sexta-feira, 2 de novembro de 2007

De volta...Com Filme "COCKTAIL" ...Oportunidades...



Já algum tempo que não publicava qualquer mensagem. A razão claro existe, pois quando nos ocupamos em várias frentes tempos que fazer opcões.
O filme “O Cocktail” retrata de uma forma muito objectiva, várias temáticas relacionadas com a evolução da vida pessoal, escolar e empresarial bem como da Família.
O mesmo decorre em cenários de praias paradisíacas e de grande glamour.
No início foca um dos problemas que afectou e continua a afectar na maioria dos Países, os jovens, o serviço militar.
Após deixar o exército, Brian Flanagan, como jovem e ambicioso tenta encontrar emprego em Nova York, tendo deparado com um problema, a falta de estudos académicos.
Refazer a vida, no aspecto escolar, foi o passo dado pela personagem principal, interpretado pelo actor Tom Cruise. No entanto derivado ao seu estatuto social, o mesmo teve grande dificuldade na sua escolaridade, dado à sua condição financeira a qual não lhe permitiu, atingir os seus objectivos, o que levou a trabalhar e estudar ao mesmo tempo, tendo resultado sido negativo a nível escolar apesar do enorme esforço que fez.
O trabalho escolhido foi o de Bartender, num bar com sistema de serviço inovador para a época, o que fez com que a aprendizagem fosse dificultada, bem como a falta de tempo para se aplicar nos estudos fosse óbvia.
A ajuda e compreensão facultada pelo Head Bartender Doug Coughlin, um excelente profissional e conhecedor da vida contribuíram, para uma empatia e cumplicidade que proporcionou mais tarde uma evolução bastante rápida no aspecto profissional bem uma amizade profunda.
Da salientar a implementação de novas técnicas na preparação das bebidas simples ou compostas em especial das composições de bar, as quais permitiram maior animação e entretenimento, assim como a promoção de novas bebidas, maior volume de receitas, o que poderá querer dizer maior rentabilidade no negócio
Este filme chama também a atenção para o preconceito das classes sociais, criando barreiras ao envolvimento de pessoas de diferentes extractos, apesar e existir afinidade ou não.
Apesar das diferenças Doug Coughlin, partilhava a vida amorosa com alguém de extracto social elevado com o objectivo de viver em grande, acabou por se suicidar.
Por outro lado Brain Flanagan procurava alguém que lhe proporcionasse não só uma vida confortável, mas que o ama-se. Era um eterno sonhador. Finalmente e após várias peripécias conseguiu atingir os seus objectivos com sucesso. Uma Família, um negócio único e com futuro.
O filme também contribuiu para a implantação de novos sistemas de concepção do bar, o American System, mais prático, atractivo, com mais eficiência, rapidez de serviço, qualidade de produtos e rentáveis desde que utilizados devidamente, novos utensílios e maquinas adequadas à nova realidade bem como conceitos de gestão mais avançados, momentos únicos de animação, bem como ao aparecimento do Free Style Bartending.
Nos nossos dias o Americam System, continua ser implementado por todo o mundo, com grande sucesso empresarial.



terça-feira, 17 de julho de 2007

Regina Spektor - Bartender (live) / PARA QUANDO AS OPORTUNIDADES






O meu olhar percorre caminhos sem fim, á procura das oportunidades para os grandes profissionais de hotelaria que ao longo de mais de uma vintena de anos têm dado cartas nos vários países com elevado êxito, nos grandes transatlânticos marcam a diferença pelas suas capacidades profissionais e de facil adaptação ás tarefas, normas, a novas técnicas de vendas, atendimento e acolhimento, sendo os mesmos considerados uma mais valia. No entanto em Portugal tardam em ter um lugar para desempenhar a sua função e claro terem direito a um salário a condizer com a sua importância na economia das empresas e do país. Aos poucos vejo os melhores recém formados em cursos profissionais nas mais diversas secções da Hotelaria, todos os anos, a rumar a outras paragens na busca das oportunidades que aqui lhes são negadas.
Entretanto continua-se em Portugal a apostar em mão de obra barata, sem qualificação, a dar mais oportunidades a curiosos sem formação, ou quaisquer capacidades profissionais para o desempenho das funções, nas mais diversas posições da hierarquia da Indústria Hoteleira. Será desta forma que as nossas empresas se tornam mais competitivas? Será desta forma que vamos atingir o grau de qualidade e de excelência que se fala à boca cheia? Sendo o Turismo um dos principais vectores de desenvolvimento do nosso país não seria preferível dar condições e reconhecer os profissionais qualificados?

A minha magoa tem-se vido a acentuar pois estou na Hotelaria desde os meus 11 anos ou seja desde 1968 , como Formador desde o ano de 1985 e cada vez mais vejo acontecer atentados á dignidade dos profissionais do sector.

