sábado, 31 de janeiro de 2015

Nelson Bernardes presenteia-nos brevemente com a Revista Drinks Diary!

Brevemente junto dos amantes do vasto mundo das bebidas a revista Drinks Diary …


Um sonho do meu grande amigo Nelson Bernardes que se torna realidade…


Nelson Bernardes & Diletta Scarani, Revista Drinks Diary!

Recentemente tive o privilégio de partilhar alguns momentos em Faro, com o Nelson, numa das visitas relâmpago de um dos mais brilhantes profissionais de bar a fazer historia e a ter sucesso no mundo bar, desta feita, na China, no Waldorf Astoria Shanghai, a desempenhar com mestria a função de Bar Operations Manager, no Long Bar.


Nas palavras demonstrou uma enorme confiança, motivação, querer, no trabalho que estava realizar, junto à sua “equipa”, para que torna-se realidade a publicação da sua vida, “nossa” revista Drinks Diary…


A indústria agradece por poder contar com mais um meio de divulgação, os profissionais, os apaixonados pelo mundo do bar, os curiosos, os amadores e admiradores podem incluir na sua leitura e satisfizer a “sede” de conhecimento acerca da “arte” de bar.


Portugal pode orgulhar-se pelo excelente momento que a família Barmen está a atravessar, quer em terras lusas, quer a nível mundial. Podemos afirmar que estamos entre os melhores…tempo de solidificar…implementar ainda mais os conhecimentos, as competências e elevar a fasquia… com profissionalismo…


Foi com enorme alegria e ansiedade, por poder ter, em breve, acesso à revista Drinks Diary, que tomei conhecimento, que o projeto tinha acabado de nascer e foi desta forma:


“Acabou de nascer hoje as 17:35 com 350g de muita paciência. Os papás estão muito orgulhosos, mas com a perfeita noção de que este "bebé" ainda agora nasceu e temos muito trabalho pela frente! Um obrigado especial à Ana Bernardes Dos Santos, Santa Ideia, Rui Eduardo e Diletta Scarani, sem vocês não seria possível! Vamos fazer um pequeno intervalo e em menos de nada já voltamos à carga!”.


Parabéns Nelson Bernardes!!! Que o teu trabalho, dedicação seja coroado de êxito!!!


Faça uma visita aqui:

CONTACTOS
Email: nelson@drinksdiary.com

Para o envio de amostras de bebidas, livros ou equipamento de bar, remeter para:
Drinks Diary – Maria Isabel Bernardes
Rua de Colaride nº 4 – 1º esquerdo
2725 – 208 Agualva
Cacem – Portugal


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Flavi Andrade, Head Server e Bartender, Guarita Terrace, Praia Verde, Algarve.

O Cocktails & Mistura Fina continua, assim, a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Atento e observando o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Flavi Andrade, Head Server e Bartender, Guarita Terrace, Praia Verde, Algarve.

Atenta às novas tendências, sempre disponível para desenvolver os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências, assim como, a sua valorização pessoal e profissional, bem como, desenvolver o seu trabalho focado na qualidade de serviços e satisfação do cliente.


 “Encontrei uma nova profissão e paixão na necessidade de reinventar-me” – Uma frase que sintetiza a história percorrida pela jornalista brasileira Flavi Andrade até chegar detrás dos balcões de conceituados bares espanhóis e de Portugal.


“Nunca tive medo do desconhecido e sempre acreditei no meu trabalho em todos os setores aos quais me dediquei. Sou intensa e por onde passo deixo um pouco de mim. Não há nada que dignifique mais o ser humano que o trabalho e a dedicação”. Salienta Flavi.


Com passos firmes e curtos Flavi Andrade pouco a pouco foi conhecendo e aprendendo o estilo da coquetelaria espanhola/europeia, o perfil dos clientes, os destilados trabalhados, os matizes dos produtos locais etc... Graças a muito esforço, humildade e trabalho ela conquistou seu espaço no mercado.


