sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cocktails & Mistura Fina com Cristina Pimenta, a vice - campeã mundial na modalidade de Long Drink, em Varsóvia, Polónia, 2011.


Eis que chega ao fim o ano de 2011, intenso em termos de eventos, iniciativas relacionadas com o mundo do bar nos mais diversos pontos do globo. O “Cocktails & Mistura fina” esteve atento e sempre que possível divulgando o que de melhor se faz em Portugal e além fronteiras em prol do Bartending. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão o Bartending.


Como sempre tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, em Portugal e além fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.

Não podia terminar de melhor forma esta rubrica de “Cocktails & Mistura Fina com…”. Do outro lado do Atlântico, mais propriamente da Ilha da Madeira, com Cristina Pimenta, a vice - campeã mundial na modalidade de Long Drink, em Varsóvia, Polónia, 2011.

Cristina Pimenta, está ligada á formação profissional, actualmente exerce a função de Formadora, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e aceitou partilhar convosco alguns momentos da sua vida profissional.

Cristina Pimenta, sei que desde de sempre tiveste uma paixão pela profissão de Barmaid. Quando inicias-te a tua formação na área de Bar?

Sim, foi uma decisão tomada bastante cedo, frequentei o Curso de Bar de 2 anos e 6 meses de estágio na Escola de Hotelaria nos (1997/1998). Foram dois anos de aprendizagem muito importante para o meu crescimento em termos de conhecimentos acerca das bebidas simples e compostas, bem como, de outras matérias relacionadas com a hotelaria e turismo.

Também procuras-te novos saberes e conhecimentos assim como valorização profissional no estrangeiro. Queres nos referir onde?

Realmente procurei a minha valorização profissional e tive a oportunidade de realizar um estágio em França no Hotel Beausejour (Colmar) com uma duração de 4 meses em 2001. Foi uma experiência muito interessante a qual me permitiu contactar um novo idioma e com uma nova realidade acerca do mundo do Bar.

Em termos profissionais tiveste mais alguma experiência noutro país?

Sim, sempre à descoberta e aproveitando a oportunidade no ano de 2002 aceitei a proposta e decidi trabalhar 6 meses no Gertsch-Hotel Merkur em Interlaken (Suíça). Este foi mais um momento aproveitado para desenvolver os meus conhecimentos e saberes, bem como, contactar com novas realidades e técnicas o que permitiram a minha valorização, pessoal, cultural e profissional.

Para além da paixão pela formação profissional onde tens tido a oportunidade de partilhar os teus conhecimentos e saberes acerca do Bartending com os mais novos e todos aqueles que pretendem valorizar-se, também tiveste a oportunidade de trabalhar em “part-times” nas mais prestigiadas unidades hoteleiras na Madeira. Queres referir algumas?

Sim, sempre me mantive activa, pretendi, assim, angariar o meu salário e ao mesmo tempo adquirir mais conhecimentos e saberes com os brilhantes profissionais que desempenham com elevado profissionalismo a sua função nas mais diversas unidades hoteleira da região da Madeira. Posso salientar o Grupo Pestana nas unidades Pestana Carlton Hotel, Pestana Atlantic Hotel, e Pestana Village Hotel, bem como, na Quintinha de São João, no Choupana Hills e no Bar Glória Latina. Foram sem dúvida unidades hoteleiras que contribuíram para a minha valorização com profissional de bar e como Formadora na área de Bar.

Desde quando estás ligada à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira?

Comecei a exercer a minha actividade profissional na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira com categoria de Barmaid de 1ª em Julho de 2004, onde desempenho actualmente minha função como Formadora com muito agrado.

Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid?

O Barman/ Barmaid é um técnico especializado, a quem são exigidos sérios conhecimentos acerca de todas as bebidas desde o seu grau alcoólico, a sua densidade, origem, destilaria, e modos de servir.

Deve saber idiomas, ser atencioso, paciente, e ter certa cultura, visto que é hábito manter conversação com os clientes.

Cabe ao Barman/Barmaid o papel importante de estar à altura, não só de atender «tecnicamente» deve ter conhecimentos exactos de todas as bebidas e composições, para quando o cliente o interrogar, saber responder «psicologicamente» quer dizer que nem todos os clientes tem o mesmo feitio, por isso devemos primeiro deixar os clientes tomar a iniciativa na conversa com o Barmen.

O Barmen para além de ser um profissional que confecciona e serve bebidas, deve ser relações públicas com responsabilidade e ao mesmo tempo um vendedor por excelência.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia arte que ultimamente tem sido muito referida no meio dos profissionais ligados ao mundo do bar.

Em relação a Mixologia, infelizmente não tenho grandes conhecimentos nessa área mas ainda gostaria de um dia vir a explorar.

Pelo que sei os cocktails são obtidos através da utilização de equipamentos científicos em que trabalham com as densidades das bebidas, combinação de sabores, texturas, aromas, e seus efeitos visuais.

Ao longo da tua vida profissional já participas-te em vários concursos a nível regional e nacional onde tens obtido honrosas classificações, mas penso que a mais importante foi a participação no Concurso Mundial em representação dos Barmen Portugueses. Como foi a experiência de participar no Mundial na Polónia?

A experiência de participar no Mundial foi espectacular, muito diferente dos Regionais e Nacionais não que sejam muito inferiores mas no qual sentimos a grande responsabilidade de representar o país no nosso melhor.

Temos a oportunidade de fazer grandes amizades para além fronteiras, trocar informações, conhecimentos e saberes sobre a nossa profissão, das bebidas mais recentes no mercado, dos copos existentes, assim como, de novas técnicas de preparação e decoração das composições de bar “Cocktails”.

Claro que para mim esta experiência fez com que me valorizasse cada vez mais e o mais importante de ser também valorizada pelo nosso desempenho.


Qual a classificação que obtiveste?

Resultado do meu trabalho e dedicação, bem como, do apoio desde a primeira hora da Associação Barmen da Madeira, obtive a honrosa classificação de Vice - campeã mundial e recebi ainda o Prémio da melhor decoração. Senti-me honrada por ser a primeira Barmaid a representar Portugal num concurso mundial e ao mesmo tempo por ter dignificado os Barmen Portugueses. Foi um momento muito saboroso da minha carreira profissional.


Queres partilhar com o “Cocktails & Mistura Fina” a receita da tua composição de Bar com a qual obtiveste o título de Vice - campeã mundial?

É para mim uma honra partilhar no “Cocktails & Mistura Fina” com os seguidores deste Blog o qual tem vindo a divulgar o trabalho realizado pelos Barmen nos mais variados pontos do mundo contribuído para o conhecimento dos amantes do Bartenting.

Receita do Cocktail Vice - campeã mundial, Polónia 2011.

Autora: Cristina Pimenta

Nome do Cocktail: Atlantic Flower

Ingredientes:

2 cl Rum Bacardi

1,5 cl Licor Malibu

1 cl Licor vanille Madagáscar (marie Brizard)

1,5 cl Xarope de morango (Monin)

6 cl Sumo de Maracujá (néctar)

6 cl Sumo de Ananás (néctar)

Preparação:

Preparado no shaker e servido em copo long-drink

Decoração:

Flor obtida de abóbora amarela, pepino, cereja vermelha cristalizada e Hortelã-pimenta

Qual a composição de bar que mais gostas de preparar?

Tenho um gosto muito especial em preparar os Cafés Especiais ex: Irish Coffee

Ingredientes são:

4 cl Irish Whiskey

8 cl Café expresso bem quente

2 cl Natas frescas

8 grs Açúcar mascavado

Preparação:

Aquecer previamente o copo tipo Irish coffee

Colocar o café, açúcar e mexer

Juntar o whiskey e mexer suavemente

Colocar com ajuda de uma colher as natas

Servir sobre um pires com guardanapo

Cristina Pimenta, qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

De entre outros o meu Cocktail preferidos é o Grasshopper.

