Final da tarde em Portimão, o sol continuava a brilhar, soprava uma pequena brisa. Havia que tomar a decisão qual a roupa apropriada para a viagem até Lisboa, já que tempo estava inconstante apesar de estarmos na Primavera.
Partimos com alguma ansiedade, ao encontro da Rita, a qual longe mas tão perto se encontra em Lisboa a tirar o Curso de Direito. As emoções estavam ao rubro entre os familiares mais próximos.
As metas têm vindo a ser conseguidas com muita dedicação, esforço, estudo, espírito de sacrifico, por parte da minha jovem universitária preste a concluir a sua licenciatura em Direito, correspondendo ao esforço extra dos pais que pretendem dar as oportunidades necessárias para que a sua formação pessoal, académica e profissional seja uma realidade e assim esteja preparada para a vida activa.
Pois bem, pouco trânsito, aí vamos nós a caminho da A22, a fim de seguirmos pela A1. Portagem, não esquecer a tirar o bilhete de entrada na auto-estrada. Em Grândola uma breve paragem para retemperar as forças, mais um
cafezinho…
Seguiu-se a viagem, eis que chega o pagamento da portagem, bem caro 32.40€, mais outra 3.35€. Quase meio depósito de combustível, recuso-me a dizer o preço… Isto é um aparte … pois a vida está cara…quase não se aguenta a pressão para falar no momento económico actual do país e do mundo… Imaginam ida e volta?
Cerca das 23 horas de sexta-feira, véspera do grande dia a Bênção das Pastas, chegamos a Benfica, onde fomos recebidos com uma alegria pela Rita. A agitação era enorme, mais umas fitas de última hora, as que faltavam colocar na pasta. Foram ultimados os preparativos da capa… A noite avançava muito rapidamente…
Bem cedo começou uma enorme agitação, todos com os olhos postos na figura da jovem universitária que procurava se apresentar com o seu traje Académico de forma correcta e espelha-se com o mesmo o brilhantismo com que tem vindo a prosseguir os seus estudos.
9 Horas, estava na altura de se dirigir á cidade Universitária, para onde os sonhos de muitos jovens e famílias marcaram encontro, cada com a sua fé, iria jubilar de alegria, com o sentimento de dever cumprido.
O trânsito como sempre caótico em Lisboa, estacionamento a Km do local do evento já que as famílias convergiram de todos os pontos do país, para o mais perto possível assistir ao momento que marca para sempre a vida de um estudante o
terminus da etapa para muitos e o trampolim para novos voos para outros…
Eis momento, os gritos Académicos, os cânticos, os sorrisos apertados pela emoção, o olhar em volta na procura do familiar ou amigo. Em fim o mar de gente desejosa de abraçar os mais queridos e dar os parabéns pelos objectivos conseguidos.
Pastas bem levantadas, fitas ao vento cada qual com a sua cor conforme o curso de eleição, olhos húmidos, brilho, gritos de alegria… Capas no ar como quem procura a rota a seguir…muita, muita emoção. Valeu o esforço, quero mais…
Valeu o esforço, esta etapa dos vencedores chegou ao fim de um princípio de uma nova vida…
Por decreto-lei da vida humana e resultado da conjugação de dois artigos que te amam desde sempre vieste ao mundo das regras, normas
que só podem ser cumpridas com a colaboração da Advocacia. Caminho que decidiste seguir...