sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

1º FESTIVAL DE COCKTAILS VETERANOS NA EHT OESTE - Caldas da Rainha

A Associação Barmen Barlavento Arade vai participar no 1º Festival de Cocktails Veteranos, a ter lugar na Escola de Hotelaria e Turismo das Caldas da Rainha, no próximo dia 15 de Fevereiro.




A delegação será composta por: Francisco Guerreiro, Luis Bragança, Fábio Correia, Luis Lopes e Filipe Sustelo.



No 1º Festival de Cocktails de Veteranos EHT Oeste, podem participar e/ou concorrer nestes festivais todos o que estejam interessados, sem qualquer limite de idade isto porque para além de um encontro de colegas já com alguma idade, pretendemos que este seja um encontro de várias gerações de barmen / barmaids e também a possibilidade de alunos das escolas de hotelaria e jovens barmen se encontrarem com profissionais mais experientes.






10ª Edição do Havana Club Grand Prix. Portugal, foram selecionados os 7 Finalistas.

Caros colegas e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, já foram selecionados os 7 Finalistas para participarem na final nacional da 10ª Edição do Havana Club Grand Prix, Portugal, a realizar dia 26 de Fevereiro de 2014, em Lisboa.


Os 7 selecionados que vão disputar a final nacional são:

Flávio Prospero

Bruno Gomes

Diogo Quinaz

Emanuel Minez

Hugo Pinto

Diogo Moura

Ana Fonseca


O vencedor da final nacional viajará até Havana, com todas as despesas pagas, para competir na 10ª Edição do Havana Club Grand Prix que terá lugar entre os dias 1 e 6 de Junho de 2014.

Parabéns a todos os participantes.

Mais informações em : http://goo.gl/xC7F2P

Fonte: Havana Club Portugal


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Pedro Soares, Assistant Bar Manager, Renaissance Doha City Center Hotel, no Qatar.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Pedro Soares, Assistant Bar Manager, Renaissance Doha City Center Hotel, no Qatar.

Natural de Faro, o nosso convidado, Iniciou a sua formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, na área de bar/restaurante. Desde sempre um estudioso do mundo do bar, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Patenteia uma vontade enorme de evoluir e implementar os seus conhecimentos acerca do vasto e complexo mundo do Bebidas.



Pedro Soares ao longo da sua carreira vem desempenhando as suas funções nas mais diversas unidades hoteleiras e bares em Portugal ou estrangeiro, com um elevado grau de profissionalismo, tendo como meta prestar o melhor serviço aos clientes, com qualidade e excelência, com os quais cria uma verdadeira empatia fidelizando os mesmos aos locais onde tem trabalhado.


Pedro Soares o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


Pedro Soares qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?


Estou neste momento a trabalhar, no Glo Bar, no Renaissance Doha City Center Hotel, no Qatar, onde desempenho a função de Assistant Bar Manager. Sou responsável por 2 Bares, tem sido uma experiência enriquecedora, a mesma permite colocar à prova os meus conhecimentos e competências, bem como, partilhar com a equipa de bar.


Tenho como principal objectivo formar a equipa de bar, dotar a mesma das ferramentas necessárias para um ótimo desempenho nas mais variadas valências do profissional de bar e implementar o primeiro 'Molecular Cocktail' menu, no Glo Bar, no Renaissance Doha City Center Hotel, proporcionando experiencias únicas e inovadoras aos nossos clientes.


Quando começou o gosto pela profissão?


A minha paixão pelo bar começou quando decidi frequentar o Curso de Bar/Restaurante na Escola de Hotelaria, em Faro. Deste muito novo estive em contacto com o bar, então decidi profissionalizar-me na área. Também pelo facto de muitos dos meus familiares estarem ligados à hotelaria.



Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhaste?


Terminado o curso iniciei a minha carreira no Hilton Vilamoura, onde tive o prazer de conhecer um dos grandes Barmen em Portugal, Luca Ciapponi, que me fez ganhar muito conhecimento e tornar-me na pessoa que sou hoje a nível profissional e pessoal


Trabalhei também em Sevilha, no Waldorf Astoria, depois tive outra experiência profissional em Edimburgo, num outro Waldorf Astoria e mais recentemente estive em Londres num Cocktail Bar chamado Perkin & Reveller.



