quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cocktails & Mistura Fina convidou o jovem estudante de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas, António Oliveira a partilhar momentos do seu estágio no hotel Sofitel Lyon Bellecour, em França.

António Oliveira, actualmente a frequentar o curso de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas nível V, na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, Lamego e a exercer a função de Head Bartender no Bar Discoteca Play Glam Club, em Valpaços.


Quando conheci este jovem talento fiquei impressionado com a vontade que revelou em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um verdadeiro amante do mundo do bar do serviço de restaurante e vinhos, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e saberes, assim como, a sua valorização pessoal e profissional.


António Oliveira, é com enorme felicidade que Cocktails & Mistura Fina, partilha momentos da tua vida durante o teu estagio em França, dando como exemplo a seguir aos mais jovens e agradece desde já a disponibilidade para partilhares esses momentos a nível pessoal e profissional, assim como, composições de bar em especial a de tua autoria com os seguidores do nosso Blogue.


Qual a unidade hoteleira onde realizaste o teu estágio em França?

O meu estágio realizou-se no hotel Sofitel Lyon Bellecour, hotel com 5 estrelas, hotel de luxo. Sendo vencedor do prémio World Luxury Hotel’s pela categoria Business Hotel no ano de 2012.


António Oliveira como foi recebido no hotel de estágio em França?

Sendo o único Português a trabalhar naquele momento no hotel, a recepção que foi feita teve um misto de emoções, onde senti um “quebrar barreiras”, sobre estereótipos relativos ao povo Português.

Recebido pelo Chef responsável de bares do hotel, Mr. Dominique Del Rizzo, acabando por ser o meu tutor durante a minha estadia como estagiário.



Dando-me as boas vindas também o F&B Manager Romain Demellayer, disponibilizando-se este logo para de seguida me fazer uma visita guiada pela unidade hoteleira, que quando finalizada fui introduzido a todos os responsáveis de secção do Hotel. Entrei ao Serviço.


No primeiro dia de trabalho comecei pelo atendimento às mesas, registos POS, preparações de cafetaria, serviço de vinhos e preparação de cocktails. Percebi ali que era estagiário mas não “ Copeiro de Serviço ”. Se calhar tive esta responsabilidade talvez por causa da minha humildade, postura e atitude.


Fala-nos um pouco acerca das principais actividades que desenvolves-te durante o teu estágio?

O meu posto de trabalho era o de “commis Barman” mas no papel prático eu era um Barman como qualquer um dos meus colegas do Hotel.
-Realização por diversas vezes da mise-en-place dos Bares;
-Realização de inventários;
-Atendimento a um cliente mistério;
-Serviço de Bebidas quentes;
-Serviço de Champagnes;
-Serviço de Mesa;
-Elaboração dos pedidos de cave para o Economato;
-Ajuda a colegas de trabalho nos cocktails de criação;
-Realização de serviço nos 2 Bares do Hotel;


Faz a descrição do tipo de serviço de Bar no hotel Sofitel Lyon Bellecour?

Light BarBar situado no Lobby com muito requinte, geralmente visitado por empresários e muito utilizado para reuniões de negócios e recrutamentos. (Serviço de cafetaria e bebidas quentes; Serviço de chás “Infusão”; Serviço de champagne; Serviço de vinhos; Serviço de cocktails; Serviço de Finger Food)



Le Melhor Bar – Bar Lounge situado no 8º andar, vista panorâmica, serviço de elevado detalhe desde a chegada até à saída dos clientes. (Serviço de bebidas simples; serviço de cocktails “carta maioritariamente de criações”; serviço de vinhos; serviço de champagne).



António Oliveira Cocktails & Mistura Fina não podia de deixar de solicitar que apresentasses 3 “cocktails” que mais te marcaram durante o teu estágio?

Por um sentimento de orgulho, no final apresento o meu cocktail elaborado com um toque de emoção, onde deitei pitadas de alegria, com aroma de hortelã que ficou na carta de Bares.


Nome: L’essence du Douro
Método de preparação: Batido no Shaker
Ingredientes:

1 Colher de café de Gengibre
6 Folhas de hortelã
3 cls de Sumo de Lima
3 cls Xarope de Açúcar
6 cls Porto Branco Seco

Serve-se em copo a vinho tinto velho, com uma colher de bar de Pimentos e preenche-se com água tónica.

Decoração: 3 Fatias de pimentos.


Nome: Passion de la Havane
Método de preparação: Batido no Shaker
Ingredientes:

4 cl Havana club 7 ans
3 cl Néctar de Pêssego
1 cl Xarope de Açúcar
1 cl Sumo de Lima
1 Fatia fina de Gengibre
4 Folhas de manjericão.

Servido em copo a Long Drink acompanhado por um Maracujá com Brandy de Pêssego.

Decoração: Folha de Manjericão.


“Por último outro cocktail da minha criação”:


Nome: Jack’s Mint
Método de preparação: Batido no Shaker
Ingredientes:


Fatia fina de Gengibre
1 Colher de café de açúcar mascavado
3 cls Sumo de Lima
1 cl Xarope de Açúcar
6 Folhas de Hortelã
4 cls Jack Daniel’s
2 cls Grand Marnier


Servido no copo a água sem pé. Preenche-se com água gaseificada, no final adiciona-se gotas de Angustura bitter.


Decoração: Zeste de Lima em espiral e Olhinho de Hortelã.


Qual a bebida simples que mais serviste?

A bebida simples que mais servi foi Champagne, talvez por estar na região Francesa e sendo esta a bebida que mais por lá se produz.


Como descreves em breves palavras o teu estágio?

Como já vinquei anteriormente nesta entrevista foi algo muito difícil de agora descrever, foi único e diria a roçar o perfeito, desde a recepção, à integração na equipa de trabalho, rapidamente me senti parte da família “Sofitel”, às novas técnicas aprendidas, o estar em contacto directo com diversos VIP’s de renome mundial e fazer-lhe o atendimento tais como (Laurent Wilson; Neil Young; Daddy Yankee; Michelle Laroque; Ben Harper; Santana; Gomis; Lisandro López).


Depois veio o reconhecimento por parte da chefia ao propor-me deixar um cocktail da minha autoria na carta de cocktails dos Bares. Sendo uma sensação e momento únicos, a alegria invadiu o meu corpo e a vontade de lá deixar a minha marca era tal que coloquei a minha criação mais arrojada. Questões colocadas pelos clientes onde respondia com um sorriso, confie em mim e prove…


Após uma semana de incertezas o cocktail tornou-se um sucesso, talvez a exposição na primeira página da carta tenha ajudado, e contei ainda com a capacidade de vendas de toda a equipa que se aliou a mim naquele momento para ajudar a promover a minha criação. No momento da despedida sentir com palavras do F&B Manager “Jovens como tu quando aparecem não se podem deixar fugir”! Após estas palavras que mais posso dizer??? A não ser que me senti parte daquela equipa de homens e mulheres.


A parte da despedida traz-me muita saudade como já disse sentia-me parte daquela família e por isso o regresso acabou por tornar-se difícil mas… Uma carta de recomendação chegou, onde o Chef vincou a minha paixão, investimento, pontualidade, assiduidade e criatividade no seio dos bares e junto com esta carta o convite para quando finalizar o curso, juntar-me novamente à equipa do Sofitel!! Não poderia ter ficado mais feliz/orgulhoso, as portas estão abertas para mim! Agradeço aqui ao Chef Júnior Responsável de Bares Romain Meheut por tudo o que fez por mim durante o meu período de estágio.


Reconheço que a projecção que este estágio me deu a nível profissional abriu-me portas e uma proposta para chefiar a equipa de bar da discoteca Play Glam Club em Valpaços chegou… Proposta essa que aceitei e neste momento exerço com a posição de Head Bartender…

BACARDI Germany @ BCB 2013

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Beefeater Bartender Competition, Stockholm, 2013

Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner” By Nuno de Sá Pires Head Bartender, no Restaurante e Bar Beagle, em Hoxton, Londres.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de volta com a quarta Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar um convidado o qual vai partilhar duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”, as quais serão inéditas ou de autor.


Nesta nova rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Na quarta “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner “ “viajamos” até Londres para poder partilhar convosco um amante do mundo do bar, Português a trabalhar em Inglaterra, Nuno de Sá Pires, Head Bartender, no Restaurante e Bar Beagle, em Hoxton, Londres.


Nuno de Sá Pires fez a sua formação profissional na área de bar na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Tem já um percurso profissional irrepreensível, dotado de competências pessoais e profissionais de assinável valor, com provas dadas nos locais onde desempenhou a sua actividade profissional.

Um grande apaixonado pelo mundo das bebidas simples ou compostas, tem vindo a implementar os seu conhecimentos e competências no sentido se valorizar e assim prestar um serviço de qualidade, provocando a satisfação do cliente.


Sempre atento às novas tendências tem vindo a desenvolver estudos em varias áreas do bar como, a preparação dos seus xaropes, purés, infusões, assim como, na harmonização entre os cocktails e a culinárias, com o objectivo de preparar e servir as melhores bebidas aos seus clientes, com grande profissionalismo.


Nuno de Sá Pires, o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho, as funções que desempenhas e tipo de serviço?

Actualmente o meu local de trabalho é no Restaurante / Bar Beagle, em Hoxton, Londres. A minha função é Head Bartender.

O Beagle é um Restaurante e Bar situado em Hoxton, a zona mais hipster de Londres. Tem uma arquitetura bastante única, uma vez que foi construído nos arcos debaixo do comboio overground.


Quanto ao tipo de Serviço:

Bar - O tipo de serviço neste bar e restaurante e bastante descontraído e rápido, o bar serve a sua capacidade aproximadamente 100 pessoas e também serve todas as bebidas para o restaurante (Cocktails, vinhos, champagnes, etc)


O bar trabalha numa aproximação culinária aos cocktails, todas as infusões, purés, xaropes e alguns vermutes são feitos na casa. O menu de bar também muda cada 3 meses, podendo assim trabalhar num conceito mais experimental.


Restaurante - O Restaurante oferece menus sazonais em que a tradição Britânica se funde com sabores mediterrâneos, os menus mudam todas as semanas e alguns pratos diariamente.



Quando começou o gosto pela profissão?

Comecei a trabalhar no bar da minha Mãe com 14 anos nas férias de verão e daí começou a paixão com a profissão de Barman, mais tarde estudei na Escola de Hotelaria do Estoril e nunca mais parei…


Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria, duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”.

Nuno de Sá Pires, qual a tua proposta na modalidade de Cocktail Before Dinner?

“Antes de mais o meu agradecimento pelo convite para participar nesta Rubrica. Para mim é um prazer partilhar os meus cocktails com os seguidores do Cocktails & Mistura fina e amantes dos “Cocktails””.


A minha sugestão na modalidade de Before Dinner é:

Nome do Cocktail: Smoked Negroni By Nuno Pires


Ingredientes:

25ML Gin fumado com Cedro e Carvalho
25ML Cocchi Torino
15ML Campari

Mexer no copo de misturas até atingir a temperatura e diluição desejada, servir on the rocks.

Guarnição - twist de limão

Na modalidade de Cocktail After Dinner, qual a tua proposta?

A minha sugestão na modalidade de After Dinner é:

Nome do Cocktail: Revolutionary 20th Century Cocktail By Nuno Pires


Ingredientes:

25ML Altos Reposado Tequila com Infusão de Baunilha
25ML Lillet Blanc
25ML Creme de Cacau White
25ML Sumo de Limão Natural

Bater bem no shaker, servir com double strain numa taça de cocktail.

Guarnição - Rodela de limão.

Qual a tua sugestão na “Modalidade de Long Drink”?

A minha sugestão na Modalidade de Long Drink é:



Nome do Cocktail: Perenial Punch By Nuno Pires

Ingredientes:

15ML Xarope de Framboesa
15ML Sumo de Limão Natural
15ML Creme de Mure
35ML Vodka com Infusão de Limão

 Top com Champanhe

Bater todos os ingredientes no shaker, excepto o champagne. Servir em copo longo com gelo. Top com o champanhe.

Guarnição - Fatias de limão, framboesas e ramo de hortelã.



“Mais uma vez obrigado amigo Francisco, grande abraço”.