Ingredientes:

2,5 cl Creme de Menthe verde

2,5 cl Creme de Cacao Branco

2 cl Natas Frescas

Preparação:

Preparado no Shaker e servido em taça de cocktail previamente arrefecida

Decora-se com uma cereja vermelha cristalizada e um raminho de hortelã.


A arte de criares novos “Cocktails” é sem duvida uma das tuas virtudes profissionais, a comprovar isso estão as excelentes classificações obtidas nos mais variados concursos e festivais de cocktails, “Cocktails & Mistura Fina” gostaria que partilhasses algumas composições de bar "Cocktails" da tua autoria.

Claro que sim com prazer. Aqui vos deixo 3 composições da minha autoria, espero que gostei. Muito obrigado pela divulgação do meu trabalho.


1- Nome do Cocktail: Drinkwell

Ingredientes:

- 2 cl Vodka neutra (Smirnoff)

- 1 cl Licor Galliano

- 0,5 cl Licor Safari

- 1,5 cl Xarope Monin de morango

- 2 cl Sumo de Maracujá Natural

Preenchimento com Brisa Maçã

Preparação:


Preparado no Shaker e servido em copo long-drink.

Decoração:

Flor obtida de: Abóbora amarela, Pepino, Cereja vermelha cristalizada, Corante vermelho (origem vegetal) e Hortelã

2- Nome do Cocktail: My TWINS

Ingredientes:

- 2 cl Vodka incolor ou Clássica (Smirnoff)

- 2 cl Licor morango Bols

- 1,5 cl Apricot Brandy Bols

- 1,5 cl Licor Vanilla Magagascar (Marie Brizard)

Preenchimento com Brisol Tropical

Preparação:

Preparado no shaker e servido em copo long-drink

Decoração:

Flor obtida de Alho francês, Pepino, Hortelã e Cenoura


3- Nome do Cocktail: Love Christmas

Ingredientes:

2 cl Aguardente vínica (incolor) J.F.

1,5 cl Licor de morango J.F.

1 cl Xarope de groselha J.F.

2 cl sumo de maracujá natural

Preenchimento:

4 cl polpa de mango natural

8 cl Brisa maracujá

Preparação:


Preparado no Shaker e servido em Fancy Glass

Decoração:

Flor obtida de Alho Francês, Pepino, Groselhas vermelha, Nabo e Hortelã-pimenta.




Cristina, é bom sentir o reconhecimento por parte dos colegas de profissão e das Entidades, pela dedicação e trabalho desenvolvido?

Sem duvida, tive o privilégio de receber uma bonita homenagem por parte da Associação Barmen da Madeira durante o Jantar de Natal que decorreu no Hotel Porto Mare, no qual me foi atribuído o Certificado do Barmen/Barmaid 2011 o que me dá mais força para continuar a desenvolver as minhas capacidades na área do Bartending e fiquei muito feliz pelo voto de Louvor dado pelo Governo Regional da Madeira o que aumenta a minha responsabilidade em dar o meu melhor em prol da minha profissão como Barmaid, bem como, Formadora, passando os meus conhecimentos e saberes a todos quantos pretendem evoluir profissionalmente na área da restauração/bar.

Gostaria de agradecer à Associação Barmen da Madeira, tudo o apoio que me tem dado sem qual não teria sido possível atingir os meus objectivos.


Estamos preste a terminar posso saber qual a tua bebida preferida?

- De entre as que mais gosto destaque o licor Sheridans.


Assim "Cocktails & Mistura Fina" resta agradecer a amabilidade em facultares esta breve entrevista e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Um bem Haja!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

1º FESTIVAL DE COCKTAILS VIAGENS E SABORES, CASA MANUEL TEIXEIRA GOMES, PORTIMÃO, 10 DE DEZEMBRO DE 2011.



O 1º FESTIVAL DE COCKTAILS VIAGENS E SABORES, O PRIMEIRO GÉNERO EM PORTUGAL, FOI ORGANIZADO PELA ASSOCIAÇÃO BARMEN BARLAVENTO ARADE, O QUAL APRESENTOU O "COCKTAILPAIRING" COM INOVAÇÃO, DIVERSIDADE E CRIATIVIDADE, NO MESMO MARCARAM PRESENÇA BARMEN DO TOP NACIONAL, TODOS ELES DEMONSTRARAM ELEVADO GRAU DE PROFISSIONALISMOE TÉCNICA NA PREPARAÇÃO DOS SEUS “COCKTAILS".






A ASSOCIAÇÃO BARMEN BARLAVENTO ARADE CONGRATULOU-SE PELO APOIO POR PARTE DAS SEGUINTES ENTIDADES:

CASA MANUEL TEIXEIRA GOMES - PORTIMÃO



CÂMARA MUNICIPAL DE PORTIMÃO


JUNTA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO






O 1º FESTIVAL DE COCKTAILS VIAGENS E SABORES, CONTOU COM A COLABORAÇÃO DE PATROCINADORES DE RENOME MUNDIAL, COMO, O BRANDYMEL, LICOR PRODUZIDO EM PORTIMÃO E GALARDOADO NOS MAIS VARIADOS CERTAMES INTERNACIONAIS. OS PATROCINADORES FORAM:

LICOR BRANDYMEL - DO ENG. DAVID CRISTINA, PRODUTO OBRIGATÓRIO.




MONIN, Xaropes/Purés/Toppings – Firma ANTÓNIO JOÃO PACHECO, representante da MONIN em Portugal.





PRODUTOS BACARDI-MARTINI PORTUGAL




Bacardi Superior
Bacardi 8 anos
Bacardi Oro
Bacardi Limón
Bombay Sapphire
Vodka Grey Goose


DELTA CAFÉS



ESCOLA COCKTAIL TEAM - DE HUGO SILVA & LÚCIA ENCARNAÇÃO



INNSIDE CAFFÉ COCKTAIL BAR - CARVOEIRO - DE PEDRO FERREIRA & SÉRGIO VICENTE




ABSOLUTELY LOUNGE BAR - PRAIA DA ROCHA - DE PEDRO FERREIRA & SÉRGIO VICENTE


O FESTIVAL DE COCKTAILS CONTOU TAMBÉM COM PRECIOSA COLABORAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE BAR DA ESCOLA E.B. 2,3 PROF. JOSÉ BUISEL DE PORTIMÃO.





CLASSIFICAÇÃO:

1º CLASS. JOSÉ GUERREIRO - YELLOW ALVOR GARDEN, ALVOR - 107 PONTOS.

Nome da composição: "El Presidente"

Ingredientes:

2.0cl LICOR BRANDYMEL

2.5cl Bacardi Gold - Bacardi/Martini·

2.0cl Licor Chambord·

1.0cl Xarope de Orgeat - Monin

1.5cl Puré de Framboesas - Continente·

2.0cl Sumo natural de Ananás - Compal Fresh·

1 un. Mel em favo – Supermercados Apolónia

Preparado no Shaker. Serve-se em taça dupla.

Decoração: Nabo, Cenoura, Beterraba, Fios de Ovos, Tomilho Limão, Ananás (folha).

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

2un. Queijo de Figo (Bolas) Flambeadas em Bacardi Gold e Açúcar de Rosas

2un. Framboesas (frescas)·

5un. Caviar Toranja Rosa (esferificação)·

1 Fio de Follie de Frutos Vermelhos/Bosque·

1un Ramo de Tomilho (fresco)

1un Mel em Favo (slice)

2un. Folhas de Hortelã (frescas)


2º CLASS. ANDRÉ COSTA - ABSOLUTELY COCKTAIL LOUNGE BAR, PRAIA DA ROCHA -105 PONTOS


Nome da Composição: Portus Magnus

Ingredientes:

3cl LICOR BRANDYMEL

2cl Licor de canela Regionalarte

1Bsp Doce de figo

1 1/2 Scoop Gelado de Noz

1 Casca de laranja (Flamed orange zest)

Preparado no Blender. Serve-se na Taça Martini.


DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL) / ABBA

Q.b mel

4 Figos secos

Q.b Queijo Camembert

Q.b Nozes

Q.b Grand Marnier

Q.b Canela

Colocar as nozes, queijo e figo sobre o mel e flambear com Grand Marnier e canela.

A decoração presenteada num cesto

3º CLASS TIAGO LAGINHA - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTIMÃO - 102 PONTOS.



Nome da composição: Paty Love

Ingredientes:

2 cls LICOR BRANDYMEL

4 cls Vodka Grey Goose – Bacardi Martini - Portugal

1 cls Puré de Manga Monin

1 cls Licor de Limão Regionalarte

Preencher com Orange Cream Tea Ronnefeldt.

Preparado no Boston Shaker. Serve-se no Bier - Willsberger Collection - Spiegelau (Capacidade máx. 35 cls)·

Decoração: Fafe de Mel; Algodão Doce;


DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Clara de Ovo em Espuma·

Q./B. Ovas de Truta (Caviar) por cima da espuma.

1 Pezinho de Hortelã - menta.

Q./B. Algodão Doce


PRÉMIO CRIATIVIDADE

JOSÉ GUERREIRO - YELLOW ALVOR GARDEN, ALVOR - 28 PONTOS

PRÉMIO MELHOR TÉCNICA

BRUNO CATARINO - ABSOLUTELY COCKTAIL LOUNGE BAR, PRAIA DA ROCHA - 30 PONTOS


PRÉMIO MELHOR JÚNIOR

TIAGO LAGINHA - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTIMÃO



4º CLASS. FABIO CORREIA - FORMADOR NAS ESCOLAS JÚLIO DANTAS E TECNOPOLIS DE LAGOS - 100 PONTOS.


Nome da Composição: BOUGUIE

Ingredientes:

3 cls LICOR BRANDYMEL

4 cls Rum Escuro Bacardi 8

1 dash Licor de Laranja Regional arte

2 cls Licor da Serra Regional arte

1 Terço de a colher chá especiarias - Algarvespices

2 Zestes Lima

10 grms Queijo de figo

Preparado no Shaker. Copo tipo Old Fashion abaloado

Decoração figos e amêndoas

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

200 gr Queijo de figo

100 gr Queijo de cabra curado

9 Folhas hortelã

9 Framboesas

100gr Maça/canela (Redução)


5º CLASS. ARTUR WOJCIECHOWSKI - HOTEL CASCADE, LAGOS - 99 PONTOS.

Nome da Composição: FIG-MELTINI 8

Ingredientes:

1cl LICOR BRANDYMEL

5 cl Bacardi 8 anos

1 cl Xarope Spicy Monin

2,5 cls Fresh Lime Juice

3 Bsp Compota de Figo

Preparado no Blender. Serve-se na Taça Martini

Decoração: Malagueta, Pólen.

Um bolo pequeno de mel com açúcar em pó vermelho e pipeta de Brandymel.

Tosta integral com passas uvas e queijo amanteigado e compota de figo.

6º CLASS. IVO PACHECO - INNSIDE CAFFÉ COCKTAIL BAR, CARVOEIRO - 98 PONTOS

Nome da Composição: Monchique Ice Tea

Ingredientes:

3 Cls. de aguardente de medronho;

1,5 Cls. de Brandymel;

4,5 de Sweet & Sour Mix (sumo de limão + xarope de açúcar);

2 Gomos de limão;

1 Pitada de canela em pó;

2 Colheres (bar) de mel;

Preencher com Sprite.

Preparação: Muddle, Build up and Shake. Serve-se no Tumbler.

Decora-se com rodela de limão

4 Folhas de Eucalito e infusão de Eucalipto no sentido de aromatizar o cocktail durante o seu consumo.

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

4 Medronhos Frescos.

Comer um medronho embebido em mel·

2 bsp. Mel no sentido de reforçar o cocktail.

7º CLASS. FILIPE SUSTELO - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTIMÃO - 98 PONTOS.

Nome da Composição: White Brandymel

Ingredientes:

3 cls LICOR BRANDYMEL

2 cls Rum Bacardi

2 cls Natas

2 cls Triple Seco

Preparação: Shaker/Sifão. Serve-se na Taça a cocktail dupla.

Decora-se com physalis e carambola

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 cls LICOR BRANDYMEL colocar no Sifão, para servir numa base porcelana,

0,5 cls Triple Seco colocar no Sifão, para servir numa base porcelana,

2 cls Natas colocar no Sifão, para servir numa base porcelana,

1 Physalis -Decoração

2 cls Natas colocar no Sifão, para servir numa base porcelana,

1 cls Monin de Laranja colocar no Sifão, para servir numa base de porcelana,

1 Physalis - Decoração

8º CLASS. CARLOS LEMOS - INNSIDE CAFFÉ COCKTAIL BAR, CARVOEIRO - 97 PONTOS.

Nome da Composição: O Sétimo Refresco

Ingredientes:

1,5 cl LICOR BRANDYMEL

3 cl Vodka Grey Goose

1,5 cl Xarope de Maçã Verde Monin

1,5 cl Licor de Maçã

4,5 cl Sweet and Sour Mix

Maçã

Gengibre

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Muddle, Shake and Double Strain

Serve-se na Taça dupla a Cocktail

DECORAÇÃO: Leque de Maçã

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

Maçã

Chocolate Laranja & Canela

Espuma Molecular de Mel


9º CLASS. PEDRO FERREIRA - ABSOLUTELY COCKTAIL LOUNGE BAR, PRAIA

DA ROCHA / INNSIDE CAFFÉ COCKTAIL BAR, CARVOEIRO - 95 PONTOS.

Nome da Composição: Vida Boémia

Ingredientes:

2 cl LICOR BRANDYMEL

2 cl Licor de Café Tia Maria

2 cl Irish Cream Baileys

1 Scoop Gelado de Chocolate Cart d'or

Q.B. Topping Chocolate Monin

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Blended. Serve-se Taça Martini.

DECORAÇÃO: Topping Chocolate Monin

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Banana Flambeada

Q.B. Moleculas de Chocolate

Monin Chocolate Cookie

Mel

10º CLASS. JOÃO ALVES - HOTEL REAL VILA ITALIA - 94 PONTOS

Nome da Composição: Allways Innovating

Ingredientes:

2cl LICOR BRANDYMEL

3cl Vodka Greygoose

1cl Xarope Butterscotch Monin

2cl Licor Chocolate Branco Cream Mozart

1cl Natas líquidas

1un Zeste laranja

Laranja

Chocolate branco/Natas - Espuma

Monin Fraise bonbon - Esferificação

Mel

Folhas gelatina - Gelatina

Vagem baunilha

Fava tounca

11º CLASS. SÉRGIO VICENTE - ABSOLUTELY COCKTAIL LOUNGE BAR, PRAIA DA ROCHA / INNSIDE CAFFÉ COCKTAIL BAR, CARVOEIRO - 93 PONTOS.


Nome da Composição: Três Vidas

Ingredientes:

1cl LICOR BRANDYMEL

2cl Advocaat Bols

2cl Frangelico

2cl Vodka Grey Goose

5 Amêndoas Caramelizadas

5 Nozes

1 Suspiro

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Blended, Shake & Double Strain· Serve-se Taça Martini Dupla.

