quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Curso de Educação e Formação E B 2,3 Armação de Pêra .Janeiro /09


Nos últimos cinco anos tenho vindo a ministrar aulas na área de Bar/Restaurante na Escola E B 2,3 Dr. António da Costa Contreiras, no denominado Curso de Educação e Formação.
Penso que este tipo de Curso é uma excelente ideia, pois permitem aos jovens com maiores dificuldades nas aprendizagens na dita escola tradicional obterem a sua escolaridade e ao mesmo tempo uma profissão.
Para facilitar um contacto, o mais próximo da realidade e preparar os jovens para a vida activa tem a equipa formativa vindo a levar a cabo várias acções, palestras e demonstrações de profissionais relacionados com o mundo das bebidas, do Bar e do Restaurante.
Desta feita no passado dia 28/01/09 o convidado foi António Correia Chefe de Cozinha do Yellow Alvor Hotel com o Tema “Sanduíches & Canapés e A criatividade ao serviço da qualidade na cozinha”.
António Correia fez um breve historial acerca da sua actividade profissional em várias unidades hoteleiras tais com a Vila Vita Parc, Meridien Penina, Hotel Algarve Casino e mais recentemente no Yellow Alvor Hotel entre outros. Salientou a importância da dedicação à profissão como forma de evoluir e procurar uma aprendizagem contínua no sentido de obter competências para preparar as mais variadas iguarias.
São atribuições de um Barman ou Barmaid o serviço de sanduíches & canapés dá a pertinência desta palestra /acção, no sentido de dotar os alunos de conhecimentos, bem como proporcionar práticas individuais.
Chefe António apresentou pormenores que marcam a diferença na preparação das sandes e canapés tais como: a mise-en-place, a organização de serviços, a inovação e criatividade, com a meta de prestar um serviço de qualidade.
Também a forma correcta de utilizar os equipamentos, os utensílios assim com o cumprimento das regras da Higiene e segurança alimentar e no trabalho.
Os alunos participaram activamente na acção, manifestando interesse na mesma e tiveram oportunidade de ver in loco as diversas tarefas necessárias à execução das diversas iguarias.
Durante a acção o Chefe António Correia foi questionado acerca do tema e transmitiu conhecimentos que de futuro irão contribuir para a valorização pessoal e pessoal dos jovens alunos do Cef Bar
O Chefe António Correia preparou vários tipos de sanduíches entre as quais podemos referir a de galinha, salmão, de atum, tosta mista, canapés diversos, tendo que os alunos também a oportunidade de preparar as referidas iguarias.







Outro dos temas abordados foi as técnicas de corte de legumes, no sentido de simplificar o trabalho e a apresentação das confecções. Assim o Chefe António Correia exemplificou a forma correcta de descascar a cebola, cortar a alface.


Também não faltou uma breve explicação acerca da forma mais rápida de descascar um ovo o que surpreendeu os jovens alunos pela sua simplicidade.

Considero que esta acção foi um valor acrescentado para solidificar as aprendizagens acerca do serviço de sanduíches e canapés, a mesma só foi possível com o apoio da Equipa formativa, da Escola e em especial da valiosa colaboração do Chefe António Correia e do Yellow Alvor Hotel, aos quais apresento os meus agradecimentos.
Como Formador/Professor sinto-me privilegiado por poder contar com a colaboração e apoio de vários profissionais ligados ao sector da hotelaria no sentido de transmitir aos mais jovens os conhecimentos e competências tão importantes para a sua evolução na vida pessoal, escolar e futuro profissional.

A Bolsa de Turismo de Lisboa de 2009 suplantou expectativas da organização.



A organização considerou a Bolsa de Turismo de Lisboa de 2009, como a melhor de sempre. O certame encerrou há apenas três dias, recebeu 71.121 visitantes, número que representa um crescimento de 6% face à edição do ano passado, em que a feira recebeu 67.323 visitas.

De acordo com um comunicado da organização, o balanço final é positivo, uma vez que a feira “suplantou as expectativas iniciais”, não só pelo número de visitas que recebeu, como também pela satisfação demonstrada pela maioria dos 900 expositores que mercaram presença na FIL.

Além dos 900 expositores e mais de 71 mil visitantes, a BTL contou ainda com a participação de 40 destinos internacionais e de 600 profissionais estrangeiros que passaram pelos quatro pavilhões da FIL nos dois primeiros dias do certame, quando a feira era reservada apenas a profissionais., o que reflecte a importância dada por parte dos mesmos a este evento sobre turismo realizado na capital Portuguesa.

