terça-feira, 17 de julho de 2007

Regina Spektor - Bartender (live) / PARA QUANDO AS OPORTUNIDADES






O meu olhar percorre caminhos sem fim, á procura das oportunidades para os grandes profissionais de hotelaria que ao longo de mais de uma vintena de anos têm dado cartas nos vários países com elevado êxito, nos grandes transatlânticos marcam a diferença pelas suas capacidades profissionais e de facil adaptação ás tarefas, normas, a novas técnicas de vendas, atendimento e acolhimento, sendo os mesmos considerados uma mais valia. No entanto em Portugal tardam em ter um lugar para desempenhar a sua função e claro terem direito a um salário a condizer com a sua importância na economia das empresas e do país. Aos poucos vejo os melhores recém formados em cursos profissionais nas mais diversas secções da Hotelaria, todos os anos, a rumar a outras paragens na busca das oportunidades que aqui lhes são negadas.
Entretanto continua-se em Portugal a apostar em mão de obra barata, sem qualificação, a dar mais oportunidades a curiosos sem formação, ou quaisquer capacidades profissionais para o desempenho das funções, nas mais diversas posições da hierarquia da Indústria Hoteleira. Será desta forma que as nossas empresas se tornam mais competitivas? Será desta forma que vamos atingir o grau de qualidade e de excelência que se fala à boca cheia? Sendo o Turismo um dos principais vectores de desenvolvimento do nosso país não seria preferível dar condições e reconhecer os profissionais qualificados?

A minha magoa tem-se vido a acentuar pois estou na Hotelaria desde os meus 11 anos ou seja desde 1968 , como Formador desde o ano de 1985 e cada vez mais vejo acontecer atentados á dignidade dos profissionais do sector.

A simbolizar o que acima referi gostaria de destacar, Fernando Leote, um grande amigo, colega, excelente profissional, que quer em Portugal quer além fronteiras, tem representado os profissionais de hotelaria em especial no dominio da Alimentação e Bebidas com elevado grau de profissionalismo e sucesso nas mais variadas Empresas de renome Mundial. Um estudioso da arte de preparar as bebidas simples ou compostas, bem como das mais diversas iguarias da gastronomia. Com enorme criatividade, força de vontade e muito trabalho, desenvolveu novas técnicas da arte de decorar, de forma a PROPORCIONAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE E INOVADOR, capaz de captar a atenção de um maior número de clientes, aumentando assim o volume de vendas.

De realçar que Fernando Leote representou Portugal em vários concursos de Cocktelaria a nível Mundial tendo obtido honrosas classificações. Entre outros saliento a presença nos seguintes países: Espanha, Singapura, Áustria, Brasil, Cuba e Japão.







Atualmente Fernando Leote desempenha a função de Bar Manager do Cruzeiro Grand Cristal no qual lidera uma brigada de 72 elementos.


Sendo assim um exemplo para todos os profissionais que desejem agarrar a OPORTUNIDADE!!!


Bem haja Amigo!

Different Brazilian cocktails

Laphroaig Whisky

segunda-feira, 9 de julho de 2007

COMO PREPARAR TEQUILA SUNRISE

TEQUILA SUNRISE Long drink ( highball )

4.5 cl Tequila

9.0 cl Orange juice

1.5 cl Grenadine syrup

Pour tequila and orange juice directly into highball with ice cubes. Add a splash of Grenadine syrup to create chromatic effect (sunrise), do not stir. Garnish with orange slice and cherry, straw and stirrer.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Tea Partay & All In This Tea/ Às 2H por 3H o Chá das 5H- Cef-Bar






Às 2H por 3H o Chá das 5H.





Com a finalidade de proporcionar uma melhor preparação para a vida activa e prática de serviços de Cafetaria, aos alunos do cef-bar da Escola Bàsica António da Costa Contreiras de Armação de Pera, quinzenalmente a Equipa Formativa decidiu levar a efeito na sala de professores da Escola um serviço de cafetaria denominado Five O'Clock Tea. Durante o mesmo os alunos tinham possibilidade de preparar a sala com as mesas e atoalhados bem como, copos , chávenas , utensilios, assim como toda a restante mise-en-place inerente ao serviço a praticar.

Durante o mesmo foram servidas para além dos vários tipos de Chá, Bolos gentilmente oferecidos pelos pais muitos deles feitos em conjunto com os filhos, no acto muito importante de colaboração para com a formação dos mesmos. Também eram servidas Composições de bar sem alcool, harmoniosamente decoradas com a criatividade dos alunos, dando largas á sua imaginação. Foram momentos aproveitados para interagir com o corpo docente, serviços administrativos e demais funcionários, nos quais poderam ser observadas as aprendizagens e conhecimentos dos alunos e assim os preparar para a vida activa bem como para o seu enrequecimento como homens e mulheres profissionais de amanhã.

Latte art