domingo, 29 de junho de 2014

Concurso Barman do Ano Inter 2014 já tem os 10 finalistas.

Como varias vezes afirmem sou um fervoroso apoiante, desde da primeira hora, da realização do Concurso Barman do Ano Inter 2014, uma EXCELENTE INICIATIVA de Paulo Amado o mentor do projeto e da sua equipa das Edições do Gosto e Inter magazine.


Sei que alguns continuam a questionar, a criticar…com todo o direito, os meus votos é que de futuro façam melhor…


Está a ser sem dúvida um momento muito importante para dignificar a profissão de Barman / Barmaid, sendo que o Concurso Barman do Ano Inter 2014, com a realização de varias formações, debates, visitas, concursos, está proporcionar a valorização pessoal, cultural, profissional, bem como, a qualidade dos serviços...permite ainda a troca de conhecimentos, a criatividade, a diversidade, a inovação, a partilha de saberes na arte de servir as bebidas simples ou compostas, os cocktails.


De realçar ainda a visibilidade que veio dar aos profissionais de bar, nos meios de comunicação social escrita e falada.


Uma palavra especial a todos os patrocinadores e colaboradores que acreditaram no projeto Barman do Ano Inter 2014, pois valorizaram e tornaram possível este evento! Obrigado!


O grupo de Barmen participantes na primeira fase foi formado por um painel de respeito, de elevado profissionalismo, dotado de técnicas apuradas, de uma vontade enorme em se valorizar e partilhar os saberes, como, Daniel Roberto, Sandro Pimenta, Wilson Pires, Honório Oliveira, Paulo Gomes, Nelson Antunes, Pedro Arantes, Joao Severino, Emanuel Minêz, José Guerreiro, Andre Costa, Bruno Gomes, Fábio Rocha e Ricardo Santos.


O Concurso Barman do Ano Inter 2014, presenteou-nos com, excelente apresentação, criatividade, inovação, profissionalismo, um verdadeiro rumo à excelência...parabéns a todos pelas excelentes prestações.


Mais uma vez obrigado Edições do Gosto / Inter magazine na pessoa do Diretor Geral Paulo Amado por proporcionar estes momentos aos Barmen Portugueses!


Chegou ao final a fase de apresentação dos concorrentes e a fase de formação, foram feitas as contas à pontuação acumulada pelos participantes durante as etapas, o júri deliberou e lançou o nome dos 10 finalistas que vão disputar a final do Barman do Ano Inter 2014, já no próximo dia 22 de Julho, no Lisbon Marriott Hotel, em Lisboa.


Ao longo de 11 meses, os concorrentes foram avaliados, contando essa avaliação para o quadro classificativo geral, de onde foram agora selecionados os 10 concorrentes com a pontuação mais elevada.

Os 10 finalistas são:

Daniel Roberto do Marriott Praia D'El Rey, Óbidos.


Short Drink – Saylor by Daniel Roberto


Long Drink – Óbilicious by Daniel Roberto


Emanuel Minêz do Cais da Praia, Foz do Arelho.


Long Drink - Gínimez by Emanuel Minêz.


Short Drink - Golden Honey by Emanuel Minêz


Honório Oliveira do Sofitel Lisboa, Lisboa.


Long Drink - Sunny Lisbon by Honório Oliveira


Short Drink - El Mariachi by Honório Oliveira


João Severino do Vila Vita Parc, Armação de Pera


Short Drink - Summer Day by João Severino


Long Drink - Sweet Vanilla by com João Severino


José Guerreiro dos Yellow Hotels, Algarve.


Long Drink - Red Ruby by José Guerreiro


Short Drink - Spicy Apple by José Guerreiro


Nelson Antunes do Corinthia, Lisboa


Short Drink - Raspberry Mint Martini by Nelson Antunes


Long Drink - The Perfect Rose by Nelson Antunes


Paulo Gomes do Hotel Mundial, Lisboa


Long Drink by Paulo Gomes


Short Drink by Paulo Gomes


Pedro Arantes do Sheraton Algarve, Albufeira.


Long Drink - Lovely You by Pedro Arantes.


Short Drink - Rising Moon by Pedro Arantes.


Sandro Pimenta do Epic Sana, Lisboa


Long Drink - Tonic Cherry by Sandro Pimenta


Short Drink - Chocolate Flame by Sandro Pimenta


Wilson PIres do Conrad Algarve, Almancil


Short Drink - O charuto by Wilson Pires


Long Drink - Os Descobrimentos by Wilson Pires


No dia 22 de Julho, no Lisbon Marriott Hotel, em Lisboa, a final consistirá na preparação ao vivo de três cocktails: um Gin Tónico, um cocktail de Autor e outro elaborado utilizando exclusivamente os ingredientes contidos no cesto surpresa.


Haverá também um Fórum e Masterclasses para profissionais de bar. O programa será divulgado em breve.

Muitos parabéns a todos!



Testemunho de Paulo Gomes.
Hoje, pela primeira vez competi numa competição de bar... e que estreia!!!
Foi muito boa a experiência e a organização da Edições do Gosto.
O ambiente foi fenomenal e com grande demonstração de companheirismo e profissionalismo.
Obrigado a todos e é um prazer poder estar ao vosso lado a aprender com todos os envolvidos nesta grande edição do concurso Barman do Ano.


Testemunho de Pedro Arantes.

