sábado, 30 de novembro de 2024

Breve entrevista com Rafael Galhardo Almeida, Chefe de Bar, do Restaurante/Bar Mercantel, em Aveiro, que obteve o 2º lugar, na Final da Monin Cup Portugal, 2024.

Rafael Galhardo Almeida, Chefe de Bar do Restaurante/Bar Mercantel, em Aveiro, é sem duvida um grande exemplo para todos os que pretendem abraçar a profissão de Bartender, é um entusiasta da mixologia e da hospitalidade.

Rafael está sempre disponível para adquirir mais conhecimentos e ferramentas para evoluir a nível pessoal e profissional, aplicando-se de forma ativa na participação em concursos, master classes, guest bartenders e workshops, sobre as mais variadas temáticas relacionadas com o bar.

A Final de Portugal da Monin Cup 2024, Portugal, teve lugar na Garrafeira Soares Mixology & Education Studio, em Albufeira, onde Rafael Galhardo Almeida,  obteve um honroso 2º lugar. 

O Cocktails & Mistura Fina acompanhou e participou de forma ativa na iniciativa.

O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Rafael Galhardo Almeida, em primeiro lugar muito obrigado por concederes esta entrevista ao Cocktails & Mistura Fina.

Rafael Galhardo Almeida, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Restaurante/Bar Mercantel, em Aveiro.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Chefe de Bar.

Faz uma breve discrição do Restaurante/Bar Mercantel?

O Restaurante/Bar Mercantel, é um espaço onde a gastronomia contemporânea se une a um conceito de partilha.

O ambiente é acolhedor, com luzes quentes e uma hospitalidade que convida cada cliente a desfrutar de uma experiência completa, onde os cocktails de alto nível são parte integrante.

Como começou o gosto pela profissão? Qual a tua formação a nível do Bar?

O meu primeiro contacto com o mundo dos bares aconteceu em festas e discotecas, onde a aprendizagem foi à base de tentativa e erro. Não frequentei nenhuma escola de hotelaria nem fiz cursos de bar; a prática foi, a minha maior professora. Após quase cinco anos a trabalhar na noite, descobri a minha paixão pela coquetelaria e pela mixologia.

Há dois anos que me dedico a esta área, sempre em busca de crescimento. Promovo eventos com guest bartenders de renome a nível nacional e participo em competições.

Rafael Galhardo Almeida, qual a opinião sobre a tua participação na Final da Monin Cup 24?

Uma das experiências mais marcantes foi a minha participação na final da Monin Cup.

Embora não tenha sido o vencedor, o que ganhei foi muito mais valioso: amigos para a vida e a oportunidade de partilhar experiências com profissionais de renome.

Achas que com a tua participação na Final da Monin Cup contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

Esta competição não só aumentou a minha visibilidade, como também foi uma prova de fogo às minhas habilidades e destrezas.

Competir com pessoas de alto nível e apresentar o meu trabalho a um júri tão exigente foi uma experiência transformadora.

Rafael Galhardo Almeida, apresenta-nos o “Cocktail” que apresentaste na Final da Monin Cup 2024, afim de partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O cocktail que apresentei na Monin Cup chamava-se Makossa.

O tema da competição era "Low is More", o que me levou a criar um cocktail que pudesse ser feito em qualquer parte do mundo com produtos Monin e seus parceiros.

O objetivo era criar algo complexo, mas ao mesmo tempo acessível e intrigante para o júri.

Breve história…

O nome Makossa vem do ritmo mais popular dos Camarões, de onde também vem o ingrediente principal do cocktail: o Paragon White Penja Pepper da Monin.

A minha inspiração foi mostrar que a diversão não precisa de álcool. Além disso, o Makossa segue uma linha de bem-estar, utilizando pepino, um diurético natural, rico em magnésio, potássio e fibras. O sumo de lima fresca oferece uma boa dose de vitamina C, e o Tanqueray 0.0 com Schweppes tónica faz uma referência ao clássico gin tónico, usado pelos ingleses no século XIX como prevenção contra a malária.

Makossa by Rafael Galhardo Almeida

Ingredientes:

40 ml de Tanqueray 0.0

30 ml de Sumo de Lima

15 ml de Xarope de Pepino Monin

15 ml de Paragon White Penja Pepper

60 ml de Tónica Schweppes

Modo de preparação:

Num shaker, coloca o sumo de lima, o xarope de pepino, o Tanqueray 0.0 e o Paragon White Penja Pepper.

Adiciona gelo e faz um shake vigoroso.

Em seguida, num copo Collins com três pedras de gelo, verte o conteúdo do shaker, fazendo uma coagem dupla.

Completa com aproximadamente 60 ml de tónica Schweppes.

Decora com uma rodela de pepino cortada longitudinalmente e uma ponta de hortelã para dar aroma.

Rafael Galhardo Almeida, quando começou o gosto pela mixologia?

A minha paixão pela mixologia começou com a história de um clássico: o Expresso Martini. A primeira vez que provei este cocktail, apaixonei-me de imediato e comecei a estudar a sua história. O Expresso Martini foi criado por Dick Bradsell em 1983, em Londres, quando uma modelo lhe pediu um cocktail que a mantivesse acordada e cheia de energia.

