sábado, 24 de maio de 2008

CONCURSO NACIONAL DE COCKTAILS E FLAIRTENDING 2008



Barmen Portugueses, reunem-se amanhã, na Ilha da Madeira , mais propriamente na cidade do Funchal, para encontar os representantes de Portugal, no concurso Mundial de Cocktails e de Flairtending , a realizar de 5 a 10 de Outubro de 2008 em Puerto Rico.





Este evento para além de permitir apurar os campeões Nacionais nas referidas modalidades, possibilita a valorização pessoal, cultural e profissional dos Barmen, assim como a troca de conhecimentos e saberes entre os participantes, na arte de preparar, decorar, as bebidas compostas, bem como a promoção de produtos, marcas, dos patrocionadores, do Turismo da Madeira e de Portugal.


A Associação de Barmen do Algarve, faz-se representar por 7 concorrentes no concurso Nacional de Cocktails: Renato Pires, João Martins, Rui Gonçalves, Bruno Guerreiro, Diogo Guerreiro, Paulo Cardoso e Marco Dores, um grupo de barmen com elevada capacidade técnica, com um misto de profissionais com provas dadas e juventude que procuram cada vez mais a sua evolução a todos os níveis e por André Guerreiro, Barmen de renome Internacional no concurso de Flairtendig, os quais estão determinados em não deixar ops seus créditos em mãos alheias e mais uma vez dignificarem os Barmen Algarvios e o Algarve.



No concurso Nacional de Cocktails, participam 25 concorrentes em representação das várias Associações Nacionais de Barmen, os quais foram apurados em concursos realizados em cada região, sendo que este número reflete 20% do total dos participantes.


Cada participante apresenta uma composição da sua autoria e na mesma tem que conter produto Monin, bebida sorteada para Portugal, pela International Bartender Association.


O evento da Associação Barmen de Portugal, tem como anfitrião a Associação Barmen da Madeira, a qual é responsável pela organização, e que por certo irá brindar todos os participantes com um programa recheado de bons momentos quer de carácter profissional quer cultural e recreativo ou lazer. O Concurso Nacional de Cocktails está também inserido nas comemorações dos 500 anos da Cidade do Funchal, e terá como palco o Hotel Tivoli, uma unidade de excelência, na Região da Madeira.

sábado, 17 de maio de 2008

MUSEU DE PORTIMÃO, O PASSADO E O PRESENTE, FINALMENTE JUNTOS.



Portimão passou a contar com um novo espaço de cultura e história. Um sonho que se tornou realidade, passados vários anos de espera e muito tarbalho, num lugar onde o passado e o presente estão finalmente juntos.

Localizado junto ao porto de cruzeiros, no Rio Arade, o edifício que acolhe o Museu Municipal manteve as suas características, tendo sido criados espaços que se adaptam a várias funções, como a sala de exposições temporárias, um Centro de Documentação, o Arquivo Histórico, uma Oficina Educativa, um auditório polivalente e salas de reuniões e formação.

O Museu Municipal está orientado para a formação e prestação de serviços museológicos e educativos, o espaço pretende igualmente reforçar as ofertas culturais e turísticas da cidade de Portimão.


Ao som da Banda Filarmónica Portimonense, inaugurou-se hoje na cidade de Portimão, uma escultura da autoria de Paula Hespanha, em homenagem à Mulher Conserveira, na denominada rotunda da Casa dos Pescadores.


Momento especial para todos os que ao longo das últimas décadas estiveram de uma forma directa ou indirecta, ligados à faina da pesca e da indústria conserveira. Tempos árduos, no entanto marcantes nas vidas de muitas famílias da cidade de Portimão e da região Algarvia.
Em boa hora decidiu a edilidade de Portimão, homenagear essas pessoas anónimas que contribuíram na época para o desenvolvimento e afirmação desta região.
A inauguração contou com a presença do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, da Governadora civil de Faro, Isilda Gomes, do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, de Autarcas e representantes de Entidades Oficiais, bem com representantes das forças vivas da cidade e do povo anónimo que quis marcar presença e associar-se a esta merecida homenagem.
No entanto o momento mais aguardado do dia, foi a inauguração do Museu de Portimão, assim com muita animação, os populares, muitos deles outrora trabalhadores na Indústria conserveira, e pescadores, aguardaram para ver e recordar, peças e máquinas que ao longo de vários anos foram os instrumentos de trabalho, e visitar com alguma nostalgia o espaço que foi deles e teve que partir, mas com esforço de uma vasta equipa volta, para continuar a contar as histórias de vida de uma população que sempre esteve voltada para o mar.