Tenho vindo a acompanhar o trabalho de Flavi Andrade já á alguns anos. O nosso primeiro encontro foi no 1º Lisbon Bar Show, 2014, em Lisboa. Momento para trocarmos algumas ideias…tive o privilégio de conhecer o grande Bartender Guilherme Lacerda…


Mas tarde na final do Barman do Ano, 2014, voltamos a cruzar, eu como júri e a Flavi deu uma palestra muito interessante…


Outro momento onde nos encontramos foi a na inauguração da Garrafeira Soares Mixology & Education Studio, em Albufeira.


Flavi Andrade é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na sua Rubrica com… a Head Server e Bartender, do Guarita Terrace, na Praia Verde, Algarve. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores deste Blogue.

Qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Guarita Terrace, na Praia Verde, Algarve.


Qual a função que desempenhas? Desde Quando?

Desempenho a função de Head Server e Bartender, desde maio, de 2014 quando assumi o projeto de transformar o Guarita num cocktail bar.

2015 promete, já que pouco a pouco, o projeto foi amadurecendo, ganhando forma e concretizando-se. 2014 foi tão positivo, que em 2015 o bar deixará de ser um bar de temporada para atender o público durante todo ano.


Tudo isso por que entendemos que a vista e o serviço que proporcionamos aos nossos clientes merecem estar disponíveis o ano todo.

Estamos passando por uma reforma e tudo indica que já estaremos operando já na Semana Santa.


Como está a experiência de trabalhar no Algarve, Portugal?

Está a ser uma experiência bonita e muito positiva. Sempre que nos dão a oportunidade de colocar um grãozinho que seja de nós e do que nos apaixona fazer é muito engrandecedor.

A região é riquíssima em matéria-prima e isso ajudou muito nas minhas criações.

Em geral fui extremamente bem recebida em Portugal pel@s companheir@s. Me senti em casa desde o primeiro momento. Só tenho o que agradecer, respeitar e retribuir.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Em Portugal:
Head bartender, bar GuaritaTerra, Guarita Terrace,  Praia Verde, Algarve.


Em Espanha:
2013-2014 Bartender Essencia Xclusive – Sevilla
2012 -2013 Coordenadora Curso de Coquetelaria Drinksmotion - Andalucía
2010-2012 Bartender Premier Gin & Rum -Sevilla


Existem muitas diferenças entre o trabalhar no mundo bar em Sevilha e no Algarve?

A diferença está no mercado relacionado ao setor que há alguns anos vem desenvolvendo-se na Espanha.

Por outro lado, o paladar do sul da Espanha é bastante parecido ao paladar português. Ambos buscam toques doces nas bebidas.


Flavi qual a tua formação a nível de bar?

Há 6 anos quando cheguei a Sevilha, capital andaluza, em busca de um up grade profissional por meio do doutorado em jornalismo na Universidade de Sevilha. O projeto transformou-se num desafio por não ter bolsa de estudos. A necessidade de custear a vida e os meus estudos na Universidade de Sevilha, fez com que eu me reinventasse trabalhando em bares, estudando mercado, destilados e o apaixonante mundo da coquetelaria.


Conciliar os estudos de doutorado e o trabalho no bar não foi tarefa fácil. Para amenizar o problema e seguir com os estudos optei por pesquisar um tema relacionando ao seu trabalho dissertando sobre o consumo responsável de álcool e os meios como ferramenta de consciencialização.


Flavi o Cocktails & Mistura Fina sabe que o gosto pelo Bartending começou já há bastante tempo ainda no Brasil?

