terça-feira, 13 de novembro de 2018

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Jeferson Santos, Head Bartender, no Restaurante Taste, em Carvoeiro, Algarve.


Olá a todos, neste meu e Vosso, espaço, continue a divulgar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, e, outras vertentes do mundo do bar em Portugal, e, além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, e, bem como à descoberta de profissionais de Bar, que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas de grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O Cocktails & Mistura Fina, continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Jeferson Santos, Head Bartender, no Restaurante Taste, em Carvoeiro, Algarve.

Já à algum tempo, que acompanho o percurso profissional de Jeferson Santos, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais.


Autodidata, um profissional de excelência, amante do mundo do bar, sempre atento às novas tendências, ininterruptamente disponível para implementar os seus conhecimentos, nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências, tendo por meta evoluir na profissão que escolheu.


Jeferson Santos, é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com…Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Jeferson Santos, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é Restaurante Taste Carvoeiro.


Qual a função que desempenhas? Desde quando? 

Sou Head Bartender, desde 2016.


Jeferson Santos, faz uma breve discrição, do bar, do restaurante Taste? Qual o “tipo de serviço” que oferecem aos vossos clientes?

Temos um bar funcional e compacto, oferecemos aos clientes, um serviço com uma carta que os permite desfrutar de cocktails durante todos os momentos do jantar, desde dos Aperitivos até aos cocktails de Sobremesa, sendo que nossa carta é 100% “Signature”, e optamos sempre que possível por usarmos ingredientes "homemade", o que dá ainda mais personalidade aos nossos cocktails.


Jeferson Santos, qual a tua formação a nível do Bar?

Sou autodidata, posso dizer que tenho uma formação continua de bar, já que todos os dias estou aprendendo e desenvolvendo algo novo.


Tive minha primeira formação profissional, em 2017, com os cursos de Mixologia Moderna e Molecular, na escola Bartending Project, em Albufeira.


Jeferson Santos, como começou o gosto pela profissão?

Eu me apaixonei pela profissão quando em 2009, fui trabalhar no Diagonal Rock Bar, na Praia da Rocha, começando como barback e evoluindo até à função de bartender.


Qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

Esta é uma profissão em que as possibilidades de criação é tão vasta quanto a nossa imaginação. É uma profissão elegante e desafiadora por natureza, e que esta sempre em constante evolução.


Jeferson Santos, como está a ser a evolução na vertente da Mixologia em Portugal?

Portugal esta cada vez mais próximo de se tornar um dos principais polos em Mixologia da Europa. Possuímos profissionais de grande qualidade e de renome internacional. E por ser uma nação multicultural, Portugal tem como privilegio uma enorme quantidade de referencias, ideias e experiências e isso por sua vez se reflete na Mixologia portuguesa.


Qual a importância na tua opinião acerca do “gelo” a utilizar na preparação das bebidas simples ou compostas / cocktails?

O gelo é essencial na mixologia. A qualidade da agua é fundamental para preservar e intensificar o sabor dos demais ingredientes do cocktail. O gelo alem das funções de diluição e controle da temperatura, ele tem cada vez mais se destacado também na composição da decoração da bebida.


Jeferson Santos, podes partilhar alguma criação tua como por exemplo: Bittter, xarope ou outro ingrediente?

(receita / método de preparação).

Nos últimos tempos tenho vindo a desenvolver as minhas capacidades na elaboração de produtos “homemade”, deixo aqui a minha proposta de elaboração de um Vermouth.

Vermouth de Porto Branco Seco

Ingredientes:

Porto Br Seco
Maça
Canela
Anis
Jasmim
Flor de Sabugueiro
Poejo
Lascas de Carvalho

Método de preparação:

Infusionar os ingredientes em sous-vide a 65 graus, durante uma hora.

Devido o Vinho do Porto já ser fortificado, não é necessário acrescentar outro fortificante, ao Vermouth, bastando acrescentar o extrato de absinto para finalizar.


Como tem sido a experiência em participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Classificações?

Meu primeiro concurso foi o Barman do Ano, 2017, foi uma experiencia sem precedente, na minha carreira profissional, e tive a felicidade, de receber a 3ª Menção Honrosa.


Este ano não participei em concursos, ao invés, eu optei por desenvolver e aprimorar minhas técnicas, visando as próximas participações, em concursos.


Jeferson Santos, como avalias o momento dos profissionais de bar em Portugal?

Nós estamos numa fase de plena expansão profissional, o público tem se voltado cada vez mais à Mixologia. O Mercado por sua vez tem necessitado de profissionais qualificados, e aptos a um bartending a nível internacional.