A inauguração foi feita pelo Ministro da cultura, José António Ribeiro Pinto e pelo presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, na presença de várias entidades relacionadas com a Região Algarvia e testemunhada por largas centenas de pessoas que quiseram participar neste momento de extrema importância para a cidade de Portimão, para o Algarve e para Portugal, já que o espólio existente no espaço faz parte da história e da cultura portuguesa.

O Grupo Coral Adágio de Portimão sob direcção do Maestro António Alves Pereira, deu as boas vindas a todos, no acto da abertura das portas do Museu Municipal de Portimão, interpretando canções populares. Um momento de cultura pura.

O ministro da Cultura, José Pinto Ribeiro, na cerimónia que marcou a abertura do espaço integrado na Rede Portuguesa de Museus., no uso da palavra, referiu que “apoiará uma eventual candidatura do Museu Municipal de Portimão a um prémio europeu, por se tratar de um dos melhores museus industriais da Europa”.
"O Estado apoiará uma candidatura a um prémio europeu, porque se trata de um espaço de grande qualidade, ao nível dos melhores da Europa", salientou o Ministro da Cultura.


O espaço que pretende "dar vida à história", funciona na antiga fábrica de conservas "La Rose", adquirida pela autarquia em 1996, ao empresário António Feu.


Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, agradeceu a presença do Ministro da Cultura, de Entidades Oficiais e emocionado, saudou todos os presentes, salientando que na sua maioria os mesmos tinham um relacionamento com a actividade da pesca ou com a indústria conserveira, por laços familiares. Salientou ainda a importância que o Museu de Portimão tem para a cidade e para os seu municipes.

Considerou que a abertura do museu, "é uma forma de preservar a história da vida de um concelho que viveu durante largos anos da pesca".


"É um espaço que mantém viva a memória de todos quantos viveram da indústria conserveira", observou o autarca de Portimão.

Por fim agradeceu o empenho que a comissão instaladora colocou, no sentido de concretizar esta obra, na pessoa do seu Director, José Gameiro e agradeceu o trabalho realizado por uma vasta equipa da Câmara Municipal de Portimão.




Ao participar na inauguração do Museu de Portimão, tive oportunidade de assistir a momentos de muita emoção e de alegria, por parte de antigos funcionários da fábrica onde o mesmo se encontra. Registei as palavras de saudade, mas ao mesmo tempo de contentamento, ao verem os utensílios e máquinas, por eles manobrados, agora patentes ao público, como relíquias de Museu, contribuído para preservar a cultura, a História, os usos e costumes de um povo, que trabalhou arduamente, na faina da pesca e na indústria das conservas.


O Mestre António, foi uma dessas pessoas, com qual partilhei alguns momentos de sabedoria e conhecimentos, acerca da arte necessária para ao tempo termos as melhores conservas, quiçá do Mundo. Obrigado a todos.





segunda-feira, 12 de maio de 2008

Curso de Barman de 2ª, na Associação Barmen do Algarve , Albufeira.

A Associação Barmen do Algarve tem como missão proporcionar aos seus associados a valorização, pessoal, cultural, académica e profissional.

( Rui Gonçalves, Formador de Bar, durante a sua apresentação dobre a Decantação)

Assim em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, esta a decorrer nas instalações, da sede social em Albufeira, um curso de Barman de 2º. Estão inscritos no mesmo 24 Barmen e Barmaid, os quais procuram o seu enriquecimento nas temáticas relacionadas com os serviços da hotelaria em particular na área de Bar, a sua valorização, tendo como meta a sua progressão na carreira, bem como prestar uma melhor qualidade de serviços aos turistas que nos visitam.



O Formador responsável por ministrar a teoria e prática de bar, é Rui Gonçalves, que tem vindo a desenvolver a sua actividade na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro. Profissional de provas dadas na formação e com participações em vários concursos de cocktails tendo obtido honrosas classificações.

( Turma Curso Barman de 2ª)


Cocktails & Mistura Fina, teve a oportunidade de registar uma aula acerca de enologia (vinhos) e decantação, onde os alunos realizaram práticas individuais, no sentido de adquirirem os conhecimentos necessários para o serviço de Vinhos.
Estas acções de formação são de extrema importância para atingirmos o serviço de excelência que pretendemos para o Algarve e claro para o país.




( Joaquim Lopes, Presidente da Direcção da Associação Barmen do Algarve)

Assim gostaria de saudar a Associação Barmen do Algarve, na pessoa do Presidente da Direcção, Joaquim Lopes, a justificar de forma exemplar o apoio que tem vindo a merecer por parte das entidades oficiais e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve pela parceria.


( Hugo Parro)


( Priscila Rocha)



( Iolanda Monteiro)



(Veronica Colesnic)


( Mario Sousa)


( Tiago Serrão)