sábado, 17 de setembro de 2022

Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” … “Pinarreta” by Alexandre Cabral, Sub-Chefe de sala e bar, no Terracota Restaurante & Bar, no Hotel Verde Mar & Spa 5*, situado, na Ribeira Grande, em São Miguel, nos Açores.

Caros colegas e amigos esta rubrica tem por missão, apoiar a realização do Concurso Nacional Rabo de Galo – Portugal, 2023, tendo por base a Cachaça, a famosa aguardente de cana do açúcar oriunda  do Brasil, bem como divulgar os profissionais de bar, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, dar a conhecer os Twists do Cocktail Rabo de Galo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O meu convidado de hoje na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal” é:

Alexandre Cabral, Sub-Chefe de Sala e Bar, no Terracota Restaurante & Bar, um Jovem açoriano da ilha de São Miguel, com 24 anos e uma paixão enorme pelo bar, um amante do mundo do bar, demonstra uma vontade enorme de evoluir profissionalmente, para tal está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos e a adquirir mais ferramentas para um perfeito desempenho.

Alexandre Cabral criou o seu site o Bartending Corner, que tem por objetivo divulgar o mundo do bar, nos Açores.

Segundo Alexandre Cabral o Bartending Corner pretende ser “Uma comunidade de bar que tem como objetivo dar a conhecer o mundo de bar nos açores, desde os nossos bartenders aos nossos produtos que utilizamos diariamente nos nossos bares.”

Veja aqui: https://bartendingcorner.pt/index.html

Alexandre Cabral qual o teu novo local de trabalho?

O meu local de trabalho no Terracota Restaurante & Bar, que se encontra inserido no Hotel Verde Mar & Spa 5*, situado na Ribeira Grande, em São Miguel, nos Açores.

Descreve o bar onde trabalhas?

O Terracota Restaurante & Bar está rodeado de uma vista magnífica, onde os nossos clientes podem desfrutar do mar e o por de sol é de cortar a respiração. 

Aliado a isto, os nossos clientes podem encontrar várias opções de comidas no nosso bar, de cocktails e mocktails, criados pela nossa equipa, que podem ser desfrutados na nossa esplanada enquanto apreciam a vista e o por do sol.

Alexandre Cabral qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Sub-Chefe de Sala e Bar, tendo à minha responsabilidade o bar.

Alexandre Cabral qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica “Um Twist do Cocktail Rabo de Galo à volta de Portugal…”?

Francisco, agradeço-lhe mais uma vez por esta oportunidade de participar na divulgação do rabo de galo. Muito obrigado!

Vou começar pelo nome do meu Twist do Cocktail Rabo de Galo que é Pinarreta (um termo utilizado nos Açores para chamar alguém de traquinas).

Breve historia…

De modo a divulgar o cocktail Rabo de Galo, decidi fazer o meu twist com alguma personalidade açoriana utilizando produtos regionais. Utilizei o Licor de Leite, da fábrica da Mulher do Capote e utilizei um vermute caseiro que fiz juntamente com o nosso diretor de F&B, Sário Ponte, utilizando vários ingredientes regionais, desde o vinho até aos botânicos.

No meu cocktail utilizei a Cachaça 51, que começou a ser produzida, em 1959.

Apresenta-se no mercado incolor e límpida, com características especiais quer no olfato onde distinguimos, notas interessantes de citros e capim-limão, quer na boca onde é surpreendentemente doce, com um toque de limão, maçã e hortelã fresca.

Pinarreta by Alexandre Cabral

Ingredientes:

-50 ml de Cachaça 51

-15 ml Vermute Caseiro

-15 ml Licor de Leite 

-2-3 Cristais de Flor de sal.

Cachaça (60%) mínimo,

Método de preparação:

Adicionar todos os ingredientes no copo de misturas, juntar uma boa quantidade de gelo e usar a técnica STIR.

Fazer double-strain para o copo old fashioned (previamente gelado) e servir com gelo em cubos.

Copo Old Fashioned.

Decoração: Ananás regional desidratado e cravo amarelo.

Alexandre Cabral na tua opinião qual a importância da realização do Concurso Rabo de Galo, em Portugal?

Vejo a realização deste concurso em Portugal com uma grande importância, não só para a internacionalização do Rabo do Galo que é algo excelente para dar a conhecer esta cultura, mas também para a comunidade de Bartender, em Portugal, tendo mais oportunidades para mostrar o nosso trabalho e a nossa qualidade. Será uma excelente oportunidade para todos aprendermos mais sobre a Cachaça e o Rabo de Galo que já são património cultural do Brasil.

Francisco Guerreiro, espero que continue a ajudar a indústria que sem si não seria a mesma coisa! Forte abraço

#cachaça

#concursointernacionalderabodegalo

#coquetelariabrasileira

#rabodegaloportugal

#rabodegaloaustria

#bebacomresponsabilidade

#cachaça51

#sebebernãodirija🚫🚗🚔

Sem comentários: