terça-feira, 14 de setembro de 2010

COCKTAIL TEAM & Raquel Strada preparam cocktail "Vida Nova"na Sic

Flair Bartending Live on Poland's Got Talent

MEADE MARTIN, REPRESENTA OS BARMEN DA IRLANDA NO CONCURSO MUNDIAL DE COCKTAILS A REALIZAR EM SINGAPURA, NOVEMBRO 2010

O Bartender, Meade Martin, Food & Beverage Manager, no Dylan Hotel, em Dublin, sagrou-se campeão Nacional, no Concurso levado a cabo pela Associação de Barmen da Irlanda. Participaram no concurso 44 profissionais de Bar, que tiveram ao seu dispor o vasto portefólio de marcas de luxo do patrocinador oficial " Edward Dillion & Co. Ltd as quais permitiram aos concorrentes a apresentação a concurso, em 4 modalidades, a salientar, Before Dinner, Affter Dinner, Long Drink e Fancy Drink, conforme sua escolha , colocando a criatividade à prova no sentido de elaborar um "Cocktail" que consegui-se agradar ao Júri, tendo em conta o sabor, aroma, força e aparência geral da nova Bebida.


A qualidade dos "Cocktails", o profissionalismo e as técnicas de preparação, apresentados pelos Barmen, dificultou a decisão do Júri, o qual no final atribuiu a Meade Martin a maior pontuação, ao seu "Cocktail" Before Dinner " APPLE JACK" , o que lhe deu o "passaporte" para representar os Barmen Irlandeses, no Concurso Mundial a realizar no próximo mês de Novembro, em Singapura.


APPLE JACK - VENCEDOR, PRÉ-DINNER COCKTAIL

4,5 CL JACK DANIELS SINGLE BARREL

1 CL LICOR BENEDICTINE

1 DASH DE ORANGE BITTERS

0.5CL XAROPE DE AÇÚCAR

1 CL SUMO DE MAÇA SEM AÇÚCAR

PREPARA-SE NO COPO DE MISTURAS

SERVE-SE NA TAÇA A COCKTAIL

DECORA-SE COM ESPIRAL DE LARANJA E MAÇA


O patrocinador Edward Dillion & Co. Ltd, fez - se representar pelo seu Brands Embaixador, o Mixologist, Alan Kavanagh, o qual salientou que os Barmen demonstraram grande entusiasmo , elevado talento e profissionalismo o que se reflectiu nos excelentes Cocktails apresentados neste certame.
( Da Esqd para a Dirt, Alan Kavanagh, Mixologist & Brands Ambaixador da Edward Dillion & Co Ltd, Meade Martin, Campeão Nacional, Andrew O'Gorman, Presidente da BAI e Declan Byrne do Comité Organizador)


Conforme já referi os Concorrentes podiam optar por uma das 4 Modalidades, permitindo desta forma que cada Barman pode-se participar naquela que gosta-se mais.
Na modalidade de Fancy Drink o vencedor foi Patrick Thomas, do SamSara, Dawson Street, Dublin, com a composição :


" FINNISH WITH PASSION" - VENCEDOR, FANCY DRINK


5,5 CL VODKA GRAPEFRUIT FINLÂNDIA

1,5 CL LICOR CHARTREUSE VERDE

4 CL CRANBERREY JUICE

3,5 CL PASSION FRUIT SYRUP


PREPARA-SE NO SHAKER

SERVE-SE NO FLUTE LONGO

DECORA-SE COM HORTELÃ E MARACUJÁ

Na modalidade de Long Drink o vencedor foi Szabi Sandor do The Clarence hotel, em Dublin com a composição de bar:


"THE GRAPE ESCAPE" - VENCEDOR, LONG DRINK

3 CL GIN BOMBAY SAPPHIRE

3 CL ELDERFLOWER LIQUEUR

1,5 CL SUMO DE LIMÃO NATURAL

2 CL SUMO DE MANGA

5-6 BAGOS DE UVAS FRESCAS

2 CL SODA

PREPARADO NO BOSTON SHAKER, MACERAÇÃO DAS UVAS E AGITAR VIGOROSAMENTE OS INGREDIENTES EXCEPTO A SODA.

DECORA-SE COM FRUTA FRESCA E LEGUMES.


Na modalidade de After-Dinner, o Júri atribuiu o 1º lugar a Shane Quigley, Long Island Bar, Cork, com a composição:



"CRUMBLE IN THE JUNGLE" - VENCEDOR, AFTER DINNER

3 CL VODKA GRAPEFRUIT FINLANDIA

2,5 BANANA CHIP INFUSED RUM

1,5 BOLS NATURAL YOGHURT LIQUEUR

0,5 CL MONIN GOMME SYRUP

0,5 CL MONIN MANGO SYRUP

0,5 CL VANILLA CREAM


PREPARADO NO SHAKER
SERVE-SE TAÇA ACOCKTAIL
DECORA-SE COM "BISCUIT"


Aqui vos deixo mais um momento do Bartending Mundial, desta feita na Irlanda, com o intuito de partilhar informação acerca do mundo das bebidas, bem de eventos e permitem adquirir mais conhecimentos e competências.



Votos de sucesso para MEADE MARTIN, representante dos Barmen da Irlanda no Concurso Mundial a realizar em Singapura, em Novembro de 2010.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FERNANDO LEOTE, A PAIXÃO AO RUBRO PELO BARTENDING, GASTRONOMIA E VINHOS, DE LONDRES AO YELLOW ALVOR HOTEL PARA PARTILHA DE SABERES ACERCA DO "CARVING"

Como já tem vindo a ser habitual tenho mais uma vez a honra de homenagear mais um grande amigo Fernando Leote, um barman português que se encontra em Londres a exercer a sua profissão, no Blakes Hotel, como Butler. Não podendo esta tarefa ser atribuída a pessoa mais qualificada, pela sua criatividade e competência, demonstrando conhecimento em diversas áreas como a gastronomia, vinhos, cocktails e claro o carving, que lhe permite proporcionar um serviço de excelência.


Decorriam os anos 70 quando nos cruzamos pela primeira vez no mundo do Bar, desde então a partilha de conhecimentos e competências tem sido uma constante, de ideias abertas temos vindo a construir um grupo de profissionais de bar aos quais temos transmitido os saberes e a arte da cocktelaria. Honra-nos termos permitido aos nossos “discípulos” obterem excelentes classificações e terem se tornado profissionais de alto gabarito.



Durante a sua breve estadia no Algarve, Fernando Leote fez questão em passar alguns momentos no Yellow Alvor Hotel, para partilhar os seus conhecimentos em matéria de Carving, comigo e com o barman José Manuel Guerreiro, sob o olhar atento da Célia, foram momentos marcantes de estreita amizade, muito entusiasmo, momentos estes que não encontro palavras para descrever.








Quem olha à primeira vista para uma decoração de um cocktail ou para uma decoração feita à base de fruta ou legumes num restaurante, pode pensar que é bastante fácil e dizer “Até eu era capaz de fazer isto…”, é nessas alturas que a muitos profissionais desta arte que é o Carving lhes apetece dizer “Então faça.






Assim como não poderia deixar de ser apresento-lhes um apaixonado pela arte do carving, que como bem se pode ver nas fotografias vive em constante aprendizagem procurando sempre os livros com as técnicas mais recentes e os instrumentos mais adequados para criar a sua decoração.










Esta é uma arte em que é necessária minúcia, paciência e tempo para aperfeiçoar a técnica e o resultado final.

Ao ter conhecimento que ele e o barman José Manuel partilhavam ambos o gosto por esta actividade, na primeira oportunidade que teve Fernando Leote dirigiu-se às instalações do Yellow Alvor Hotel para momentos de partilha de conhecimento em que se pode ver o entusiasmo do Mestre e do discípulo.










Nem sempre nestas áreas o mestre está apto ou tem vontade de transmitir o seu conhecimento, mas como em tudo o que faz na sua área de saber Fernando Leote gosta do que faz e sabe transmiti-lo de forma irrepreensível.








Num ápice o tempo esgota-se como que de um corte se tratasse, e eis que nasce a arte da amizade que com enorme força faz com que um novo encontro esteja marcado para breve, para que se possa continuar a obra e a arte do carving.










É com enorme prazer que continuo a divulgar o homem, o barman e o profissional, que é Fernando Leote. Um até sempre!