sexta-feira, 24 de outubro de 2008

22ª edição das Olimpíadas de Culinária, um regresso vitorioso!!!




Chegou ao fim a 22ª edição das Olimpíadas de Culinária, foram nove dias passados em Erfurt na Alemanha na qual os cozinheiros portugueses puderam competir com os melhores do mundo, já que o evento participaram cerca de 1600 profissionais em representação de cerca de 47 países.

Para cada um dos cozinheiros e pasteleiros das duas equipas foi mais uma excelente experiência. Na competição, destaca-se o espírito de equipa, uma vontade enorme de superar as provas em tempo útil, a oportunidade de adquirir mais conhecimentos, a troca de saberes e a ideia de que haverá sempre pontos a mudar, técnicas a aperfeiçoar para atingir os lugares cimeiros.

As provas e trabalhos apresentados em concurso deixaram uma imagem de grande profissionalismo e capacidade técnica na arte de preparar as diversas iguarias bem como as decorar. Foi mais um momento de arte na culinária, feito com a perícia das mãos dos cozinheiros e pasteleiros Portugueses.
Com os resultados obtidos em Erfurt, fica a certeza de que o trabalho, esforço e dedicação trazem recompensas e vale sempre a pena tentar mais uma vez.

O que gostaria de salientar é que apesar das várias contrariedades Portugal continua a marcar presença, de forma muito positiva, entre os melhores cozinheiros de vários países.
As duas equipas olímpicas chegaram ontem a Portugal, na bagagem trouxeram duas medalhas de prata e quatro medalhas de bronze.

Foi este o resultado da participação portuguesa nas Olimpíadas de Culinária 2008.


As próximas Olimpíadas de Culinária serão em 2012. Até lá, muito haverá a fazer, então mãos à obra pois não podemos deixar os nossos créditos em mãos alheias. Bons menus!!!
As fotos inseridas nas postagens acerca das Olimpiadas de cozinha são cortesia de http://www.seleccaonacionaldecozinha.blogspot.com/ .

Os meus sinceros agradecimentos.

Bacardi Martini Grand Prix BMGP 2008 Germany

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Selecção Nacional de Cozinha duas medalhas de prata e três de bronze na 22ª edição das Olimpíadas de Culinária.


A Selecção Nacional de Cozinha a participar nas Olimpíadas de Cozinha na Alemanha continua a obter excelentes classificações quer a Equipa Sénior quer a Equipa Júnior.
Assim os Cozinheiros Portugueses tiveram mais um momento de grande profissionalismo, entrega total no intuito de que as suas tarefas fossem executadas dentro dos tempos regulamentares, na preparação dos menus bem como na mestria de apresentação das iguarias assim como da sua decoração.
A prova Equipa Sénior, estava dividida em três categorias: A, B e C. Desta feita obtiveram prata na categoria A e bronze nas categorias B e C.

A prova de menu frio para a Equipa Júnior tinha diferentes categorias mas uma mesma avaliação no entanto brilharam mais uma vez e obtiveram a medalha de prata.
No conjunto das duas provas, quentes e frios, as duas equipas que formaram a Selecção Nacional de Cozinha presente nas Olimpíadas na Alemanha, regressam a Portugal com duas medalhas de prata e cinco de bronze. Resultado de quatro anos de preparação, com outras competições internacionais pelo meio, e sete dias de intenso trabalho dos doze cozinheiros e dois capitães de equipa.

Concretizou-se o sonho do capitão da Equipa Júnior, António Boía que aos microfones da RFM, na manhã do dia anterior salientou o trabalho realizado pelos elementos da Selecção Nacional, os quais estavam empenhados em dar o seu melhor apesar dos condicionalismos a que têm sido sujeitos para atingirem esta fase e referiu que um dos objectivos seria a PRATA. Talvez tenha sido resultado do pequeno-almoço saudável que aconselhou aos Portugueses compostos por produtos naturais à base de iogurte e frutos vermelhos e um copo de leite bem quente para aquecer e manter acesa a chama da vitória.

Parabéns mais uma vez Selecção Nacional

Olimpíadas da Cozinha, Portugal ganhou duas medalhas de Bronze,na Alemanha



A Selecção de Cozinha ganhou duas medalhas de bronze, no maior certame de culinária mundial «as Olimpíadas da Cozinha» a decorrer na Alemanha, em Erefurt, de 18 a 22 de Outubro.


A equipa júnior, pela preparação de um prato principal para 100 pessoas e pela prova de estafeta. A equipa júnior ganhou a medalha de bronze pelo seu desempenho não só na preparação de um prato principal, como também pela prova de Estafeta. Os quatro dos membros da equipa tiveram, cada um, 30 minutos para preparar uma das categorias obrigatórias na prova: entrada, consommé, prato principal e sobremesa.
A segunda medalha foi obtida pela equipa sénior, a qual preparou uma entrada, prato principal e sobremesa para 110 pessoas. Sendo que o menu apresentado pela equipa esgotou em cerca de 20 minutos o que reflecte a qualidade do trabalho realizado.

