quarta-feira, 30 de julho de 2014

Wilson Pires, Bartender, no Bar Restaurante Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve, Almancil, FINALISTA no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina continua neste Vosso espaço a divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.


O quarto Finalista a ser apresentado é o Wilson Pires, Bartender, no Bar Restaurante Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve, Almancil, um amigo recente, mas desde logo demonstrou elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes, pela inovação, pela qualidade e pela arte de preparar os “cocktails” ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Wilson Pires qual o Local de trabalho e que função desempenhas?

Trabalho no Bar Restaurante Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve, Almancil, onde desempenho a função de Bartender.


Wilson Pires como despertou o gosto pela profissão?

O Gosto pela profissão nasceu quando percebi que através de uma bebida podia tornar um dia de uma pessoa num dia Fantástico.


Assim ao longo da minha actividade profissional tenho vindo a implementar os meus conhecimentos, técnicas, para obter o melhor desempenho e satisfazer os clientes, com produtos de qualidade, apostando na inovação e diversidade.


Qual o Barman que tens por referência?

Como referencia tenho o meu Super-Herói Simone Caporale do Artesian Bar, London, uma fonte de inspiração.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final Nacional do Concurso Putting Pen To Shaker?

Na minha opinião o concurso Putting Pen to Shaker é Fantástico porque nos convida a contar uma história através de ingredientes, palavras e trabalhar em toda uma apresentação que torna um Cocktail numa nova experiência.


Que opinião tens acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

A organização do Putting Pen to Shaker foi Fantástica. Deram-nos todas as condições para apresentarmos os cocktails da forma que achássemos mais criativa possível, o que me permitiu dar largas á minha imaginação e criatividade.


O que para mim pode mudar a forma de nós Bartenderes, apresentarmos todo e qualquer coisa (cocktails ou bebidas simples) que criamos de forma diversa e apelativa.


Wilson Pires em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

O livro que usei para inspiração foi o Pirata das Caraíbas. Procurei usar todo um conjunto de ingredientes tropicais, particularmente do Caribe, e trabalhar a apresentação do meu cocktail como se de um verdadeiro tesouro se tratasse.


“The Last Pirate's Treasure Cocktail.
The Pirates of Caribbean Inspiration.
This recipe was found by the Capitan Jack Sparrow in his last Story: adventure on the Caribbean Sea.
Composed only by Caribbean’s products, this is one of the most wanted treasures of the 7 seas, and now, you have it in our own hands.”


O Ultimo Tesouro Pirata by Wilson Pires, Bartender, no Bar Restaurante Gusto.


Ingredientes:

4cl – Virgin Gorda Rum
2cl – Ish London Dry Gin
4cl - Manteiga de Côco
4cl - Cordial de Manga e Maracujá
4cl - Sumo de Lima
3cl - Xarope de Falernum
4 Gotas - Bitters Pirata


Método de preparação é o mais simples possível. Colocar todos os ingredientes no Shaker, dar-lhe gás!!!


E servir dentro de um Baú Pirata.


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

A minha sugestão é o cocktail Gusto Martini, espero que gostem.

Recomendo que experimentem o Gusto Martini. O Cocktail de Assinatura do meu Bar e assim recebo a vossa visita.


Gusto Martini


Ingredientes:

4,5cl -Vodka de Pera
2 - Morangos
2cl - Sumo de Lima
2cl - Xarope de Agave
Completar com Champagne.


Método de preparação: passa por Macerar os morangos e de seguida colocar todos os restantes ingredientes à exceção do Champagne. Depois dar-lhe uma 'Shakerada' e filtra-lo para uma taça de Martini. Por fim, preencher com champagne.


Informação aqui:


domingo, 27 de julho de 2014

Começou hoje na Escócia, no Gleneagles Hotel and Spa, o World Class 2014. Boa sorte a todos os bartenders!




Daniel Carvalho, Head Bartender, no Forte S. João, Vila do Conde, Porto., FINALISTA no Putting Pen to Shaker 2014, Portugal.

De volta para divulgar a opinião dos finalistas do Putting Pen to Shaker, 2014 Portugal acerca do Concurso, assim como, dar a conhecer parte da carreira profissional.


