terça-feira, 31 de março de 2015

A Barista Nina Rodrigues à conversa sobre as diferentes formas de adoçar o café.


2ª Edição do Barman do Ano tem início no dia 06 de Abril no CONRAD ALGARVE.

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina estou de volta com notícias sobre a 2ª Edição do Barman do Ano que tem o seu início no próximo dia 06 de Abril, no CONRAD ALGARVE, “casa” do Barman do Ano 2014, Wilson Pires.



O Cocktails & Mistura Fina continua assim dar evidência a iniciativas que visem a valorização pessoal, cultural e profissional dos Barmen, como é caso da 2ª Edição do Barman do Ano 2015.


Barman do Ano uma iniciativa das Edições do Gosto, liderada por Paulo Amado, da qual fazem parte profissionais de excelência, que muito tem contribuído para o sucesso do evento, para dignificar e valorizar os profissionais de bar em Portugal.
Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse com todos os amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


“Os Novos Atores da Gastronomia Nacional reúnem-se no Algarve, para o lançamento da naquele que promete ser um momento único e exclusivo no qual os novos protagonistas, os profissionais de Bar do futuro, vão ditar tendências, aromas e sabores, mostrando desta forma não só a sua irreverência e criatividade mas também o seu contributo e visão para a valorização deste movimento que cada vez mais se posiciona como uma das principais mais-valias da gastronomia nacional.” Refere a Organização.


PROGRAMA

09H00 - Chegada dos concorrentes
10H00 - Briefing organização
11H - 12H30 - Interacção entre concorrentes, marcas e organização.
12H30 - 13H30 - Almoço.


14H00 - Sessão de Abertura

Os concorrentes apurados são:

Carlos Guerreiro - Atlantic Bar Vilamoura – Albufeira

Carlos Santiago - PUB Bonaparte – Porto

David Silva - Praia D'El Rey Marriott – Óbidos

Fernando dos Santos - Hotel Mundial – Lisboa

Flávio Narciso - Hotel Olissippo Lapa Palace – Lisboa

João Couto - Escola de Formação Turística e Hoteleira – Açores

João Ferreira - Restaurante Sal Poente – Aveiro

João Severino - Vila Vita Parc Hotel – Alporchinhos

José Faria - Hotel Cascais Miragem – Estoril

José Guerreiro - Escola Barista Delta – Campo Maior

José Ventura - Four Seasons Ritz Lisbon – Lisboa

Marco Monteiro - Bar Bon Vivant - Lagos

Nuno Carreira - Quinta da Freira Eventos – Caldas da Rainha

Pedro Correia – Aeroplano – Cascais

Ricardo Cardim - Hotel Cascais Miragem – Estoril


O Presidente do Júri é Pedro Paulo (Barman do Ano UK 2013 e supervisor de bar no The Coburg Bar at The Connaught, em Londres)  


O Painel de Júri é composto por:

Francisco Guerreiro,


Virgílio Évora,


Joaquim Veras,


Dave Palethorpe,


Joaquim Lopes,


Rodolfo Tristão.



Este ano o júri dividir-se-á em júri técnico e de prova.

O concurso Barman do Ano 2015 tem o patrocínio oficial da:

Schweppes,

Libbey,

IVDP.IP,

Bols,

Cointreau,

Nespresso

e Makro.

Conta com os produtos oficiais Citadelle Gin e Plantation Rum.

Apoiam o evento: HIG, Hotel Conrad, Associação Barmen Barlavento Arade e Associação Barmen Portugal.

Os hotéis NAU são o alojamento oficial da competição.


O vencedor da edição de 2015 receberá uma viagem com tudo incluído a New Orleans no âmbito do evento Tales of the Cocktail e o troféu Barman do Ano 2015.


O segundo e terceiro classificados serão premiados com uma viagem a França para integrar o evento Omnivore Bar Scene.

Votos de sucesso a todos os participantes na 2ª Edição do Barman do Ano!


Mais informações aqui:

quarta-feira, 25 de março de 2015

Escola Profissional e Artística da Marinha Grande – EPAMG, honrosas classificações na II Edição Festival Jovem Barman do Oeste

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha/Óbidos, levou a efeito a II Edição Festival Jovem Barman do Oeste + Festival de Cocktails Veteranos, nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2015.


O programa do primeiro dia foi dedicado à formação na área de bar, com workshops, debate e um festival para alunos e formadores, o qual cativou a atenção dos participantes no evento. O segundo dia foi preenchido com a realização do II Festival para Jovens Barmen e Veteranos “dinossauros”.


Os obreiros da iniciativa foram os incansáveis Formadores de Restaurante Bar, Jorge Guilherme e Eduardo Vicente, com o incontestável e precioso apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha/Óbidos, superiormente dirigida por Daniel Pinto.


