quinta-feira, 16 de junho de 2011

III Encontro de Profissionais da Restauração, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) - Porto

A área da Alimentação e Bebidas é sem duvida a minha paixão na Hotelaria, quando comecei em 1971 foi uma decisão muito ponderada, a escolha recaiu sobre o Bar, pelo contacto que me proporcionava com o publico e gosto na aventura de misturar as bebidas e outros produtos para obter um “cocktail”.

Em 1984, iniciei a actividade como Formador, claro na área de Bar, mas logo tive a oportunidade de leccionar, vinhos, restaurante, cafetaria e outros temas relacionados com o F&B. Esta arte de partilha de conhecimentos e saberes, de preparar futuros profissionais para o sector faz-me feliz e apesar das dificuldades, tenho conseguindo levar, “água ao moinho”, o que me satisfaz bastante.

Recentemente, tomei contacto com o Docente de Práticas Hoteleiras da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, José António Silva, temos trocado algumas ideias acerca da Formação, em especial relacionada com os Cursos de Educação e Formação, área em que ambos estamos também inseridos.

Foi com agrado que recebi o amável convite para participar no III Encontro de Profissionais da Restauração, levado a cabo pela Unidade Técnico -Científica de Hotelaria e Restauração, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), a qual considero uma louvável iniciativa de extrema importância para o futuro da Restauração, assim como, pelas distintas individualidades presentes, bem como, pelo debate de ideias, trocas de conhecimentos, partilha de saberes, que, em conjunto resulta na qualidade e excelência, passando pela criatividade e inovação. Por motivos de força maior não pode estar presente, mas não podia deixar de publicar e divulgar este evento, assim partilho convosco alguns dados acerca do mesmo da autoria do Docente de Práticas Hoteleiras, José António Silva.

Realizou-se no dia 3 de Junho de 2011, na ESEIG, o evento que reuniu profissionais da restauração, estudantes de hotelaria e restauração e interessados na área, cujo tema foi “Restauração, que destino?”.

Os docentes da Unidade Técnico-Científica de Hotelaria e Restauração, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), organizaram o III Encontro de Profissionais da Restauração que aconteceu no dia 3 de Junho. O terceiro encontro foi mais uma vez um sucesso.

Estiveram presente mais de 220 participantes, de entre eles mais de 15 escolas e profissionais da área da restauração e hotelaria. A terceira edição teve como tema "Restauração, que destino?". Foi um evento dinâmico que veio ao encontro das necessidades dos profissionais desta área no contexto da inovação, das tecnologias de informação e comunicação, das tendências da cozinha sustentável, aspectos considerados imprescindíveis para o futuro da restauração.

O evento iniciou às 9h30 e foi constituído por duas partes: seminário na parte da manhã com duas sessões e quatro workshops na parte da tarde. O seminário contou com os seguintes oradores/empresas: Prof. Doutor Carlos Costa (Universidade de Aveiro), o qual abordou o projecto do Restaurante do Futuro; Joana Viegas (Cooking.Lab) que comentou sobre a ciência da cozinha molecular; Nuno Inverneiro (chefe do restaurante O Comercial) comentou sobre o sucesso do restaurante e as suas dificuldades; Luciana Branco (Insolens Systems) que apresentou sobre a nova tecnologia do menu interactivo; Miguel Fonseca (Displax) que comentou sobre o hardware das novas tecnologias com exemplo do restaurante Inamo; e Paulo Ramos (Cocktail Academy) que apresentou novas formas de organizar o bar. O moderador das duas sessões foi o Dr. Paulo Vaz, Director da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro-Lamego.

Os workshops foram a grande novidade desta terceira edição e foram organizados pelas Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, de Viana do Castelo, de Santa Maria da Feira e de Douro-Lamego, abrangendo as áreas serviço de mesa, cozinha, pastelaria e bar, respectivamente. No workshop de Bar os participantes puderam aprender e provar os cocktails realizados com vinhos. Já no workshop de Pastelaria o tema foi ‘Fusão e sabores da época’. No workshop de Cozinha a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo demonstrou como realizar ‘Opções saudáveis’ e saborosas para os dias de hoje e o último workshop foi sobre o serviço de mesa com demonstrações de como organizar o mise-en-place e como servir o cliente.

Para os participantes o evento foi considerado positivo e o objectivo foi cumprido, todos puderam compreender como será o destino da restauração, mais uma vez o Encontro de Profissionais da Restauração foi um sucesso e o IV Encontro já começa a ser preparado!


José António Silva

Docente de Práticas Hoteleiras

Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão

Instituto Politécnico do Porto

Rua D. Sancho I, n.º 981

4480-876 Vila do Conde

Tel: +351 252291700 - Ext. 3194

Fax: +351 252291714

E-mail: jose.silva@eu.ipp.pt

URL: www.eseig.ipp.pt

Link do evento: http://www.eseig.ipp.pt/seminarios/epr/

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O BARTENDER PORTUGUÊS NELSON BERNARDES VENCE FINAL NACIONAL DO CONCURSO HAVANA CLUB - INTER HILTON – EM LONDRES, UK.


Mais um feito de extrema importância para Nelson Bernardes, Head Bartender do Waldorf Hilton London foi o brilhante vencedor da Final Nacional do Concurso Inter Hilton “Havana Club”, realizado hoje em Londres, UK.

Nunca é de mais referir a dedicação e paixão pela profissão do Nelson. Assim, é com imensa alegria que anúncio mais esta vitória, deste brilhante profissional, em especial hoje dia de Portugal.

Espero poder continuar a divulgar os seus feitos além fronteiras na esperança que os mesmos possam motivar os amantes do Bartending que os façam desenvolver esforços para atingirem os seus objectivos pessoais e profissionais, rumo ao sucesso, qualidade de serviços e à excelência.

PARABÉNS NELSON BERNARDES…FELICIDADES.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

TALITA SIMÕES - DO COCKTAIL BAR AT NINE, SÃO PAULO, VENCE DIAGEO WORLD CLASS BRASIL FINAL E RECEBE O PASSAPORTE PARA A WORLD CLASS FINAL EM NOVA DELI.


São Paulo recebeu nos dias 30 e 31 de Maio a 2ª etapa da World Class Brasil 2011, concurso promovido Diageo para eleger em vários países os trinta e cinco tops Bartender’s em vários pontos do globo. São sem dúvida momentos enriquecedores para os participantes, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, assim como, uma oportunidade única para contactar com os produtos Premium da empresa patrocinadora. O local ideal para partilhar conhecimentos, técnicas, arte de preparar bebidas compostas com os embaixadores das marcas, os quais conseguem cativar a tenção com o seu talento, criatividade e profissionalismo.



A motivação foi patente no rosto dos 24 Bartender’s participantes nesta final Brasileira, que teve como palco mais uma vez a Boîte Kiss& Fly, já se aproximava o momento decisivo para encontrar o representante do Brasil na World Class Final, em Nova Deli, na Índia.




No primeiro dia, Fabricio Marques, apresentou aos presentes a história das Tequilas da Família Don Júlio, assim como, o seu portefólio, colocando toda a informação ao dispor dos Bartenders e transmitindo os seus conhecimentos e saberes a todos os presentes.

De entre outros, Fabricio Marques, apresentou aos Bartenders o "Luxury Drops" uma receita de um “cocktail” servido em Shot, ideal para beber com os amigos e está a fazer as delícias dos amantes deste tipo de mistura pelo mundo fora.

"Luxury Drops"

INGREDIENTES

15 ml de Sumo de limão

15 ml de Mel de Agave

45 ml de Tequila Don Julio Blanco

Como preparar:

Coloque todos os ingredientes numa Shaker com gelo e bata vigorosamente, coar e servir em copo de Shot.

No segundo dia e último da etapa do World Class Brasil 2011 contou com a presença de Angus Winchester, Embaixador Global do GIN Tanqueray, um dos mais reconhecidos e requisitado Bartender / Mixologista de todo o mundo.

O Global Brand Ambassador da empresa Tanqueray Gins, Angus Winchester está no Brasil pela primeira vez para participar da final brasileira do DIAGEO World Class Brasil 2011, uma das etapas do maior Concurso de Bartenders do mundo, que elegerá o melhor Bartender do País, cujo vencedor irá representar o Brasil na grande final mundial a realizar em Nova Deli na Índia em Julho.



Angus começou por apresentar a história do Gin Tanqueray e sua produção, factor de extrema importância, para uma perfeita e correcta utilização desta famosa aguardente aromatizada com bagas de zimbro, especiarias, flores, frutos frescos e secos, cuja fórmula se mantém em segredo. Cabe aos profissionais de bar encontrar o equilíbrio e forma de servir.


Apresentou alguns Cocktails da sua colecção, dando indicações para construção de novas bebidas compostas (cocktails), permitindo inovar, a criatividade e diversidade das misturas, tendo em conta a força, o aroma, as texturas e sabores, com base no Gin Tanqueray.



Os 24 Bartender´s presentes na World Class Brasil 2011, apresentaram as suas criações utilizando as mais variadas técnicas, tipos de produtos, na procura de surpreender o exigente painel de Júris, os quais observaram o evoluir de todos os participantes quer a nível da técnica quer na degustação e apresentação geral do Cocktail.


Todos os participantes primaram por elevado grau de profissionalismo e técnica da preparação e decoração das suas composições, “Cocktails”.


A ansiedade apoderou-se dos participantes, pois estava a chegar um momento de extrema importância para o futuro de todos em especial daquele que irá participar na WORLD CLASS FINAL EM NOVA DELI, INDIA, e representar os Barmen Brasileiros.



A responsabilidade de anunciar os vencedores da World Class Brasil 2011 recaiu em Fabricio Marques, todos os Bartenders aguardam ansiosos pelo resultado, certos de terem dado o seu melhor.




Classificação:

E a vencedora do World Class Brasil 2011, que representará o Brasil no Global World Class Finals é Talita Simões, do At Nine Cocktail Bar, em São Paulo, com 92,6 pontos com o “Cocktail”:

"Oriente Express"

INGREDIENTES:

30 ml de Tanqueray Nº Ten

02 Pedaços de Gengibre fresco (2gr)

20 ml de Sumo de Limão Siciliano

20 ml de Sumo de Grapfruit

15 ml de Xarope caseiro de Masala ( chá de origem indiana)

MODO DE PREPARAÇÃO:

Macerar o gengibre, adicionar os ingredientes líquidos e coar duplamente para taça baixa. Colocar a taça sobre a cumbuca de suporte e finalizar com o zest de grapefruit.

DECORAÇÃO: Zest de grapefruit e cumbuca adicional (suporte) contendo gelo seco, água e essência de absinto.




Em segundo lugar, ficou Henrique Medeiros, com 90,2 pontos, Henrique Medeiros, do Restaurante Kinoshita, de São Paulo, vencedor da primeira etapa do World Class Brasil 2011, com o “Cocktail”:

"Ivy Martini"

INGREDIENTES:

50 ml de Tequila Don Julio Blanco

40 ml de Sumo de Maçã Verde

05 ml de Sumo de Limão Siciliano

05 ml de Redução de flor de Hibiscus

Açúcar Q.B.

DECORAÇÃO: Lâmina de maçã com Tequila.

MODO DE PREPARAÇÃO:

Colocar os três primeiros ingredientes no Shaker, adicionar gelo e bater vigorosamente. Coar e servir em Taça de Martini gelada. Acrescentar a redução de flor de Hibiscus ao fundo da taça. Degustar primeiramente a lâmina de maçã com Tequila.






Em terceiro lugar, com 90 pontos ficou Rafael Pizanti, do Copacabana Palace,Bar do Copa, Rio de Janeiro, vencedor do World Class Brasil 2010, que apresentou o “Cocktail”:

"Evening Tea"

INGREDIENTES:

50 ml de Gin Tanqueray Nº Ten em infusão com Earl Grey e bitter de eucalipto

10 ml de Chartreause Green

10 ml de Xarope de Açúcar

01 Ramo de Alecrim

1/4 de Lima da Pérsia

1/4 de Limão Siciliano

DECORAÇÃO: Twist de limão siciliano na xícara

MODO DE PREPARAÇÃO:

Misturar a dose de Gin Tanqueray com a infusão de chá Earl Grey, alecrim e o bitter de eucalipto e deixar em repouso. Na Shaker, juntar o limão, lima, Xarope de açúcar e o Chartreause Green e macerar. Despejar o Gin que esteve em infusão na Shaker, adicionar gelo e bater. Coar duplamente para o bule de chá e servir em xícaras.


Os meus parabéns a todos os participantes e votos de sucesso para Talita Simões na WORLD CLASS FINAL EM NOVA DELI, INDIA.

Gostaria muito de contribuir para a realização da World Class em Portugal, pois os Bartenders Portugueses são merecedores de oportunidades para a sua valorização pessoal e profissional e ao mesmo tempo promover produtos e marcas das entidades e firmas patrocinadoras.


Assim espero que Diageo, Portugal equacione a proposta de realização deste evento de prestígio mundial em Portugal.