O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


O terceiro Finalista a ser apresentado é o Head Bartender, Daniel Carvalho, um amigo recente, mas desde logo evidenciou elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes, pela inovação e pela arte de preparar os “cocktails” ao qual gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Daniel Carvalho qual o Local de trabalho e que função desempenhas?

Neste momento desempenho a função de Head-Bartender no Forte S. João, Vila do Conde, Porto.


A estrutura do forte insere-se na tipologia utilizada na arquitectura militar do século XVII.
Depois de 1834, o Forte de São João Baptista deixou de ter guarnição, sendo a partir de então utilizado para o registo de entrada e saída de embarcações da barra do Rio Ave.


Praticamente ao abandono no século XX, foi recuperado na década de 90 através do aproveitamento do espaço para a edificação de uma unidade hoteleira, tendo-se tornado nos dias de hoje em um dos espaços de Hotelaria, Restauração e Diversão de renome nacional sendo conotado como um dos melhores espaços de diversão nocturna de Verão a Norte do País.


Daniel Carvalho como despertou o gosto pela profissão?

O início do prazer nesta profissão remonta à época de 1995, pelo trabalho ainda na minha juventude em bares e discotecas de renome da noite Portuense.


Por efeitos dessa paixão, recebi formação em Técnicas de Bar Americano por Paulo Ramos Cocktail Academy, e rapidamente iniciei esta aventura mais “séria e profissional” em 2013.


Fruto do incentivo dos meus colegas de bar, clientes e amigos, procurei a especialização, realizando diversos workshops e Masterclass. A partilha de informação entre profissionais de bar também é um factor determinante na minha evolução.

Na minha opinião, estar preparado e acompanhar sempre as inovações e tendências de épocas é estritamente necessário para um Bartender.


Qual o Barman que tens por referência?



Barman de referência tenho alguns, entre tantos enormes nacionais e internacionais, sou cativado pelo fantástico trabalho do amigo Francisco Guerreiro - Fundador & Presidente da Direcção da Associação Barmen Barlavento Arade, Pablo Melian – Gin And Twitts (um grande amigo pessoal que é enorme na arte da elaboração de Gin Tónico), Marian Beke & Luca Cinalli – Nightjar London e Diego Ferrari – Cocktail Art.



Por alturas da grande final do “Barman do Ano”, não queria deixar uma palavra de incentivo a todos os 10 enormes Bartenders Nacionais. Todos são vencedores por estarem já em tão ilustre final.


Qual a opinião sobre a tua participação na Final Nacional do Concurso Putting Pen To Shaker?

Excelente. Foi o meu primeiro concurso, e como tal a expectativa e desconhecimento do que iria encontrar foi enorme, contudo a abordagem da Organização foi excepcional o que serviu para acalmar os ânimos. Conheci pessoas fantásticas entre os restantes participantes, membros da organização e amigos que entretanto apareceram no local para dar o seu apoio.


As apresentações dos restantes participantes foram fortíssimas e de enorme qualidade, o que traduz o elevado grau de competência e seriedade do Putting Pen To Shaker.

Considero que para mim a grande vitória foi estar presente entre alguns dos melhores Bartenders Nacionais, e assim ter adquirido um vasto leque de aprendizagem neste tipo de concursos.


Relembro a sempre agradável companhia da minha companheira e do Amigo Daniel Carvalho, da Gin Lovers, Portugal, como o meu grande apoio neste evento. Também ao fantástico Sandro Pimenta que é de uma abordagem e facilidade de amizade extrema, foi um prazer enorme o ter conhecido pessoalmente e ter trocado breves impressões.


Que opinião tem acerca da organização do Concurso Putting Pen To Shaker 2014, Portugal?

A organização foi fantástica. O trabalho de apresentação do Mestre Francisco Guerreiro revela o excelente profissional que é, e o júri demonstrou ter não só um elevado profissionalismo e conhecimento do que pretendiam, como um cuidado especial em falar individualmente com os concorrentes dos aspectos negativos e positivos de cada apresentação.