Quando o amor ao bar e á profissão falam mais alto é que se vê quem são os grandes profissionais... Competir sim! Ganhar? Claro que sim! Mas ajudar, partilhar conhecimentos e entreajudar é 1000 vezes melhor! Grande grupo este!

domingo, 22 de junho de 2014

André Costa, Bartender Português, obteve um honroso 5º lugar na Galvin Cup 2014, Londres, UK.

Hoje, o Cocktails & Mistura Fina traz até aos amantes do Bartending e seguidores deste Blogue, o André Costa, Bartender, no Rockwell Bar, no Trafalgar Hotel, em Londres. De citar que já não a primeira vez que tenho prazer de divulgar com imensa alegria os feitos deste amigo e jovem profissional, português.


O valor dos profissionais de bar Portugueses é inquestionável, pois os resultados obtidos nos mais diversos momentos em competição com os seus pares têm sido de grande relevo a nível mundial.


André Costa, como começou a tua participação na edição da Galvin Cup 2014?

Fui bastante Incentivado pelo Daniel Carvalho um grande Barman e atualmente meu Bar Manager, no Rockwell Bar, no Trafalgar Hotel, em Londres, decidi participar na Galvin Cup, uma das mais prestigiadas competições de bar em Londres.


Na Galvin Cup 2014 qual a bebida base e obrigatória?

A bebida (cocktail) teria obrigatoriamente que ter como base o Bowmore 15 um Single Malt de Islay.


André Costa, em que inspiraste para a criação dos teus “cocktails” com os quais obtiveste a classificação para participar na competição?

Criei as bebidas com ideia de serem muito equilibradas podendo assim agradar tanto a apreciadores de whisky como a alguém que não escolheria esta bebida como primeira opção para um cocktail. Entre outros ingredientes inclui o Brandymel um licor vindo da minha cidade (Portimão) de grande qualidade e medalhado com ouro em 2005 na cidade de San Francisco. A bebida estava criada grande parte dela inspirada no mar e nas lendas de dragões contadas na Escócia.


A Galvin Cup é uma competição onde o detalhe faz a diferença, já que participam os melhores Barmen de Inglaterra. Para além da criatividade que colocaste na elaboração dos cocktails, que outros cuidados tiveste em linha de conta para cativar os Júris?


Sim participaram 30 dos melhores Barmen de Inglaterra. A farda usada no concurso também ela teve um significado apesar de ter passado mais despercebido… desde as cores roxas representando as cores do Rockwell Bar e do Trafalgar Hotel, em Londres, passando pela gravata que usava no Absolutely cocktail Bar, na Praia da Rocha, um local de trabalho que não vou esquecer por diferentes motivos ate há colher na gravata que esteve presente em varias competições e bons momentos da minha carreira de Barman como foi o caso do primeiro lugar no Jovem Talento da Gastronomia, Portugal, 2012.


Name: Hebrides Myth

Ingredients:

40 mls Bowmore 15
15 mls Brandymel (honey liqueur)
25 mls Fresh mandarin juice
2 Drops Homemade blend of bourbon sherry and vanila bitter
2 Small rocks of Smoked sea salt
10 mls Fresh lemon juice


Garnish: Mandarin, honey and smoky salt
Glass: Vintage liquor glass
Method: Shake and Strain



Name: Blood & Sand

Ingredients:

30 mls Bowmore 15
30 mls Cherry marnier
20 mls Martini Rosso
20 mls Fresh blood orange juice

Garnish: Orange peel
Glass: Vintage liqueur glass
Method: Shake and Strain


André Costa, como correu a tua prestação na competição?

Ao iniciar a minha prova o nervosismo não podia deixar de lá estar, sabia que existiam grandes expectativas sobre a minha participação vindas tanto dos colegas de trabalho, como de quem já me viu competir, não representava apenas a mim próprio, consegui disfarçar o nervosismo como o mundo do bar me ensinou, fazendo daquele bar um novo palco para atuar. Correu quase tao bem como queria e a minha surpresa foi quando disseram o meu nome entre os finalistas.


The Finalists were:
Group one: Gianlucca Magri, The Connaught hotel, Adam Kahlil Laham, the Rosewood Hotel.
Group two: Michal Buben 98 Bar, Sebastian Kasyna, Coq d’ Argent
Group three: Laszlo Nyiri, Old Bengal Bar, Andre Costa, Rockwell

Para a prova surpresa qual foi a proposta da organização da Galvin Cup?

Na caixa surpresa estavam entre outros ingredientes laranjas, limas, ananas, meloa, Monin chocolate branco, sage, menta, cherry licor e xarope etc.. decidi rapidamente que tipo de cocktail ia fazer era um Tiki com base de whisky um risco… o apoio dos Barmen portugueses presentes, nesta fase foi algo superior ao esperado afinal eu poderia ser o terceiro português consecutivo a ganhar uma Galvin Cup. A bebida criada teve o nome "The Dream" pois como expliquei aos júris há minha frente representava o sonho que era para e para qualquer Barman estar naquela final e no meu lugar.


Name: The Dream (Prova surpresa)

Ingredients:

Mudle de ananas
3 Folhas de sage
40 mls Bowmore
15 mls Herring Cherry Licor
50 mls Fresh Orange Juice
Meia lima espremida

Garnish sage top.


Qual foi a classificação na Final?

Acabei a competição Galvin Cup 2014 em 5º lugar, mas orgulhoso do que consegui.



Galvin Cup 2014 winners!

1st place - Adam Lahham from Rosewood

2nd place - Sebastian Kasyna from Coq D'Argeant

3rd place - Michal Buben from 98 Bar