Bols Around the world 2013 - Adam Hrapko - Constantine

terça-feira, 29 de outubro de 2013

AUCHENTOSHAN SWITCH 2013 EUROPEAN FINAL

Matheus Cunha, Mixologista do The Sailor Legendary Pub, em São Paulo classificou-se no primeiro lugar do Campeonato Grey Goose Vive la Revolution etapa São Paulo.

Vive La Révolution, o campeonato de “coquetelaria” mais Premium do Brasil, vai na sua 5ª edição em busca do que há de mais original e extraordinário no universo dos “Cocktails”. O novo embaixador da vodca de melhor sabor do mundo, Tony Harion, percorre o Brasil com a finalidade de levar a cabo experiências únicas com os grandes talentos da Mixologia.


 Matheus Cunha


Ontem em São Paulo, Brasil, Mixologistas extraordinários foram descobertos e outros se afirmaram no panorama do Bartending do Brasil e mundial. Aconteceu a revolução dos sabores, das texturas, das cores, a criatividade esteve patente no Campeonato Grey Goose Vive la Revolution etapa São Paulo.



Apesar da distância que separa Portugal do Brasil tive oportunidade de acompanhar o campeonato pela reportagem fotográfica aproveitando as novas tecnologias. Gostava de enviar os parabéns a todos os participantes e desejar o maior sucesso pessoal e profissional.
De parabéns está também Tony Harion, o novo Brand Ambassador Grey Goose Brasil, pela qualidade do trabalho desenvolvido em prol dos Bartenders Brasileiros.



Tony Harion,  Brand Ambassador Grey Goose Brasil.

O destaque vai para Matheus Cunha, Chefe de Bar,  Mixologista do The Sailor Legendary Pub, em São Paulo que classificou-se no primeiro lugar do Campeonato Grey Goose Vive la Revolution etapa São Paulo.




 Matheus Cunha


Matheus Cunha prestou uma homenagem a Edith Piaf um ícone da música francesa.

Trabalhou o lado sensorial da música com o Drink.

Matheus Cunha descreveu assim o seu “Cocktail”:

Para o Drink meu usei,

Piaf By Matheus Cunha

Ingredientes:

Grey Goose la Poire,

Xarope de especiarias caseiro,

Bitter de alho negro caseiro,

Mix cítrico de grape e limão siciliano,

Licor de pêssego.,

Para montar meu Drink, coloquei uma música de edith piaf e comecei a montar meu Drink com movimentos em cima da música sem falar nada, e que meu Drink finalizava exatamente quando acabava a música.


Como guarnição, usei um trigo.


Os Campeões do Campeonato Grey Goose Vive la Revolution etapa São Paulo: Plínio Silva, Gisele Rodrigues Aguiar, J Kennedy Nascimento, Tony Harion, Brand Ambassador Grey Goose Brasil e Matheus Cunha.



Assim foram encontrados os FINALISTAS da 5ª edição do Campeonato Grey Goose Vive la Revolution 2013. Agora resta-nos aguardar o resultado da FINAL. Votos de êxito para todos os participantes.


Plínio Silva


Gisele Rodrigues Aguiar

Salve Jorge By Gisele Rodrigues Aguiar

Ingredientes:

Grey Goose le Citron,

Licor Capadocia (Home made / artesanal),

Sumo de Abacaxi com sumo de limão siciliano,

Clara de ovo,

Bitter old fashion,

Preparado na “Coqueteleira”:

Adicionar os ingredientes excepto o bitter. Bater vigorosamente todos os ingredientes na “coqueteeira”.

Servir em taça Martini com a técnica Double Strain.

No final pulverizar com Bitter old fashion.

Decorar com Capim santo.                                             



J Kennedy Nascimento


Goose Rói (Ganso Rei) By J Kennedy Nascimento

Ingredientes:

Grey Goose Citron

Punt e Mes

Fernet

Shrub de limão e capim limão artesanal

Bitter de grapefruit artesanal

Tintura de sal

Preparado no Mixing Glass.

Servido no Copo on-the-rocks com gelo redondo.


Twist de limão de garnish e spray de Grey goose citron por cima





Marco De la Roche, Sylas Rocha, Thays Sousa, Alex Mesquita e Gisele Rodrigues Aguiar.