DECORAÇÃO: Bordura de Noz ralada com Brandymel

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Suspiro

Q.b Presunto (Presunto com recheio de tâmaras e nozes)

Q.b Tâmaras

Q.b Nozes

Q.b Espuma de Nozes

Q.b Mel e Chocolate

Q.b Cera de Abelha


12º CLASS. BRUNO CATARINO - ABSOLUTELY COCKTAIL LOUNGE BAR, PRAIA DA ROCHA - 92 PONTOS

Nome da Composição:

Ingredientes:

2,5cl LICOR BRANDYMEL

2,5cl Vodka Grey Goose

15cl Chá de Caramelo Lipton

1 Vagem de Baunilha

1 Casca de Limão

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Build up. Serve-se no Copo para bebidas quentes.

DECORAÇÃO: Alfarroba

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

2 Bolo Morgado - Dois quadrados de bolo Morgado

Q.b Pinhões (Pinhões sobre topping de chocolate)

Q.b Topping de chocolate

13º CLASS. ARTUR PARREIRA - BACCHUS BAR, PRAIA DA ROCHA, 90 PONTOS


Nome da Composição: Bitter Bee

Ingredientes:

1,5cl LICOR BRANDYMEL

4 cl Gin Bombay Saphire Bombay

1,5 cl Campari

1,5 cl Xarope De Figo Monin

1,5 cl Peach Tea Monin

2 cl Sumo Limão Natural

Dash Soda Schweppes

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Shake and Strain over ice cubes. Serve-se no Rocks Glass.

DECORAÇÃO: Pepino, flor comestível (amor-perfeito ou cyclamen) e salva

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

Amêndoas (Sendo torradas directamente num recipiente aquecido por uma vela)

Base feita em massa de açúcar

Doces tradicionais

14º CLASS. ANTÓNIO MOREIRA- ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTIMÃO - 84 PONTOS


Nome da Composição: Rango

Ingredientes:

2,5cl LICOR BRANDYMEL

0,5cl Xarope Grenadina Bebilusa

1cl Lime Cordial MONIN

1,5cl Medronho José Palma Andrez

1,5cl Gin Bombay Bombay Saphire

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Shaker. Serve-se na Taça a Cocktail.

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Tosta em baixo

3gr Mel por cima do queijo

1fat. Queijo por cima da tosta


15º CLASS. LUÍS LOPES - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTIMÃO - 83 PONTOS

Nome da Composição: Brandymel Sensation

Ingredientes:

3 LICOR BRANDYMEL

1 Rum Bacardi

1 Sumo Laranja Natural

1 Batida de coco Mangoroca

1 Xarope de morango Monin

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Shaker. Serve-se na Taça a Cocktail.

DECORAÇÃO: Taça Bordura de coco

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Copo Chocolate

1cl Brandy mel· (dentro do copo de chocolate)

Claras de ovo aromatizadas

16º CLASS. PATRICIA CORDEIRO - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTIMÃO -82 PONTOS.

Nome da Composição: Amoramel

Ingredientes:

1,5 cl LICOR BRANDYMEL

1 cl Vodka Grey Goose

2 cl Polpa natural de amora

0,5 cl Xarope peppermint Monin

1 Clara de ovo

4cl Sumo de romã Compal

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Boston shaker. Serve-se no copo Long-drink

DECORAÇÃO: Folha de hortelã

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Crepe (o crepe fica a perecer um saco)

1/2 Colher doce de amora (o doce fica no interior do saco (crepe)

1·Amora (fica no interior do saco (crepe) para (junto com o doce para dar volume)

Massapan de amêndoa (serve para fechar o "saco")

Chocolate e açúcar em pó (utilizar para cobrir as folhas de hortelã)


17º CLASS. MAGALI CARREIRA - ESCOLA E.B. 2,3 ANTÓNIO DA COSTA CONTREIRAS, ARMAÇÃO DE PÊRA - 82 PONTOS.

Nome da Composição: Dream Cheese

Ingredientes:

1 cl LICOR BRANDYMEL

4 cls Bacardi ouro

2 cls Licor de Poejo Regionalarte

2 Gomos de Tangerina Casca

2 Cubos de Queijo Fresco

1 Colher de chá de Compota de Amora

1 Folha de Manjericão

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Boston Shaker & Double Strain. Serve-se na TAÇA DUPLA

DECORAÇÃO: Rodela de lima e um ramo de poejo

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

Poejo e Alecrim

1 Figo recheado com queijo

5 Amêndoas

Doce regional do Algarve

zig zag de mel

18º CLASS. JOANA ROSA - HOTEL VALE D'EL REI - SUITE & VILAGE RESORT - 82

PONTOS.

