sábado, 12 de outubro de 2024

Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… Alexandre Souza, Bartender / Aluno do Curso Profissional Restauração / Bar, na Escola Secundaria do Monte da Caparica.

Ao sábado e os amantes dos cocktails têm a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

O meu convidado de hoje na Rubrica “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com… Alexandre Souza, Bartender / Aluno do Curso Profissional Restauração / Bar, na Escola Secundaria do Monte da Caparica.

O Alexandre Souza, é um jovem com 17 anos, está no ultimo ano do Curso Profissional Restauração / Bar, na Escola Secundaria do Monte da Caparica, destaca-se dos seus pares pelo gosto que tem acerca do bar.

Alexandre Souza, muito cedo começou a participar em Concursos de Cocktails tendo obtido honrosas classificações, em alguns participando com Bartenders muito experientes não deixando os seus créditos por mãos alheias.

Uma das vertentes que pretende desenvolver é o Flair, pelo qual se apaixonou.

Alexandre Souza está sem disponível para implementar os seus conhecimentos.

Alexandre Souza, qual a tua formação em Bar?

Neste momento frequento o ultimo amo do Curso Profissional Restauração/Bar. na escola Secundária Monte da Caparica, pode parecer um pouco mal, mas fui para o curso mesmo só para terminar escola, no entanto comecei a gostar tanto do curso, principalmente da área do bar, que me motivou a aprender cada vez mais, comecei a estudar em casa receitas de cocktails até as decorar, pesquisava técnicas de bar, e na escola assistia a aulas de Flair das turmas de último ano com o Professor Hugo Feliciano, daí o meu grande interesse no Flair, estava sempre a procura de mais...

Como começou o gosto pela profissão?

Comecei a gostar tanto do Curso em particular do bar, que quis pesquisar por concursos de bar, até que pedi ajuda a minha professora Carla Lagoa, para conseguir me inscrever no concurso da ABP, (Associação Barmen de Portugal), onde concorri e passei para a Final Nacional.

Gostaria de salientar que a professora Carla incentivou-me bastante, ajudou-me a crescer de forma solida, assim como o seu marido e professor Nuno Carreira ajudou-me nível do conhecimento, e ajuda em termos de técnicas.

Considero que foram uma peça fundamental no meu crescimento e gosto pelo bar.

O Cocktails & Mistura Fina sabe que o Alexandre, tem vindo a participar em vários concursos de cocktails. Quais os que destaca e que classificações obtivestes?

Até este momento já participei em 3 concursos de Cocktails.

Destaque o 1.º lugar no concurso na Feira de Óbidos, com melhor cocktail com chocolate.

Participei no Concurso Regional de Cocktails da Associação Barmen do Estoril, no qual fui apurado para a Final Nacional do Concurso da Associação Barmen de Portugal.

Recentemente estive presente também no Concurso da Monin Cup 2024, onde participei na Regional de Lisboa, tendo sido apurado para a Final Nacional da Monin Cup 2024, que teve lugar na Garrafeira Soares, em Albufeira, no Algarve.

Na ultima edição do “Lisbon Bar Show”, 2024, também tiveste uma participação?

Sim estive presente no Lisbon Bar Show, 2024, no Stand de Bebidas Sem Álcool, da empresa de Catering “Mojito”, sem duvida que também foi uma experiência enriquecedora, e trouxe me mais à-vontade e experiência.

Alexandre Souza durante o teu Curso Profissional de Restaurante /Bar tens tido a possibilidade de estagiar e trabalhar em diversos locais. Fala-nos um pouco sobre esses momentos de aprendizagem?  

Estou no ultimo ano de curso, onde fiz estágio no bar, do Marriott Hotel em lisboa, também já trabalhei no bar do Restaurante Route 33, trabalhei ainda no Caparica Village, na Charneca da Caparica. Em todos estes lugares me enriqueceram no sentindo de ter ritmo num bar, adquirir mais técnicas, descobrir sabores novos (tinha a facilidade de criar receitas novas), graças a estes trabalhos consegui me desenvolver pessoal e profissionalmente.

Alexandre Souza qual o cocktail que vais partilhar, na Rubrica - O Bartender Recomenda, O Cocktail Da Semana, no Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que vou partilhar é o “Novas Descobertas”.

O cocktail “Novas Descobertas” tem muito significado para mim, foi o que eu criei para o Concurso da Monin Cup 2024.

Breve História…

Chama se “Novas Descobertas”, e traz-me as minhas origens, Brasileiras, mas também traz um pouco do país, que vivo, Portugal.

Fiz uma ligação entre estes dois países, de modo a criar uma ponte.

Novas Descobertas” by Alexandre Souza

Ingredientes:

20ml de Paragon Temur Berry

20ml de Falernum Monin

40ml de Sumo de Limão

40ml de Puré de Jabuticaba Monin

160ml Sumo de Ameixa

3 Bar Spoon de Açaí

Modo de preparar:

Adicionar tudo no shaker, juntar gelo.

Agitar vigorosamente para ter uma boa diluição durante 15/20 segundos.

Servido num copo específico, e especial.

No final adicionar Top de espuma, feita de Gin Tanqueray 00%, ou seja, sem álcool, Xarope de Maçã Verde, Sumo de Limão e Clara de Ovo.

Decorar com Paçoca e amor perfeito (roxo).

Alexandre Souza podes partilhar a receita da “Espuma” que criaste para o teu cocktail “Novas Descobertas”?

Claro que sim aqui fica a Receita da espuma…

Quantidades e ingredientes:

150ml de Xarope Maçã Verde Monin

100ml de Sumo de Limão

250ml de Clara de Ovo

50ml de Gin Tanqueray 00%

A salientar…

“Contudo isto, sem duvida que não conseguia ter este interesse sem a motivação proporcionada pelos professores, pela escola e todos os que me apoiam.”

Quero aprender mais e desenvolver - me mais a nível académico, pessoal e profissional.

Francisco Guerreiro muito obrigado pela oportunidade e divulgação no Cocktails & Mistura Fina.

Alexandre Souza o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: