Estava um final de tarde radioso, soprava uma brisa do oceano que provocava um bem-estar no magnífico Resort Vila Vita Parc, situado na costa algarvia, em Armação de Pêra, Algarve. Como sempre o ambiente bastante acolhedor do Resort deu-me as boas vindas. A harmonia dos jardins e espaços de lazer e a atmosfera foi propícia a uma tarde de partilha de saberes e conhecimentos acerca do Bartending, com o meu amigo Joaquim Veras, Supervisor de Bares.
Assim vou observando o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, em Portugal e além fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.
Confesso que já á algum tempo tinha a vontade de dar a conhecer este profissional de bar, por tudo o que ele representa, assim, é com enorme prazer que vos apresento Joaquim Veras, o Supervisor de Bares no Resort Vila Vita Parc, ingressou na empresa como Barman no ano de 1992, pelo seu profissionalismo, trabalho e dedicação actualmente é líder da brigada de bares desta unidade hoteleira de excelência.
Joaquim Veras, em primeiro lugar os meus sinceros agradecimentos pelo facto de partilhares momentos com “Cocktails & Mistura Fina”. Quando inicias-te na profissão?
O prazer é meu, obrigado pelo apoio que tens dado ao Barmen, pela divulgação que fazes desta profissão. Iniciei a minha actividade profissional na área de Bar no Borda d'Agua Aparthotel, como trabalho de verão, decorria o ano de 1981 e nos anos seguintes também como trabalho de verão no Scorpions Disco Bar, em1982e no Summertime Disco Bar, em 1983. Esta minha actividade completava o Curso de Bar que estava a frequentar na Escola Hoteleira de Faro.
Qual é a tua formação de base como Barman?
Conforme referi a minha formação de base Com na área de Bar/Restaurante foi na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro, no inicio dos anos 80, onde recebi ensinamentos de extrema utilidade e que proporcionaram abraçar esta profissão.
Sei que o Hotel Montechorro, prestigiada unidade hoteleira, situada na capital do turismo do Algarve, Albufeira, marcou-te pelo positiva o teu inicio como profissional de bar.
Sim, em 1983, entrei no Hotel Montechoro como estagiário tendo por meta realizar o estágio do Curso de bar da Escola Hoteleira de Faro. Pelo meu desempenho foi convidado a fazer parte da brigada de Bar desta prestigiada unidade hoteleira, conforme referis-te, na qual aprendi bastante pois era considerada uma das melhores “escolas” pelo gabarito da sua brigada liderada por Jorge Moniz Pereira, onde permaneci até ao ano de 1992, tendo progredido na minha carreira e atingiu a categoria de Barman.
No ano de 1992, recebes-te o convite para trabalhares na Vila Vita Parc onde manténs até ao momento?
Sim, foi o desafio às minhas capacidades profissionais o qual aceitei de imediato pois significava a precursão na minha carreira e apesar de me encontrar inserido numa Brigada formada por grandes profissionais, o convite abria-me novas perspectivas em termos pessoais pois tinha uma vontade enorme e contactar com novos métodos de serviço, clientes, tipo de gestão, também significava uma oportunidade para evoluir na minha profissão. Com trabalho, dedicação, empenho, fui recompensado e actualmente sou o líder dos bares do Hotel Vila Vita Parc.
(Joaquim Veras, com o Bartender João Severino que preparou o Display do Cocktail do Dia a Margarita)
Está provado que a organização é fundamental, o profissionalismo demonstrado perante nas mais diversas situações marca a diferença, como, a elaboração da carta de bar, promover novos “cocktails”, produtos, marcas, animação, em suma novos conceitos com a participação dos profissionais de bar e outras entidades em prol da qualidade e excelência, tudo isto factor de desenvolvimento do negócio e fidelização do cliente.
( O Bartender Paulo Gomes a preparar o display de promoção do Cocktail do dia)
Joaquim Veras, sei que és bastante dedicado á profissão e estás atento ao que se passa no mundo da hotelaria e do Bartending. Quais os cursos e formações que frequentas-te para solidificar os teus conhecimentos?
Sou realmente muito exigente comigo mesmo, procuro ser competente naquilo que faço, para que tal, frequentei vários cursos complementares, de Inglês e Francês, especializações na preparação de Cocktails e Long Drinks, na Associação Barmen de Portugal, Hotel Management Course Master Delta Universidade de Évora, Curso de Recepção, Curso de Higiene Alimentar e Segurança no Trabalho, acções de formação em várias temáticas na área da hotelaria, como, Barista Delta, Chás by Ronnfeldt, Charutos by Casa del Habano, entre outras, o que me permite desempenhar a minha função com elevado profissionalismo.
Consideras então de extrema importância uma constante actualização e formação?
Como nota devo dizer que quando se ama o que se faz, cada momento é importante para a realização pessoal e profissional, foi o que tem vindo a acontecer comigo, ao adquirir conhecimentos e saberes acerca da hotelaria em especial da arte do Bartending, permite-me partilhar com inovação, criatividade e diversidade, os mesmos, com meus colaboradores e interessados, apresentando novas técnicas da mixologia avançada, gestão, atendimento e acolhimento, resultado das minhas pesquisas, experiências vividas com outros profissionais de renome mundial, da dedicação e paixão, tendo sempre em vista o serviço de qualidade e excelência.
Participas-te em vários Concursos de Cocktails na Associação Barmen de Portugal. Que recordações?
