domingo, 17 de junho de 2007

ECOS DA ACÇÃO" PIANO BAR "DO CEF BAR DA ESCOLA BÁSICA DE ARMAÇÂO DE PERA




De volta à acção "Piano Bar"

Após a realização da acção "Piano bar", levada a cabo pelos alunos da Turma Cef-Bar e Equipa Formativa da Escola Básica António da Costa Contreiras de Armação de Pera, na qual demonstraram os conhecimentos e aprendizagens adquiridas na área tecnologica de Bar, durante o ano lectivo de 2006/7, muitos têm sido os "Ecos" recebidos pela maioria dos convidados.



Os Pais, Encarregados de Educação e Familiares, manofestaram a alegria , apreço e muita esperança no futuro dos seus filhos, pela forma como os viram evoluir nas mais diversas tarefas.


Os Formadores de Bar/ Restaurante, convidados a assistir à acção " Piano Bar", respectivamente Renato Pires da Escola Básica Francisco Cabrita de Albufeira e Luis Geraldo da Escola Básica João Aboim de Estombar, destacaram as capacidades Teóricas e Práticas dos alunos assim como o seu desempenho na preparação das Bebidas Simples ou Compostas, bem como das Técnicas de Atendimento e serviços de Bar.




Gostaria também de salientar o "Eco" de Licinio Pereira, colaborador da Rádio FM Algarve de Silves que acompanhou in - loco o evento dando os parabens a todos os envolvidos. Na manhã seguinte levou á antena da Rádio informações acerca da forma com decoreu o mesmo. Salientou o desempenho e a importância de acções do genero no sntido de proporcionar aos Jovens momentos de responsabilidade e de divulgar à comunidade em geral as aprendizagens e conhecimentos adquiridoas nas diversas áreas.Referiu que por certo estes Alunos jovens Barmen e Barmaids irão contribuir para uma melhor qualidade de serviços e outros novos horizontes na continuidade do seu percurso Escolar se prespectivam.


O meu agradecimento pelo "Foto Slide Show" e pelas palavras de incentivo.

Posso concluir que esta acção foi mais passo de gigante para uma verdadeira integração na vida activa e no mercado de trabalho proximo futuro da Turma Cef Bar. Felecidades!!!

FORMAÇÃO-VISITA DE ESTUDO CEF-BAR A ESTREMOZ E CAMPO MAIOR-INCENTIVO A UMA PERFEITA INTEGRAÇÃO NA VIDA ACTIVA

A formação e em especial a direccionada aos jovens devem dar oportunidade aos mesmos de um verdadeiro conhecimento pratico e teórico das diversas matérias, assim a Equipa Formativa do Curso de Bar da Escola Básica Antonio da Costa Contreiras de Armação de Pera , proporcionou e organizou uma viagem de estudo a Estremoz às Caves Seis Reis e a Campo Maior aos Cafés Delta.












Esta viagem de estudo permitiu aos alunos verificaram in loco os diversos momentos de produção dos vinhos de mesa, bem como o seu contexto com a história e costumes da zona de Estremoz, rica pelo facto de pelo espaço terem passado 6 Reis de Portugal.










De salientar a forma cordial como fomos recebidos bem como as explicações e conhecimentos transmitidos acerca da arte de fazer o vinho, referências históricas e a sua importância para a afirmação no contexto Nacional e Internacional.





O Grupo Nabeiro dos Cafés Delta tem sido um colaborador muito importante e bastante activo em especial para com a Turma Cef Bar de Armação de Pera , pois já nos brindou com a presença de Tecnicos conceituados numa aula memorável na qual foram abordados e transmitidos conhecimentos acerca do Café, cujo o tema foi "Do Grão do Café até à Chávena", tendo finalizado com a apresentação de um video com o Tema "Barista Brasilia".


A Fabrica dos Cafés Delta em Campo Maior marca a sua diferença pela utilização das novas tecnologias, nos cuidados com a Higiene Alimentar e Segurança no Trabalho, bem com uma proximidade com os Clientes e Consumidores. O seu Museu reporta a evolução da produção do café ao longo dos tempos até aos nossos dias, sendo imperdivel a sua visita.
Destaque também o papel Social prestado pelo Grupo Nabeiro.


Assim esta visita possibilitou aos alunos, conhecimento e aprendizagens que irão contribuir para uma melhor integração na vida activa , bem como formação nas técnicas de serviços de Bar.


Para mais tarde recordar, momentos de convivio entre todos os participantes os quais serviram para fortalecer os laços de amizade e respeito mutuo.
Bem Hajam.

terça-feira, 12 de junho de 2007

CEF-BAR ESCOLA BÁSICA DE ARMAÇÃO DE PERA, LEVA A EFEITO "GARDEN COCKTAIL PARTY"

A Turma Cef -Bar da Escola Básica António da Costa Contreiras de Armação de Pera, levou a efeito nos Jardins da mesma, um Garden Cocktail Party no qual preparou e serviu composições de bar sem álcool e demonstraram a sua criatividade na preparação de decorações de bar.







Esta acção teve por finalidade dar a conhecer à comunidade escolar em geral os conhecimentos e competências adquiridas ao logo do ano lectivo assim como promover o curso de bar, dando a conhecer algumas tarefas e serviços realizados pelos Barmen e Barmaid na sua actividade profissional.




Com a colaboração e disponibilidade dos pais os quais ofereceram bolos diversos, muitos deles feitos em colaboração com os filhos, também foram efectuados serviços de cafetaria e sobremesas, tendo sido uma oportunidade de observar os conhecimentos dos alunos nas técnicas de serviço de bar.







































































Durante a acção os alunos explicaram e deram informações acerca das receitas das composicões e decorações apresentadas aos colegas de escola, tendo se verificado por parte dos mesmos alguma surpresa pelo grau de dificuldade na preparação das bebidas compostas apresentadas.
No entanto estes demonstraram muito interesse na actividade.











Posso concluir que o Garden Cocktail Party foi um momento de descontracção o que possibilitou um contacto e uma interacção bastante positiva com a Comunidade escolar.


















Como sempre tem acontecido a Equipa Formativa coordenada pela Profª Branca Netto Parra participou activamente neste evento assim como por parte do Conselho Executivo recebemos o apoio incondicional.




De salientar que os Jardins da nossa Escola têm vindo ser arranjados e tratados pelos Alunos do Cef- Jardinagem Coordenados pelo Profº Pedro Silva e em especial pela Profª Patrícia responsável pela área Tecnológica de Jardinagem. A turma Cef Jardinagem tem tido um papel muito importante na qualidade dos espaços verdes desta Escola.


Também coordenado pela Profª Célia Santos durante este ano lectivo decoreu o Curso Cef - Administração a qual em conjunto os restantes são uma mais valia para os alunos da nossa Escola.