Qual o Bartender em Portugal que destacas e admiras?

Tenho um apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Rafael Silva, Bartender, do Bovino Steakhouse.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Isso É, mais uma prova das qualidades dos nossos profissionais, que estão levando para o mundo parte dessa grande miscigenação que é cultura Lusitana moderna.


Jeferson Santos o Blogue Cocktails & Mistura Fina, sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses algumas receitas de "Cocktails", da tua autoria, com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.


Claro que sim, com todo prazer, muito obrigado pela divulgação do meu trabalho e percurso profissional. Aqui ficam os cocktails da minha autoria, espero que gostem.

O primeiro é o Lady in Red.

Uma mulher de vermelho é sinónimo de Sedução, Glamour e Mistério. Qualidades que eu tive como inspiração para este cocktail

Lady in Red by Jeferson Santos


Ingredientes:

30 ml Vodka
15 ml Vinho do Porto infusionado com pera.
15 ml Licor de Cereja
30 ml Cítrico de Lúcia-lima
15 ml Xarope de Açúcar
Albumina

Preparo e apresentação.

Shake e double strain em uma Taça de cocktail. Kebab de frutos dos bosques e Alecrim como garnish.


A minha segunda proposta é o “Eros e Psique”

Não existe emoção mais vibrante e intensa do que o Amor, e nesse Cocktail o encanto começa pelo olhar, depois passando pelo aroma e finalizando com o paladar. E depois o ciclo recomeça... Assim como o Amor.

Eros e Psique by Jeferson Santos


Ingredientes:

45 ml Light Rum
15 ml Blue Curaçao
15 ml Puré de Mirtilo
30 ml Sumo Fresco de Ananas
10 ml Xarope de Açúcar

Preparo e apresentação.

Shake e strain num como balão aromatizado com perfume de lavanda, gelo picado e uma flor vermelha como garnish.


O meu terceiro cocktail é o “Moments”.

Neste Cocktail eu quis exaltar o poder das Paixões, essa força que nos impele a conquistar nossos desejos e prosseguirmos diante dos desafios.

Moments by Jeferson Santos


Ingredientes:

45 ml Gin
15 ml Licor de Baunilha
30 ml de Cítrico de Tomilho
15 ml Puré de Maracujá
15 ml Xarope de Açúcar
3 Dash Biter de Laranja
Albumina

Preparo e apresentação.

Shaker e Double Strain.

Colocar da borda do copo um Bouquet de Tomilho fresco e flores do campo como garnish.


Por fim a minha quarta proposta.

Esta é uma releitura do clássico Gin Fizz

Tender Love by Jeferson Santos


Ingredientes:

60 ml Gin
60 ml Chá de Hibisco
30 ml Sumo de Limão
30 ml Xarope de Gengibre
5 Dash Biter de Uva

Preparo e apresentação.

Mixing glass, gaseificar usando Twist n' sparkle, usar um copo de Gim com muito gelo e colocar um limão desidratado como garnish.


Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida favorita é o Whisky.


Jeferson Santos, qual o cocktail que mais gosta de preparar?

A criação e preparação do Cocktail, é como se fosse uma obra de arte, na qual colocamos muito de nossas experiências e emoções.

Devido a um momento muito especial em minha vida, o cocktail que eu mais gosto de preparar é o “Mafia's Gold”, de minha autoria.

Fiz este “drink”, tendo como inspiração a época da Lei Seca estadunidense, período no qual foi literalmente uma época de ouro para a Mafia, mas também para a cocktelaria, já que os bartenders tinham que usar de toda a criatividade para disfarçar a má qualidade da bebida.

Mafia's Gold by Jeferson Santos


Ingredientes:

45 ml Whiskey Bourbon
15 ml Southern Confort
30 ml Sumo Limão
20 ml Xarope de Pera com Especiarias
3 dash Truth Old Time Bitters
Top com 15 ml de Vinho Madeira seco

Preparação e apresentação.

Mixing Glass, copo Old fashioned com ice ball, e fazendo um link com o ambiente dos Speakeasy, o cocktail é servido em uma cúpula de vidro com fumo.



Cada vez mais estou certo da real importância, da divulgação de temas de interesse dos profissionais de bar e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Beatriz Pires, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, 2ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.


O Cocktails & Mistura Fina, continua a realizar breves entrevistas, com os 3 primeiros classificados, do Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, que foi uma iniciativa da Escola de Hotelaria do Algarve, Faro, realizada, no dia 20 de fevereiro, de 2018.


Conforme referi no ultimo post, participaram no evento, 12 alunos, em representação do curso Bar / Restaurante, das escolas de Hotelaria do Algarve, Faro, Portimão, Vila Real de Santo António e das escolas convidadas, Tomás Cabreira, Dr. Joaquim Magalhães e Pinheiro e Rosa, de Faro.


Do programa destacou-se para além do Cocktails Challlenge, breves palestras proferidas por convidados, acerca de temáticas relacionadas com o mundo do bar e das bebidas, as quais foram seguidas por uma vasta plateia, constituída por alunos das diversas escolas presentes.


Foi sem duvida para mim, um enorme privilegio participar, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018, como palestrante, bem como, jurado, fiquei encantado. com o trabalho realizado pelas diversas escolas, em prol dos seus alunos, e, em particular pela prestação dos participantes no concurso.


Em boa hora, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, elegeu como sua representante, a aluna Beatriz Pires, do curso Técnico de Restaurante / Bar, a qual realizou uma excelente prova, tendo cativado os jurados do concurso.


Beatriz Pires, jovem aluna de 18 anos, do curso Técnico de Restaurante/Bar, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, 2ª classificada, no Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

Beatriz, muito obrigado por concederes esta breve entrevista ao Cocktails & Mistura Fina.


Beatriz Pires qual o cocktail que apresentaste a concurso?

O cocktail que apresentei foi o “Art Fredoom”, simples, onde procurei utilizar produtos regionais como os citrinos, tendo por base o Rum.

Art Fredoom by Beatriz Pires

Ingredientes:

3cl de Rum

3cl de sumo de limão natural

0,50cl de xarope de maracujá

0,50cl de groselha

Complemento: sumo de laranja natural


Método de preparação:

1° gelar shaker

2° adicionar o rum ao shaker

3° adicionar o sumo de limão natural ao shaker

4° adicionar o xarope de maracujá ao shaker

5° adicionar a groselha ao shaker

6° adicionar gelo ao shaker

7° misturar

8° colocar no copo

9° adicionar gelo ao copo

10° preencher o resto do copo com o complemento " sumo de laranja natural.


Decoração:

Metade de um maracujá tira-se a popa depois coloquei dentro da base do maracujá a framboesa, os physalis, os mirtilos e um olho de hortelã.

Onde coloquei com uma mola no bordo do copo.


Como servir:

Servir o cocktail acompanhado com um pote com doce de mirtilo e três fatias de queijo Brie Prisident, tudo em cima de uma base de tronco com uma colher ao lado do pote e depois colocar um pau de alecrim e 2 physalis, 1 framboesa e 1 mirtilo em cima da base.


Beatriz Pires qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

Esta profissão requer muito cuidado e conhecimentos. Pois é uma área que necessita de atualizações nas novas versões das bebidas.

 O profissional nesta área deve de ter muita criatividade, preparação, segurança e motivação para desenvolver o seu trabalho, para ser bem-sucedido o profissional deve ter muitos conhecimentos tais como, ter conhecimento de bebidas em geral, a sua elaboração e o seu país de origem, saber conjugar o cocktail com acompanhamentos, se possível saber mais um idioma universal para poder comunicar com clientes estrangeiros, ter conhecimento sobre cultura em geral para deslumbrar os clientes.


Lidar com os clientes é o mais essencial porque quando o cliente se dirige ao bar está à procura de relaxamento e entretenimento, o nosso trabalho é conseguir que o cliente fique satisfeito e que o mesmo regresse ao estabelecimento para mais momentos e que recomende aos amigos.

Para mim estes são os pontos altos da profissão, não é simplesmente estar atrás de bar e misturar bebidas como muitos pensam.


 Beatriz Pires qual a tua formação a nível de bar?

Estou a estudar na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, num currículo profissional. Encontro-me atualmente no 3° ano do curso.


Beatriz Pires qual a tua opinião sobre a tua participação no Concurso Cocktails Challlenge – Drinks, Bites & Stories, 2018.

O concurso foi uma experiência muito boa, faz com que se adquire mais conhecimentos e que possam-mos partilhar as nossas experiências com os outros concorrentes.


Quero desde já agradecer ao Francisco Guerreiro por divulgar a minha experiência.

Não esquecendo de todos professores que diariamente lutam connosco para conseguirmos atingir os nossos objetivos.

Agradeço aos professores David Filipe e Renato Pires pela a orientação e formação.

E à minha turma pelo apoio.


O Cocktails & Mistura Fina continua a sua missão, divulgar o que vai acontecendo no mundo do bar…muito obrigado pelo vosso apoio!