A minha ultima aposta profissional foi vir para “Meadle East” onde neste momento estou a trabalhar, como Assistant Bar Manager, no Renaissance Doha City Center Hotel, no Qatar.


Pedro Soares, descreve qual o tipo de serviço no Glo Bar?

O tipo de serviço é baseado em luxury lifestyle.


É um bar focado em mixologia, onde se pode encontrar uma vasta gama de cocktails. Começando pelos clássicos, envelhecidos, smoked cocktails, infusões e molecular, portanto uma oferta muito diferenciada.


Pedro Soares o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.


Quais as tuas propostas?

É com enorme gosto que partilho aqui no Cocktails & Mistura Fina 3 “Cocktails” de autor. Espero que gostem.


A primeira proposta é um dos meus cocktails, Before Dinner, o Italian Flavours.


Italian Flavours By Pedro Soares

Ingredientes

20ml de Tanqueray Gin,
20ml de Aperol,
20ml de Martini Bianco  
10ml de Frangelico

Preparado no mixing glass.

Servido no old fashioned glass com ice block.


Decoração, estrela de anis e hortelã.

A minha segunda proposta é o Cocktail After Dinner, Aphrodite's Potion.


Aphrodite's Potion by Pedro Soares
Ingredientes

30ml de Galliano,
30ml de Baileys, 
30 ml de  Brandy Metaxa 5*

50ml do leite aromatizado com especiarias, baunilha e amêndoa.

Preparado no shaker. Adicionar no shaker os ingredientes 30ml de Galliano, 30ml de Baileys, 30 ml de Brandy Metaxa 5* e gelo. Bater vigorosamente. Verter para a taça.

Servido na taça a cocktail.

Servido com leite aromatizado com especiarias, baunilha e amêndoa à parte


A minha terceira proposta é o Long Drink, Molecular Passion Fruit Collins


Molecular Passion Fruit Collins by Pedro Soares

Ingredientes

50ml de Tanqueray Gin, 
15 de Sumo de Lima,
10 ml de Xarope Maracujá Monin,

Preparado no shaker

Serve-se no tumbler ou Tulipa, 30cls

Preenchido com soda e sumo de maracujá (em partes iguais)

Decora-se com ½ maracujá e hortelã.


Como pairing é servido um Caviar de Gin infusionado com maracujá.


Muito obrigado.

O Cocktails & Mistura Fina deseja-te o maior sucesso pessoal e profissional!



sábado, 8 de fevereiro de 2014

Bluum Bar no Hotel Epic Sana Algarve lança hoje, carta de Moxologia Molecular com Festa especial.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas, continuamos a apresentar e a partilhar receitas, inéditas ou de autor, novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como, divulgar os profissionais e bares que por algum motivo se destaquem.


O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.

Hoje assinalamos uma iniciativa do Bluum Bar no Hotel Epic Sana Algarve que lança a sua carta de Moxologia Molecular, com uma Festa Mixologia molecular (convite/reserva) por considerar de extrema importância para o panorama do Bar e dos Barmen em Portugal.


O Cocktails & Mistura Fina foi de novo ao encontro de Petrus Hallberg, Bar Manager, no Hotel Epic Sana Algarve, para saber algo mais sobre a iniciativa, bem como, acerca do Bluum Bar.


Petrus Hallberg faz-nos uma breve descrição do Bluum Bar no Hotel Epic Sana Algarve? Qual o tipo de serviço?

O Bluum Bar rasga com o clássico e entra na linha trendy com cocktails arrojados, twists nas comuns bebidas espirituosas e uma animada programação musical. O Bluum é o local ideal para numa noite animada.


O que destacas na carta do Bluum bar?

