domingo, 29 de março de 2009

Vinhos Portugueses em cave do XVII, em Düsseldorf, Alemanha.

Os vinhos Portugueses afirmam-se cada vez mais em todo Mundo. Muitas vezes pela mão de gente anónima que pelo gosto do coleccionismo desenvolvem um importante trabalho de preservação dos vinhos oriundos de Portugal.
Desta feita o Economista Carlos Quintas iniciou a sua colecção á cerca de 10 anos quando encontrou uma cave do século XVII, junto à margem do rio Reno na cidade de Düsseldorf, Alemanha, onde é conhecida a paixão pela cerveja, na sua cave segundo o mesmo, com excelentes condições de armazenamento estagia um "tesouro" para outros paladares, nada menos que 12 mil garrafas de vinho português de gama alta entre outros néctares da sua eleição.

Vodafone Rally de Portugal, no ALGARVE.


Realiza-se no próximo dia 2 de Abril o Vodafone Rally de Portugal, aquele que já foi o melhor Rally do Mundo, procura novamente a sua afirmação no panorama Mundial.
As obras no Estádio Algarve decorrem 24 horas por dia no sentido de preparar a pista para o inicio desta competição com uma super especial na tarde de Quinta-feira, durante a tarde.
A primeira etapa, a realizar-se na Sexta-feira, conta com 3 classificativas: Ourique, com 23,5 km, Silves, com 21,5 km e Malhão, com 22 km.
A segunda etapa, a disputar-se no sábado, conta com 72,5km, e tem as classificativas de Santa Clara, com 22,61km, Almodôvar, com 27,18km e Vascão, com 22,80km.
Na terceira e última etapa os participantes terão que percorrer, 39,03 km, a mesma está agendada para domingo e conta com as classificativas de Loulé, com 22,65km e S. Brás de Alportel, com 16,23km. A etapa termina com a segunda super especial no palco do Estádio Algarve.
A organização tem preparado locais especiais para assistir às provas em segurança, bem espaços especiais, onde os amantes deste desporto automóvel podem contactar com os pilotos e com as equipas de fábrica, participantes no Rally. Não faltaram espaços de entretenimento para toda a família.
Mais uma acção que pode potenciar a procura da Região Algarvia pelos turistas dos quatro cantos do Mundo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Associação Barmen do Algarve, 34 anos ao serviço dos profissionais de Bar e do Turismo.

Não podia ficar indiferente a este momento Associativo, para mim foi um dia marcante como sócio e profissional de Hotelaria, pois já algum tempo que não via presente no Jantar Anual dos Barmen Algarvios, as verdadeiras forças vivas ligadas ao sector do turismo, Autarcas e da representante do Governo na Região.
Por esse facto Os Corpos Sociais da Associação Barmen do Algarve estão de parabéns pelo trabalho que têm vindo a desenvolver e pelo facto de terem sido reconhecidos por tão ilustre leque de Entidades.
A Associação Barmen do Algarve comemorou o seu 34º aniversário. Assim levou a efeito várias iniciativas as quais visaram o convívio entre os seus associados, colaboradores, amigos bem como diversas personalidades e entidades que ao longo dos têm vindo a colaborar com está associação Socioprofissional e tornado possível a realização de vários eventos, que têm servido para promover a valorização pessoal e profissional dos Barmen Algarvios, bem como para promover o Algarve destino turístico de excelência.
O Hotel Montechoro, em Albufeira, foi a unidade hoteleira escolhida para a realização do Jantar comemorativo de mais um aniversário da Associação Barmen do Algarve.
O Hotel Montechoro tem sido palco das mais importantes acções levadas a cabo pelos Barmen Algarvios, entre os quais saliente o XXX Congresso Mundial da IBA e o Concurso Mundial de cocktails realizado em 1982, a apresentação do “ Manual de Bar” no ano de 1992 e o 1ºFestival de Cocktails da União Europeia, no qual o Algarve recebeu delegações de 25 países da Europa Comunitária. Todas estas iniciativas possibilitaram a troca de conhecimentos entre os participantes factor de valorização pessoal e profissional dos Barmen, bem como a promoção do Algarve e de Portugal com destino Turístico e de extrema importância para a economia Nacional.
O Cocktail de Boas vindas realizou-se no Bar Azul onde os convivas tiveram oportunidade de conviver de forma descontraída e recordar momentos que marcaram a história dos Barmen do Algarve.
No entanto gostaria de destacar a presença de Joaquim Cabrita Neto, amigo e colaborador de sempre da família Barmen, nos mais diversos momentos do desempenho das várias funções que desempenhou em prol do Algarve e de Portugal, ao qual presto a minha simples homenagem.
Com uma vista magnífica sobre a cidade de Albufeira, o Jantar teve lugar no Grill das Amendoeiras, o mesmo foi acompanhado ao piano por Carlos Lã e contou também com um momento de magia pela dupla Sérgio e Fátima, o contribuiu para momentos de descontracção e de animação para todos os presentes.
No final usaram da palavra vários oradores, sendo da responsabilidade de Vítor Andrade, amigo e colaborador dos Barmen desde a primeira hora, a apresentação das entidades presentes, das quais destacou: Dr.ª Isilda Gomes, Governadora Civil de Faro, Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Dr. Carlos Sousa, Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Dr. Nuno Aires, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Elidérico Viegas presidente da AHETA - Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Eng.º João Fernandes, Director da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, António Henriques da Silva, em representação do Hotel Montechoro, os digníssimos Presidentes das Juntas de Freguesia do Conselho de Albufeira e Órgãos de comunicação social, entre outros distintos convidados. Vítor Andrade salientou que esta “Associação Socioprofissional é considerada a mais organizada e dinâmica das do género e tem prestado excelentes serviços na promoção turística do País e aos seus associados ”.
O primeiro momento da noite no que diz respeito á tradicional homenagem e destaque pelo trabalho desenvolvido, desta feita os Corpos Sociais da ABA elegeram a Coordenadora da Turma do Curso de Formação e Educação, Bar, Professora Célia e o Formador de Bar, José Joaquim Poejo Mendes da Escola Básica Jacinto Correia de Lagoa, pelo excelente trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos com alunos com meios escassos e com muitas dificuldades a vários níveis, dotando os mesmos de conhecimentos, competências e saberes para uma melhor integração na vida activa, bem como darem continuidade aos estudos de uma forma mais atractiva pelo tipo de curso em questão.No uso da palavra a Professora Célia, agradeceu a distinção, no entanto salientou que o sucesso que a escola tem tido com este tipo de curso muito se deve a José Joaquim Poejo Mendes, Barman de renome Internacional. Considerou de extrema importância o contacto efectuado pela Associação de Barmen com escola incentivando desta forma os jovens alunos com exemplos de grande dignidade e profissionalismo. Referiu ainda que Poejo Mendes aprendeu a respeitar a hotelaria e que como o mesmo o diz “ Trabalhar na Hotelaria e em especial em Bar é como trabalhar numa fábrica de sonhos”.

Joaquim Lopes, Presidente da Direcção da Associação Barmen do Algarve, no uso da palavra agradeceu a presença das Entidades presentes bem como a de todos os Barmen a amigos da ABA.
Começou por salientar a forma como decorreu a clínica de golfe, assim como a competição mensal de golfe inserida na comemoração de mais um aniversário de forma diferente, mas muito apreciada pelos participantes, que aproveitaram para tomarem conhecimento com esta modalidade acompanhados por um profissional.
Referiu ainda que a Direcção tem vindo a criar incentivos para os associados criando parcerias com várias entidades tais com a TMN nas comunicações que apresenta preços muito competitivos, com uma empresa de produtos petrolíferos, bem como a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, com a qual celebrou um protocolo no domínio da formação profissional. Mais informou que estão a decorrer vários cursos entre os quais o de Barman de 2ª, línguas, Higiene e segurança alimentar e no trabalho, combate a incêndios e informática, sendo que estas iniciativas são uma mais-valia para a valorização pessoal e profissional dos profissionais do sector.
Terminou agradecendo a presença da Delegação dos Barmen de Andaluzia, Sevilha, liderados pelo presidente Salvador Rendón, a quem manifestou o apreço pelo intercâmbio entre as duas Associações nos mais variados domínios ligados á profissão.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, no uso da palavra saudou os presentes e manifestou o regozijo pela presença de tão distintas individualidades no jantar da Associação Barmen do Algarve, sendo de opinião que as instituições devem trabalhar em parcerias no sentido de promover Albufeira, a o Algarve e Portugal. Disse que ainda que esta presença reflectia uma prova de reconhecimento por parte das entidades do trabalho realizado e credibiliza o momento Associativo.
Agradeceu também a presença da Associação Barmen de Sevilha, pois com a colaboração dos mesmos as portas abriram-se na Andaluzia, Sevilha, onde muito recentemente foi assinado um protocolo com as entidades locais e a Câmara Municipal de Albufeira no sentido de promover Albufeira e o Algarve na região, onde tão perto passamos a contar com um mercado com enorme potencialidade.
Os Barmen são sem duvida parceiros de extrema importância já que na sua actividade profissional e nas acções que realizam são os primeiros a dar a cara aos turistas e clientes, aos proporcionam um acolhimento e atendimento com grande qualidade e promovem a divulgação das potencialidades da nossa região. Por todos estes factos todo o apoio a esta Associação por parte dos parceiros é credível e será feito em prol de Albufeira e da Região do Algarve. Terminou desejando que a Associação de Barmen viva dias mais prósperos.

O presidente da Assembleia de Albufeira, Dr. Carlos Sousa, referiu o facto da Associação Barmen do Algarve ser uma das mais importantes e reconhecida por esse facto, sendo a mesma é formada por profissionais de grande valor. Os profissionais de bar no desempenho da sua função proporcionam momentos de salutar convívio e estão atentos às novas realidades de clientes cada vez mais exigentes que procuram diversidade e qualidade. Manifestou ainda todo o apoio por parte da Assembleia Municipal de Albufeira a um trabalho conjunto, cujo resultado seja a qualidade e o profissionalismo.

Dr. Nuno Aires, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, deu os parabéns aos Barmen do Algarve pelo trabalho realizado, em prol do Turismo do Algarve. Salientou que apesar de momentos menos bons pelo qual o Turismo passa as forças ligadas ao sector devem apostar no estudo e em soluções para enfrentar o momento de forma positiva. Considerou ainda que a aposta na formação será um valor acrescentado para o futuro e para a afirmação de uma qualidade de serviços. Disponibilizou-se ainda para conversações com a Associação Barmen do Algarve no sentido e apoiar as iniciativas e ou proceder a parcerias com o intuito de promover o destino turístico.


A Dr.ª Isilda Gomes, Governadora Civil de Faro, a mais alta representação do Governo na Região, marcou presença em mais uma iniciativa da Associação Barmen do Algarve e no uso da palavra começou por saudar o Barman José Joaquim Poejo Mendes, pois considera que é o espelho e orgulho de todos aqueles que trabalham na profissão. Confessando que também já aprendeu bastante com o mesmo.
Referiu que pelo acompanhamento que tem vindo a fazer muito de perto, o Algarve é extremamente dinâmico, uma região próspera e muito rica nas pessoas.
Ao Barmen fazem parte de um grupo de profissionais que se orgulham da qualidade que imprimem no seu trabalho, são pessoas bem formadas e acolhedoras e por esse facto cumprimentou a Associação Barmen do Algarve pelo trabalho desenvolvido com grande dinamismo em prol da Região do Algarve.
Salientou ainda que em inquérito efectuado a Turistas os mesmos escolhiam a região pela segurança e pelo facto dos “Algarvios serem acolhedores”, sendo que para solidificar a “ Marca Algarve “ a qualidade tem que estar patente e devemos ser competitivos nos serviços que apresentamos.
Referiu também que no passado os Barmen eram sinónimos de produzir “grandes bebedeiras”, mas felizmente existe outra filosofia por parte dos profissionais do sector os quais apresentam um vasto leque de produtos vocacionados para todos os gostos com ou sem álcool. Assim pediu o apoio a todos no sentido de ajudarem e estimularem o combate contra a sinistralidade nas estradas a qual apresenta momentos dramáticos e problemáticos para as famílias.
A terminar agradeceu na pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira o apoio dada pelos Autarcas e pelo trabalho que têm feito em prol do movimento Associativo.
Que o reflexo desta festa sirva para estimular o caminho futuro de grande prosperidade para podermos ultrapassar uma fase menos boa , disse.



Gostaria de deixar uma palavra especial para todos os colaboradores do Hotel Montechoro, pelo profissionalismo demonstrado e pela qualidade de serviços. Um bem haja a todos!!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Os Barmen Algarvios comemoraram 34 anos de actividade associativa com uma Clínica de Golfe e uma competição de Golfe Inter-Barmen, Campo dos Salgados


Os Barmen Algarvios comemoraram os 34 anos de actividade associativa com uma Clínica de Golfe e uma competição de Golfe Inter-Barmen. Esta acção inserida na comemoração de mais um aniversário da Associação Barmen do Algarve teve lugar no Campo de Golfe dos Salgados, Algarve, onde os associados e amigos tiveram a oportunidade, muitos deles pela 1ª Vez para dar as primeiras “Tacadas”, acompanhados por um profissional de Golfe. Esta a surpresa preparada pelos corpos sociais da A.B.A. permitiu um salutar convívio, o qual culminou com um almoço, onde foram distribuídos os prémios de participação.

Classificação torneio mensal:
1º class. José Raimundo - 38 pontos
2º class. Jorge Lopes - 37 pontos
3º class. Helder Mendes - 35 pontos ( Da direita para a esquerda, Joaquim Lopes, Presidente da Direcção da ABA e o 1º Class. do Torneio mensal de Golfe, José Raimundo)

( Joaquim Lopes, entrega o prémio a Manuel Alves, 1º Class. da Clínica de Golfe)

Classificação clínica de Golfe:
1º class. Manuel Alves
2º class. Helder Longo
3º class. Damião Semião

( Joaquim Lopes , entrega o prémio a Damião Semião , 3º class. da Clínica de Golfe)

( Da direita para a esquerda, Joaquim Lopes, Presidente da Direcção da ABA e Salvador Rendón, Presidente da Direcção da Associação dos Barmen de Sevilha, na sede Social em Albufeira)


O convívio teve o seu inicio na sede Social da Associação Barmen do Algarve, em Albufeira com um Welcome Drink , no sentido de dar a conhecer as instalações bem como o rico historial dos Barmen do Algarve.

( Comitiva dos Barmen de Andaluzia-Sevilha , na sede Social da ABA, Albufeira)

Como já vem sendo habito em iniciativas da A.B.A., marcaram presença uma delegação dos Barmen de Sevilha, Andaluzia, liderada pelo seu Presidente Salvador Veláquez Rendón. Este inter-cambio tem possibilitado a troca de ideias, de conhecimentos e novas técnicas de preparação de bebidas simples ou compostas, assim como técnicas de atendimento e acolhimento entre os Barmen do Algarve e os Barmen da Andaluzia, resultando uma melhor qualidade de serviços prestados pelos profissionais de bar de ambas as regiões.
Uma das actividades desportivas que a Associação Barmen do Algarve promove é o Golfe. Desde 1978 que os Barmen Algarvios têm vindo a realizar competições de Golfe promovendo a prática desportiva dos seus Associados e amigos da ABA. Esta Associação sócio profissional tem organizado vários Torneios de Golfe dos quais posso destacar o Torneio anual com os Barmen Ingleses de UKBG-Londres, bem como as Competições levadas a cabo com o Club de Golfe dos Órgãos de Comunicação Social, assim como as competições mensais.
Para além da actividade desportiva, esta iniciativa tem vindo a promover as excelentes potencialidades da Região Algarvia para a pratica desta modalidade, bem para o estreitamente de relações da amizade e de cariz profissional com os parceiros dos eventos realizados. Estas acções conjuntas com várias entidades têm permitido publicitar o Algarve e Portugal além fronteiras, sendo os Barmen os principais promotores.

( Damião Semião, recordar é viver...)

ASSOCIAÇÃO BARMEN DO ALGARVE
Urb. Quinta da Palmeira, Bloco 4 - Lote 32/33
Estrada Valpedras 8200-047 Albufeira
Tel/Fax. 289 513 179 Tlm. 963 998 712
email - abp-algarve@sapo.pt

sábado, 21 de março de 2009

A Associação Barmen do Algarve comemora o seu 34º Aniversário

A Associação Barmen do Algarve comemora o seu 34º Aniversário. Assim no próximo dia 22 de Março vai levar a efeito algumas actividades de convívio entre os seus associados, amigos e colaboradores.
Joaquim Lopes, Presidente da Direcção da Asssociação Barmen do Algarve
Pela manhã realiza-se um Welcome Drink na Sede Social em Albufeira, seguidamente os participantes dirigem-se para o Campo de Golfe dos Salgados onde os Corpos Sociais têm preparada uma surpresa e um almoço de confraternização.
Pelas 19.30 no mítico Hotel Montechorro em Albufeira, terá lugar o Jantar comemorativo do 34º Aniversário da Associação Barmen do Algarve.

Aqui fica alguns dos excelentes resultados óbitos pelas Barmen Algarvios em concursos Nacionais e Mundiais:
- 1º Lugar a nível nacional em 1973 na modalidade de Short- Doce
­ 2º Lugar por equipas no Mundial de Cocktails em 1973 realizado em Los Angeles
­ 1º Lugar a nível nacional em 1976 na modalidade de Short-Doce
­ 1º Lugar a nível nacional em 1979 na modalidade de Short-Seco e Long Drink
­ 1º Lugar “Campeão do Mundo” em 1979 No Mundial de Cocktails realizado na ex-Jugoslávia
­ 1º Lugar no II Festival Nacional de Cocktails realizado em 1981
­ Vice-campeão do Mundo de Cocktails em 1982 no Mundial organizado no Algarve, Portugal
­ 1º Lugar a nível nacional em 1984 na modalidade de Short-Seco

­ Em 1985 Campeão Nacional no Grande Prémio Martini em Cocktails

­ 1º Lugar no Mundial do Grande Prémio Martini “Júnior” em 1986 na cidade Torino, Itália.
­ 1º Lugar por equipas “Campeão do Mundo” no Mundial de 1987, realizado em Roma, Itália
­ 1º Lugar no Concurso nacional de Cocktails Barmaid’s em 1990
­ Vice-campeão Europeu em 1990 na modalidade Long Drink para Barmaid’s em Estugarda, Alemanha
­ 3º Lugar no Mundial de Cocktails em 1993 realizado em Viena, Áustria
­ 1º Lugar a nível nacional em 1996 na modalidade de Short-Doce
­ 3º Lugar no Mundial em 1996 realizado em Tóquio, Japão
­ 1º Lugar no Concurso Nacional de Cocktails em 2000
­ 1º Lugar na modalidade Long Drink em 2002 no Concurso Algarve/Andaluzia
­ 1º Lugar a nível nacional em 2002 na modalidade Long Drink

1º Lugar no Campeonato Nacional de Flair – 2004, em Montechoro – Albufeira

1º Lugar a nível Nacional em 2008 na modalidade de Flair-tending - Madeira

Em 1978 com o Golfe em plena expansão no Algarve, os Barmen do Algarve estabeleceram um protocolo com a U.K.B.G. Londres, para a realização de Torneios de Golfe anuais, alargado mais tarde à excelente colaboração dos Campos de Golfe e Comunicação Social.

De salientar que em Março de 2002 a Delegação do Algarve da ABP foi galardoada com a Medalha de Mérito Turístico no Grau de Prata por despacho do Sr. Secretário do Estado de Turismo em cerimónia realizada na sede social em Albufeira.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Festival Long-Drink Inter-Escolas, Faro, Março 2009


1ª Classificada : Soraia Silva
Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Portimão
Nome da Composição: Polution
Receita:
1 Cl Xarope Apricot Roses
1 Cl Xarope Spicy Monin
1 Cl Calvados
4 Cl Vodka Zubrowka
½ Maça macerada
Coentros Macerados qb
8 Cl Sumo maça compal
Espuma de maça com canela no topo
Decoração: Golfinho em Doce Fino (Algarve)

2º Classificado: Luís Cortes


Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Vila Real de Santo António
3º Ano
Nome da Composição: Flor de Sal
Receita:
1 Cl de Rum
1 Dash Creme Menta Branco
3.5 Cl de Xarope Apricot Roses,
12 Cl de Polpa de Meloa
Decoração:
1 Vagem de Baunilha, Flores, Gelatina, Pedras Esterilizadas, Terra Biológica e Elementos Decorativos.


3º Classificado: Valentine Martins


Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Vila Real de Santo António
2º Ano
Nome da Composição: Mundo do Anis
Receita:
10 Cl Chá de Anis
0.5 Cl de Creme Menta Branco
0.5 Cl de anis
3 Cl de Xarope Apricot Roses
Hortelã
Estrela de Anis
Decoração:
Fondant, Açúcar, Hortelã, Estrelas de Anis e Vagens de anis.

De parabéns estão os responsáveis pela organização do Festival de Long Drink da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve Faro. Esta acção possibilitou o encontro entre os alunos e formadores de várias Escolas relacionadas com o ensino de Hotelaria /Bar, no mesmo foi possível a troca de ideias e conhecimentos acerca das técnicas da preparação e decoração das bebidas compostas. a criatividade esteve patente nas apresentações dos concorrentes bem como a utilização das mais diversas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Foram utilizados os mais diversos motivos e elementos de decoração das composições de bar.

Julgo de extrema importância a realização de eventos desta natureza, pois fornecem indicadores muito importantes para verificar-mos a evolução dos nossos alunos e ao mesmo tempo faculta aos mesmos uma preparação e formação tão necessária para uma verdadeira integração na vida activa.


Manhã com uma temperatura agradável, ponto de encontro da turma Cef Bar, Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras em Armação de Pêra, tendo por objectivo a visita de estudo à Escola de Hotelaria e Turismo em Faro e participação no Festival Long Drink Inter – Escolas.

O nervosismo dos três representantes da Turma, respectivamente, Ana Silva, Rute Correia e João Inácio, foi visível, demonstrando elevado sentido de responsabilidade, mas o apoio da equipa formativa e dos colegas de turma esteve sempre presente, o que fortaleceu o espírito do grupo.

Na Escola de Hotelaria a Turma foi recebida pelo Coordenador Técnico e operacional Manuel Serra o qual deu as boas vindas e desejou u ma boa estada e participação no Festival de Long Drink.

Abertura do Acção foi feita pelo Director da Escola de Hotelaria, Eng. João Fernandes, o qual deu as boas vindas a todos os presentes, agradeceu a presença das escolas participantes tais como: Escola Hoteleira de Faro, de Vila Real de santo António, de Portimão e as escolas convidadas, a Básica Eng. Duarte Pacheco de Loulé e Básica Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra.

Realçou a importância de iniciativas do género considerando que as mesmas possibilitam o estreitamento de relações dos alunos com o exterior, troca de ideias e conhecimentos o que valoriza os cursos ministrados e aumenta as capacidades técnicas dos futuros profissionais de Hotelaria. Desejou a todos boa sorte e excelente participação.

Os concorrentes reuniram-se na sala Bar onde prepararam as decorações dando largas á imaginação, culminando em excelentes trabalhos e muita criatividade, resultado dos conhecimentos e aprendizagens obtidas até ao momento nas diversas escolas presentes no evento.

Conforme o regulamento foi efectuado o sorteio no sentido de encontrar a ordem de entrada no Concurso. Os concorrentes tiveram que preparar 4 Composições, na receita de cada concorrente tinha que conter “Xarope Roses”, gentilmente patrocinado pela firma “Mundo do Vinho” de Loulé.

Sob o olhar atento de uma vasta plateia, muito entusiasta, os concorrentes foram evoluído no palco, preparado e decorando as composições inéditas e da sua autoria. O Júri Técnico formado por Ricardo Encarnação e Rui Gonçalves iam avaliando as prestações, na técnica da mistura, sendo que os alunos revelaram excelentes capacidades técnicas na elaboração das suas bebidas, os mesmos tinham 7 minutos para preparar as 4 composições.

Seguidamente as composições foram transportadas para uma sala onde o Júri Degustador se encontrava local reservado e fora da vista dos concorrentes, onde foi feita a observação do gosto, aroma e aparência.