Foram momentos que me marcaram a nível pessoal e profissional, recordo-me da participação em massa dos Barmen nos vários Concursos, na altura os profissionais de bar apresentavam já grau de técnica apurada, com criatividade nas decorações e muito profissionalismo. Tive o privilégio de ver o meu trabalho reconhecido pelos Júris em especial na Técnica e no tempo, na classificação esteve sempre no pelotão da frente.
Agora fala-se mais em Mixologia avançada ou na molecular, isto no que se refere às tendências do Bartending mundial. Qual a tua opinião?
Temos que acompanhar o que de bom se fazendo pelo mundo fora em termos da criação de novos “Cocktails”, apostar na inovação, criatividade e diversidade, mas sempre com qualidade, sob pena de má utilização dos produtos ou marcas e desta forma prestarmos um mau serviço e denegrimos a imagem dos mesmos e do Barman.
Então consideras que a Mixologia é uma tendência na qual devemos apostar?
Sim, hoje temos uma grande diversidade de produtos de qualidade, uma paleta de xaropes que veio enriquecer as nossa criações, é necessário não ter medo de criar, porque pode sair mal, temos que continuar a criar respeitando a qualidade, o padrão, surpreendendo os nossos clientes com “Cocktails” apelativos, com novos sabores, texturas e aromas, para isso acontecer temos ter gosto e talento para criar.
A Mixologia tem por objectivo descobrir novas misturas, quer a avançada quer a molecular, temos que aproveitar a culinária para transformar os produtos como os caramelizar, macerar ou efectuar infusões, pois assim, podemos obter novas texturas, produtos, que são um valor acrescentado para as composições de bar e inovadoras. Mas para tal torna-se importante a formação adequada a esta arte, o Bartending.
Joaquim Veras, sei que tens um gosto especial pelos “Cocktails Assinatura”?
Sem dúvida que os “Cocktails Assinatura” são a minha paixão, pois permite trazer algo diferente, dar largas à imaginação nos sabores, nos aromas, nas texturas, para mim é um jogo de criatividade, que usa o instinto para agradar, a irreverência de criar, sempre com o cuidado de não rotular as bebidas, mas sim proporcionar a novidade e satisfazer o cliente com um serviço de excelência, com o cunho especial do Barman.
Achas que os “Cocktails Assinatura” são uma tendência para ficar?
Bem, na minha opinião os “cocktails Assinatura” podem ficar, mas o conceito é a inovação constante, não digo que os mais agradáveis e solicitados pelos clientes não possam a vir ser tendência, isso pode significar também o reconhecimento pelo excelente trabalho do Barman, o criador.
Estamos quase no final de Joaquim Veras com “Cocktails & mistura Fina – Francisco Guerreiro”, tens uma surpresa para quem acompanha este Blog, a criação de três novos “Cocktails Assinatura”. Como te inspiras para uma nova criação?
Tenho o privilégio de trabalhar no Resort Vila Vita Parc, que me oferece uma envolvência única, virada ao oceano atlântico, onde a maresia é patente, bem como, os espaços verdes onde posso encontrar desde plantas, flores, ervas aromáticas etc, para além da diversidade e qualidade do portfolio dos produtos que temos ao dispor o Resort.
Qual o primeiro “Cocktail Assinatura” com que nos vais presentear?
Enquanto te aguardava, olhei o oceano e maresia, fez-me lembrar Ostras, com a qual veio-me à memória produtos Premium, assim como G’Vine Floral, Hendricks Gin, Aperol, chá príncipe, ostra fresca e gotas de limão…
Vila Vita Martini
Ingredientes:
G’Vine Floral
Hendricks Gin
Aperol
Chá príncipe
Preparado no Mixing Glass
Serve-se em taça a cocktail dupla.
Decoração complemento, um ramo chá príncipe e uma Ostra com gotas de limão.
Sempre a surpreender Joaquim Veras preparou o segundo “Cocktail Assinatura” o Apple Rosemary, colocando a sua criatividade à prova…atesta a qualidade dos ingredientes…refrescante divinal à base de…
Apple Rosemary
Ingredientes
Tequila Centenário
Rum Havana 3 anos
Sumo de Maça Fresh
Raminho de alecrim
Preparado no shaker
Serve-se no tumbler.
Decora-se com um bago de uva branca e raminho de alecrim
A terminar esta magnífica tarde de partilha de conhecimentos, saberes, acerca do Bartending, com Joaquim Veras, Supervisor de Bares na Vila Vita Parc, o terceiro “Cocktail Assinatura”, onde a mistura entre os ingredientes resultaram em mais um fantástico momento de criatividade.
Perfect Touch
Ingredientes:
Vodka Absolut Pears
Licor Chambord
Slim Tónica Schwepps
Pepino
Groselhas frescas
Preparado no Shaker
Serve-se no tumbler, aromatizado com pepino e groselhas frescas, preenche-se com Slim Tónica.
Caros amigos, aqui mais um “Cocktails & Mistura – Francisco Guerreiro com”, desta feita com Joaquim Veras, espero que gostem, para mim foi um enorme prazer partilhar os saberes e conhecimentos acerca do Bartending e contribuir para a evolução desta profissão, que considero muito bonita, quando desempenhada com profissionalismo, dedicação e paixão.
Foi um fim de tarde magnífico no ALADIN BAR na VILA VITA PARC em Armação de Pêra com o meu amigo JOAQUIM VERAS, Supervisor de Bares, onde a troca de saberes e conhecimentos foi servida com requinte. Obrigado por mais este momento!
Sem comentários:
Enviar um comentário