Assim estão todos de parabéns pelo empenho, esforço, dedicação e em especial pelo trabalho de Equipa, factor fundamental para ultrapassar as dificuldades inerentes à participação num evento de renome Mundial.
Não é todos os dias que cerca de 1200 profissionais de cerca de 47 países e juntam para trocar saberes, conhecimentos, técnicas de preparação de iguarias bem como da sua decoração e têm oportunidade de demonstrar as suas capacidades na arte de cozinhar e conjugar os mais variados produtos, aromas e sabores.
Fico a aguardar os resultados da vossa participação na prova de Buffet que a mesma seja coroada de êxito.

Parabéns Selecção Nacional de Cozinha 2008.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

SELECÇÃO NACIONAL DE COZINHA - OLIIMPÍADAS 2008


A 22ª edição das Olimpíadas, decorre de 19 a 22 de Outubro de 2008e conta com a participação de mais de 40 países, dos cinco cantos do Mundo.
A cidade de Frankfurt, no centro da Alemanha, acolhe durante esta acção cerca de 1200 cozinheiros e mais de 20 mil visitantes.
As Olimpíadas de Culinária reúnem, de quatro em quatro anos, centenas de cozinheiros vindos de todo o mundo. É o mais prestigiado concurso internacional de arte culinária e realizou-se pela primeira vez no ano de 1900, em Frankfurt.
A selecção Nacional é formada pelos seguintes elementos:

Edgar Alves começou o percurso pela equipa júnior, em 2003, e agora é membro da actual equipa sénior.
É, desde 2007, chefe de partida no Hotel Westin Campo Real.
Pedro Campas, 24 anos, é membro da equipa sénior há dois anos.
Trabalha como primeiro pasteleiro no Hotel Pestana Palace, em Lisboa.
Miguel Carvalho é membro da actual equipa sénior, mas começou por fazer parte da equipa júnior em 2003.
Trabalha como primeiro cozinheiro no Hotel Penha Longa (Ritz-Carlton) e no restaurante Arola.
Nuno Mendes é membro da equipa sénior desde o início de 2008, embora o seu contacto com a selecção de cozinha venha desde 1998.
Actualmente, e desde 2007, trabalha como chefe executivo no restaurante Cop’3, em Lisboa.
Manuel Bóia, 25 anos, é membro da actual equipa sénior, tendo começado como júnior em 2003. Desde o início de 2007, é primeiro cozinheiro no Hotel Grande Real Villa Itália.
Carlos Gonçalves é membro da actual equipa sénior, tendo começado como júnior em 2003.
Actualmente é subchefe executivo no Hotel Grande Real Villa Itália.
Joaquim Sousa entrou para a equipa sénior em 2006.
Trabalha actualmente no Hotel Pestana São Tomé, Equador e Miramar.
Jorge Fernandes, 22 anos, é membro da equipa júnior desde 2006.
É subchefe de cozinha no restaurante Rio's, em Oeiras, desde Janeiro de 2008.
Tiago Bonito, 22 anos, está na equipa júnior há dois anos.
É natural de Coimbra, onde trabalhou até 2007. Actualmente é primeiro cozinheiro no Hotel & Spa Vip Grand Lisboa.
Tânia Clemente entrou na equipa júnior em 2006.
É segunda cozinheira no restaurante Praia Café, em Oeiras, desde 2007.
Filipe Carvalho, 22 anos, faz parte da equipa júnior desde 2006.
Chegou a finalista do concurso ''Jovem Cozinheiro do Ano' nesse ano, o que lhe valeu o convite para entrar na equipa.
Hoje em dia trabalha no restaurante Rio's, em Oeiras, onde desempenha funções de segundo cozinheiro.
João Simões, 23 anos, é o mais antigo membro da equipa júnior. Participou pela primeira vez nas Olimpíadas de Culinária em 2004.
Actualmente está a fazer a abertura, como subchefe de cozinha, do Hotel Altis Belém.


Paulo Pinto é o chefe da equipa sénior.
Participou nas Olimpíadas de Culinária pela primeira vez em 1992, pouco depois de ter entrado para a equipa júnior da Selecção Nacional de Cozinha.
Neste momento, e desde 2007, é Chefe Executivo no Hotel Grande Real Villa Italia, em Cascais.



António Bóia é o chefe da equipa júnior.
Faz parte da Selecção Nacional de Cozinha desde 1992, ano em que participou pela primeira vez nas Olimpíadas de Culinária.
Desempenha actualmente o cargo de chefe executivo do grupo BHolding.