O Cocktails & Mistura Fina não podia deixar passar em claro esta iniciativa, pois a mesma visa a partilha de conhecimentos, debate de ideias, o que permite por parte dos mais jovens solidificar as aprendizagens e receber dos mais “maduros” os saberes, a arte e mestria do “Bartending”. Desta forma mais profissionalismo e qualidade de serviços.


II Festival de Cocktails para Jovens Barmen, estiveram em destaque dois alunos do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande – EPAMG, Tânia da Silva Caetano e Luís Sousa.


Pleno de satisfação pelos excelentes resultados alcançados pelos jovens alunos do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande – EPAMG, ficou o meu amigo e Formador de Restaurante / Bar, Márcio Madeira.


A 1ª Classificada do II Festival de Cocktails para Jovens Barmen, foi a aluna Tânia da Silva Caetano, que frequenta o 2.º ano do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar.

Breve entrevista:


Tânia da Silva Caetano muitos parabéns pela excelente participação e honrosa classificação, 1ª Classificada no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen.

O Cocktails & Mistura Fina desejava saber em que te baseaste para a criação do teu cocktail?

Obrigada, claro que sim, gosto muito de Gin e do Licor de Blue Curaçao. Decidi utilizar o Gin Big Boss Pink por ser mais feminino. No que diz respeito à decoração a minha escolha recaiu nas flores do meu jardim conjugando as mesmas com as frutas do oeste.

Tânia da Silva Caetano qual o nome que atribuíste ao teu cocktail, que ingredientes utilizaste e qual o método de preparação?


O nome do meu “cocktail” é Tropical Blonde.

Tropical Blonde

Ingredientes:

4 cl Gin Big Boss Pink,
 2 cl Bols Blue,
1 cl Xarope Ananás Monin,


Preencher com Fever Tree Premium Indian Tonic;

Método de preparação: Preparado no Shaker;

Serve-se na Taça Tulipa;

Decora-se com espiral de flores e zeste de laranja sobre uma bola de maçã de Alcobaça e uma Orquídea a rematar.


Tânia da Silva Caetano como descreves a tua participação no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen?

Relativamente à participação no II Festival de Cocktails, pela 1ª vez, é algo inexplicável principalmente quando o nosso trabalho é reconhecido depois dos nossos conhecimentos retidos nas aulas. A experiência de partilha entre todos os participantes foi bastante enriquecedora, que posso resumir na seguinte frase " primeiro estranha-se mas depois entranhasse ".


Consideras assim a hipótese de participar em futuros concursos?

Sim, deixou-me muita vontade de repetir a experiência o mais breve possível.


O 2º Classificado do II Festival de Cocktails para Jovens Barmen, foi o aluno Luís Sousa, que frequenta o 1.º ano do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar.

Luís Sousa muitos parabéns pela excelente participação e honrosa classificação, 2º Classificado no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen.


O Cocktails & Mistura Fina desejava saber em que te baseaste para a criação do teu cocktail?

Muito obrigado pela oportunidade. Acerca da criação do meu “cocktail” inicialmente tive por base o Moscow Mule, a partir daí utilizei os produtos ao dispor dos participantes facultados pela organização.

Luís Sousa qual o nome que atribuíste ao teu cocktail, que ingredientes utilizaste e qual o método de preparação?


O nome do meu “cocktail” é Red Spicy.

Red Spicy;

Ingredientes:

3 cl Rum Plantation 3 stars,
2 cl Triple sec,
1 cl Xarope morango,
1cl sumo limão,


Preencher com Ginger Beer Fever Tree;

Método de preparação: Preparado no shaker.

Serve-se no Tumbler grande;

Decora-se com flor de maça com morango,


Luís Sousa como descreves a tua participação no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen?

Relativamente à experiência de participar pela 1.º vez num festival de cocktails é muito positiva, muito bem organizado, com um espírito de entreajuda entre as várias escolas e os diversos participantes.


Consideras assim a hipótese de participar em futuros concursos?

Sim. Estes eventos permitem-nos crescer em termos da nossa formação em Bartender reforçando os conteúdos aprendidos em sala de aula. Certamente será uma experiência a repetir.


Breve opinião de Paulo Amado das Edições do Gosto, um grande impulsionador do bar, dos profissionais de bar, em Portugal e responsável pela organização do Barman do Ano.