O Bluum bar tem uma extensa carta no que toca a espirituosos, com os melhores gins e vodkas do mundo. No que se refere aos cocktails o meu destaque vai para:

Berry Night:

Framboesas e amoras maceradas num copo de misturas, preenchido com vodka, sumo de laranja e com um top-up de Champagne, servido num flute e decorado com um kebab de frutos vermelhos.


Porch Crawler:

Cerejas e hortelã maceradas com xarope de açúcar, juntar no copo de misturas o Rum e o sumo de limão. Servir num copo Hurricane e preencher com soda. Decorar com um ramo de hortelã no topo.


Qual o projecto que o Petrus Hallberg está a desenvolver com a equipa de bar do Bluum Bar no Hotel Epic Sana Algarve?

Temos vindo a desenvolver os nossos conhecimentos e competências na vertente da Mixologia molecular, apoiados pela Direcção Geral, que nos tem facultado as ferramentas e condições para atingirmos os nossos objectivos ou seja prestar um serviço diversificado, inovador e de qualidade aos nossos clientes.



Nesse sentido vamos organizar uma “Festa Mixologia molecular”, acompanhando as tendências a nível mundial, com uma animação especial, hoje dia 8 de Fevereiro, para lançamento da carta de Moxologia Molecular, no Bluum Bar, no Hotel Epic Sana Algarve.


Informação aqui:




terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

1ª Edição do Concurso Barman do Ano INTER - 2014, encontrados os 15 semi-finalistas.

O Cocktails & Mistura Fina tem vindo a acompanhar a iniciativa e divulga quem contínua na competição para 1ª Edição do Concurso Barman do Ano INTER 2014.

Após a avaliação do júri foram encontrados os 15 semi-finalistas. 


Muitos parabéns a todos os apurados:

André Costa - Hotel Penha Longa Golf & Resort, Sintra

Bruno Gomes - Arena Lounge - Casino de Lisboa

Daniel Roberto - Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort, Óbidos

Emanuel Minez - Cocktail Bar Cais da Praia, Foz do Arelho

Fábio Rocha - The Lake Spa Resort, Vilamoura

Honório Santos - Sofitel Lisboa Liberdade, Lisboa

João Ribeiro - Hotel Evidência Astória, Lisboa

João Severino - Vila Vita Parc Hotel & Spa, Porches

Jorge Camilo – Restaurante 100 Maneiras, Lisboa

José Guerreiro – YellowHotels, Algarve

Paulo Gomes - Hotel Mundial, Lisboa

Pedro Arantes - Pestana Vila Sol Golf & Resort, Vilamoura

Ricardo Santos - Amorim Turismo

Sandro Almeida - Epic Sana Lisboa

Wilson Pires - Conrad Algarve


“O Concurso Nacional de Barman do Ano INTER é organizado pela INTER| Edições do Gosto e visa promover o bar, sendo o seu contributo orientado para a valorização do serviço profissional em Portugal. Consta de 4 fases: Apuramento, Apresentação de Finalistas, Ações de Formação e Final Nacional.”


Acompanhe aqui:


“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …” é Jorge Guilherme, Barman, Formador / Coordenador da área de restauração e bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar duas receitas, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Jorge Guilherme, Barman, Formador / Coordenador da área de restauração e bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha. Um estudioso do mundo do bar, de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar. Desempenhando sempre as suas funções com mestria tendo por finalidade proporcionar aos seus alunos um vasto leque de conhecimentos e competências, bem como, dotar os mesmos das ferramentas para um perfeito desempenho na área da restauração e bebidas.


Tenho o privilégio de acompanhar a actividade profissional de Jorge Guilherme o qual sempre demonstrou excelentes aptidões e profissionalismo, no desempenho da sua função, bem como, uma vontade enorme de evoluir e implementar os seus conhecimentos acerca do vasto e complexo mundo da Restauração e em especial do Bar.


Jorge Guilherme o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Jorge Guilherme qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Trabalho na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. A minha é função é a de Formador / Coordenador da área de restauração e bebidas.


Quando começou o gosto pela profissão?

