domingo, 30 de janeiro de 2011

COCKTAILS & MISTURA FINA COM O BARMAN JOSÉ MANUEL GUERREIRO


O meu primeiro convidado para a entrevista, é José Manuel Guerreiro, Barman do Yellow Alvor Hotel, que nos últimos anos tem vindo a participar nos variados tipos de concursos de cocktails tem implementado os seus conhecimentos com a frequência de cursos relacionados com a área do bartending numa aprendizagem transversal que vai desde a cocktelaria clássica, mixologia e mixologia molecular, assim como de forma autodidacta no carving ou decorações de cocktails.


José Manuel Guerreiro tem 38 anos, é natural de Saboia e tem o 10.º na área de arte e design, e frequentou o curso de Barman de 2ª na EHTA- Algarve Portimão, está na profissão desde 15 de Agosto de 1990.

Qual o motivo que o levou a iniciar a sua carreira como Barman?

Foi meramente por acaso, após ter iniciado uma carreira na serigrafia, entrei para o mundo do bar por nesta ver uma melhor saída profissional. Iniciei a minha actividade no Iberotel Clube Praia da Rocha.


O que é que lhe atraiu nesta profissão?

O que me atraiu nesta profissão foi o contacto com público, a curiosidade acerca do mundo das bebidas e o conhecimento de novas realidades. Bem como o filme Cocktail, com Tom Cruise, devido às novas técnicas e o ambiente vivido em volta do bar.


Qual foi a primeira composição de bar que preparaste?


Gin and It – Composto por 4cl de Gin, 2cl de Vermute Tinto, preparado no copo de misturas, servido em taça a cocktail e decorado com uma casca de limão.




Em que altura é que decidiste frequentar o curso de bar na Escola de Hotelaria?

Assim que completei 18 anos e completei um ano a trabalhar no bar, o que era exigido na altura, para poder frequentar o curso.

Que recordações tens do curso?

Uma das recordações que tenho é do Professor que foi José Joaquim Poejo Mendes, um ícone na formação de bar, em Portugal e no Mundo, além dos colegas, mas também o conteúdo programático do curso, já que a maioria das pessoas não tem noção da complexidade do mundo das bebidas.


O que é que o curso lhe trouxe?

O alicerce para esta profissão, que na minha opinião é a base que todas as pessoas que lidam com o mundo do bar deveriam ter, desde o simples empregado de mesa-bar até à gestão do negócio.


Como decorreu a tua evolução profissional?


Iniciei a minha actividade no bar de animação do hotel, o vídeo bar, tendo seguidamente passado pelo cocktail bar, uma experiência no disco bar, tendo tido também oportunidade de trabalhar no sistema all-inclusive com um potencial de 1800 clientes, o que me deu grande conhecimento para enfrentar as mais diversas realidades no serviço de bar.




Qual a formação complementar para a tua valorização pessoal e profissional?



Tive oportunidade de frequentar cursos na área de acolhimento e relações interpessoais, gestão de stocks, higiene e segurança alimentar e no trabalho, primeiros socorros e prevenção de incêndios e muito importante para o sector da indústria hoteleira cursos de línguas inglês, alemão e francês. Em que altura tiveste o teu maior desafio profissional? Quando fui convidado pela direcção geral, para fazer parte dos quadros do Yellow Alvor Hotel, unidade de 4 estrelas. Encarando esta transição como uma aposta de valorização pessoal e profissional o que muito me entusiasmou, dado que tive oportunidade de implementar as minhas ideias e criatividade, que até ai estavam guardadas dentro do baú.

O que é que sentiste com esta alteração?

Mais responsabilidade e ao mesmo tempo este desafio veio ao encontro das minhas expectativas, em termos da criação de novos cocktails, da elaboração de decorações dos mesmos, inserido no carving.



Acerca do Carving qual a ideia do José Manuel?

O carving está relacionado com o mundo do bar como uma bola está relacionada com um jogo de futebol, pois sem decoração para mim não se fazem cocktails.

O que te influenciou para abraçares esta arte?

O que me influenciou foi a formação de arte e desing que havia recebido na escola e a minha veia artística.

Quem foram as tuas influencias para desenvolver a tua actividade no carving?

Desde cozinheiros a escultores de diversas áreas entre as quais destaco Judite Coms Prats, Xiang Wang, entre outros.




Em termos de participação nos concursos de cocktails qual foi a tua primeira participação?

Foi em 2009 na fase regional do concurso da ABA. Onde alcancei o 4.º lugar regional, que me deu acesso ao concurso nacional realizado no Hotel Eden no Estoril.

Qual a razão pela qual só participaste em 2009?

Por falta de incentivo, de conhecimento e oportunidade, e ao voltar a trabalhar com o Francisco surgiu contacto o com a Associação Barmen do Algarve e os concursos realizados por esta, o que me entusiasmou.

Voltaste a participar desde então em outros concursos?

Actualmente se me deixarem participo em todos, tentando ganhá-los.


Qual foi o concurso que mais te marcou?

Todos me marcaram por razões diferentes, em especial aqueles que ganhei, Festival Quinta Barranco do Longo Rosé, organizado pela Associação Barmen Barlavento Arade e o concurso Marie Brizard, em representação da Associação Barmen do Algarve que me levou a representar Portugal em França, no 27th International Bartender Seminar, em Bordéus.




Conta-me como viveste essa participação?

É único e indescritível, pelo conhecimento que pude adquirir, as amizades que criei, a partilha de competências, o contacto com as novas bebidas da marca ainda não comercializadas e a excelente visita à fábrica de licores e outros da Marie Brizard. Esta presença deu-me oportunidade de conhecer o Mr. Derrek Lee, Presidente da IBA, assim como vários embaixadores da marca do mundo inteiro.




O contacto com novas bebidas e produtos deu-te alguma ideia para novas criações?


Sim, o contacto com novos produtos, bebidas e decorações inspiraram-me na criação de novos sabores, texturas e utilização de novos aromas, por exemplo o Marie Brizard jasmin.


Qual é o teu próximo projecto em termos de concursos?

Será a participação no II Festival Andaluzia Algarve, a ter lugar em Cádis (Espanha).


Já podes divulgar as principais bebidas a utilizar?


Sim, estou entusiasmado de ter que utilizar os Vinhos e Brandys da região do Xérès de la Frontera e bebidas Rives.

Qual o teu cocktail favorito e que recomendas aos leitores do Blogue Cocktails e Mistura Fina?

Pela diversidade gostaria de recomendar dois, para o verão Mint Julep e para o Inverno Grasshopper.

Mint Julep :

4 cls de Whiskey Bourbon
10 grs açúcar
12 folhas de hortelã

Prepara-se directamente no tumbler, esmagando as folhas de hortelã juntamente com o açúcar. A acrescenta-se o gelo moído e o whiskey bourbon, mexendo muito bem. Decora-se com um ramo de hortelã, uma rodela de laranja e uma cereja vermelha.

Grasshopper:

2 cls de Creme de cacau branco
2 cls Peppermint verde
2cls Natas

Prepara-se no shaker. Serve-se na taça a cocktail. ( Gosto de decorar com canela, apesar de não contar na receita original)


Dos cocktails com que correste qual o que eleges como o melhor?

French Cockie, por ser fora do comum, mas o meu favorito é o aquele com que obtive o 5th lugar mundial no Marie Brizard, ao qual dei o nome de Secret Story:


3cl de vodka
2cl de Licor Marie Brizard Watermelon
2cl de Licor Marie Brizard Violete
1 Colher de mel
4 Framboesas
4 Cubos de laranja

Preparação: Realiza-se a maceração da laranja, framboesas e mel no Boston, adiciona-se os restantes ingredientes, gelo e bate-se vigorosamente, serve-se numa tulipa especial, decora-se com uma rosa de morango e um ramo de hortelã.


Que importância dás ao associativismo relacionado com o bartending?

Considero importante para que possa existir troca de conhecimentos e partilha de valores profissionais e pessoais.



Qual foi o Barman que te marcou na tua vida profissional?

Por diversas razões várias pessoas me marcaram na minha vida profissional, nomeadamente Manuel Sebastião (actualmente Chefe de Bar no Hotel Vila Vita Parc) e Francisco Guerreiro (Director de F&B do Yellow Alvor Hotel).




Para terminar gostaria que deixasses um conselho para os jovens que pretendem seguir esta profissão?

Os que estão a tirar um curso que o acabem com bom aproveitamento, os que ainda não tem o curso que o vão tirar, porque sem formação torna-se difícil desempenhar adequadamente a sua função.


domingo, 23 de janeiro de 2011

60 mil visitantes no "Cocktails & Mistura Fina" muito obrigado pela preferência!!!

É a vossa assiduidade e participação no meu blogue que me motiva para continuar a escrever e partilhar as noticias acerca do mundo das bebidas e do bar. Espero que assim continue, pois se não existessem vocês caros leitores nem valia apena continuar a minha partilha de conhecimentos e saberes, bem como os contactos que faço com barmen de todo o mundo.

Muito Obrigado a todos os visitantes!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Palestra " MIXOLOGIA E AS TENDÊNCIAS A NÍVEL MUNDIAL BY NELSON BERNARDES E DANIEL CARVALHO DO HILTON - LONDRES , NA ESCOLA E.B. 2,3 DE ARMAÇÃO DE PÊRA


O Algarve quis dar as boas-vindas aos Mixologistas Portugueses, Daniel Carvalho, Bartender e Nelson Bernardes, Head Bartender, no Waldorf Hilton, Londres, Inglaterra, com um sol radioso, temperatura amena, numa conjugação perfeita para refrescar a memória e apelar à boa disposição e alegria.



O ponto de encontro foi o Yellow Alvor Hotel, onde os distintos convidados ficaram alojados, um espaço aprazível que oferece excelentes espaços verdes e proporciona um contacto com a natureza muito perto da brisa do Oceano Atlântico.

Ao pequeno-almoço tivemos a primeira abordagem acerca da forma como iria decorrer a "Palestra a Mixologia e as tendências a nível mundial", promovida pelo Curso de Bar da E.B. 2 e 3 de Armação de Pêra, com a colaboração da Associação Barmen Barlavento Arade. Houve uma agradável troca de ideias acerca do Bartending em Londres, projectos para o futuro e a ansiedade começava a pairar nas nossas mentes, o peso da responsabilidade em levar a cabo uma acção que se direccionava para os Jovens Alunos da área de Bar/ Restaurante, Formadores e Barmen convidados.

A nossa próxima paragem foi em Armação de Pêra, na Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras, onde teve lugar a Palestra. Uma visita rápida à Sala Bar, segundo o Nelson e o Daniel uma agradável surpresa pelas excelentes condições que a mesma apresentava para leccionar este tipo de Cursos ligado ao mundo do Bar e da Hotelaria. Seguiu-se o primeiro contacto com o Auditório da Escola onde ficou delineado o programa da acção.


Não posso ficar indiferente pela forma como o Daniel Carvalho e o Nelson Bernardes aceitaram o desafio em participar na "Palestra a Mixologia e as tendências a nível mundial" promovida pelo Curso de Bar da E.B. 2,3 de Armação de Pêra, com a colaboração da Associação Barmen Barlavento Arade, ambos profissionais de reconhecido mérito, atentos à evolução do Bartending mundial, têm vindo a participar em vários cursos, seminários, Workshops acerca do mundo das bebidas simples ou compostas, destacam-se entre os melhores, na sua participação em Concursos dos mais variados tipos têm cativado os Júris com apuradas técnicas, criatividade, diversidade e obtido honrosas classificações, as quais dignificam os Barmen Portugueses.


Pelas 14h00, chegaram os cerca de 82 alunos de Cursos de Educação e Formação Bar/ Restaurante das Escolas, Básica Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra, da Escola Secundária Júlio Dantas, de Lagos, da Escola Básica do Algoz, da Escola Básica Poeta Emiliano da Costa, de Estoi, Representantes da Escola de Hotelaria do Algarve, de Portimão, de Formadores de Bar/Restaurante e Barmen Convidados de unidades Hoteleiras e Bares que têm vindo a colaborar com o Curso de bar de E.B 2,3 de Armação de Pêra, assim como com a Associação Barmen Barlavento Arade.

Tive a oportunidade de dar as boas-vindas a todos os participantes e apresentar cada convidado, proferir uma palestra ou apresentação, bem como, moderar o decorrer dos trabalhos. Para não me esquecer de nenhum passo já a referir o painel presente nesta ambiciosa acção da Equipa Formativa e dos Alunos do Curso de Bar desta Escola, onde tenha vindo a leccionar desde o ano de 2003 com muita honra e satisfação.

"Palestra a Mixologia e as tendências a nível mundial"


Painel: Mixologistas Portugueses

Nelson Bernardes, Head Bartender, no Waldorf Hilton, Londres, Inglaterra.



Daniel Carvalho, Bartender, no Waldorf Hilton, Londres, Inglaterra.



Painel: Apresentações Associação Barmen Barlavento Arade



José Manuel Guerreiro, Bartender, Yellow Alvor Hotel



Marco Monteiro, Bar Manager, Mítico Bar, Lagos



Fábio Correia, Bartender / Formador, Restaurante/Bar, Escola Secundaria Júlio Dantas, Lagos



Tiago Laginha, Bartender / Aluno do Curso de Bar/Restaurante da Escola de Hotelaria do Algarve, Portimão.



Ângela Rolo, Aluna Curso de Bar da E.B. 2,3 Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra.


A Palestra decorreu com um bom ritmo, o tempo ia-se esgotando num ápice, os participantes absorviam todas as palavras, os ensinamentos, as informações simples e complexas, os gestos, as técnicas, o conhecimento, as competências, os saberes acerca da temática do Bartending, do atendimento, do acolhimento, da criatividade, da elaboração de dos “Cocktails”, apelando à utilização de produtos de qualidade, dos produtos da região ou País, do perfil do Barmen ou Barmaid, da paixão, da dedicação, do espírito de sacrifício, do profissionalismo, um vasto rol de items apresentados de extrema importância para a valorização pessoal, cultural e profissional para todos os participantes.

Não poderia deixar de agradecer a disponibilidade, o empenho, e a forma brilhante como Nelson Bernardes e Daniel Carvalho transmitiram de forma simples os conhecimentos, saberes e competências acerca do Bartending, em especial no que se refere à capital mundial dos "Cocktails", do melhor Barman, do melhor Bar, Londres e as e as tendências a nível mundial acerca da Mixologia.

Posso afirmar que foi realmente uma excelente promoção para a nossa profissão e ao mesmo tempo uma forma de dignificar os Barmen Portugueses, já que na mesma participaram Barmen de reconhecido mérito como José Guerreiro, Marco Monteiro, Fábio Correia e Tiago Laginha, mas a 1ª razão da presença foi realmente o facto de o Nelson e o Daniel estarem presentes. Considero que contribuíram fortemente para o sucesso desta iniciativa.

Penso que foi um contributo muito importante para despertar nos Jovens Alunos a vontade de aprender mais acerca do vasto mundo das bebidas simples ou compostas, da forma correcta de as preparar e servir, de promover e de diversificar a oferta com qualidade e excelência no serviço.

Estas acções permitem abrir novos horizontes aos profissionais de bar e em especial aos Jovens alunos e prepara-los para uma melhor integração na vida activa, daí o valor acrescentado destas iniciativas e a importância da presença de todos nesta Palestra, que de forma ou outra apresentaram qualidade, novidade e diversidade.

Espero que esta seja uma de muitas Palestras e possamos vir a contar com a vossa presença em futuras iniciativas.

Mais uma vez o meu muito obrigado em nome de todos os participantes, pois o feedback foi muito positivo.


Votos de sucesso Pessoal e Profissional.

Um forte abraço.

Até sempre!