A minha receita preferida de Expresso Martini é:

Ingredientes:

50 ml de café

50 ml de vodka de qualidade

30 ml de licor de café

15 ml de xarope de baunilha

Modo de preparação:

Num shaker, coloca o café, a vodka, o licor de café e o xarope de baunilha.

Completa com gelo e faz um shake forte até as mãos ficarem geladas.

Verte o líquido numa taça de cocktail, fazendo uma coagem dupla, e decora com três grãos de café.

Rafael, qual o Bartender que tens por referência e que mais admiras?

Com certeza o Márcio Silva é minha maior referência, tanto pela sua história de vida como pela sua autenticidade. Gosto muito do Danil Nevsky e é claro que nosso eterno Mestre Derivan.

Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é uma Cachaça de qualidade, explorar o mundo da cachaça e sua complexidade me fascina.

Rafael Galhardo Almeida, qual o “Cocktail de Autor” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Recomendo o cocktail “H'Lawrence” que é um dos meus primeiros cocktails de Autor,

Breve historia…

“H'Lawrence” é um dos meus primeiros cocktails de Autor, uma variação de Pisco Sour com pera e pêssego. Uma homenagem a um grande amigo Peruano que me apresentou o Pisco, aguardente peruana.

“H'Lawrence” By Rafael Galhardo Almeida,

50ml de Pisco

30ml de Puré de Pera

30ml de Sumo de Lima

30ml de Clara de Ovo

3 Dashes de Bitter de Pêssego

Método de preparação:

Colocar em um copo de shaker o sumo de lima, purê de pera, bitter de ameixa, pisco e por último a clara de ovo.

Fazer primeiro um dry shake (um shake sem gelo) para dar a textura do cocktail com a clara de ovo.

Depois adicione gelo e refaz o shake.

Verter o conteúdo para um copo baixo com dupla coagem.

Decorar uma fatia de pera confitada com cacau.

(Para fazer em casa pode ser uma fatia de pera cortada na hora)

Rafael Galhardo Almeida, o Cocktails & Mistura Fina tem vindo a acompanhar o teu percurso profissional, em particular as tuas excelentes prestações e classificações nos mais diversos concursos. O que gostarias de destacar?

As classificações que gostaria destacar a nível nacional e internacional são:

Top 50 Patron Perfeccionist 2023

Top 12 World Class 2024

Mistura Beirão 2024 ( Na TVI)

Top 10 Giffard West Cup 2024

2º lugar na Monin Cup 2024

Rafael Galhardo Almeida, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

 

sábado, 23 de novembro de 2024

Daniel Silva, Chefe de Bar, no 43 S. Marcos street Coffee – Tapas - Bar, em Braga, foi o brilhante vencedor Monin Cup 2024, Portugal, assim ganhou o passaporte para participar na Final Global a ter lugar, em França.

A Final de Portugal da Monin Cup 2024, Portugal, teve lugar na Garrafeira Soares Mixology & Education Studio, em Albufeira.

O Cocktails & Mistura Fina acompanhou e participou de forma ativa na iniciativa.

O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Mas como podemos definir a MONIN Cup, é sem duvida uma fascinante competição que reúne jovens Bartenders profissionais, com a idade até aos 27 anos, que demonstraram estarem prontos para mostrar seu talento na criação das melhores receitas utilizando os produtos MONIN.

A todos o tema proposto na MONIN Cup 2024, foi "Low is More", que serviu como uma chamada de atenção para os Bartenders abraçarem a era da mixologia de baixo ou nenhum teor alcoólico com criatividade, inovação e paixão, bem como um compromisso em oferecer aos clientes experiências inesquecíveis.

Assim podemos afirmar que a MONIN Cup 2024, é uma iniciativa que celebra a inovação, a criatividade e a sustentabilidade, bem como o consumo responsável.

A Monin Cup é uma competição de carácter global, que acontece de dois em dois anos, e que tem como objetivo descobrir os novos talentos do bar e da mixologia.

Daniel Silva, Chefe de Bar, do 43 S. Marcos street Coffee – Tapas - Bar, em Braga, teve um excelente desempenho na Final Monin Cup 2024, Portugal, cativando dessa forma atenção dos jurados, todos eles experts no mundo do bar.

Daniel Silva, em primeiro lugar muito obrigado por concederes esta entrevista ao Cocktails & Mistura Fina.

Daniel Silva, qual o teu local de trabalho?

Recentemente abracei um novo projeto, sendo que o meu local de trabalho é no 43 S. Marcos street Coffee – Tapas - Bar, em Braga.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Chefe de Bar.

Faz uma breve discrição do bar?

O bar existe há um ano e 3 meses, e abrange públicos de todas as faixas etárias, tendo cocktails de assinatura com base alcoólica de cachaça, snacks interessantes, e mais novidades que ainda estão por vir!

Qual o “tipo de serviço” que oferecem aos vossos clientes?

A nossa oferta é diversificada, temos cocktails, snacks, cafetaria e soft drinks.

Daniel Silva, qual a tua formação a nível do Bar?

Para implementar a minha formação dediquei-me ao estudo do Bar e das Bebidas, frequentei vários Workshops e Master Classes, tirei técnicas de bar pela Mr e Mrs bartender, e o curso de Premium Bartender pela Cocktail team.

Como começou o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou há cerca de 3 anos atrás, quando trabalhava num café, e aos poucos fui aprendendo um ou outro cocktail clássico, e isso plantou a semente para me debruçar sobre o assunto e investir na minha formação mais a fundo.

Daniel Silva, qual a opinião sobre a tua participação na Final da Monin Cup 24?

Honestamente, sinto que poderia ter-me preparado melhor, e estava bastante apreensivo relativamente à qualidade daquilo que tinha para apresentar, mas acima de tudo fui confiante e dei tudo o que tinha para dar.

Achas que com a tua participação na Final da Monin Cup contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

Sem dúvida!

A parte boa deste tipo de concursos, especialmente de uma marca tão prestigiada como a Monin, é que nos permite alcançar uma valorização profissional, bem como o networking, que é muito importante neste meio.

Daniel Siva qual a tua opinião acerca da organização da Monin Cup 24?

Todos os envolvidos foram muito acessíveis e deixaram-nos completamente à vontade.

Daniel Siva, apresenta-nos o “Cocktail” que apresentaste na Final da Monin Cup 2024, afim de partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O cocktail que apresentei na Final da Monin Cup 2024 foi “I Can Buy Myself Flowers”, o mesmo deu-me a possibilidade de participar na Final Global, a ter lugar em Bourges, na França, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Breve história…

O cocktail “I Can Buy Myself Flowers” foi baseado na casa onde vivi na infância, sempre repleta de plantas e flores, o que me fez ganhar uma grande paixão pela natureza e por dar e receber flores. No fundo este cocktail foi feito para representar um bouquet de flores em formato líquido, acessível para todos.

I Can Buy Myself Flowers by Daniel Silva

Ingredientes:

30ml de Xarope de Elderflower Monin

90ml de Infusão de Perpétuas Roxas e Alfazema, (acid adjusted)

30ml de Ginger ale

2 Dashes de Bitters de Laranja

Método de preparação, técnicas utilizadas:

No Boston Shaker adicionar todos os ingredientes, juntar gelo consistente.

Utilizar a técnica da mistura Throwing.

Como servir,

Verter para uma Tigela Especial.

Decoração: 1 Perpétua Roxa, Glitter Dourado.

Daniel, utilizaste um produto “home made”, no teu cocktail como o elaboraste?

Fiz uma Infusão a frio de perpétuas roxas e alfazema, e posteriormente adicionei ácido cítrico.

Daniel Silva, qual importância que teve para ti o facto de te sagrares vencedor deste prestigiado concurso?

Vencer a Monin Cup 2024 – Portugal teve bastante importância, especialmente para mim mesmo, para me ensinar a acreditar mais nas minhas capacidades.

Que conselho dás aos futuros participantes na Monin Cup Portugal?

O meu conselho é: divirtam-se, experimentem, e não tenham medo de arriscar e sair da vossa zona de conforto.

Qual o momento que mais te marcou durante tua participação no Concurso?

O momento em que chamaram o meu nome para receber o primeiro lugar, estava desmotivado e não acreditava que ia vencer, portanto foi especialmente surpreendente.

Daniel Silva, qual o Bartender que tens por referência e que mais admiras?

O Simone Caporale, não por todos os prémios que já conquistou, mas pela criatividade e energia na sua abordagem, é definitivamente a pessoa no mundo do bar que mais quero conhecer.

Daniel Siva, qual a tua bebida preferida?

A nível de destilados seria o rum, de preferência estilo espanhol, mas geralmente bebo cerveja.

Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Daiquiri.

Breve história:

A história do cocktail Daiquiri remonta ao final do século XIX, em Cuba. Acredita-se que tenha sido criado por um engenheiro americano chamado Jennings Cox, que trabalhava nas minas de ferro da região de Daiquiri.

O cocktail Daiquiri adquiriu ainda mais fama quando chegou a Havana, onde foi aperfeiçoado por bartenders talentosos. Um dos mais famosos foi Constantino Ribalaigua Vert, conhecido como "Constante", que trabalhava no bar El Floridita.

O cocktail Daiquiri é um dos cocktails mais populares do mundo, apreciado por sua simplicidade, elegância e sabor refrescante.

A receita que mais gosto é composta pelos seguintes ingredientes e quantitativos:

Daiquiri

Ingredientes:

60ml de Rum,

25ml de Sumo de Lima,

25ml de Xarope de Açúcar

Método de preparação, técnicas utilizadas

No Shaker adicione todos os ingredientes, junte gelo consistente.

Agitar vigorosamente.

Verter para uma “Coupette”

Decorar com uma rodela de lima.

Quais os teus objectivos para a Final Mundial da Monin Cup 2024?

Acima de tudo representar de uma boa forma Portugal, e ir o mais longe possível através de uma boa apresentação e uma prestação coesa.

Daniel Silva, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.