O balanço final da feira é, por isso, positivo, tal como previu Vítor Neto, presidente da Comissão Organizadora do certame, durante a inauguração oficial, quando afirmou que “esta não é uma BTL de crise e de derrotismo. É uma BTL de confiança, responsabilidade e determinação, que quer mostrar a toda a gente que o Turismo em Portugal goza de boa saúde e tem força e vontade de vencer os desafios que se lhe colocam”.

De realçar as novidades presentes pela primeira vez, As iniciativas BTL Rural e BTL Negócios, as quais registaram igualmente um saldo muito positivo, com a organização do certame a considerar que estes são formatos a manter no futuro.

Novidade e outra iniciativa muito aplaudida foi a Semana Ibérica da Gastronomia, que se destacou pelo sucesso alcançado, tendo sido uma das mais aclamadas pelos sectores profissionais e pelo público em geral.

Agora resta saber se os propósitos dos empresários do sector do turismo serão alcançados e que este acréscimo se traduza no aumento da procura do destino Portugal. Certo é que temos que marcar a diferença pela qualidade e diversidade, só com pacotes bem elaborados e apresentando preços competitivos poderemos cativar maior número de visitantes.

Na próxima edição da BTL 2010 teremos então o debate e a informação acerca dos resultados da actividade Turística.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mixologia, ponto de encontro InnSide Caffé, Carvoeiro!!!




Aí vou eu com a Rita, uma miúda apaixonada pelo mundo do Bar e mais recentemente pela Mixologia, até Carvoeiro, ponto de encontro InnSide Caffé, passar alguns momentos de lazer, já que a musica neste espaço é muito agradável, criteriosamente escolhida pelos Bartenders, Pedro Ferreira e Sérgio Vicente no sentido de criar um ambiente agradável aos estimados clientes.

Que escolher para começar a noite e a conversa com Pedro Ferreira, acerca das novas criações da equipa do InnSide Caffé?

My Balls (SHOOT)

Vodka
Sour Mix
Grenadine
Moleculas de Vodka Preta

De um trago… Upss …Splash…È BOMMMmmmm....

A Mixologia Molecular foi então a escolha. Falamos sobre a recente visita a Itália com inserido num grupo da Cocktail Academy de Paulo Ramos. A experiência motivou a criação de nova carta de Bar, actualizada com receitas de composições de bar, onde os aromas, gostos, as cores, os paladares se misturam com os diversos ingredientes, como plantas, frutas, açucares e espíritos seleccionados pelos Bartenders.
Entretanto cada serviço era acompanhado por movimentos de Flair, com perícia e mestria nas dosagens e construção da bebida, a noite apesar de fria lá fora estava muito agradável no InnSide Caffé em Carvoeiro.

Mais dois dedos de conversa e eis a segunda escolha da noite o STRAWBERRY CHESSE CAKE.
Atenta como eu a Rita espevitou os sentidos e direccionou o seu olhar na técnica de construção desta composição que está fazer furor no InnSide Caffé e por tal razão aqui fica a receita para os apreciadores:

STRAWBERRY CHESSE CAKE

4.5 cls/1.1/2 oz de Advocaat
1.5 cls/1/2 oz Licor de Morango
6 cls/ 2 oz Sour Mix
6 cls / 2 oz de Morangos Frescos

Sharker

Boa! Não muito boa! Mas como foi participar no curso de Mixologia Molecular. Pedro Ferreira afirma peremptoriamente que está ser uma mais valia, abriu novos horizontes e a vontade de testar novas técnicas e apresentar cocktails Moleculares na carta de Bar. Todos os dias tentam criar algo diferentes para satisfazer os nossos clientes é uma aventura que não tem fim pois podemos criar “coisas”. Só visto para isso é deslocarem-se ao InnSide Caffé em Carvoeiro.

Um momento de Flair foi o presente de Sérgio Vicente, para aquecer ainda mais noite, sem duvida a magia e destreza de movimentos foi bem patente e claro nos agradecemos todo o empenho.

Bem o ambiente aquece, ao som de música, a conversa não tem fim, um olhar pelas fotos de Veneza, nova opção desta feita testar uma criação “ Basil Seduction”

Basil Seduction


Rum
Sour Mix
Folhas de Manjericão
Limas
Gengibre

Resultado, fresco, muito agradável e recomenda-se.

E assim vai a noite em Carvoeiro, Lagoa, com muita animação no InnSide Caffé, onde os Bartenders pensam na melhor maneira de lhe proporcionar uma noite agradável.

Voltaremos para saber de mais novidades!!!