segunda-feira, 28 de abril de 2008

JORGE MONIZ PEREIRA, DA ASSOCIAÇÃO BARMEN DO ALGARVE, PRESIDENTE DO COMITÉ I.B.A.


Jorge Moniz Pereira, Barman Português de renome internacional, destaca-se como Presidente do Comité de formação da International Bartender Association, designado por "Education Development Committee", que coordena e verifica os conteúdos programáticos, entre outros os lecçionados no " Training Center John White Course", o qual agrega profissionais de bar dos cinco continentes.
Esta escola de bar da I.B.A. tem vindo a realizar-se em vários países, sendo que Portugal teve a Honra de receber este curso durante 7 anos na década de 80, cujo o Director do curso foi o Barman Português, José Joaquim Poejo Mendes, o qual dignificou em conjunto com a sua equipa formativa os Barmen Portugueses.
( Recordar é viver, com muita saudade da minha participação no Training Center John White Course, em representação de Portugal. Um dos momentos mais gratificantes na minha vida profissional e pessoal.)
Por norma participam nesta acção de formação jovens Barmen dos 18 aos 28 anos que se destaquem em cada país membro da I.B.A. A acção visa a troca de conhecimentos e competências, partilha de saberes, debate acerca das marcas e produtos das firmas patrocionadoras, promoção dos diversos países, assim como a valorização profissional. pessoal e cultural dos participantes.
Para além da coordenação do Curso, que decorreu no Brasil, de 24 de Março a 4 de Abril de 2008, Jorge Moniz Pereira, proferiu durante o mesmo uma palestra acerca do Vinho do Porto, considerado um dos maiores embaixadores de Portugal.
De salientar que a International Bartender Association tem vindo a debater " a problemática do Álcool" nas suas acções de formação em especial com os jovens.
Nesse sentido Jorge Moniz Pereira e a I.B.A. através do Training Center John White Course tem vindo a encetar contactos com firmas patrocinadoras no sentido de obter apoio para formar jovens em período escolar chamando a atenção para os malefícios do álcool. A culminar este projecto foi assinado no passado dia 24 de Abril em Singapura um protocolo com a participação do Vietename, China e Singapura com o alto patrocinio da firma BACARDI.
É de louvar esta iniciativa, salientando o facto de ser liderada por um barman português, o qual organiza e transmite os seus conhecimentos , competências e saberes acerca da técnica da mistura e do mundo das bebidas simples ou compostas a jovens barmen de todo o mundo.

Cocktail Academy reportagem sic

sábado, 26 de abril de 2008

CEF-BAR, da E.B. 2,3 de Armação de Pêra 1º lugar por Equipas no "TRAY PAPPER" em Estômbar


No dia 24 de Abril de 2008 realizou-se na Escola João Cónim em Estômbar um evento denominado de "Tray Paper", para alunos do curso CEF de Mesa e de Bar. Este evento teve a participação das Escolas de Monchique, Armação de Pêra e Estombar, lamentando-se as ausências da Escola de Lagos e Quarteira, que inicialmente tinham confirmado a sua presença, o que tornaria o evento ainda mais espectacular.

Organizado pela turma CEF BAR, superiormente coordenado pela Pofª Carla Troncho e Profº Luis Martins, com o apoio importante por parte da Equipa Formativa , alunos Cef Bar e Mesa de Estômbar, assim como dos Professores das Escolas convidadas, a acção saldou-se muito positiva.

Este evento tinha como finalidade principal promover o convívio entre os alunos das várias escolas. Por outro lado, era composto por provas que tinham como por fim não só demonstrar os conhecimentos práticos relativos à formação de bar e mesa, como também relativamente às outras disciplinas que compõem o plano curricular.

Apesar do extremo calor, as provas decorreram em bom ritmo, demonstrando os concorrentes empenho na realização das mesmas.

A turma Cef Bar da E.B. 2,3 Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra, destacou-se ao colocar os 4 participantes Gabriel, Miguel, Andreia e Eliza nos 2º, 3º,5ºe 7º lugares respectivamente, para alegria da Turma e da Equipa Formativa, obteve a maior pontuação, na soma de todas as provas realizadas, ficando em 1º Lugar por Equipas com 494 pontos, 2º lugar E.B. 2,3 de Estômbar com 488 pontos, 3º lugar, E.B. 2,3 Monchique I com 463.5 e no 4º lugar a E.B- 2,3 de Monchique II com 417 pontos.

No final, os participantes, professores e colegas reuniram-se para saborear um lanche, num salutar convívio e troca de experiências, durante o qual foi feita a entrega de prémios.

