quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curso de Mixologia Molecular By BETO FERREIRA

Cocktail “MONCHIQUINHA” para a Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” By José Guerreiro.


A “CONFRARIA DO MEDONHO OS MONCHIQUEIROS”, Associação, recentemente criada, actualmente a proceder às demarches para o acto eleitoral, está no bom caminho realizando o trabalho para o qual foi criada. As parcerias apesar de verbais estão a funcionar, fazem com entidades e anónimos fiquem atentos ao se vai escrevendo e falando acerca desta magnifica Aguardente de Medronho em especial a de Monchique.


Já aqui divulguei o convite por “CONFRARIA DO MEDONHO OS MONCHIQUEIROS” no sentido de colocar a criatividade dos Barmen à prova, na elaboração de Cocktails à base da Aguardente de Medronho de Monchique, acção conjunta com a Associação Barmen Barlavento Arade. Os resultados estão à vista, Já tive o privilégio de preparar dois “Cocktails” e desta feita o BARMAN JOSÉ MANUEL GUERREIRO, Membro da Direcção da Associação Barmen Barlavento Arade, a trabalhar no Yellow Alvor Hotel, também aceitou o desafio e elaborou mais dois "Cocktails" originais à base de Medronho de Monchique, os quais foram publicados no Blog da Confraria:

http://confrariadomedronhomonchique.blogspot.com/

http://www.facebook.com/profile.php?id=100002600881556&sk=wall

José Guerreiro tem obtido honrosas classificações em concursos de índole nacional e internacional, entre os quais se destaca: 1º Class no Festival Quinta Barranco do Longo Rosé, organizado pela Associação Barmen Barlavento Arade, 1º Class no concurso Marie Brizard, em representação da Associação Barmen do Algarve que o levou a representar Portugal em França, no 27th International Bartender Seminar, em Bordéus onde obteve o 5º lugar mundial e recentemente foi 1º Class no II Festival Andaluzia Algarve, a teve lugar em Cádis (Espanha).

A criatividade de José Guerreiro na preparação do Cocktail “MONCHIQUINHA” foi ao encontro de produtos da região, o medronho, a canela, o mel e rosmaninho, misturando-os com a frescura da lima. O resultado aqui fica, para todos os amantes das composições de Bar ou “Cocktails”.

"MONCHIQUINHA"

Ingredientes:

4 cls de aguardente de medronho envelhecida;

20 Gramas de Mel de Monchique ou Q.B (Rosmaninho)

1/2 Lima aos cubos

Método de preparação: Muddler, Boston Shaker.

Macerar os cubos de 1/2 Lima com 20 grs Mel Rosmaninho ou Q.B, adicionar 4 cls de Medronho e gelo moído no Boston Shaker agitar levemente

Serve-se: No copo a Caipirinha ou especial de 25 cl

Decora-se: Rodela de Lima com no bordo do copo e Pau de canela e uma flor de Rosmaninho da Serra, dentro do copo.


Primeira Rota do Petisco de Portimão, organização da “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva”


Mais uma agradável surpresa, desta feita em Portimão, a “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva” que adoptou a sigla abreviada de TDI, é uma associação sem fins lucrativos que iniciou a sua actividade a 16 de Março de 2011 em Portimão, fundada por um grupo de pessoas que partilham um Impulso comum.


Da partilha dos Impulsos da individualidade de cada um, pretende gerar uma Teia que os una e os capitalize, para a promoção dum bem-estar comum na comunidade onde cada um se encontra inserido.

Desde de Abril de 1977 que faço parte de uma Associação Sócio -profissional, a Associação Barmen de Portugal, a 20 de Fevereiro de 2010, fui membro fundador da Associação Barmen Barlavento Arade, com sede em Portimão, onde tenho vindo a participar nos mais variados tipos de eventos, tendo como objectivo, a valorização, pessoal, cultural e profissional dos associados, bem como a promoção de Entidades, produtos e marcas, em especial as excelentes potencialidades turísticas do Algarve e de Portugal.

http://www.facebook.com/barmenbarlavento.arade

Gostaria de reforçar a opinião de que são as forças vivas, as comunidades locais, o motor de desenvolvimento, da cultura, do desporto, da gastronomia, dos vinhos, dos produtos diferenciadas de cada local, região ou país, assim como, do desenvolvimento da economia. De pequenos actos podem nascer grandes iniciativas, coroadas de êxito, para tal temos que passar as ideias de cada um à prática.

Foi o que fez em Portimão, a recém-criada associação Teia D’Impulsos que propõe a primeira edição da Rota do Petisco, num desafio à descoberta dos melhores sabores da gastronomia e da doçaria locais a preços anti-crise, contando para o efeito com a participação de 23 restaurantes e oito pastelarias.

Esta iniciativa segundo a organização surgiu com o principal objectivo de dinamizar a restauração e o comércio local, dirigindo-se tanto aos cidadãos que residem no concelho, como a todos os que visitam Portimão.