Iniciei a profissão a trabalhar num pequeno café/restaurante na minha terra natal (Alpiarça) desde os 16 anos e fui criando o gosto pela hotelaria com o passar do tempo, em particular estive quase sempre ligado à área do bar pelos sítios por onde passei, o gosto pela profissão de barman, acho que vem do facto de ser uma profissão onde se consegue desenvolver as relações humanas como em poucas outras e também porque sempre foi um espaço que podemos dar largas á criatividade e ver no imediato o reconhecimento do nosso trabalho, acho que foi por isso que fui ao longo do tempo ficando "apaixonado" pela profissão.


Jorge Guilherme o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria.


Jorge Guilherme qual a tua primeira proposta?

A primeira proposta é um dos meus cocktails Before Dinner, The Zanny Spyce.

The Zanny Spyce by Jorge Guilherme


Ingredientes:

4 cls. de Vokka Absolut Peppar,
2 cls. de Sumo de Laranja Natural,
1 cls. de Xarope Monin Spyce ,

Método de Preparação - Shaker,

Decoração - Malagueta Vermelha,

Servido em Taça a Cocktail.

A minha segunda proposta Cocktail After Dinner é o Scat,


Scat by Jorge Guilherme

Ingredientes:

3 cls. de Vodka,
1.5 cls. De Creme de Menta Verde,
1.5 cls. de Creme de cacau Castanho,
1.5 cls. de Natas.

Método de Preparação: Shaker.

Decoração: Raspa de Lima, Noz-moscada, Pimenta Rosa, Hortelã.

Servido numa Taça a Cocktail.

A minha terceira proposta é o Long Drink, West:


West by Jorge Guilherme

Ingredientes:

4 Cls. Rum Branco,
2 Cls. Xarope de Morango Monin,
1 Cl. Bols Strawberry,
1 Cls. Sumo de Limão,

Método de Preparação: Shaker.

Preenchido com Refrigerante de Laranja/Maracujá,

Decoração: Cabeça de Nabo, Uvas, Hortelã.

Servido em Copo a Long Drink.


Jorge Guilherme fala-nos um pouco acerca do evento que se vai realizar na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha. O 1º Festival de Cocktails de Veteranos EHT Oeste.


No 1º Festival de Cocktails de Veteranos EHT Oeste, podem participar e/ou concorrer nestes festivais todos o que estejam interessados, sem qualquer limite de idade isto porque para além de um encontro de colegas já com alguma idade, pretendemos que este seja um encontro de várias gerações de barmen / barmaids e também a possibilidade de alunos das escolas de hotelaria e jovens barmen se encontrarem com profissionais mais experientes.


Na prática o que vai acontecer é que vai haver uma classificação para participantes acima dos 49 anos e uma outra para quem esteja abaixo dessa idade.


Neste sentido e aproveitando esta oportunidade apelo aos meus colegas formadores das escolas, que incentivem os alunos a participar e eles próprios participem também no festival.
Apelo aqui aos colegas que tenham os contactos de outros colegas que estiveram nas várias direções da A B P, que passem a mensagem deste evento, seria muito interessante reunir toda essa gente que foi e ainda é importante no desenvolvimento e na notoriedade da nossa profissão.


Penso que não será difícil de reunir na Escola de Hotelaria do Oeste um numero significativo de gente de muita qualidade e que vai ser fácil realizar-se uma jornada interessante de profissionais de grande mérito e ao qual se vão também juntar gente nova e com espirito de aprender e participar, o que deixa bastante contente com esse facto.


Queria agradecer desde já a todos os colegas que têm falado comigo, ao Joaquim Sabino que tem sido o grande impulsionador deste evento, aos meus colegas e alunos da Escola de Hotelaria que me tem ajudado a organizar o regulamento e a logística e ao Director Dr. Daniel Pinto, pela disponibilidade para receber o festival aqui na EHT Oeste.

Vamos até ao dia 10 de Fevereiro, continuando a receber as inscrições e para qualquer outra informação, contactem pessoalmente para o meu email: Jorge Guilherme.


ou para Joaquim Sabino


Para mais informações: