quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Sérgio Vicente, Formador / Flair Bartender / Mixologista, Bar Manager, no Signature Living Hotel, em Liverpool, Inglaterra.

Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Sérgio Vicente Formador / Flair Bartender / Mixologista, Bar Manager, no Signature Living Hotel, em Liverpool, Inglaterra.


Tive o privilégio de acompanhar a actividade profissional de Sérgio Vicente, sempre patenteou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos.

Também como empresário, primou pela inovação, diversificando a sua oferta, prestando um serviço de excelência.



Sérgio Vicente é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na Rubrica Com… no teu percurso profissional tens vindo a contribuir muito para a evolução do bar em Portugal, honrado os profissionais de bar portugueses além-fronteiras, bem como, tens dignificado a profissão. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


Sérgio Vicente qual o local de trabalho e que função que desempenhas?

Antes de mais é com enorme agrado e satisfação que marco presença no seu Blog Cocktails & Mistura Fina afim de deixar um pouco da minha experiência profissional e pessoal para todos os seus seguidores.

Encontro-me em Liverpool a trabalhar há 9 meses no Signature Living Hotel desempenhando a função de Bar Manager.

 

Quando começou o gosto pela profissão?

Foi no Mourisco Cocktail Bar que nasceu a paixão, o sentimento a cultura e a disciplina sobre tudo o que envolve o vasto mundo do bar. Mentor e colega de trabalho Sérgio Faustino iniciou-me no mundo do bar onde sempre nos preocupamos a desenvolver e procurar, novos Cocktails, técnicas de trabalho, técnicas de serviço, técnicas de elaboração de uma bebida, e acima de tudo divertir-nos fazendo aquilo que gostamos. Um agradecimento especial à Família Faustino (Sérgio, Luis e a dona Maria) pelos anos que passamos juntos.



Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Antes disso trabalhei em conjunto com o meu grande amigo Pedro Ferreira e sem esquecer o grande Ivo Pacheco durante seis anos, no InnSide Caffé e Absolutely Cocktail Lounge Bar, trabalhei na Irlanda no Tower Hotel e Ulyssis Late Bar, mas tudo começou em Alvor no Mourisco Cocktail Bar.


Trabalhei também na Irlanda, a primeira aventura!!!

Trabalhei como bartender no Tower Hotel em Waterford, na Irlanda. Bom Hotel, vasta gama de Cocktails e de cervejas de pressão mas com pouco ritmo para alguém como eu. Mudei-me entretanto para o Ulyssis Bar, um bar no centro da diversão nocturna, onde desempenhei as funções de barman e Bar Back. Foi uma boa experiência!!!


Em conjunto com o Pedro Ferreira abri-mos o InnSide Caffé em Carvoeiro. Um Cocktail bar de excelência tanto pelos Cocktails como pelo profissionalismo e entusiasmo que demonstrávamos no serviço ao cliente.


De seguida abrimos o Absolutely Cocktail Lounge Bar seguindo os mesmos princípios do InnSide Caffé.

Foi nestes dois sítios que desenvolvi a maioria das minhas capacidades tanto a nível pessoal como a nível profissional.


Agora encontro-me em Liverpool como Bar Manager no Signature Living Hotel.

Faz uma breve descrição do Signature Living Hotel, em Liverpol?

É um hotel Temático, onde os quartos têm nomes de filmes como por exemplo (Moulin Rouge, Hangover ou mesmo James Bond).
Neste momento é o Hotel nº1 no trip advisor de Inglaterra. Tem como conceito ser um Party Hotel, porque temos quartos que acomodam de 6 a 30 pessoas e a maioria dos nossos clientes vêm para despedidas de solteiro/a, aniversários ou simplesmente para um fim de semana com os amigos.


Qual a tua formação a nível de bar?

A minha formação a nível de bar começou enquanto estava no Mourisco Cocktail Bar, onde tirei o curso de nível 1e 2 com Master Paulo Ramos na Cocktail Academy.


Seguiu-se alguns Workshops e Formações (Mixologia Avançada e Molecular, Ice Cream Cocktails, frozen Cocktails, Curso de Formador, etc) ao longo dos anos de modo a melhorar as minhas aptidões sobre o que envolve e é o mundo do bar.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Como Portugueses temos no sangue a vontade da conquista, e é assim que vejo todos os Bartenders portugueses a trabalhar no estrangeiro. Fomos feitos para conquistar, e até no mundo do bar isso acontece. Temos vários exemplos de bartenders Portugueses que já deixaram o seu marco por onde passaram. Só tenho pena que alguns deles só recebam o valorizado reconhecimento depois de deixarem o País Natal.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Na minha opinião sobre a profissão do que é ser um Bartender é simplesmente ter amor, carinho, prazer e um grande profissionalismo pelo que se faz. Sempre em busca de novas tendências, métodos, técnicas em prol do serviço e satisfação do cliente e satisfação pessoal.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

O conceito da Mixologia é combinar o conhecimento profundo sobre bebidas, ervas, fruta, bitters, gelo, técnicas, aromas, xaropes, temperaturas, métodos, tudo o que possa ser possível e imaginário para se criar um novo Cocktail para satisfazer mais um cliente.


Diz algo sobre o Free Style Bartending?

Na vertente de Free Style Bartending. É aquilo que eu chamo (a cereja no topo do bolo). Carece de muita dedicação, treino e coordenação motora. Uma grande vantagem para fazer gorjetas. Eu já pratico flair há cerca de 12 anos, entrei em varias competições, mas nunca foi de todas as vertentes que há no bar a que eu mais destacasse. Sempre procurei estar actualizado no que se passa a nível de flair, simplesmente para retirar movimentos que possa adaptar enquanto trabalho.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Quais as classificações?


A participação em concursos para mim é sempre positiva e já venho fazendo competições de flair e clássica há uns aninhos. Tirei algumas boas classificações e outras más, mas sempre desejando de voltar porque é sempre bom ver o que os nossos colegas de profissão estão a desenvolver, seja em termos de Cocktails como de movimentos de Flair, mas para mim a maior satisfação é a troca de conhecimentos que se adquire nestes encontros e o prazer de conviver com colegas que só vejo nas competições.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O Cocktail clássico que mais gosto, neste momento porque já tive vários é o Sazerac.


The Official Sazerac Cocktail

Ingredients:

1 cube sugar
1½ ounces (35ml) Sazerac Rye Whiskey or Buffalo Trace Bourbon
¼ ounce Herbsaint
3 dashes Peychaud's Bitters
Lemon peel

Pack an Old-Fashioned glass with ice

In a second Old-Fashioned glass place the sugar cube and add the Peychaud's Bitters to it, then crush the sugar cube.

Add the Sazerac Rye Whiskey or Buffalo Trace Bourbon to the second glass containing the Peychaud's Bitters and sugar.

Empty the ice from the first glass and coat the glass with the Herbsaint, then discard the remaining Herbsaint.

Empty the whiskey/bitters/sugar mixture from the second glass into the first glass and garnish with lemon peel.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

A composição de bar que mais gosto de preparar é aquela que o cliente me pede, porque faço todas as composições alcoólicas ou não alcoólicas com o mesmo profissionalismo e alegria.


O Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.

Aqui ficam com todo o prazer as três receitas da minha autoria que partilho com os seguidores do excelente Blogue Cocktails & Mistura Fina:


Bloody Bloom (1st Place Bloom Gin Competition Liverpool) By Sérgio Vicente

Ingredientes:

1 1/2 oz Bloom Gin.
3/4 oz St. Germain
1/2 oz Sour Mix
2 oz Cranberry Juice
3 Morangos
3 Amoras
3 Framboesas
2 Gomos de lima
1 Saqueta de chá de Camomila

Preencher com Strawberry & lime Rekorderlig Cider

Modo de preparação:

Macerar todas as frutas num copo de misturas, adicionar o resto dos ingredientes incluindo a saqueta de chá, agitar vigorosamente, Double Strain para um Bloom Gin Copa Glass cheio de gelo e preencher com a cidra de sabor a morango e lima. Decorar com uma espetada de morangos, framboesas e amoras sobre o copo.


Chocolate Picasso (Best Seller) By Sérgio Vicente


Ingredientes:

3/4 oz Baileys
3/4 oz Eristoff Gold
1/2 oz Monin French Vanilla
1/2 oz Monin Chocolate Cookie
2 Bolas de Gelado de Baunilha
Espuma de Coco
Topping de Chocolate

Modo de Preparação:

Colocar todos os ingredientes num blender excepto o topping e a espuma de coco. De modo a ficar mais compacto, adicionar um pouco de gelo moído no blender. Verter para uma taça a Cocktail e decorar no topo com a espuma de coco e o topping de chocolate.


Spicy Soul ( top 3 em Portugal - Bols around the Wourld 2012) By Sérgio Vicente

 

Ingredientes:

25ml Absolut Pepper
20ml Bols Creme de Cassis
20ml Bols Strawberry
40ml Sumo de Limão
20ml Xarope de Açúcar
5 Folhas de Manjericão

Modo de preparação:

Juntar todos os ingredientes num Copo a Mistura e agitar vigorosamente, utilizando a técnica Double Strain verter para uma Taça a Cocktail e decorar com uma folha de Manjericão.


A minha bebida favorita?

É difícil de dizer porque eu gosto de tanta coisa, mas vou nomear duas, a primeira é o Mojito e a segunda é uma boa Sangria á beira da Praia!!!!