Durante 30 dias a partir de 3 de Setembro e prolonga-se até 2 de Outubro, 23 restaurantes e oito pastelarias aderiram à primeira Rota do Petisco de Portimão. A ideia é divulgar a gastronomia e doçaria locais a preços anti-crise. A ementa deste roteiro é composta por um petisco e uma bebida a 2,5 euros.

Para ser mais preciso a modalidade “Petisco” é composta por um prato e uma bebida por 2,50 euros, enquanto a modalidade “Doce Regional” inclui uma sobremesa e bebida, com o preço de 2 euros - um preçário assumidamente popular.

A oferta é variada, apela á gastronomia local e vai desde a:

Açorda com filete pirilau e copo de vinho,

Salada de ovas e imperial,

Morcela com pimentos e amêndoas e sumo,

Sardinha albardada e copo de vinho,

Papinhas de berbigão e cerveja,

Enchidos regionais e copo de vinho

Estupeta de atum e imperial

Estes são apenas alguns dos sabores típicos da região que vão marcar presença na Rota do Petisco de Portimão. E cada ementa a 2,5 euros…!

A iniciativa, que arranca no dia 3 de Setembro e prolonga-se até 2 de Outubro, é o primeiro projecto da Associação Teia D´Impulsos, foi apresentada, esta segunda-feira, no Museu de Portimão. Tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e “pretende estimular um passeio a pé pelo centro da cidade, na degustação de variadas ementas a preços especiais, tendo por base os produtos locais”, como explicou Nuno Vieira, o presidente da nova associação, durante a apresentação do projecto, que ontem teve lugar no Museu de Portimão.

Segundo o vice-presidente da Teia D’Impulsos, Luís Brito, “o objectivo da nossa associação criar novas sinergias entre os particulares e as entidades públicas e privadas ligadas ao associativismo, em prol de uma cidade com cada vez melhor qualidade de vida”.

Para Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão, a Teia D’Impulsos “tem tudo para se assumir como uma rede de sinergias muito relevante”, realçando que “é nos momentos de grande pessimismo que costumam surgir iniciativas revolucionárias, que saem fora da rotina”.

Na perspectiva do autarca, “este embrião de uma teia cheia de projectos surge dos cidadãos e dirige-se a eles, reunindo um grupo de jovens empreendedores atentos a várias áreas, a primeira das quais – a gastronomia – é encarada na sua vertente mais pura, através dos petiscos, apelando às raízes da nossa própria identidade”.

“Portimão precisa de iniciativas vindas da base para as bases, sendo esta Rota um exemplo acabado de cidadania e um incentivo à experimentação dos produtos da terra e da riqueza gastronómica de Portimão”, considerou ainda Manuel da Luz.

Gostaria de convidar todos os interessados a visitar o site ou na página do Facebook:

http://www.teiadimpulsos.pt/

http://www.facebook.com/pages/Teia-DImpulsos/136707336406806

Onde poderão encontrar informações detalhadas acerca da primeira Rota do Petisco de Portimão, bem como das futuras iniciativas da “Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva”.

Votos do maior sucesso!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bartender’s Portugueses em movimento, João Eusébio, em Barcelona, Espanha.


João Eusébio é mais um caso de sucesso dos Barmen Portugueses além fronteiras, oriundo de Cascais, formado na Escola Superior Hotelaria e Turismo Estoril, Portugal, com o “ Curso de Produção Alimentar ”.

João Eusébio, prepara-se para mais um passo na sua actividade profissional, vai abraçar um novo projecto na "MAGATZEM - Escola", depois do excelente trabalho realizado no Bar Mutis e no Dry Martini Barcelona, do Mixologista, máximo expoente da Cocktelaria em Espanha e um dos maiores do mundo, Javier das Muelas, ambos em Barcelona.

Setembro, será o inicio desta nova aventura, João, vai ter o desafio na Magatzem Escola, um espaço que vai funcionar com atendimento e acompanhamento personalizado aos clientes da empresa de distribuição de vinhos e destilados, denominada “Escola Vins Y Destlats”.

Nesta nova etapa João Eusébio também será responsável pela formação e organização de talheres (workshops) e cursos de formação relacionados com mundo que o apaixona o Cocktail!

Estas também será uma oportunidade para poder dar ideias, partilhar conhecimentos e saberes com os demais colegas de profissão, incluído o público em geral.

Cocktails & Mistura Fina, solicitou ao Bartender /Mixologista João Eusébio que partilha-se algumas receitas da sua autoria.

Começamos pelo Cocktail Julianne, João, confessou-me que esta tinha sido uma das suas primeiras criações, bela e distante, Julianne, representa de uma forma sublime todas aquelas "Femmes Fatales" misteriosas que irremediavelmente conduzem histórias de amor impossíveis. Um Cocktail muito subtil!

Cocktail Julianne

40ml beefeater24

20ml Aperol

20ml Noilly Prat Seco

20ml Sumo Laranja Sanguínea

Método de preparação: Shaker, serve-se em taça Martini.

