sábado, 30 de julho de 2011

Cocktail “O Monchiqueiro”, homenagem à Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros” By Francisco Guerreiro.

Foi uma agradável surpresa, o convite por parte da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”, Associação, recentemente criada, a qual me lançou o desafio para criar alguns “Cocktails” com base na já famosa Aguardente de Medronho de Monchique.

Na elaboração deste “Cocktail” tentei utilizar bebidas ou produtos relacionados com a região do Algarve, aproveitando a oportunidade para os promover. Sabendo das características do Medronho, a minha preocupação foi a escolha dos ingredientes, assim, relacionei a força o acentuado e distinto aroma do Medronho, com produtos que preenche-se um conjunto de aromas, textura e sabores, agradáveis e apelativos.

Na preparação iniciei com uma maceração de compota de figo, aromatizada com sumo de laranja e canela, com um gomo de laranja de Casais, para moderar os aromas e criar novos sabores, de seguida no Boston Shaker, adicionei, 1 cl de Licor de Poejo, 2 cl de Licor de Amêndoa, e por fim adicionei 4 cls de Aguardente de Medronho de Monchique Envelhecida, adicionei gelo, agitei vigorosamente e verti na Taça a Cocktail. Como decoração um coração em queijo de figo com amêndoa, típico do Algarve, casca fina de laranja e um raminho de poejo, relacionando todos os ingredientes que o utilizei no Cocktail “O Monchiqeiro”, em homenagem à Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”.

COCKTAIL “O MONCHIQUEIRO”

INGREDIENTES:

4 CLS AGUARDENTE DE MEDRONHO DE MONCHIQUE ENVELHECIDA

2 CLS LICOR DE AMENDOA

1 CL LICOR DE POEJO

1 COLHER A SOBREMESA DE COMPOTA DE FIGO AROMATIZADA COM SUMO DE LARANJA E CANELA

I GOMO DE LARANJA DE CASAIS;

METODO DE PREPARAÇÃO: BOSTON SHAKER, DOUBLE STRAIN.

SERVE-SE: NA TAÇA A COCKTAIL

DECORA-SE: COM UM CORAÇÃO FEITO DE QUEI

JO DE FIGO E AMENDOA, CASCA FINA DE LARANJA E RAMINHO DE POEJO.

Esta, a minha contribuição para a promoção e divulgação da Aguardente de Medronho, que para além de ser servida simples, como era tradicional, também pode ser utilizada na preparação de “Cocktails” e perfeito para composições de bar inovadoras, sem descorar claro as tradições, podendo ser um produto a ter em conta nos bares, criando novos hábitos e alternativas à sua comercialização.

Gostaria de agradecer a magnífica tarde passada no Innside Caffé Cocktail Bar, em Carvoeiro, Lagoa, com a sua Equipa de Bar, nas pessoas de Pedro Ferreira e Sérgio Vicente, que disponibilizaram o espaço para o Making Off do Cocktail “O Monchiqeiro” onde partilhamos competências, saberes e conhecimentos acerca do Bartending.

Uma palavra de apreço à Regionalarte de S. Marcos da Serra, pela colaboração ao disponibilizar a sua gama de Licores para testar vários “Cocktails”, assim como, ao seu Embaixador Tiago Laginha.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Moscatel de Setúbal - Venâncio da Costa Lima, Medalha de Ouro no Concurso Muscats du Monde 2010.

CURSO DE MIXOLOGIA ESTRATÉGICA " BARTENDERS ALL STARS" SÃO PAULO BRASIL BY DRINK DESIGN.

Olá amigos, tenho vindo a fazer uma reflexão acerca da nossa profissão em Portugal, ser Barman/Bartender/Mixologista, no nosso país. Acho que estamos “adormecidos”, contrariamente ao que se passa em muitos países do mundo. Temos que unir esforços no sentido de acompanharmos as tendências do Bartending a nível mundial, sob pena de perdermos o “Comboio”. Mãos à obra, temos potencialidades, basta queremos.

O exemplo vem do país irmão, o Brasil, onde podemos observar o excelente trabalho realizado a dar frutos, com excelentes participações nos mais variados certames do Bartending a nível mundial.

A organização é fundamental, o profissionalismo demonstrado perante nas mais diversas situações marca a diferença, como a elaboração da carta de bar, promover novos “cocktails”, produtos, marcas, animação, em suma novos conceitos com a participação dos profissionais de bar e outras entidades em prol da qualidade e excelência, tudo isto factor de desenvolvimento do negócio e fidelização do cliente.

Pois é, a Drink Design, cita na Avenida 9 de Julho, nº 5744 – Jardim Europa – Sp – CEP: 01406 – 200, São Paulo, Brasil, entidade ligada ao mundo do Marketing, vai levar a efeito um Curso de Mixologia Estratégica o “1º Bartenders All Stars By Drink Design”, a ter lugar de 22 a 26 de Agosto de 2011, para tal foram convidados grandes nomes da actualidade no Brasil, com provas dadas no mundo do Bartending, para partilharem os seus conhecimentos, saberes e experiências com todos aqueles que pretendem evoluir pessoal, cultural e profissionalmente.

Os temas que serão abordados no Curso de Mixologia Estratégica são os seguintes:

Márcio Silva, Top Mixologista e Consultor da CiaTC, vencedor do prémio melhor Menu de Cocktails de 2010, irá abordar o tema “ O principio dos Cocktails Clássicos e suas releituras modernas” ou seja reinventar os Cocktails Clássicos o que promete.

Marcelo Serrano, Mixologista do ano pela Prazeres da Mesa e Revista Veja, apresenta o tema, “O Gelo, o Cristal do Drink e os Clássicos Envelhecidos”, parece de extrema importância em especial o GELO.

Talita Simões, Vencedor da World Class Brasil 2001, 2ª Classificada na World Class Finals 2011 do grupo Américas e Pacifico, na Índia, partilha os seus conhecimentos acerca “ Signatures Martinis e a Arte de Criar a sua própria receita ou “Cocktail”". Bem actual!

Rafael Pizanti, Vencedor da World Class Brasil 2010, da Grey Goose e da Absolut, apresenta o tema apaixonante dos “Ritual Brands e os Drinks premiados em 2010/2011”. A partilha do saber!


Moizés Barros, Especialista em Cachaças e Flavors Syrup, abordará o tema “ Cachaça e a Brasilidade dos Drinks além da Caipirinha”. Bem interessante!

Gerson Bendzius, o mentor da Drink Design, que aborda o tema “ das Técnicas Precisas à Evolução Mixológica dos Drinks”. Mais tema a não perder e apaixonante.

Sem dúvida um painel de reconhecido mérito, que irá contribuir para multiplicar os conhecimentos, os saberes, as competências, acerca do vasto mundo Bartending, factor importante para dignificar os profissionais de Bar.

Informações acerca do Curso de Mixologia Estratégica o “1º Bartenders All Stars By Drink Design” entrar em contacto com a Drink Design:

contato@drinkdesign.com.br

(11) 4305-0766

(11) 7756-1860 – Gerson Bendzius

The G'Vine Gin Connoisseur Program World Finals 2011

Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros', apresentação pública, em Monchique 30 de Julho de 2011

Cocktail & Mistura Fina, não podia ficar indiferente ao nascimento de mais uma Associação sem intuito lucrativo, que pretende preservar os usos e costumes da sua terra, promover os produtos que a distinguem, procurando sempre o incentivo à qualidade e que sejam factor de desenvolvimento económico, social e cultural a recém-constituída Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros'.

Conforme pode observar no: http://confrariadomedronhomonchique.blogspot.com/

É seu objectivo a defesa, a edição e a valorização do Medronho da Serra de Monchique, de todos os saberes e tradições que lhe estão associados e, de uma forma geral, do nosso património gastronómico.

Trata-se duma Associação aberta a todos os que nela pretendam participar, com especial destaque para os produtores, distribuidores, apreciadores e simpatizantes do tão conhecido e reconhecido Medronho de Monchique.

A Comissão Instaladora da Confraria do Medronho 'Os Monchiqueiros', realiza amanhã dia 30 de Julho de 2011, pelas 21h30, nas instalações da Caixa Agrícola de Monchique, a apresentação pública da CONFRARIA, seus objectivos, tem também como propósito a eleição de três elementos que irão desenvolver o processo de eleição dos Corpos Sociais.

É de enaltecer a iniciativa, pois de certeza que irá contribuir para a promoção e desenvolvimento de Monchique, da Região Algarvia, da sua gastronomia e em especial do Néctar que é a AGUADENTE DE MEDRONHO DE MONCHIQUE.


De salientar que a APAGARBE (Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio), sediada em Monchique, solicitou a análise de mais 10 aguardentes dos seus associados, ao departamento da Universidade do Algarve o qual voltou a aprovar a qualidade de todas. Sendo, assim, 26 as aguardentes analisadas e aprovadas até ao momento, não tendo sido nenhuma reprovada. De referir que estas análises não são obrigatórias. Com elas a APAGARBE tem por objectivo credibilizar cada vez mais a genuidade e qualidade da aguardente de medronho produzida na serra de Monchique.

Diageo Reserve World Class India 2011.


Diageo Reserve World Class 2011 por WorldTelevision

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cachaça invade bares e restaurantes chiques - "Jornal do SBT" (27/04/2011)

ALLGARVE GOURMET 26-30 DE JULHO 20011 - MUSEU DE PORTIMÃO.



Rui Serra, Bartender Português, no Galvin At Windows Restaurante Bar, no 28º andar do Hilton London Park Lane, em Londres.

Que os Portugueses estão espalhados pelos quatro cantos do mundo ninguém tem dúvida. Nas mais diversas profissões dignificam Portugal e muitos estão no top de várias. Por várias vezes tenho feito referência ao desempenho dos Bartenders além fronteiras.

Hoje trago até vós mais um Bartender Português a desempenhar com sucesso a sua actividade profissional em Inglaterra. Rui Serra, é Bartender, no Galvin At Windows Restaurante Bar, no 28º andar do Hilton London Park Lane, em Londres, o qual ostenta uma estrela Michelin.

Com uma equipa dotada de elevado profissionalismo, do qual faz parte o Rui Serra, Galvin At Windows Restaurante Bar, oferece aos seus clientes a magnífica cozinha Francesa com um serviço À Lá Carte, proporciona ainda momentos de Mixologia na preparação de saborosos “Cocktails”, num ambiente de extrema elegância e um serviço de qualidade e excelência.

No, At Windows Restaurante Bar, os clientes podem desfrutar de uma deslumbrante vista de 360º, sobre a cidade de Londres.

Rui Serra, participou recentemente na “Glavin Cup 2011”, na qual participaram os melhores Bartenders da actualidade em Londres.

Como o define, Rui Serra, sempre com uma simpatia contagiante, atento, dedicado, aberto à inovação e criatividade, demonstrou mais uma vez elevado conhecimento técnico e competência na apresentação e preparação dos seus “Cocktails”.

Espero que continue a sua caminhada nesta bonita profissão, com sucesso profissional e pessoal.