lima, limão e pequenos pedaços de ouro.

Beatriz Amaral na tua opinião qual a importância da realização do Concurso Rabo de Galo, em Portugal?

É uma excelente iniciativa a realização do concurso Rabo de Galo em Portugal para dar conhecer mais da cocktelaria brasileira, a partilha de conhecimento entre os dois países e também a partilha das culturas em geral.

#cachaça

#concursointernacionalderabodegalo

#coquetelariabrasileira

#rabodegaloportugal

#rabodegaloaustria

#bebacomresponsabilidade

#cachaçacapucana

#sebebernãodirija🚫🚗🚔