Parabéns aos vencedores nacionais, João Severino, Honório Oliveira e Carlos Santiago.


Daniel Carvalho em que te inspiraste para a criação do teu Cocktail?

Eis a minha descrição do Cocktail Chocolate Wish.

A escolha do nome para o cocktail, foi inspirado no livro de “Trisha Ashley” (Bestseller do Sunday Times), de seu nome “Desejos de Chocolate”.


Na perfeita aldeia de Sticklepond, Lancashire, Cloe faz e vende chocolates deliciosos e inspiradores, que contem uma frase encorajadora para cada ciente. Cloe revive amores passados com o homem que lhe destroçou o coração. Uma heroína simpática que faz chocolates, e uma aldeia cheia de personagens excêntricas e adoráveis são os ingredientes deste encantador romance de Trisha Ashley.


Um cocktail arrojado e equilibrado, com ingredientes intensos e sabores de caramelo chocolate e baunilha.

Nome do Cocktail: “Chocolate Wish” by Daniel Carvalho


Ingredientes:

- 3 Cl Ish Gin
- 3 Cl Aka Vodka
- 1,5 Cl Mozart White Chocolate Cream
- 1,5 Cl Frangelico Liqueur
- 3 Cl Sumo fresco de laranja do algarve
- 1,5 Cl Homemade Xarope Açúcar
- 1 Saqueta de chá Lipton Baunilha/Caramelo

Método de Preparação: Em um copo á parte infusionar a frio Ish Gin com o Chá Baunilha/Caramelo durante 2 minutos.


No Boston Shaker adicionar os restantes elementos, juntamente com 3 pedras de gelo grandes. Refrescar todos os ingredientes iniciais com a ajuda de uma colher de bar durante cerca de 10 segundos para uma perfeita harmonia e assim dissolver o creme de chocolate branco Mozart.

Acrescentar mais 3 pedras de gelo grandes e adicionar o Ish Gin infusionado.

Tapar o Boston Shaker e agitar fortemente cerca de 10 seg.

Servir numa taça de cocktail dupla, tipo Martini pelo método “double strain”.


Decorar o interior do copo com calda de chocolate (15 minutos no frio antes de servir), acabar com raspa de Noz-Moscada no topo.


Qual o “Cocktail” que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

A minha sugestão é o cocktail Pink Lake, espero que gostem.


Nome do Cocktail: Pink Lake – Signature Cocktail by Daniel Carvalho

Ingredientes:

- 4,5 Cl Bulldog Gin
- 1,5 Cl Bols licor natural de iogurte
- 1 Cl Xarope de Framboesa
- 1,5 Cl Sumo fresco de Lima
- 1,5 Cl Sumo fresco de limão-pera espanhola
- 1 Colher de Bar de Compota Doce Extra Cereja – Produtos do Museu
- Framboesas e Mirtilos

Método de Preparação: Em um Boston Shaker, adicionar a lima, 1 framboesa, limão-pera, Xarope de Framboesa, Compota de Cereja e o Licor de iogurte juntamente com 3 pedras de gelo. Refrescar o licor de iogurte e misturar os ingredientes iniciais com a ajuda de uma colher de bar durante cerca de 10 segundos.

Acrescentar mais 3 pedras de gelo e adicionar o Gin Bulldog.

Tapar o Boston Shaker e agitar durante cerca de 10 segundos.

Servir numa taça de cocktail dupla, tipo Martini pelo método “Double Strain”.

Decorar com 1 framboesa e 2 mirtilos em palito embebido em sumo de lima, pulverizados com açúcar de baunilha.

Um cocktail arrojado com ingredientes distintos, de seu sabor cítrico e toque a frutos silvestres.


Sabor equilibrado pela doçura da cereja e acidez da não usual escolha de limão-pêra fazem deste cocktail uma total experiência de sabores e beleza com a sua límpida coloração.


Obrigado Mestre Francisco Guerreiro por mais uma oportunidade de nova rubrica no seu ilustre Blog Mixologia – Cocktails & Mistura Fina.

Votos de continuidade do excelente trabalho. Grande abraço.

Daniel Carvalho