Nome da Composição: Stroopwafel Martini

Ingredientes:

1 cl LICOR BRANDYMEL

3 cl Vodka Eristoff Gold

3 cl Advocaat Bols

1 Bola Gelado de Baunilha Carte D'Or

Pitada Canela

Topping de Caramel (Decoração)

Bolacha de Canela (Decoração)

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Blender. Serve-se na TAÇA DUPLA

DECORAÇÃO: Bordura de topping de caramel e bolacha de canela ralada

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Bolacha tradicional da Holanda "Stroopwafel"

Tiras de caramelo crocante

19º CLASS. CARLOS SILVA - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE PORTIMÃO -

81PONTOS

Nome da Composição: B.V.L

Ingredientes:

2 LICOR BRANDYMEL

2 BAILEY THE ORIGINAL

2 NATAS MIMOSA

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Shaker/sifão. Serve-se na Taça a cocktail.

DECORAÇÃO: Estrela de figo e amêndoa.


DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

2 Natas

2 Xarope de avelã Monin

(Para Espuma e feito no sifão e é servido no colher de porcelana.)

20º CLASS. KAREN PINTO - ABSOLUTELY COCKTAIL LOUNGE BAR, PRAIA DA ROCHA -80 PONTOS.

Nome da Composição: Mamma Mia

Ingredientes:

1cl LICOR BRANDYMEL

3cl Vodka Grey Goose

1cl Limoncello Villa Massa

2cl Vinho da Madeira Bual Blandys

0,5 cl Xarope de Avelã Monin

3 Amoras Fruto

3 Framboesas Fruto

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Muddle,Shake &DoubleStrain. Serve-se na Taça Martini

DECORAÇÃO: Framboesas e Hortelã

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1 Scoop Gelado de limão

1 Canudo de Bolacha

5 Framboesas (cozinhadas em Brandymel)

5 Amoras (Amoras cozinhadas em Brandymel)

21º CLASS. FRANCISCO RELVAS - RITUAL COCKTAIL BAR, BEJA - 79 PONTOS

Nome da Composição: From Portimão with passion

Ingredientes:

2cl LICOR BRANDYMEL

2cl Gin Bombay

2.5cl Xarope framboesa Monin

3cl Sumo limão natural

1unidade Maracujá fresco

6 Folhas de alecrim

5 Morangos frescos

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Muddle,Shake & DoubleStrain. Serve-se no Long Drink

DECORAÇÃO: Framboesas e Hortelã

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

1bola gelado nata (No creme depositado na casca do maracujá)

1 Colher chá pimenta preta/raspas de baunilha (No creme depositado na casca do maracujá )

1 squeeze topping chocolate (No creme depositado na casca do maracujá)

3 unid espetada de framboesas (No creme depositado na casca do maracujá)

1Ramo pequeno alecrim· (No creme depositado na casca do maracujá)

2cl Xarope Monin Spicy· (No creme depositado na casca do maracujá)

1 Colher de sopa pinhões (acompanhamento para passar a espetada de framboesa)



22º CLASS. - PEDRO SIMÃO - 76 PONTOS

Nome da Composição: Miminho da época

Ingredientes:

2cl LICOR BRANDYMEL

4cl Vodka Grey goose

1cl Xarope Castanha Monin

1un Castanha

5Grs Queijo tipo requeijão

MÉTODO DE PREPARAÇÃO: Shaker e Blender. Serve-se na Taça Cocktail

DESCRIÇÃO DO PAIRING DA COMPOSIÇÃO (COCKTAIL)

Tostas

Castanhas

Mel

Queijo tipo requeijão