quinta-feira, 25 de março de 2010

ASSOCIAÇÃO BARMEN DA MADEIRA, LEVA A EFEITO A 31 MARÇO, O CONCURSO DE COCKTAILS & FLAIR-TENDING, NO HOTEL PORTO MARE.


A Associação Barmen da Madeira, leva a efeito o Concurso de "Cocktails" & Flair-Tending, com a finalidade de apurar os seus representantes no Concurso Nacional, onde os melhores Barmen de Portugal, procuram o passaporte para o Concurso Mundial a realizar em Singapura.

Esta será mais uma iniciativa dos Barmen Madeirenses, que servirá para proporcionar aos seus Associados a valorização pessoal, cultural e profissional e desta forma contribuir para uma melhor qualidade de serviços.

sexta-feira, 19 de março de 2010

COCKTAIL TEAM, todas as 6ª feiras no Jornal METRO, BY RITA GUERREIRO -2

Boa noite o tempo passa a correr e já é Sexta-feira outra vez! Hoje até é um dia especial para todos os pais, assim tal como a Cocktail Team se associou ao Jornal Metro e nos deixa todas as semanas a sua sugestão, deixo eu aqui o meu palpite de que esta seria uma boa sugestão para preparar ao seu Pai!





Composição de bar: Long Island Iced tea

Ingredientes:
1,5cl de Vodka
1,5cl de Tequila
1,5cl de Rum Silver
1,5cl de Cointreau
1,5cl de Gin
2,5cl de Sumo de Limão natural
3,0cl de Xarope de Açúcar
Coca-cola

Método de Preparação:
Verta directamente num copo highball com gelo todos os ingredientes (excepto a Coca-Cola).
Mexa suavemente com a ajuda de uma colher de bar. Preencher com Coca-Cola e voltar a mexer para obter a coloração do Iced Tea.
Decore com 1/4 de Limão.

Espero que experimentem e se deliciem com esta bebida.
Até para a semana Rita G.

segunda-feira, 15 de março de 2010

FORMAÇÃO MINISTRADA POR TÉCNICOS DO VILA VITA PARC AOS ALUNOS DO CURSO DE SERVIÇO DE BAR DA ESCOLA BÁSICA DR.ANTÓNIO DA COSTA CONTREIRAS DE A. PÊRA.

É com todo o prazer que informamos que a Equipa Formativa do Curso de Educação e Formação de Serviço de Bar da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra tem vindo a potenciar e valorizar acções de formação prática em contexto de sala de aula de modo a proporcionar aos alunos/formandos um enriquecimento contínuo e estruturado dos seus conhecimentos com suporte no saber e na competência de entidades, empresas e excelentes profissionais de hotelaria e turismo.


Dando seguimento a esta estratégia que permite ao aluno integrar a teoria com a prática, complementando, deste modo, a sua formação, no próximo dia 16 de Março o Curso de Serviço de Bar irá receber na sua sala uma equipa de profissionais do Complexo Hoteleiro VILA VITA PARC. Esta Equipa será liderada pelo supervisor de bares, Sr. Joaquim Veras, que irá partilhar saberes e competências e interagir com os alunos, ajudando assim a consolidar aprendizagens e transmitindo novas técnicas de serviço e preparação de bebidas simples e compostas.


Salientamos que a excelência e a qualidade do serviço praticado pelo VILA VITA PARC, visualizada pela estrela Michellin ostentada por um dos seus restaurantes, são sobejamente conhecidas para que esta formação se reconheça de prestígio para a escola e para o curso.


Para que mais alunos possam usufruir desta formação irão estar também presentes os alunos do Curso de Serviço de Bar da Escola Básica de Paderne, que terão, deste modo, oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos e interagir e trocar experiências com os seus colegas de Armação de Pêra.


Pelo grande contributo que o VILA VITA PARC presta ao desenvolvimento do conhecimento dos nossos alunos, cumprindo cabalmente, neste domínio, a sua responsabilidade social, a Equipa Formativa e os Alunos do Curso de Educação e Formação de Serviço de Bar da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. António Contreiras de Armação de Pêra desejam publicamente deixar expresso o seu muito obrigado.






http://www.vilavitaparc.com/

domingo, 14 de março de 2010

NELSON BERNARDES, BRILHA NO CONCURSO "HILTON / VODKA ABSOLUT" EM LONDRES, INGLATERRA.


É com muita satisfação que volte a falar do Barman Português Nelson Bernardes, o qual desempenha a sua actividade profissional em Londres, na cadeia hoteleira de renome mundial HILTON. Tendo por finalidade proporcionar a valorização pessoal e profissional dos seus colaboradores, a mesma levou a efeito com a colaboração da "Vodka Absolut" um Concurso em várias zonas de Inglaterra e em seguida uma final em Londres.
Para além da vertente profissional e criatividade dos participantes, esta acção teve por objectivo criar novos "Cocktails", com aromas e sabores indicados para a Primavera e assim apresentar novos produtos aos seus clientes.
De salientar que Nelson Bernardes apresentou o "Cocktail" Sring Memories, com o qual obteve a honrosa classificação de 1º lugar na zona de Londres e 2º lugar a nível de Inglaterra, tendo demonstrado elevado profissionalismo e mais uma vez dignificado os Barmen Portugueses, por tudo o referi "Cocktails & Mistura Fina"não podia deixar passar em claro mais um feito de um profissional Português além fronteiras.


"Spring Memories"

5 Folhas de Alecrim

40ml Vodka Absolut

25ml st. Germain Liqueur

25ml Sumo de Limão

20ml Clara de ovo

5ml xarope de açúcar



Método de preparação:

O Nelson optou por preparar da seguinte forma:

Adicionar tudo para dentro de um Mixing Glass, 1º faz - se um "dry shake" sem gelo, apenas com a mola do strainer (passador) para ter a certeza que a clara de ovo fica bem partida, depois introduz - se o gelo e bate-se vigorosamente.

Efectuar um (Double strain ) verter para um Martini Glass (previamente pulverizado com um spray com Elderflower Licor para intensificar o aroma), de modo a evitar que qualquer folha de alecrim apareça na bebida ou que os pequenos pedaços de gelo apareçam no topo. A esta altura e com a ajuda da clara de ovo temos uma camada de espuma branca na superfície do copo que aproveitamos para colocar a decoração... uma ramagem de alecrim!




Por achar uma explicação bem conseguida da composição por parte do meu amigo Nelson Bernardes passo a partilhar convosco.


O Nelson Bernardes acha que o St. Germain Licor é uma perfeita escolha para esta competição (em busca do "Spring Cocktail") porque contribui com um aroma muito agradável (floral e doce) o que tem a ver com a primavera, é balançado com a acidez do limão para cortar a doçura, o papel da clara de ovo, vai dar uma boa textura, mantém os ingredientes juntos por mais tempo o que acaba por dar longa vida e a camada de espuma no topo do cocktail, o alecrim é uma erva muito poderosa portanto eu tento não o partir nem tão pouco fazer um Muddler, 5 folhas são o suficiente para contribuir com a sua presença no cocktail, decidi usar 40ml de vodka, sendo uma competição patrocinada pela Absolut, para mim faz todo o sentido que se note o seu poder e o seu forte carácter. O que a clara de ovo traz de bom, também tem algo que não é tão bom, a camada de espuma tem tendência a deixar os aromas presos por baixo dela, por isso intensifico o aroma, pulverizando no interior do copo junto ao rebordo e para garantir que o convidado tenha a experiência por completo, pulverizo também no exterior, principalmente no pé do copo, de maneira que quando o convidado pega no copo, o aroma lhe fique nos dedos e à medida que vai falando e gesticulando irá sentir uma vez mais os aromas em seu redor integrando-o no "Spring Feeling".


Quando se cheira e prova este cocktail, com o casamento de sabores do alecrim e do Elderflower e todo o aroma envolvente, este tem a capacidade de nos fazer imaginar na nossa mente tudo, o que significa a primavera. Jardins magníficos com plantas lindíssimas... daí o seu nome "Spring Memories" ou "Memorias de Primavera"



Carving, By José Manuel, Yellow Alvor Hotel, com Saudação Especial para a Madeira.


Hoje volto a apresentar mais uma obra de arte da autoria do meu amigo e colega José Manuel, com o qual tenho vindo a partilhar conhecimentos e competências na arte de preparar e decorar as composições de bar e buffets.

O despertar desta faceta de José Manuel, começou a ter notoriedade por volta de 2008, um dom escondido ao longo dos anos por falta de incentivo e reconhecimento das capacidades na arte de criar.

No momento em que as forças convergem para a reconstrução, gostaríamos de dedicar esta peça de arte, à Família Barmen Madeirense e a todo povo Madeirense, já que se aproxima a Festa da Flor, cartaz de extrema importância para a população e em especial para o Turismo na Madeira.

Espero que o José Manuel continue a sua caminhada com o maior sucesso pessoal e profissional!

Marco De La Roche, vence o Campeonato de Coffee in Good Spirits de 2010, São Paulo, Brasil.


A 9 edição do Campeonato Brasileiro de Barista, juntamente com os campeonatos de Coffee in Good Spirits, Latte Art e Cup Tasters, realizou-se em São Paulo de 8 a 11 de Março, teve como palco o Mercado Municipal de São Paulo, conhecido Mercadão.


Uma manifestação por parte dos participantes de grande profissionalismo, criatividade e arte de preparar bebidas tendo por base o CAFÉ, combinando os aromas e sabores na procura da bebida ideal.


YARA THAIS CASTANHO - 1º CLASSIFICADA


O objectivo encontrar os representantes do Brasil no Campeonato do Mundo de Baristas a realizar em Londres no próximo mês de Junho.


BRUNO FERRER SILVA - 2º CLASSIFICADO

BRUNA BATISTA - 3º CLASSIFICADA


O Campeonato de Coffee in Good Spirits de 2010 teve como vencedor pela segunda vez consecutiva o Barman/Mixologista/Barista, Marco De La Roche, o qual criou o “Drink” com assinatura Montecristo.

Segundo Marco, a proposta principal da receita consiste em utilizar uma técnica pouco conhecida, que é a extracção composta (técnica que consiste em adicionar um novo ingrediente ao café durante o processo de extracção para ressaltar as características essenciais do café) e no caso utilizou a flor de camomila fresca para esse processo.

MONTECRISTO

Ingredientes:

50 ml de rum Havana Club Reserva

50 ml de extracção composta de café com camomila (18g/5g em aeropress)

25 ml de mel de camomila

Casca de tangerina espanhola

Esfera de gelo


Forma de preparar:

Coloque no Shaker, o rum, a extracção composta gelada, o mel de camomila e adicione 8 pedras de gelo. Com uma casca de tangerina, extraia os óleos essenciais para dentro do Shaker e bata bem.

Sirva em copo baixo com uma esfera de gelo de 7 cm de diâmetro e novamente borrife com os óleos da tangeria no copo.

Espero que gostem do “Drink” Montecristo, da autoria de Marco De La Roche.

Votos de sucesso para a participação no Campeonato de Coffee in Good Spirits em Londres.