“Festival Jovem Barman do Oeste + Festival de Cocktails Veteranos. Gente a acreditar e a fazer acontecer fora dos grandes centros (quantos são afinal?). Mais de 50 pessoas envolvidas num seminário, um concurso de jovens e um concurso de veteranos. Uma ideia de possibilidade e conciliação entre a mestria e a tenra idade. Parabéns Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha/Óbidos, Jorge Guilherme, Daniel Pinto e Eduardo Vicente. A todos os que fortalecem o movimento.”


Brevemente mais noticias desta feita sobre o Festival de Cocktails Veteranos!

Parabéns pela iniciativa! Votos de sucesso pessoal e profissional!!!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Prémios Lisbon Barshow 2015

Realizou-se no dia 18 de Março a apresentação oficial do Lisbon Bar Show 2015, em conferência de imprensa, no Terreiro do Paço, em Lisboa.


A iniciativa do Mojito Bar Catering, de Alberto Jorge Soares Pires, vai ter lugar nos dias 19 e 20 de Maio, na Tapada da Ajuda, Lisboa.
Foram hoje também apresentados os nomeados aos Prêmios Lisbon Barshow 2015.

Melhor Cocktail
- Botton's Up - Ze Robertson
- Jardim da Paixão - Paulo Gomes
- Vie En Rose - José Guerreiro
- Saudade - Wilson Pires

Melhor Bar
- Cinco Lounge
- Columbus
- Hemingway
- Arena Lounge

Melhor Bar de Hotel
- Corinthia
- Sofitel
- Conrad
- Epic Sana Algarve

Melhor Bartender
- Fabio Alves
- Wilson Pires
- Paulo Gomes
- Zé Robertson

Melhor Barmaid
- Carole Coelho
- Flavi Andrade
- Magda Viegas
- Carla Taveira

Melhor Equipa de Bar
- Corinthia
- Columbus
- Cinco Lounge
- Aladino- vila vita

Melhor Carta de Bar
- Cinco Lounge - Lisboa
- Columbus - Faro
- Aladino - Porches
- Gin Lovers Braga

Melhor Bartender Português Internacional
- Pedro Paulo
- Paulo Figueiredo
- Nelson Bernardes
- João Eusébio

Produto do Ano
- Sharish
- The Bitter Truth
- Plantation
- Jinzu

Parabéns aos nomeados Prémios Lisbon Barshow 2015, votos de sucesso!!!

Informações aqui:

domingo, 15 de março de 2015

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Antonio Oliveira, Bartender e Mixologista, no Sofitel Lyon Bellecour, França.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham.


O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.

O eleito do Cocktail & Mistura Fina na “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é António Oliveira, Bartender e Mixologista, no Sofitel Lyon Bellecour, França.


Acompanhe o António Oliveira já há algum tempo, posso afirmar que é um jovem estudioso do mundo do bar, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Desempenhando sempre as suas funções com competência, tendo por finalidade proporcionar aos seus clientes um serviço de qualidade capaz de provocar a sua satisfação e os fidelizar.

António Oliveira o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


António Oliveira qual o nome do bar onde trabalhas e que função desempenhas?

Trabalho no hotel Sofitel Lyon Bellecour, no Melhor Bar, como Barman profissional de 1ª categoria.


Como Barman de referência do bar tenho como função participar activamente na dinâmica do bar, na fidelização dos clientes, assim como ser responsável pelo serviço do bar na ausência do Chefe Bar e do Primeiro Barman.

Também tenho que dar a minha contribuição à renovação e aumento do orçamento do bar e dos seus produtos, bem como à renovação da carta de cocktails.


Descreve o Bar que te encontras a trabalhar e qual o tipo de serviço?

O Melhor Bar encontra-se situado no 8º andar do hotel com vista panorâmica deslumbrante para o rio e para a cidade.

É um Bar direcionado para o seguimento de Cocktails / Champagne e Vinhos que propõe na sua carta igualmente um serviço de tapas. Um Bar que não faz qualquer tipo de bebida quente que não seja cocktails. Aberto aos clientes externos e que funciona sem reservas.


Propõe na sua carta Cocktails da autoria dos seus Barmen, um desafio contante às capacidades dos profissionais bar na arte de criar os “cocktails” capazes de proporcionar surpresas e satisfação dos nossos clientes. Neste momento na Carta de Bar já contém 48 criações.


Carta de bar apresenta-se em IPAD.

É Igualmente o Bar do Restaurante com 1 estrela no Guia Michelin (Les Trois Dômes), restaurante gastronómico do hotel.


Horários 17:30 até 1:30h. Sextas e Sábados apresenta Live music.

Outro incentivo à criatividade, inovação e diversidade é que todos os meses temos que criar 5 novos cocktails para a carta, bem como criação de cocktails com frutos e legumes de cada estação do ano.


António Oliveira como iniciou o gosto pela profissão?

