quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Nelson Bernardes – Head Mixologist at the famed Good Godfrey’s - The Waldorf Hilton, London, @ The Gusto Bar, Conrad Algarve, on January 31st


O reconhecimento da dedicação e trabalho de Nelson Bernardes - Head Mixologist no famoso Good Godfrey’s - The Waldorf Hilton, London. O Nelson, é o Bartender convidado e apresenta dia 31 de Janeiro no Gusto Bar no Conrad Algarve o Perfect Host Cocktail, com o qual irá participar na Final do Bacardi Legacy Competition 2013, em Londres, no próximo dia 7 de Fevereiro.




Perfect Host by Nelson Bernarde

Ingredients:

50ml Bacardi Superior

25ml Fresh lime juice

20ml Apple juice

17.5ml Gomme syrup

15ml Egg white

Celery, Basil

Muddle the celery in the bottom of the shaker. Add the rest of ingredients and dry shake. Shake again with ice.

Double-strain into a chilled coupette and garnish with grounded black pepper.



“The Gusto Bar welcomes a guest appearance on January 31st – Nelson Bernardes – Head Mixologist at the famed Good Godfrey’s - The Waldorf Hilton, London. Featuring his cocktail entry in the Bacardi Legacy 2013 competition... Perfect Host Cocktail.”


Será a oportunidade de dar a degustar o Perfect Host Cocktail aos clientes desta prestigiada unidade hoteleira no Algarve, bem como, demonstrar as suas capacidades técnicas e profissionais na preparação das bebidas compostas (cocktails).



Como convidado, Nelson Bernardes, ministrará ainda uma "aula" de formação à equipa de Bar desta unidade hoteleira, partilhando os saberes e conhecimentos acerca do mundo do Bar. “First Perfect Host Seminar with modern techniques of hospitality and mixology for any style of bar…”

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nelson Bernardes, do The Waldorf Hilton, Londres, na UK Final do Bacardi Legacy Cocktail Competition a realizar dia 7 de Fevereiro na capital Inglesa.


É com enorme orgulho, que escrevo mais uma vez no Cocktails & Mistura Fina, anunciando mais um feito de Nelson Bernardes, Barman Português, que brilha em Londres, Inglaterra. De salientar que Londres é a capital mundial do cocktail e coloca na final desta competição 4 participantes de topo que cativaram o Júri pela sua qualidade, entre eles está o talentoso profissional de bar português.


O apuramento realizou-se em finais regionais que tiveram lugar em Londres, Edimburgo, Bristol e Manchester nas quais foram apurados 7 Bartenders do topo no Reino Unido, ficando a faltar o oitavo Barman que será apurado na fase regional da Irlanda a ter lugar no dia 28 de Janeiro.


Assim participam na final nacional em Londres, a 7 de Fevereiro, 8 Bartenders de elevado grau de profissionalismo à procura de obter o melhor resultado, vencedor do Bacardi Legacy Cocktail Competition UK.





Os finalistas são:

Iain McPherson do Voodoo Rooms, Edinburgh

Michael Braun do Bibis Italianissimo, Leeds

Sam Kershaw do Babington House, Somerset

Nelson Bernardes do The Waldorf Hilton, London

Tom Walker do the American Bar at The Savoy, London

Alistair Reynolds do Hawksmoor Spitalfields, London

Francesco Turro -Turrini do The Luggage Room at the 

Marriott Grosvenor Square, London


Darren Costello - Homage to Sitges, Ireland


Nelson Bernardes de The Waldorf  Hilton criou uma “Cocktail” chamado Perfect Host  em homenagem aos lendários anfitriões do  Bartending como Peter Dorelli.



Perfect Host by Nelson Bernardes

Ingredients:

50ml Bacardi Superior

25ml Fresh lime juice

20ml Apple juice

17.5ml Gomme syrup

15ml Egg white

Celery

Basil

Muddle the celery in the bottom of the shaker. Add the rest of ingredients and dry shake. Shake again with ice.

Double-strain into a chilled coupette and garnish with grounded black pepper.




Caros colegas e amigos o Nelson Bernardes, necessita de apoio na sua participação com Perfect Host no Cocktail Bacardi Legacy 2013. Entra na sua página no Facebook e faz “Like” / “Gosto” quanto maior numero obter melhor a classificação. Vamos ajudar a vencer!!!

Competição Oficina Flair Challenge 2013 dia 28/01/2013 no Oficina Lounge Bar, na Praia do Carvoeiro, Algarve.


Olá amantes do Flairtending, o amigo “Vitó”, um Bartender apaixonado pela arte do Flair, vai levar a efeito uma Competição denominada Oficina Flair Challenge 2013 a ter lugar no Oficina Lounge Bar, nº 75 - Praia do Carvoeiro, no próximo dia 28.01.2013.


Programa:

Chegada de concorrentes 17:00h -17:30h

Início da prova às 18:00h


A Competição vai decorrer durante o ano 2013 da seguinte forma: realizaram-se 8 Competições, dos participantes só 10 competidores chegam á final, nas primeiras 4 provas serão apurados 1 competidor/competição, nas restantes 2 competidores. 


Em cada Competição realiza-se:
·        Pequeno briefing sobre a realização da prova;
·        Apuramento da competição (8 concorrentes apurados para final do dia);
·        Final da competição;
·        Entrega de prémios;


Os interessados em participar na Competição Oficina Flair Challenge 2013 devem solicitar a Inscrição:


Vitó- 912818106 / 967429796

Patrícia Santos - 910771958



Oficina Flair Challenge 2013

Datas das Competições:

28 de Janeiro
25 de Fevereiro
25 de Março
22 de Abril
20 de Maio
17 de Junho
23 de Setembro
21 de Outubro que é a prova Final (10 Apurados)

Mais uma oportunidade para os amantes do Flairtending demonstrarem as suas capacidades na elaboração dos seus “Cocktails” com destreza de movimentos, criatividade, muita animação ao som da sua música preferida. 

RAFAEL MARIACHI PROMOVE CURSO DE PRODUÇÃO DE INGREDIENTES NA PRODRINKS ESCOLA DE BARTENDERS - SÃO PAULO, BRASIL.



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mentes Brilhantes 2012 By Mixology News foi um sucesso em São Paulo - Brasil



A 1ª Edição de Mentes Brilhantes 2012, uma iniciativa levada a cabo pela “MIXOLOGY NEWS” liderado por Marco de la Roche, considerado o maior evento de “Mixologia” da América Latina, realizado em São Paulo, Brasil, foi um sucesso e aplaudido pelos parceiros e participantes.


O tema “A Consolidação da Mixologia” atraiu 250 participantes, ávidos por obter conhecimentos, saberes, novas técnicas, acerca das mais variadas vertentes da arte do Bartending.


Mentes Brilhantes 2012, contou com 14 “Palestrantes” de provas dadas os quais transmitiram os ensinamentos, permitiram a troca de ideias e apresentaram diversos temas que cativaram todos aqueles que pretendem a evolução pessoal e profissional.



Sem dúvida uma iniciativa louvável da Mixology News, pois só assim se consegue uma qualidade de serviços de excelência, aumentar o negócio e fidelizar os nossos clientes.



De parabéns está a Mixology News, Marco de la Roche e sua equipa, bem como, todos os participantes.


domingo, 20 de janeiro de 2013

João Eusébio, Bartender / Mixologista / formador, um Português em terras de Espanha, Escola Magatzem, Barcelona.


João Eusébio, Bartender / Mixologista / formador, um Português, que desenvolve a sua actividade profissional em terras de Espanha, mais propriamente em Barcelona, na Escola Magatzem com reconhecido sucesso, resultado de muita dedicação e trabalho.



Sempre atento à evolução do mundo das bebidas, procura saberes e conhecimentos que possa transmitir aos interessados em desenvolver as capacidades técnicas quer no serviço quer na preparação das bebidas simples ou compostas.



Numa das suas participações Espanha, apresentou durante o “Maestro Tito Cordero Master Class” seu cocktail "Venezuela presidencial" na Escola Magatzem, com base no famoso Rum Diplomático de origem Venezuelana.



"Venezuela Presidencial"

Ingredientes:

40 ml Diplomático Añejo

20 ml Dubonnet

10 ml Licor de Cacao Branco

4 dash de Orange bitter

Preparado no Mixing Glass, serve-se na Taça Martini.

Decora-se com um “twist” de Toranja.


Cocktails & Mistura Fina, deseja as maiores felicidades e votos de sucesso pessoal e profissional a João Eusébio.





Mojito com água de coco By Mixologista ALEX MIRANDA da MIXING - Brasil

sábado, 19 de janeiro de 2013

Cocktails & Mistura Fina com o Mixologist: BRUNO SANTOS (MBC) / (UBCM), MACAU.


Eis que chega o início do ano de 2013, com o desejo que se muito intenso em termos de eventos, iniciativas relacionadas com o mundo do bar nos mais diversos pontos do globo. O “Cocktails & Mistura Fina” continuará atento e sempre que possível divulgando o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão o Bartending.


Como sempre tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.

De volta e não podia deixar de iniciar da melhor forma esta rubrica de “Cocktails & Mistura Fina com…”. Do outro lado do Atlântico, mais propriamente de MACAU.



Confesso que já à algum tempo tinha a vontade de dar a conhecer este profissional de bar, por tudo o que ele representa, pela dedicação e trabalho em prol do Bartending, pelas excelentes e honrosas participações nos mais diversos eventos, dignificando os profissionais de bar, em especial os Portugueses, assim, é com enorme prazer que vos apresento o Mixologist: Bruno Santos (MBC).




BRUNO SANTOS, em primeiro lugar os meus sinceros agradecimentos pelo facto de partilhares momentos com “Cocktails & Mistura Fina”. Qual a formação a nível de bar e Académica?

O prazer é meu, em primeiro lugar obrigado pelo apoio dado aos Barmen e pela divulgação que fazes desta profissão.

Em termos Académicos tenho a Licenciatura em Gestão Hoteleira – Universidade do Algarve – Portimão.



No que se refere a outras formações, dado que sou um apaixonado pela gastronomia, vinhos e pelo mundo das bebidas simples ou compostas, procurei sempre obter mais conhecimentos, saberes, receber ensinamentos que contribuíssem para a minha valorização pessoal e profissional nas mais variadas áreas, sendo que tal frequentei os seguintes cursos:

Curso de Gastronomia e Onologia Italiana – A.E.Firenzi – Itália;

Curso de Mixologia Sip Slowly com Joseph Boroski – Macau;

Wine & Spirits Education Trust – Level 3 – Inglaterra;

Bols (Level 1, Level 2, International Bar Management) – Holanda;

JWC Elite Bartenders – IBA – Singapura.



Actualmente onde desenvolves a actividade profissional?

Desde que deixei de trabalhar para o Mandarin Oriental Hotel, Macau, em 2011, que estou envolvido e muito empenhado no Macau Bar Concept / UBCM - União de Bartenders & Cocktails de Macau, com a finalidade de promover acções / iniciativas que visem a valorização profissional dos Barmen de Macau, bem como, a sua afirmação no mundo do Bartending. Tem sido muito gratificante.



O objectivo é motivar e apoiar jovens na profissão de Bartender, tenho procurado criar a União de Bartenders & Cocktails de Macau (UBCM), formando uma associação que proporcione formação e dinamize actividades em que participem todos aqueles que o desejem.



No momento, também desempenho funções de consultoria em diversos estabelecimentos da Ásia, dou formação aos funcionários e, em cooperação com a Sip Slowly™ criomenus de assinatura.



Sempre que tenho disponibilidade ou me é endereçado um convite, trabalho, como Bartender, em eventos.

Quais a funções e onde trabalha-te anteriormente?

Iniciei a minha actividade profissional na área de Bar, como Bartender, no Sands Casino e trabalhei em várias unidades hoteleiras em Macau, como:



Bartender, Sands Casino – Macau

Bartender, Hard Rock Hotel – Macau

Supervisor, Four Seasons Hotel – Macau

Assistant Bar Manager, Mandarin Oriental Hotel – Macau



Neste ultimo destaque a abertura do Vida Rica Bar & Restaurant, Mandarin Oriental Hotel – Macau.



Tive ainda a oportunidade de trabalhar em Eventos de Cocktails em Portugal, Macau, Hong Kong e Tailândia.



Qual opinião sobre a profissão de Barman?

A profissão de Barman requer grande paixão, dedicação e é muito exigente, ao contrário do que muita gente pensa.
Para se ser um profissional eficiente é necessário, além de dominar técnicas de produção de bebidas e mesmo de cozinha, haver uma actualização constante, tendo em vista a aquisição / aprofundamento de conhecimentos sobre os mais variados temas. Ser criativo também é importante, apresentação e variedade cativam o cliente e despertam a curiosidade em experimentar novos sabores.
A necessidade de urgência na satisfação dos pedidos dos clientes, no diaadia, associada ao bem servir, provoca um certo desgaste e causa até um pouco de stresse.
Apesar de ser esta a realidade do Barman, esta profissão não é muito valorizada.





Diz algo sobre a vertente da Mixologia.

O princípio da Mixologia é fazer bebidas utilizando conhecimento, técnica e arte. Há uma exploração dos aspectos visuais, através de diferentes estados dos seus constituintes e a sensação que estes vão despertar no cliente. É um grande desafio que exige um conhecimento aprofundado da composição e propriedades de todos os componentes de uma bebida, de modo a que se crie um todo harmonioso e agradável ao paladar.
Ultimamente tem havido uma tendência para se fazer distinção entre bartender e mixologista, mas eu considero que os dois nomes são sinónimos, apesar de o último termo ser, possivelmente, mais nobre.



Como foi a experiência de participar nos Concursos de “Cocktails” e que classificações têm obtido?

Infelizmente em Macau, até ao momento, não existe uma cultura de bar forte e a componente associativa, que a meu ver é fundamental para promover este tipo de actividades, é praticamente inexistente.

Assim, a minha experiência no campo de competições é pouca, tendo apenas participado no Ásia Pacific Cocktail Championship 2011 (IBA) que se realizou em Singapura e mais recentemente na Final do Concurso Bols Around The World Finals 2012, na Holanda.



Obs. "BOLS AROUND THE WORLD FINAL 2012, contou com a presença Portuguesa, Bruno Santos, em representação de Macau. Participaram nesta extraordinária competição, os 12 dos melhores Barmen do mundo, que teve lugar de 11 a 15 de maio de 2012 em Amesterdão na Holanda".

A composição apresentada por Bruno Santos foi a seguinte:


DUTCH INVASION

Ingredients:

50ml Bols Genever
30ml F.S. Mandarin Fruit
30ml F.S. Lemon
30ml Ginger&Lemongrass Syrup

Method

Prepare Syrup by boiling 1 part sugar 1 part water with ginger and lemongrass;
Freshly squeeze the fruits;

Add all ingredients in shaker full with ice Shake and fine Strain into chilled classic cocktail glass;

Garnish with lemongrass stick and mandarin fruit.

“I will add flavour to the world by …creating drinks that reflect history and regional background, combining freshest local ingredients with premium quality spirits”.
Drink less but better!



Contudo, considero que participar em competições é benéfico, porque ajuda a controlar emoções, especialmente no que se refere a situações de nervosismo, e proporciona a socialização e troca de experiências com pessoas do mesmo ramo.



Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Sou fascinado por um “Old Fashioned” bem feito. O método que envolve a produção desta bebida é fantástico, verdadeiramente digno de ser chamado um clássico!
Tradicionalmente é feito com Whiskey, Rye ou Bourbon mas eu prefiro que seja feito com Rum envelhecido.



Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Não tenho preferência. (Não sou esquisito nisso) Gosto de servir clientes exigentes que sabem o que querem e como querem e fazêlos felizes. O resultado final é o que me dá, realmente, prazer. 2 ou 3 "Cocktails" da sua autoria, Receita, método de preparação, decoração e como servir.




Celebrating International Women's Day!!

Botanical Lemonade:

·        Rosy Peony Infused Genever
·        Homemade Anchan Flour Water
·        Homemade Lemongrass & Ginger Syrup
·        Lime & Lemon


Para os seguidores do “Cocktails & Mistura Fina” podes nos presentear com dois “cocktails” da tua autoria?

Sim claro gostava de apresentar 2 “Cocktails Sours” da minha autoria que gosto muito de beber.
O primeiro, “The Union”, é um cocktail que me é muito querido, pois nasceu em Singapura devido a um trabalho de cooperação entre mim e três colegas europeus e foi premiado como o melhor cocktail do curso JWC Elite Bartenders (IBA).



The Union

• 40 ml Hendricks Gin
• 10 ml Luxardo Maraschino Liq
• 10 ml Monin Edelflower Syrup
• 15 ml Lemon Juice
• 15 ml Egg White
• 2 cucumber Slices
Cucumber slice
Maraschino Cherry

Mixologist: Bruno Santos (MBC)

Start by chilling your rocks glass. In the mixing glass light muddle the cucumber, add all other ingredients and fill with ice. Shake vigorously so that the egg white can release its foam. Remove the excess of water in the rocks glass and add ice until the glass is full. Double strain into to the glass.

Enjoy!

O segundo, o “Ultramarino” foi criado tendo como base a ideia de fazer a ligação entre Portugal e a China (Vinho do Porto Vs. Shanghai White Vodka).
Sou um grande apreciador de Vinho do Porto e fiquei muito contente com o resultado final.




Ultramarino

• 60 ml Offley Twany Port
• 30 ml Vodka
• 15 ml Fresh Lime
• 15 ml 1/1 Simple Syrup
• 15 ml Egg White
Orange Twist

Mixologist: Bruno Santos (MBC).

Start by chilling your cocktail glass. Add all ingredients into a shaker filled with ice, and shake vigorously so that the egg white can release its foam. Strain into to the glass and squeeze a twist of orange rind over the surface of the drink to release a spray of oil. Garnish with a long orange twist on a cocktail pick.
Enjoy!



Para terminar qual a bebida preferida?

“Mojito”. Bebida refrescante que nunca me cansa de beber, especialmente se for numa praia paradisíaca num belo dia de sol e com os pés enterrados na areia.



Muito obrigado por partilhares estes momentos com o Cocktails & Mistura Fina, votos de sucesso pessoal e profissional!!!