Decorar: com uma flor “ pensamento no Algarve”

Outra das propostas do João é o Cocktail Algarve, segundo ele um tributo a uma das regiões preferidas de Portugal, o Algarve, a ideia partiu de conjugar os sabores típicos de esta região adicionando umas brisas do norte com vinho do Porto. Este Cocktail está publicado no livro “jigg it c ci. Khaula” elaborado por João Eusébio.

Cocktail Algarve

60ml vinho Porto Tinto (Quinta do Infantado)

20ml Apricot Brandy

20ml Amaretto Dissarono

30ml Sumo Laranja Natural

Método de preparação: Shaker, serve-se em taça Martini.

Decorar: com um kumkuat e folha de menta.

Cinnamon Sloe Fizz é uma Composição de Bar (Cocktail) refrescante e afrodisíaco para passar a noite em boa companhia. Adaptado de uma receita de 1870, este “Cocktail” proporciona sensações de alegria e frescura!

Cinnamon Sloe Fizz

20ml Sumo Limão Natural

2 Colheres açúcar

40ml Gin. Macerado com canela Q.B.

20ml Sloe Gin.

10ml Clara de ovo

Soda para completar

Método de preparação: No Shaker, adicionar todos ingredientes menos a soda. Agitar vigorosamente. Adicionar a soda no shaker e mexer, evita grande quantidade de espuma. Verter para o copo tipo pilsner previamente arrefecido com gelo picado,

Decorar: com canela em pó, meia rodela de limão e servir com palhinhas.

Saúde!!!

Curso de Mixologia Estratégica "Bartenders All Star" - Talita Simões by DrinkDesign, São Paulo, Brasil, 4º Dia.


A Drink Design tem vindo desenvolver várias actividades em prol do desenvolvimento da profissão, da partilha de conhecimentos e saberes. Desta feita está decorrer em São Paulo, Brasil o “1º Bartenders All Stars By Drink Design”, indo ao encontro das expectativas dos Bartenders Brasileiros.

Com este projecto a Drink Design, entidade ligada ao mundo do Marketing, está a levar a cabo o primeiro Curso de Mixologia Estratégica o “1º Bartenders All Stars By Drink Design”.

Depois do sucesso obtido no passado dia 22, 23, 24 de Agosto, com presença dos Bartenders/Mixologistas, Márcio Silva, Marcelo Serrano e Rafael Pizanti, no dia 25, foi a vez de mais uma convidada de grande talento e reconhecida pelos seus pares, Talita Simões, Vencedora da World Class Brasil 2001, 2ª Classificada na World Class Finals 2011 do grupo Américas e Pacifico, na Índia, a partilhar os seus conhecimentos acerca “ Signatures Martinis e a Arte de Criar a sua própria receita ou “Cocktail”".

A Equipa da Drink Design está de parabéns pois apresentada um painel de convidados que é sem dúvida de excelência. O contacto que tenho tido de longe, mas tão perto, dá para perceber quanto é importante passar os conhecimentos, saberes acerca do vasto leque de items, relacionados com a criação e preparação das bebidas compostas, os “Cocktails”.

Assim começou o acompanhamento pelo “Cocktails & Mistura Fina” desta iniciativa:

http://franciscojnguerreiro.blogspot.com/2011/07/curso-de-mixologia-estrategica.html

Um tema bem actual, apresentado pela Bartender/Mixologista Talita Simões que com a sua arte, criatividade e técnica apurada abordou o tema “ Signatures Martinis e a Arte de Criar a sua própria receita ou “Cocktail”". Conhecedora privilegiada da arte de misturar os vários produtos/ingredientes, tendo por objectivo encontrar novos gostos, sabores e texturas, surpreendendo o consumidor, exigente, que procura qualidade e diversidade. Foi mais um momento feliz para os participantes que puderam assim dar largas à sua imaginação sob o olhar atento de Talita.

Talita Simões é um exemplo a seguir, não tem poupado esforços na procura da sua valorização cultural, pessoal e profissional. Amante da sua arte o Bartending/ Mixologia, tem de uma forma continuada participado com outros profissionais dos quatro cantos do mundo na pesquisa e procura de novos conhecimentos e saberes, tem desenvolvido experiências na procura do Cocktail ideal.

Com a simplicidade que a caracteriza partilha com quem deseja aprender e desenvolver esta Arte, o saber acumulado ao longo da sua vida profissional, sendo recebida com agrado pelos participantes no primeiro Curso de Mixologia Estratégica o “1º Bartenders All Stars By Drink Design”, que não perderam a oportunidade para demonstrar as capacidades e conhecimentos.

A Drink Design tem por missão MULTIPLICAR O CONHECIMENTO NA AREA DE COQUETELARIA E CRIAR AÇÕES ESTRATEGICAS PARA AGENCIAS DE MARKETING E INDUSTRIAS DE BEBIDAS.

Para os interessados já mais acções do género se aproximam a Drink Design cita na Avenida 9 de Julho, nº 5744 – Jardim Europa – Sp – CEP: 01406 – 200, São Paulo, Brasil.

http://www.facebook.com/pages/Drink-Design/120600108034113

http://www.drinkdesign.com.br

Parabéns Talita Simões!