Para mim ser Barman ou Bartender é algo que me fascina, como os miúdos quando são pequenos querem ser super heróis, eu nasci atrás de um balcão devido aos negócios da minha família portanto para mim eu nasci na profissão. Lembro-me que ainda era miúdo não chegava ao balcão e punha uma grade para servir os clientes, por isso para mim é um enorme prazer dignificar o trabalho de bartender todos os dias com um sorriso nos lábios.


Sou um apaixonado pela vertente do bar clássica, que sem dúvida tem o seu charme, mas a minha verdadeira paixão é a mixologia, adoro criar os meus xaropes, os meus home made bitters, adoro a inovação no mundo do bar, passo horas a ler sobre o assunto, bem como horas a visionar vídeos de como posso ainda melhor os meus skills.


Como tem sido tua experiência e reconhecimento em termos do trabalho desenvolvido no mundo das bebidas e em Concursos, em França?

Tenho tido um apoio incondicional da parte da Equipa de Bar e claro do Hotel Sofitel Lyon Bellecour e participado activamente em concursos, em proporcionar o melhor serviço aos nossos estimados clientes, com qualidade e mesmo tempo aumentar o volume de negócio.
Em termos de concursos Participei no Concurso Martini Royal Contest, na Bacardi Legacy Competition, em ambos sem atingir a fase final, entanto foi uma boa experiência, uma aprendizagem, que me fez evoluir pessoal e profissionalmente.


Participei ainda num concurso interno ao redor da marca Plymouth, no qual participaram todos os Barmen do Sofitel Lyon e fui o Vencedor.

Tive o privilégio de ser convidado a criar / Implementar uma carta de Perfect Serv's para os Gin's uma novidade na cidade de Lyon.


Também fui responsável pela criação do novo cocktail para o “partenariat” com a marca de “Cristal Baccarat” durante o mês de Dezembro presente no bar.


Outro momento pelo qual me senti muito feliz foi pelo facto de ter sido convidado pelas Edições do Gosto a fazer parte do Júri na final do Concurso Jovem Talento da Gastronomia categoria Barman Schweepes. Para mim foi uma honra e um sinal de reconhecimento pelo meu valor e trabalho realizado.


António Oliveira o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.


Quais as tuas propostas?

Francisco Guerreiro é com enorme gosto que partilho aqui no Cocktails & Mistura Fina 3 “Cocktails” de autor. Espero que gostem.

A minha primeira proposta é:

Before Dinner


Na modalidade de Before Dinner a minha escolha recai no Ernie Papa Fitz cocktail com o qual participei na Bacardi Legacy Competition.


Ernie Papa Fitz by António Oliveira

Ingredientes:

4 cl de Bacardi Superior
1 cl de Luxardo Maraschino
1 cl de Sumo de lima
1 cl de Xarope Monin Hibiscus
2 cl de Clara de Ovo
5 Folhas de Manjericão


Método de preparação: No Boston Shaker, esmagar as folhas de Manjericão.

Adicionar os ingredientes pela ordem acima mencionada.


Efectuar um “dry shake”. Adicionar o gelo depois. Agitar vigorosamente.

Dupla filtração servido numa Taça a Cocktail Baccarat

Decoração: flores comestíveis.


A minha segunda proposta na modalidade de After Dinner vai para o Port of Plymouth cocktail, que foi criado para o concurso interno da marca Plymouth.

After Dinner


Port of Plymouth by António Oliveira

Ingredientes:

4 cl de Gin Plymouth
2 cl de Porto Sandeman LBV
1 Pote pequeno de compota de morango
2 cl de Puré de ananas
1 cl Sumo de lima
4 Folhas de manjericão

Método de preparação: Boston Shaker

Adicionar todos os ingredientes no Shaker


Shake bem forte

Dupla filtração

Servido numa taça a cocktail dupla

Decoração: Folha de manjericão e groselha.


A minha terceira proposta é o Long Drink Erotic Shadows foi criado para a estreia do filme “Fifty Shades of Grey” o qual me deu um enorme prazer em o elaborar.


Erotic Shadows by António Oliveira

Ingredientes:

7 cl de Champagne Laurent Perrier
1 cl de Xarope de Cardomomo maison
1 cl de Licor de baunilha
3 cl de Sumo de Morango Alan Millat
Pitada de pimenta rosa


Método de preparação: Shaker Continental

Adicionar todos os ingredientes menos o champagne no shaker.


Bater o shaker.

Verter para o flute de champagne e adicionar o champagne para completar.

Acabar com uma ligeira pitada de pimenta rosa.

Decoração: Morango em forma de rosa com 2 folhas de hortelã.


O Cocktails & Mistura Fina deseja-te o maior sucesso pessoal e profissional!