Julgo de extrema importância a realização de eventos desta natureza, pois os mesmos podem contribuir para a valorização pessoal, cultural e educativa dos jovens, bem como para a sua evolução nas aprendizagens das diversas matérias inseridas no plano curricular.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Andreia e Stas,Alunos, CEF-Bar, da E.B.2.3. António Costa Contreiras, A. Pêra






Desde 1984 que estou ligado á formação profissional, nos últimos 4 anos, a minha actividade como formador tem sido dedicada aos cursos de Educação e Formação da Escola Dr. António da Costa Contreiras, na área de Bar-Hotelaria. Preparar e apoiar os jovens para uma plena integração na vida activa tem sido a minha missão. Assim em colaboração com a Equipa Formativa temos levado a cabo as mais diversas iniciativas no sentido de proporcionar aos alunos, saberes, conhecimentos e competências e solidificar as aprendizagens.


Por solicitação dos alunos do CEF-BAR, Andreia e Stas, apadrinhei a inscrição dos mesmos na Associação Barmen do Algarve.


Com a finalidade de apurar os representantes desta Associação, no Concurso Nacional de Cocktails, a realizar na Madeira no proximo dis 25 de Maio, realizou-se a fase regional do Algarve, em Albufeira, tendo os jovens acima referidos participado em pé de igualdade com mais 31 concorrentes, na sua maioria profissionais com provas dadas e larga experiência em concursos, representantes da Escola de Hotelaria e das escolas Básicas com cursos CEF.


Mas o que gostaria de salientar, é a forma como se empenharam, no treino e preparação das suas composições, bem como o empenho e técnica na preparação dos seus cocktails, conforme pode ser visto nos videos acima apresentados.


Sinto uma enorme felicidade pela prestação, pois classificaram respectivamente, Stas na 9ª posição e nota 18 na Técnica e Andreia na 12ª posição e nota máxima de 20 na Técnica. Estão sem duvida no bom caminho.


Com isto quero dizer que continuarei a tansmitir os saberes e conhecimentos adqiridos ao longo a minha vida atodos aqueles monstrarem interesse em evoluir a nível pessoal e profissional.


Muitas Felecidades e Parabens.

Freestyle Bartending na Associação Barmen do Algarve, com a Flairzone, curso nível I, acção nº3.





Em boa hora a Associação Barmen do Algarve, formou uma parceria com a Flairzone, no sentido de proporcionar aos Barmen interessados, na vertente de Flair/Freestyle, já que está a ter lugar na sede social desta Associação, em Valpedras, Albufeira, a 3ª acção nível I, o que demonstra o interesse por parte dos Barmen e Barmaids, nas aprendizagens de novas Técnicas, sistemas modernos inovadores ( American Bartending Ststems).

Estas acções irão contribuir para a implementação de conhecimentos acerca da organização do bar, da mise-en-place, higiene do bar e pessoal, manipulação dos produtos e utensílios, a súde e o alcoól, trabalho de equipa , factores que irão possiblitar uma prestação de serviços de qualidade e uma animação que irá contagiar os bares e unidades hoteleiras do Algarve.

O Free pouring, uma das actividades mais importantes dos Barmen, pois a sua presisão ao servir ou construir as bebidas simples ou compostas, faz do mesmo um bom ou mau profissional. Para além disso, o Free pouring serve para aumentar a volocidade de serviço do barman ou barmaid, bem como também para controlar as suas medidas de um modo perfeito, e claro para o espectáculo, já que existe muitas técnicas de free pouring.



The Speed tecnhniques, a volocidade de serviço á algo muito importante, assim torna-se necessário, treinar cada vez mais, no sentido da rapidez por trás do Bar ser uma realidade, certo de que quanto mais rapidos os barmen forem, mais clientes irão atender e mais dinheiro o bar irá facturar.


O Bar é um local de convívio, ocupando um lugar de destaque na vida social e tornando-se indespensável a qualquer ambiente. Desta forma não hesite em implementar os seus conhecimentos de Flair/Freestyle, para tal basta contactar a Associação Barmen do Algarve ou a Flairzone.

Academia Flairzone
Tel. (+351) 289 936 700Telm. (+351) 913 576 222
Email. andre@flairzone.com.pt
Associação Barmen do Algarve
Urb. Qtª da Palmeira, Bloco 4 - Lote 32/33
Estrada Valpedras8200-047 Albufeira
Horário 09 ás 12 das 13 ás 18.
Fechado - Sábado e Domingo
Tel/Fax. (+351) 289 513 179 Telm. (+351) 963 998 712
Email. abp-algarve@sapo.pt