É verdade Francisco, é importante ressaltar que o primeiro contato com a coquetelaria ocorreu ainda no Brasil, em Brasília, quando nos fins-de-semana livre trabalhava na empresa de bares itinerante Move Bar. Nada é por acaso. Trabalhei no Move Bar para ajudar nos custos de minha mudança para Espanha. Foi algo pontual que me ajudou a estabelecer profissionalmente quando cheguei a Espanha.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Esta é uma profissão que depois de muito tempo voltou a crescer e ser valorizada. Uma engrenagem entre produtos e profissionais onde quem ganha são os clientes. Hoje em dia ir a um bar pode ser algo muito mais entretido e interessante.


Qual opinião sobre a vertente da Mixologia?

A mixologia está relacionada ao que mencionei anteriormente sobre a engrenagem e ao novo molde dos bares. É através da mixologia, da mistura consciente e bem balanceada de sabores e texturas, que o cliente pode transformar a ida ao bar em algo bem divertido.


Diz algo sobre a vertente do Flair Bartending?

É um trabalho que merece muito respeito. Mesmo que de uma outra forma, ali nos anos 90 ajudou nossa profissão a retomar sua visibilidade. Atende a locais e públicos diferentes aos que me dedico. Nunca cheguei a me aventurar e aplicar a este estilo.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Não faz muito tempo que comecei a acompanhar e me surpreende positivamente a dimensão que vêm tomando pelo mundo afora.

Como foi receber a distinção como a melhor barmaid em Espanha?

Foi por meio de votações e ver de perto o senso de cumplicidade e empenho das pessoas para que eu ganhasse foi o que me deixou mais feliz. Foi a soma de gestos de pessoas que acreditam no meu trabalho e torcem verdadeiramente por ele.

Por outro lado, todos deste setor sabemos que o grande título quem nos ortoga diariamente são nossos clientes. Fidelizá-los é verdadeiramente recompensador.


Qual a sensação em participar na World Class 2014, em Espanha? O que destacas?

Uma aprendizagem.

Um grande concurso que assim como os demais nos envolvemos de corpo e alma. Dedicamos carinho, tempo, pesquisas e dinheiro para gerar uma receita a altura de nossas emoções e expectativas do concurso. Digo que é quase como gerar um pequeno ser que nasce na hora da apresentação (rs).


O destaque foi contar com a ajuda e desdobramento de pessoas que estão ligadas indiretamente com este mundo, como por exemplo: alguns queridos clientes.

- Juan Jiménez é um professor universitário de Bioquímica que não mediu esforços para ajudar-me a encontrar um funil de vidro para a composição do meu cocktail.

- Antônio Coli é dono de um bar de tapas em Sevilha que guarda num cantinho de sua pequena garrafeira uma preciosa coqueteleira como lembrança de seu irmão falecido. Sem titubear me emprestou para que a levasse ao concurso.

- No dia da apresentação vários clientes amigos estavam no local para me apoiar e animar. 

Impagável!


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Classificações?

Os Concursos são sempre momentos muito importantes na nossa vida, uma montra, para podermos demonstrar as nossas capacidades, competências e técnicas na arte do Bartending. Permitem ainda a nossa valorização pessoal, cultural e profissional, assim como a partilha de saberes…é sem dúvida muito gratificante…mas carece de muito estudo, profissionalismo, dedicação e trabalho…


Juíza no Concurso Schweppes Challenge 2014 - Portugal

3º Lugar Mundial - Bartender of the Year Domaine de Canton 2014


1º Lugar Etapa Espanhola - Bartender of the Year Domaine de Canton 2014


Melhor Barwoman de Espanha – Concurso Mixologia Blog 2014

Selecionada V Edição Illy Cocktail Competition

Finalista Sidecar Merlet 2014


Flavi Andrade o Blogue Cocktails & Mistura Fina conhecedor da tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostava que partilhasses 4 receita de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Receita, Método de preparação, Decoração e como servir…


Drum'n bass By Flavi Andrade

Selecionado para concurso Illy 2014

Ingredientes:
60ml Café
30ml Drambuie
20ml pré mix de fruta de la pasión
0,8ml Bitter Brasileiro de Laranja Zulu's Bitter's
20ml xarope de Chipotle Home made
Top De Espumante Rosado

Copo: vinho

Gelo: picado

Metodologia: Batido

Todos os ingredientes batidos em coqueteleira, com exceção do espumante que finaliza o cocktail.

Decoração: Pimenta e laranja desidratada


The Bold Mary By Flavi Andrade

Para o concurso Bulldog 2014

Ingredientes:
50ml Bulldog Gin
110ml sumo de tomate
35ml Salsa de Ostras Home Made
20ml sumo de limão
2 Gotas de pimenta Tabasco
01 Pitada Sal de aipo Home Made
02 Bar spoon de Flor de Sal de Castro Marim (utilizadas em saquinhos de tecido de algodão)
01 Raminho de estragão fresco

Metodologia: colocar todos ingredientes no mixing glass para oxigená-los e esfriá-los pelo método rolling.

Decoração: Sal de Aipo home made, ostra selvagem e um raminho de estragão.

Copo: old fashioned


Tropicalia (sem álcool) By Flavi Andrade

Desenhado para refrigerantes La Gloria

Ingredientes:
100ml Refrigerante de laranja (de preferência La Gloria Orange Clementine)
80 ml de Agua de Coco com ananas
25ml xarope de gengibre caseiro
1 barspoon de pimenta rosa

Preparação:
Misturar em coqueteleira a água de coco com ananas, o xarope de gengibre e a pimenta rosa. Fazer duplo coado e finalizar com o refresco.

Decoração: folhas de ananás e duas cerejas.


Caipi PearLina By Flavi Andrade

Ingredientes:
50ml de vodka
1/2 Pera bêbada
10ml Caldo de Pera bêbada
05ml lima

Metodologia: direto
Misturar todos ingredientes no copo e pouco a pouco adicionar o gelo picado.

Decoração: Zest de lima

Copo: old fashioned

Gelo: picado


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico preferido é o Dry Martini, pouco dry. Não retiro o vermouth.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

O meu gosto recai sobre o Dry Martini Cocktail e Bloody Mary.


Qual a bebida preferida?

Depende do momento. Não tenho uma em especial

Qual o Barman/barmaid que mais admira? Ou que serve como referência?

Muito difícil citar nomes. Correria o risco de pecar por esquecimento.
Prefiro citar o perfil dos bartenders que admiro e me espelho. Criativos, trabalhadores, humildes, entusiasmados, transparentes, acessíveis e que acreditam e valorizam o trabalho de nós barwomen (seja homem ou mulher).

Esta profissão só cresce porque cada um de nós contribuímos com nossas habilidades e entusiasmo, independente do género.


Sei que estás no Brasil, como avalias o momento dos profissionais de bar no país irmão?


Estou adorando ver de perto tudo que meus colegas, meus compatriotas, vêm fazendo por aqui, em especial nas cidades que pude visitar em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Felizmente, assim que cheguei aqui tive a oportunidade de participar do evento Mentes Brilhantes 2014, que juntou bartenders do Brasil inteiro. A coquetelaria brasileira reunida em São Paulo. Graças a isso tive contato com bartenders e o trabalho que realizam em cidades que infelizmente não poderei visitar desta vez. Se posso resumir, aqui vi a construção de um trabalho sólido que crescerá cada vez com mais força.


De salientar que atualmente, Flavi trabalha em Portugal, mais precisamente no bar Guarita Terrace, Praia Verde, Algarve, onde é head bartender e já teve o privilégio de ser notícia nas seguintes Publicações:


Revista Ana Rosa Agosto - Espanha

Revista Dapper - Espanha

Revista do Barman- Brasil

Revista Evasões  setembro – Portugal

Revista Evasões  julho – Portugal

Revista Bar Business – Espanha

Revista Veja Brasília – Brasil


Flavi Andrade um exemplo a seguir… resta-me agradecer, desejar as maiores felicidades e sucesso pessoal e profissional!!!