sábado, 5 de março de 2022

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é Rui Estrela, Chefe de Bar, no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Ao sábado os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Ao sábado é dia da Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, hoje o meu convidado é Rui Estrela, Chefe de Bar, no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Rui Estrela muito jovem decidiu qual o caminho que desejava fazer em termos profissionais, ser Bartender, o sonho tornou-se realidade.

Junto dos seus pares iniciou a aprendizagem e o estudo acerca do vasto mundo das bebidas simples ou compostas, foi evoluindo na sua carreira profissional.

Com a finalidade de aumentar os seus conhecimentos, Rui Estrela, frequentou várias ações de formação, master classes, workshops, e por isso distingue-se pelas suas competências, pelo profissionalismo, pelos saberes, adquiridos com muito estudo, o que ao longo da sua carreira tem vindo a aplicar num serviço de qualidade, que se pretende de seja de excelência.

Rui Estrela já foi meu convidado, mas como forma de enaltecer o trabalho de equipa do Bar Royal no @azorishotels, do qual é líder, onde desenvolve um trabalho de pesquisa de varias técnicas, de produtos, em particular os locais, e aplicando as vertentes da sustentabilidade, criatividade, inovação, na elaboração dos cocktails, permitindo aos seus clientes o acesso a uma oferta de bebidas diferenciadoras, e ao mesmo tempo proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.

Rui Estrela muito obrigado pela tua disponibilidade em participares na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, aqui no Cocktails & Mistura Fina, partilhando momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste blogue.

Rui Estrela qual o teu local de trabalho?

Sr. Guerreiro, em primeiro lugar quero agradecer mais uma vez o seu convite. É com muito orgulho que o aceito. Para mim, é uma honra!

O meu local de trabalho é no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, nos Açores.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Chefe de Bar.

Descreve o bar?

O nosso bar principal está aberto todo o ano, é um piano bar contemporâneo, com charme e muito acolhedor, no mesmo encontram-se várias tvs e um ecrã gigante onde passa todo o tipo de desporto.

Qual tipo de serviço?

Primamos pela simpatia, elegância e descontração em receber os nossos hóspedes.

Temos uma oferta diversificada para além das bebidas de grande qualidade, os cocktails de autor mensal são uma mais valia, bem como ao sábado o Suchi Box uma opção surpreendente para acompanhar um bom Gin ou Cerveja.

Temos também um bar sazonal que abre no verão, estilo coffee shop e de exterior.

Rui Estrela qual a tua formação a nível de bar?

A minha formação começou em 2005, quando fui convidado a ingressar na equipa do bar, do Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, liderada na altura pelo chefe João Paulo Costa e subchefe Paulo Rui Correia.

Na altura a única formação que tinha era em vendas.

Sentindo a necessidade de adquirir mais competências frequentei algumas formações presenciais na Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, o que me permitiu evoluir na minha carreira profissional.

Hoje em dia e graças à internet vou tentando estar atualizado com masters classes e outras formações.

Os livros vão ajudando também a aumentar os conhecimentos e cada vez mais existem grandes obras ao alcance de um clic.

Rui Estrela como começou o gosto pela profissão?

O meu gosto pela profissão começou em 1994, quando vi pela primeira vez o filme de Tom Cruise – Cocktail, tinha eu 14 anos.

Rui Estrela qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que vou partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o Tropical Ball.

Breve historia…

Todos os meses a equipa do Bar Royal, no Hotel Azoris Royal Garden apresenta um cocktail de autor aos seus hóspedes. Esse cocktail segue um guião.  Desperdício mínimo, produto local e sazonal. Um projeto desafiador e gratificante! Assim nasce o cocktail Tropical Ball.

Este mês foi decidido trabalhar o fruto da Anoneira, que por cá na região dos Açores é mais conhecido por coração negro.

A Anoneira breve historia.

“A anoneira é originária das zonas subtropicais da América do Sul, tendo sido introduzida nos Açores nos finais do século XIX, onde se adaptou muito bem ás condições edafo-climáticas das ilhas, sendo o seu fruto designado por “coração negro” ou “anona”. Há muitos estudos científicos a relacionar um menor risco de aparecimento de alguns tipos de cancro com a ingestão diária de frutas e legumes com flavonoides e acetogeninas como a anona. A época de colheita na ilha de S. Miguel decorre de outubro a maio conforme a zona onde se desenvolve a cultura.

Outras características e usos: na medicina popular dos Açores o chá das folhas da anoneira serve para combater os níveis do colesterol alto e ácido úrico, aparentemente com excelente eficácia.

O fruto pode ser fermentado para produzir uma bebida alcoólica (contém 13 gramas de açúcar por 100 gramas de fruto).

A decocção da casca é usada como um tónico e um remédio para diarreia. A raiz é mastigada para aliviar dor de dentes e uma decocção da raiz é utilizada para tratar a febre. A decocção das folhas é usada para tratar vermes e para tingir cabedal.”

Tropical Ball by Rui Estrela / Bar Royal

Ingredientes:

4cl de Brandy

4cl de Cordial Anona

8cl de Água Tónica

1cl de Sumo Limão

Método de preparação:

No próprio copo:

Encher o copo com gelo.

Adicionar os ingredientes pela ordem da receita.

Mexer levemente para integrar todos os ingredientes.

Decorar com um mini cone com amêndoas tostada laminada e uma bola com fumo do chá preto de bergamota.

Rui Estrela podes partilhar como elaboraste o Cordial de Anona?

Claro que sim, com todo o gosto, aqui fica:

Como elaborar o Cordial de Anona.

Ingredientes:

300gr de Cordial Base

250gr de Anona

15gr de Chá Preto de Bergamota

3gr de Caramelo

Raspa de meio limão.

Método de preparação:

Vai à máquina “sous-vide” a 60 graus por 3 horas.

Deixar voltar á temperatura ambiente.

Filtrar com filtro de café.

Reservar em frasco eremiticamente fechado.

Como elaborar o Cordial Base

Ingredientes:

750gr de Açúcar

750gr de Água

15gr de Ácido Cítrico

15gr de Ácido Tartárico

5gr de Flor de Sal.

Preparação:  Fazer igual ao xarope simples.

Rui Estrela qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

São vários os cocktails clássicos de que gosto, no entanto a minha escolha hoje recaí no Negroni.

Segundo a história o cocktail Negroni foi inicialmente elaborado, em 1919, no Caffè Casoni, em Florença, na Itália.

Negroni - IBA Cocktail, The Unforgettables

Ingredientes:

3 cls de Gin

3 cls de Campari

3 cls de Red Vermouth.

Método preparação:

Colocar todos os espíritos num mixing glass juntamente com gelo.

Usar a técnica de stirr para gelar e diluir a o preparado ao ponto certo.

Servir num copo old fashioned com gelo e zests de laranja.

Qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Como povo, acho que estamos bem cotados a nível mundial em várias profissões e como tal a de bartender não fica atrás. A nossa imagem é sem duvida de salientar.

Rui Estrela qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é a água.

Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2022?

Vejo cada vez mais as pessoas com abertura para experimentarem cocktails de autor e também noto que cada vez mais as pessoas optam por “low ou no álcool cocktails”.

Rui Estrela como olhas para o momento do mundo do bar, em Portugal?

O momento atual do mundo do bar em Portugal observo com muita esperança até porque se conseguimos aguentar esses últimos dois anos, então daqui para a frente o céu é o limite.

Rui Estrela o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional!

Sem comentários: