sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RUI JOAQUIM VENCE O XIV FESTIVAL DE COCKTAILS ANDALUZIA / ALGARVE, BARMEN ALGARVIOS BRILHAM EM ESPANHA.

O Festival de Cocktails Algarve / Andaluzia é uma iniciativa da Associação Barmen do Algarve e sua congénere da Andaluzia, a qual realizou-se pela 14ª vez, desta feita em terras de Espanha. A mesma tem por objetivo o estreitamente das relações associativas, troca de conhecimentos, a valorização pessoal, cultural e profissional dos Barmen de ambas as regiões, assim como a promoção dos produtos e marcas das firmas patrocinadoras, bem como das excelentes capacidades turísticas do Algarve e da Andaluzia.


Os Barmen Algarvios brilharam mais uma vez, demonstrando grande profissionalismo e excelentes capacidades técnicas na preparação e decoração dos seus “cocktails” tendo amealhado os primeiros lugares do festival.




O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Assim mais uma vez tenho o prazer de contar com a colaboração de Rui Joaquim o brilhante vencedor do XIV FESTIVAL DE COCKTAILS ANDALUZIA / ALGARVE, realizado em Espanha. Gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Rui Joaquim conta – nos como decorreu a participação no concurso?

Francisco, desde já quero agradecer mais uma vez pela oportunidade de me destacar no Cocktails & Mistura Fina, que decerto é uma referência para todos os Barmen portugueses e não só, como para todos aqueles que se interessam por esta área.

A participação não podia ter corrido melhor, pois na altura do apuramento para este concurso, realizado na Sede Social da Associação Barmen do Algarve, em Albufeira, tinha conseguido um 2º lugar e nunca acreditei que com umas pequenas alterações acabaria por trazer os 3 prémios para os quais todos os concorrentes competiam, sendo eles 1º lugar no concurso, melhor técnica e também melhor concorrente em representação da Associação Barmen do Algarve.


Além disto todos estamos de parabéns, pois conseguimos também arrecadar o 2º (Rui Gonçalves) e 3º lugar (Tiago Laginha) da competição e também o 1º classificado por equipa.


Como criaste a receita do cocktail vencedor?

O cocktail vencedor que usei na competição foi uma pequena derivação do cocktail que tinha usado para competir no Ultimate Monin Cup, sendo o mesmo feito no shaker e servido num copo long-drink. Tinha como ingredientes Gin Bulldog, Licor Saint-Germain, Licor Talurdinha Limão e canela, Xarope de Lichías, Sumo de lima e sumo de líchias. Como decoração usei um pau de canela, zeste de laranja, alecrim e rabanete.

DoraLychee By Rui Joaquim

Ingredientes:

4 cl Gin Bulldog,
2 cl Licor Saint-Germain
1 cl licor de Limão e Canela Talurdinha
1,5cl Xarope de Líchias
1,5cl Sumo de Lima.

Método de preparação: Shaker

Serve-se no copo Long Drink

Preencher com sumo de líchias

Decorar com pau de canela, zeste de laranja, alecrim e rabanete.


Em que te baseaste para a elaboração do teu cocktail?

Sempre tive uma tendência para criar cocktails mais para o doce e na altura tinha adquirido à bastante pouco tempo o licor Saint-Germain do qual não tinha nenhum conhecimento. Tinha provado um sumo de líchias que adorei e sempre pensei que misturá-los iria gerar uma bebida não só refrescante mas bastante saborosa. Assim na altura de pensar no cocktail e a pedido da minha namorada (que queria um cocktail de líchias) fui testando algumas receitas usando a bebida da moda em Portugal (gin) e como tudo ao fim de algumas tentativas falhadas acabei por chegar a este cocktail.


Rui Joaquim qual a história por detrás do nome do teu cocktail?

O nome que acabei por dar ao Cocktail foi DoraLychee numa forma de homenagem á minha namorada, pois foi através dela que cheguei a esta receita pois na altura ela tinha-me pedido que lhe fizesse um cocktail que tivesse na sua elaboração líchias. Assim acabei por juntar o nome dela e o fruto que entrava na sua composição.


Como foi a experiência em participares no Festival de cocktails Andaluzia / Algarve?

Esta foi a primeira vez que participei num Festival fora do nosso país e não podia ter desejado melhor experiência, apesar de não ser um festival conceituado a nível de divulgação e notoriedade a experiência foi bastante enriquecedora não só pelos objectivos alcançados mas também pela partilha de conhecimento que foi possível obter com os colegas espanhóis e todos os que nos acompanharam nestes 3 dias.


REPRESENTANTES DO ALGARVE NO XIV FESTIVAL DE COCKTAILS ANDALUZIA / ALGARVE FORAM:


Rui Filipe Joaquim – 1º Classificado + melhor técnica + melhor classificado do Algarve.

Rui Gonçalves – 2 º Classificado

Tiago Laginha – 3 º Classificado


Filipe Sustelo

Gonçalo Sebas

João Conceição

Sandro Stox York

Bianca Costa
      
    

Parabéns a todos os participantes!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

FINALISTAS DO II CONCURSO BARMAN "MELIUS MAGELLAN" DIA 22 NOVEMBRO, NO HOTEL MELIUS, EM BEJA.

O II Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN" é já dia 22 Novembro, sábado, pelas 16 horas, no Hotel Melius, em Beja.


Uma iniciativa de louvar, resultado de uma parceria entre o Gin Magellan cujo o Embaixador é o meu amigo Cesar Coutinho e o Bar Melius, em Beja, a qual permitiu numa primeira fase a participação de vários Barmen a nível nacional que desenvolveram as suas propostas dando largas à sua criatividade e técnica na elaboração dos seus “cocktails”.




O evento cuja organização é do Hotel Melius, tem como patrocinador oficial o Gin Magellan, conta ainda com os seguintes patrocinadores, Fever Tree, Monin e Bitter Truth, que juntos proporcionam mais um momento de valorização pessoal e profissional dos profissionais bar e contribuem para uma qualidade de serviços que se pretende de qualidade.



Foram muitos os Barmen que enviaram as suas receitas para a organização do II Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", após uma verificação criteriosa e segundo o regulamento, foram seleccionados os FINALISTAS, que irão demonstrar a sua arte e técnica na preparação dos seus “Cocktails”, na tarde do dia 22 de Novembro, no Bar Melius, em Beja.



FINALISTAS SÃO:

João Rodrigues, do Columbus Cocktail & Wine Bar, Faro.


Hugo Bernardo, do Columbus Cocktail & Wine Bar, Faro.


Rui Joaquim, do Bar / Ristorante Italiano- Lounge, Moon, Algarve.


André Carvalho, do Corinthia Hotel, Lisboa.


Daniel Carvalho, do Classe Bar, Porto.


Carole Coelho, da GIM'C, Porto.


Nuno Faria, da GIM'C, Porto.


António Campos, do Ritual Bar, Beja.


A organização convidou um painel jurados, os quais irão avaliar as prestações dos participantes no II Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”.


O Júri é composto por:

Matthieu Gouze,  Magellan Export Manager


Filipe Cameirinha, representante do Hotel Melius,


Nuno Curro, o vencedor da 1ª edição do Concurso Barman “Melius Magellan”


Francisco Guerreiro, Fundador & Presidente da Direcção da Associação Barmen Barlavento Arade.


Decerto que vai ser mais uma jornada onde os participantes vão primar pelo profissionalismo, fazendo jus às distintas marcas patrocinadoras, sem as quais não seria possível realizar o II Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”.


O Cocktails & Mistura Fina deseja o maior sucesso a tosos os participantes no evento.