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Acho que tenho várias pessoas de que posso falar. Sérgio Faustino (Mourisco Cocktail Bar, Alvor) pelo profissionalismo e rigor, Pedro Ferreira pelo profissionalismo e organização, Nelson Bernardes pelas conquistas na terra de sua Majestade, Nuno Curro pela experiência que ainda demonstra hoje em dia, João Pacheco por ser um Bartender único, Miguel Duarte pelo o empenho que demonstra ano após ano, André Guerreiro a minha referencia nacional em termos de flair, Paulo Ramos o revolucionário (BANG BANG) e o Sr. Francisco pelo desenvolvimento cultural da nossa profissão mantendo a chama acesa em todos os profissionais de bar de lés a lés por esse mundo fora. Tiro o meu chapéu... Acho que em nome de todos os Barmens, Bartenders de todo o mundo um grande OBRIGADO ao Sr. Francisco pelo excelente trabalho desenvolvido em toda a sua carreira. De certeza que me esqueci de mencionar muitos outros, peço desculpa mas continuem o bom trabalho!!!


Assim me despeço, um grande abraço a todos os bartenders e mais uma vez um grande obrigado ao Sr. Francisco.

Best Regards

Sérgio Vicente

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

9a EDIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DE COZINHA 2013, 27 e 28 DE NOVEMBRO EM AVEIRO


A cidade de Aveiro recebe hoje a 9ª edição do Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha (CNC), a maior reunião de profissionais de cozinha e pastelaria em Portugal, aberta ao grande público!




Dias 27 e 28 de novembro, grandes nomes da cozinha nacional vão passar pelo Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, nesta edição cujo mote é Portugal.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pedro Arantes, Bar Manager, no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, no Vila Sol Golf Resort *****, Vilamoura, Algarve, classificou-se no Top 10 da Beefeater 24 Competition Portugal 2013.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, apresentamos mais um dos Bartenders do Top 10 da Beefeater 24 Competition Portugal 2013.


Hoje convidamos Pedro Arantes, Bar Manager, no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, no Vila Sol Golf Resort *****, Vilamoura, Algarve, que classificou-se no Top 10 da Beefeater 24 Competition Portugal 2013 e participou na Final Nacional realizada no Urban Beach K, em Lisboa. A organização da responsabilidade da Pernod Ricard Portugal com o apoio da Liquid Consulting.


Neste espaço de divulgação de profissionais de bar e do mundo das bebidas simples e compostas apresentamos uma breve entrevista com Pedro Arantes, assim como duas receitas de “Cocktails”.


Pedro Arantes qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

O meu local de trabalho é no Moon Ristorante Italiano Bar Lounge, um espaço inserido no Vila Sol Golf Resort *****, em Vilamoura, onde desempenho a função de Chefe de Bar.


Faz uma breve descrição do Moon Ristorante Italiano Bar Lounge?

Moon Ristorante Italiano Bar Lounge… o Moon está inserido no Vila Sol Golf Resort *****, em Vilamoura. Verdadeiramente inovador, espaço de rigor estético, com pinceladas "vintage", o Moon apresenta-se aos seus clientes e parceiros, como alternativa no bom gosto e saber receber, transformando e divulgando a imagem do "Glamour" aos seus clientes.


No seu exterior, repleto por verdadeira paisagem "glamorosa" onde impera o verde da sua relva, com palco e serviço de bar, preenchido por uma esplanada "confort".


O Moon apresenta-se ao público como um espaço tradicionalmente referenciado por um target bastante exigente, nasceu de um conceito inovador dentro da indústria hoteleira, com o rigor do tradicionalismo da escola Americana, é hoje já uma referencia Nacional de bom gosto e lugar preferencial da Elite Social, nacional e estrangeira em Portugal.


Qual o tipo de serviço?

Restaurante Fine dining com serviço ultra personalizado com espaço lounge ao dispor dos seus clientes. Serviço de Vinhos; Portos; Cocktails e Charutos.


Pedro Arantes quais foram as tuas escolhas para participares na Final Beefeater 24 Competition Portugal 2013?



A inspiração veio da convicção geral que tenho de que um bom Produto deve ser degustado o mais possível perto do natural fazendo ou tentando apenas fazer sobressair o que de melhor existe na sua elaboração. Pink Gin é um clássico originalmente preparado com Plymouth Gin... Um gin mais doce que o Beefeater, mais seco e mais perto para o meu gosto e palato.


Pink Gin clássico.

Ingredientes:

5 cl de Gin Beefeater
2 dash de Angostura bitters

Método de Preparação: na taça a cocktail gelada, deitar 2 dash de Angustura e envolver as paredes da taça... Deitar fora o excedente. Directamente na taça acrescentar os 5cl de Gin Beefeater e decorar com uma zest de limão.


Para a nova fórmula ou reinterpretação apresentei o:


Moon Gin By Pedro Arantes

Ingredientes:

5 cl Gin de Beefeater 24
4 Dash de Orange Bitters
2 Dash Água de Flor de Laranjeira
2 Fatias limpas de gengibre fresco


Método de Preparação: Fumar um copo tipo balão de cognac ou vinho tinto sem pé com gengibre, as gotas de Água de flor de laranjeira e 3 dash de orange bitters e deixar repousar cerca de 1 minuto.




Adicionar ao balão, 1 dash de Orange bitters e cobrir o fundo, adicionar o Gin e uma bola de gelo. Decorar com 3 bagas de zimbro levemente apertadas e uma zest de laranja torcida para libertar os óleos. Servir de imediato.