A simbolizar o que acima referi gostaria de destacar, Fernando Leote, um grande amigo, colega, excelente profissional, que quer em Portugal quer além fronteiras, tem representado os profissionais de hotelaria em especial no dominio da Alimentação e Bebidas com elevado grau de profissionalismo e sucesso nas mais variadas Empresas de renome Mundial. Um estudioso da arte de preparar as bebidas simples ou compostas, bem como das mais diversas iguarias da gastronomia. Com enorme criatividade, força de vontade e muito trabalho, desenvolveu novas técnicas da arte de decorar, de forma a PROPORCIONAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE E INOVADOR, capaz de captar a atenção de um maior número de clientes, aumentando assim o volume de vendas.

De realçar que Fernando Leote representou Portugal em vários concursos de Cocktelaria a nível Mundial tendo obtido honrosas classificações. Entre outros saliento a presença nos seguintes países: Espanha, Singapura, Áustria, Brasil, Cuba e Japão.







Atualmente Fernando Leote desempenha a função de Bar Manager do Cruzeiro Grand Cristal no qual lidera uma brigada de 72 elementos.


Sendo assim um exemplo para todos os profissionais que desejem agarrar a OPORTUNIDADE!!!


Bem haja Amigo!

Different Brazilian cocktails

Laphroaig Whisky

segunda-feira, 9 de julho de 2007

COMO PREPARAR TEQUILA SUNRISE

TEQUILA SUNRISE Long drink ( highball )

4.5 cl Tequila

9.0 cl Orange juice

1.5 cl Grenadine syrup

Pour tequila and orange juice directly into highball with ice cubes. Add a splash of Grenadine syrup to create chromatic effect (sunrise), do not stir. Garnish with orange slice and cherry, straw and stirrer.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Tea Partay & All In This Tea/ Às 2H por 3H o Chá das 5H- Cef-Bar






Às 2H por 3H o Chá das 5H.





Com a finalidade de proporcionar uma melhor preparação para a vida activa e prática de serviços de Cafetaria, aos alunos do cef-bar da Escola Bàsica António da Costa Contreiras de Armação de Pera, quinzenalmente a Equipa Formativa decidiu levar a efeito na sala de professores da Escola um serviço de cafetaria denominado Five O'Clock Tea. Durante o mesmo os alunos tinham possibilidade de preparar a sala com as mesas e atoalhados bem como, copos , chávenas , utensilios, assim como toda a restante mise-en-place inerente ao serviço a praticar.

Durante o mesmo foram servidas para além dos vários tipos de Chá, Bolos gentilmente oferecidos pelos pais muitos deles feitos em conjunto com os filhos, no acto muito importante de colaboração para com a formação dos mesmos. Também eram servidas Composições de bar sem alcool, harmoniosamente decoradas com a criatividade dos alunos, dando largas á sua imaginação. Foram momentos aproveitados para interagir com o corpo docente, serviços administrativos e demais funcionários, nos quais poderam ser observadas as aprendizagens e conhecimentos dos alunos e assim os preparar para a vida activa bem como para o seu enrequecimento como homens e mulheres profissionais de amanhã.

Latte art

domingo, 17 de junho de 2007

ECOS DA ACÇÃO" PIANO BAR "DO CEF BAR DA ESCOLA BÁSICA DE ARMAÇÂO DE PERA




De volta à acção "Piano Bar"

Após a realização da acção "Piano bar", levada a cabo pelos alunos da Turma Cef-Bar e Equipa Formativa da Escola Básica António da Costa Contreiras de Armação de Pera, na qual demonstraram os conhecimentos e aprendizagens adquiridas na área tecnologica de Bar, durante o ano lectivo de 2006/7, muitos têm sido os "Ecos" recebidos pela maioria dos convidados.



Os Pais, Encarregados de Educação e Familiares, manofestaram a alegria , apreço e muita esperança no futuro dos seus filhos, pela forma como os viram evoluir nas mais diversas tarefas.


Os Formadores de Bar/ Restaurante, convidados a assistir à acção " Piano Bar", respectivamente Renato Pires da Escola Básica Francisco Cabrita de Albufeira e Luis Geraldo da Escola Básica João Aboim de Estombar, destacaram as capacidades Teóricas e Práticas dos alunos assim como o seu desempenho na preparação das Bebidas Simples ou Compostas, bem como das Técnicas de Atendimento e serviços de Bar.




Gostaria também de salientar o "Eco" de Licinio Pereira, colaborador da Rádio FM Algarve de Silves que acompanhou in - loco o evento dando os parabens a todos os envolvidos. Na manhã seguinte levou á antena da Rádio informações acerca da forma com decoreu o mesmo. Salientou o desempenho e a importância de acções do genero no sntido de proporcionar aos Jovens momentos de responsabilidade e de divulgar à comunidade em geral as aprendizagens e conhecimentos adquiridoas nas diversas áreas.Referiu que por certo estes Alunos jovens Barmen e Barmaids irão contribuir para uma melhor qualidade de serviços e outros novos horizontes na continuidade do seu percurso Escolar se prespectivam.


O meu agradecimento pelo "Foto Slide Show" e pelas palavras de incentivo.

Posso concluir que esta acção foi mais passo de gigante para uma verdadeira integração na vida activa e no mercado de trabalho proximo futuro da Turma Cef Bar. Felecidades!!!

FORMAÇÃO-VISITA DE ESTUDO CEF-BAR A ESTREMOZ E CAMPO MAIOR-INCENTIVO A UMA PERFEITA INTEGRAÇÃO NA VIDA ACTIVA

A formação e em especial a direccionada aos jovens devem dar oportunidade aos mesmos de um verdadeiro conhecimento pratico e teórico das diversas matérias, assim a Equipa Formativa do Curso de Bar da Escola Básica Antonio da Costa Contreiras de Armação de Pera , proporcionou e organizou uma viagem de estudo a Estremoz às Caves Seis Reis e a Campo Maior aos Cafés Delta.












Esta viagem de estudo permitiu aos alunos verificaram in loco os diversos momentos de produção dos vinhos de mesa, bem como o seu contexto com a história e costumes da zona de Estremoz, rica pelo facto de pelo espaço terem passado 6 Reis de Portugal.










De salientar a forma cordial como fomos recebidos bem como as explicações e conhecimentos transmitidos acerca da arte de fazer o vinho, referências históricas e a sua importância para a afirmação no contexto Nacional e Internacional.





O Grupo Nabeiro dos Cafés Delta tem sido um colaborador muito importante e bastante activo em especial para com a Turma Cef Bar de Armação de Pera , pois já nos brindou com a presença de Tecnicos conceituados numa aula memorável na qual foram abordados e transmitidos conhecimentos acerca do Café, cujo o tema foi "Do Grão do Café até à Chávena", tendo finalizado com a apresentação de um video com o Tema "Barista Brasilia".


A Fabrica dos Cafés Delta em Campo Maior marca a sua diferença pela utilização das novas tecnologias, nos cuidados com a Higiene Alimentar e Segurança no Trabalho, bem com uma proximidade com os Clientes e Consumidores. O seu Museu reporta a evolução da produção do café ao longo dos tempos até aos nossos dias, sendo imperdivel a sua visita.
Destaque também o papel Social prestado pelo Grupo Nabeiro.


Assim esta visita possibilitou aos alunos, conhecimento e aprendizagens que irão contribuir para uma melhor integração na vida activa , bem como formação nas técnicas de serviços de Bar.


Para mais tarde recordar, momentos de convivio entre todos os participantes os quais serviram para fortalecer os laços de amizade e respeito mutuo.
Bem Hajam.

terça-feira, 12 de junho de 2007

CEF-BAR ESCOLA BÁSICA DE ARMAÇÃO DE PERA, LEVA A EFEITO "GARDEN COCKTAIL PARTY"

A Turma Cef -Bar da Escola Básica António da Costa Contreiras de Armação de Pera, levou a efeito nos Jardins da mesma, um Garden Cocktail Party no qual preparou e serviu composições de bar sem álcool e demonstraram a sua criatividade na preparação de decorações de bar.







Esta acção teve por finalidade dar a conhecer à comunidade escolar em geral os conhecimentos e competências adquiridas ao logo do ano lectivo assim como promover o curso de bar, dando a conhecer algumas tarefas e serviços realizados pelos Barmen e Barmaid na sua actividade profissional.




Com a colaboração e disponibilidade dos pais os quais ofereceram bolos diversos, muitos deles feitos em colaboração com os filhos, também foram efectuados serviços de cafetaria e sobremesas, tendo sido uma oportunidade de observar os conhecimentos dos alunos nas técnicas de serviço de bar.







































































Durante a acção os alunos explicaram e deram informações acerca das receitas das composicões e decorações apresentadas aos colegas de escola, tendo se verificado por parte dos mesmos alguma surpresa pelo grau de dificuldade na preparação das bebidas compostas apresentadas.
No entanto estes demonstraram muito interesse na actividade.











Posso concluir que o Garden Cocktail Party foi um momento de descontracção o que possibilitou um contacto e uma interacção bastante positiva com a Comunidade escolar.


















Como sempre tem acontecido a Equipa Formativa coordenada pela Profª Branca Netto Parra participou activamente neste evento assim como por parte do Conselho Executivo recebemos o apoio incondicional.




De salientar que os Jardins da nossa Escola têm vindo ser arranjados e tratados pelos Alunos do Cef- Jardinagem Coordenados pelo Profº Pedro Silva e em especial pela Profª Patrícia responsável pela área Tecnológica de Jardinagem. A turma Cef Jardinagem tem tido um papel muito importante na qualidade dos espaços verdes desta Escola.


Também coordenado pela Profª Célia Santos durante este ano lectivo decoreu o Curso Cef - Administração a qual em conjunto os restantes são uma mais valia para os alunos da nossa Escola.